O 12º Planeta

O 12º Planeta Zecharia Sitchin

Resenhas - O 12º Planeta

Saeto 25/03/2022

Indescritível
Esse livro deveria ser leitura obrigatória, Sitchin estudou muito as tabuletas sumérias e é incrível a semelhança entre TODOS textos religiosos.
S.

Pedro Guimarães 29/01/2022

O 12 º Planeta em 15 pontos
a) O autor correlaciona temas do antigo testamento da cultura mesopotâmica e suméria
lançando mão da parte tecnológica, econômica, legal, desenvolvimento estrutural de suas residências e contextualização geográfica .Assim faz uso de suposições, provas e fatos verídicos e históricos arqueológicos

b) Deuses do céu e da terra são explorados pelo autor notadamente demonstrando que o panteão egípcio e grego possuem origem hitita na suméria. Além disso, o capítulo inicia com explicações sobre o panteão mitológico grego e hindu.
Zecharia aprofunda temas da religiosidade Suméria e Mesopotâmica.
tais como as deidades a seguir:
masculinos

ningal
inanna
ninhursag

c) Lê-se a respeito da usurpação de Marduk no reino de Enlil
Anunnakis como deuses de categoria vulgar incumbidos de deveres gerais e o grande círculo que era por sua vez constituído de 12.Além de demonstrar hierarquicamente o funcionamento de cada um
d) Shem seria, os foguetes ou sinal apontado para o céu

e) Nefilins eram o povo de shem das naves, eram filhos de deuses que vieram para a terra do alto dos céus
f) O autor demonstra pictografismos a fim de explicar a relação entre o termo Shem na tradução bíblica e no seu sentido mais amplo

g)O décimo segundo planeta é explicado como aquele que foi habitado e antigo lar dos Nefilins ou seja os habitantes que concederam o conhecimento e sabedoria matemática e astronômica necessária para os antigos sumérios
h) O autor também correlaciona a fonte da criação mesopotâmica como chave e peça central de um quebra cabeça para compreensão da origem humana através de uma cosmogonia
evidente e factual da origem do homem. Zacharias explica a relação de Marduk e Tiamat como exemplo de compreensão orbital dos cometas. Inclusive, demonstrando fatos que repousam no antigo testamento.

I)A comparação dos zigurates babilônicos com a 7º posição e dos setes planetas sugerem conotações entre estruturas que ligam os deuses no céu e os deuses não mortais na terra. Além de incluir a arca da aliança nessa ligação explicativa

j) Do motim dos anunnakis surgiu a criação do homem
Enlil compadecido ficou com a escravidão dos Anunnakis chama Anu dos céus para intervir. A mãe dos anunnakis Mami cria o homem para tirar o pesado jugo sobre os anunnakis e passar ao homem ''trabalhador''

k) A criação do homem vem de Adão adamu(mistura de sangue com argila)do hebraico Nepesh que quer dizer espírito, alma ou simplesmente sangue equiparando os 3
Lulu= primitivo
Em Gênesis encontramos o versículo ‘’ faça o homem a nossa imagem e semelhança’’, no plural como se fosse uma referência de pessoas ou deuses e não de um Deus somente.

l) O autor alega que a evolução não pode explicar o homo sapiens como evento que ocorreu inesperadamente do dia para noite em relação a milhões de anos que a evolução requer e sem provas dos estágios anteriores que indicariam uma mudança gradual deste homo erectus. Mas defende, em contrapartida, uma resposta que permanece no antigo testamento e nos documentos babilônicos e sumérios, categoricamente.

m) Explicações sobre Adão e Eva bíblico trazem uma versão relacionada a história de uma deidade exclusiva. Quando na verdade os textos se assemelham aos documentos babilônicos e explicam a história como resultado de uma ação de várias deidades no contexto que quase nunca concordavam entre si.
n)No Gênesis foi a deidade Javé que fez o voto solene de nunca mais assolar a humanidade
na versão babilônica é a grande deusa que promete, veja: ''Eu nunca mais esquecerei lembrar-me-ei destes dias nunca mais os olvindo''
A serpente e a deidade Javé poderiam muito bem caracterizar Enli e Enlil .O primeiro como o facilitador do conhecimento e sabedoria ao homem primitivo e no segundo como aquele que os priva.

o)Por fim, há estudos que demonstram uma associação dos dez patriarcas pré-diluvianos com os dez reis sumérios buscando o ponto central em Noé junto a seu pai Lamec. Sabendo que os textos sumérios relacionam o dilúvio aos eventos climáticos.
Evento esse que poderia ter sido um consequente deslizamento de gelo e água no Antárctico que iniciaria em momento ulterior a denominada era do gelo.

