Teia Negra

Teia Negra Julio Rocha

Resenhas - Teia Negra

Hiago 23/03/2021

Dedo n c* e gritaria do começo ao fim!

Eu amo enaltecer o trabalho de autores independentes brasileiros, tanto por ter noção de como é o processo criativo de escrita e tanto por ter conhecimento do mercado brasileiro literário e suas adversidades. É reconfortante o empenho e amor pela literatura. Então entre tantos títulos que me deparo, Teia Negra acabou me chamando atenção por ter um plot clichê, mas com muito potencial.

Na trama acompanhamos Michael, um agente aposentado da CIA que é contatado para investigar a morte precoce e peculiar de um diretor de uma importante empresa petrolífera no Brasil. Já nos primeiros parágrafos vemos que a situação como um todo tem uma carga pessoal muito forte, o que motiva o protagonista ainda mais. Ele se une a George Kremer, um investigador brasileiro tão ávido pela justiça quanto ele.

Ao longo das páginas, conhecemos muitos personagens, mas muitos mesmo, o que pode causar estranheza em alguns leitores pela pouca profundidade deles, o que não é de todo ruim por seres suspeitos em potenciais. E em histórias de crimes, quanto mais se sabe sobre o personagem, mais fácil fica adivinhar suas reais motivações dentro do enredo.

As passagens são muito rápidas, de um parágrafo para o outro tudo pode acontecer! Isso deixa a história muito fluída, mas senti falta de descrição, principalmente nas cenas de ação, o que poderia ser compensado com menos flashbacks de personagens secundários que não agregam em nada na história, pois não os aprofundam e ocupam um espaço dentro da história que deveria ter sido feita para a investigação em si.

O processo investigativo é bem linear: acompanhamos um suspeito, vemos que ele não é tão suspeito assim com a descoberta de alguma prova em potencial e seguimos em frente. Esse ciclo não fica repetitivo, pois diversas reviravoltas trazem esses suspeitos antigos à tona, de um jeito ou de outro.

No saldo final, Teia Negra acerta em proporcionar uma história instigante, mesmo com pouco aprofundamento e excessos de clichês em tramas investigativas. É bom; excelente levando em conta ser uma obra independente, com um final satisfatório e coerente.

Como uma última ressalva, o título pode trazer questões problemáticas raciais à tona pela palavra "negra". Entretanto, o livro foi escrito em 2005, uma época onde a discussão racial ainda estava caminhando para ter mais espaço. Não deixa de ser algo errado, mas há dezesseis anos as coisas eram diferentes. Infelizmente.

3,5/5

site: @flop.literario

claudioschamis 25/07/2011

Eu confesso que fiquei com o livro alguns meses na minha estante e ficava sempre adiando a leitura do Teia Negra.

Motivo? Na verdade nenhum.

Hoje posso falar que me arrependo de não ter lido antes.

No prólogo você já consegue ter a noção do que te espera. Ou não. Mas é aí nessas nove linhas que você sente que quando começar não vai conseguir parar.

E foi assim que aconteceu. Houve momentos em que era preciso dar uma pausa na leitura, mas quem disse que eu conseguia. E claro também nao queria.

Livros assim que prendem você dessa tal forma são o tipo do livro conflitante: ao mesmo tempo em que você quer chegar logo no fim para saber o que vai aoontecer, para acabar com a aflição do suspense, e com a certeza ou não de que a sua previsão estava certa, você não quer que o livro acabe, quer continuar sentindo a adrenalina, o suspense e quer prolongar a vida de todos e a história.

A história de Julio é baseada num fato real e muito bem elaborada e envolvente e que vai com toda a certeza encantar fãs do gênero thriller.

FNEVES 01/04/2011

Gostei do livro...

A trama é envolvente, apesar de parecer previsível, digo isso porque acertei o fim de alguns personagens, mas outros realmente me surpreenderam.

Conclusão: valei a leitura!

Fiquei muito feliz quando ganhei esse livro num encontro do Skoob (pessoa que fica feliz quando ganha livros) e logo coloquei na frente da fila de leituras. Por ser um livro de um escritor brasileiro dei prioridade e li com muito carinho.

Alexandre Rocha 24/03/2009

Suspeito a falar!
É um ótimo livro que te prende do começo ao fim.

Mesmo sendo irmão do autor, eu recomendo!