Caio 06/12/2013

Simplesmente esclarecedor e estarrecedor.
Quem tem a convicção de que os primeiros habitantes de nosso planeta foram "Adão" e "Eva", bem como, que o "berço da cultura" é a Grécia, não aconselho ler este livro, pois o castelo de areia vai desmoronar.

Jean Thallis 17/08/2013

Só uma frase
Pena que o dilúvio destruiu tudo...

Diego 07/07/2013

Quase uma pesquisa
Usei o título desta forma porque para entender bem esse livro, vários outros seriam necessários antes, como: Os Exilados da Capela, Mecanismos da Mediunidade, Obreiros da Vida Eterna, Nosso Lar e etc... Claro que uma mente bem aberta para o novo ajuda muito. Ótimos momentos lendo. Um livro que com certeza vale a pena ler mais de uma vez.

Rjr 04/04/2013

Linguagem Muito Cientifica
A obra é um excelente trabalho científico, por isso sua linguagem não encanta tanto. Abandonei perto do fim pois estava achando muito chato, mas recomendo para quem curte o tema.

BARBA 01/03/2013

O 12º Planeta de Zecharia Sitchin IMPRESSIONANTE!!!
Para quem é adepto da "Teoria dos Antigos Astronautas" este é o livro número um de todo um estudo que deve ser feito.

Muitos conhecem o autor Erich Von Daniken que escreveu o tão famoso livro "Eram os deuses astronautas"(e muitos outros sobre o tema), mas acredito que o autor Zecharia Sitchin é Senior, enquanto Erick Von Daniken é Junior.

Zecharia Sitchin não inventou nada, ele sintetizou e traduziu durante mais de 30 anos de arqueologia e descobertas toda a escrita e cultura que os antigos Sumérios gravaram em suas tabuletas de argila.

Para iniciar os estudos sobre os "Antigos Astronautas" este é o primeiro livro com RESPOSTAS!

Inlectus 03/11/2012

Interessante.

Deve ser lido com calma, mas coisas interessantes se lê aqui.

Aribra 29/08/2011

Intrigante! Segue o tipo eram os deuses astronautas. As interpretações do autor são muito criticadas, porém tem muita gente por ai dando crédito a sua teoria. Vale uma conferida.

Luis 29/10/2010

Ciência pura
Lido em 2007

Este livro é fundamental para quem quer entender a historia da Terra, e simplesmente não tem o que falar, ou você acredita na teoria do "Eram os deuses astronautas" ou não acredita.

E eu acredito!
Guilherme 07/11/2012minha estante
Pensei de ler esse livro, por algumas referências dos filmes Alien, dai leio esse comentário. Intitulado "ciência pura" e concluído com "eu acredito".
Um verdadeiro entusiasta da ciência diria que quer saber, e não "acreditar".

Luis 07/11/2012minha estante
Guilherme, concordo com o que você disse, porém vejo da seguinte forma: história = ciência, afinal para escrever sobre algo que aconteceu você usa bases e teorias científicas, porém muitas vezes a história deixa dúvidas, por não se conhecer ou provar totalmente como tais fatos ocorreram, nessa parte ou você acredita nos argumentos científicos apresentados ou não...

GiB@ 12/11/2022minha estante
Concordo com Luis e em partes com Guilherme. Um verdadeiro entusiasta da ciência sabe reconhecer quando os argumento são convincentes e passa a defender. Após ler os argumentos desse livro, ou vc acredita ou não . Ficar em cima do muro é muito cômodo e lhe da opções de sempre atacar os dois lados kkkkkk. Ou acredita ou cai fora kkkkkkk. Se não acredita que ha provas suficientes, diga logo que não acredita e assuma sua posição. Meu conceito é "Eu quero acreditar (X-Files)" mas não vou acreditar sem provas e após obte-las viro um defensor.

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Excelente e imperdível!
Leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a verdade por trás de nossa própria história como raça humana, do que realmente aconteceu em tempos imemoriais e que invariavelmente nos conduziu ao ponto em que nos encontramos na escala evolutiva.
Silva 13/02/2016minha estante
Muitos criticam negativamente, o que respeito, pois todos temos o direito de acreditar no que quiser e expressar sua opinião. Porém, até hoje, não encontrei nenhuma explicação científica mais convincente e coerente com os textos bíblicos e se tratando de explicações por parte da teologia e das religiões como um todo, nem se fala. Por isso, até que se prove o contrário, para mim as traduções de Sitchin são as mais corretas...Recomendo a leitura não só desse livro mas também dos seguintes. São livros complexos, que exigem muita paciência, mas valem a pena!