Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Prof. Angélica Zanin 07/09/2017

Caríssima Olga, A intolerância continua...
Romance histórico sobre a vida de Olga Benário, militante comunista, uma das responsáveis pelo levante de 1935, no Brasil, companheira de Luis Carlos Prestes e mãe de sua filha Anita Leocádia.
Jovem alemã, comunista e de origem judia, muito inteligente e culta opta por dedicar sua vida a uma causa: implantar, no mundo em que vive, a doutrina de Karl Marx. Conheceu seu futuro amor, em Moscou, e ali foi destinada a uma grande missão, na América do Sul, período em que a ligação entre Olga e Prestes deixou de ser estritamente política.
Deflagrada a insurgência, no Brasil, e tendo sido um fracasso, ambos são presos: Olga é deportada para a Alemanha Nazista e tem o mesmo fim de milhões de judeus, é morta na câmara de gás.
Por mais terrível que possa parecer, é real! Exemplo de mulher muito mais por sua luta, por sua determinação, por seu caráter, por sua lealdade àquilo em que acreditava do que por sua ideologia.
É, caríssima, talvez o mundo não queira ser mudado, no entanto, você: "Lutou pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo...preparou-se para morte, mas não se rendeu, apenas soube fazer-lhe frente quando ela chegou...até o último momento, manteve-se firme e com vontade de viver".
Após a leitura, reflito; Como incentivar minhas alunas, meninas, há pouco saídas da infância, a estudar, informar-se e lutar pelo que acreditam justo, ético e humano? Como as envolvo na convicção de que é preciso olhar para o bem comum e nunca apenas para o próprio bem?
Simples, mulheres como Olga seguem fazendo história, influenciando outras mulheres e deixando seu legado para o mundo. Não falo de sua doutrina, mas da maneira como ela defendeu seu ideal. "Em momentos difíceis, é preciso pensar em alguma coisa bonita!" Olga Benário.

Tatah 03/09/2017

Olga
Peguei esse livro por acaso e não me arrependi ,pois é um livro incrivel que conta a historia de Olga uma mulher que poderia ter escolhido viver com a mãe rica e ter uma boa vida mais escolheu viver a pro do comunismo, lutando pelos direitos do povo lutando contra um governo imperialista .
Uma mulher forte que apesar de todas as dificuldades não deixou seus conceitos de lado e persistir e permaneceu forte até seus ultimos dias.
Este livro tambem conta detalhadamente bem como era o governo do Brasil ,como o gertulio Vargas comandava e como era gerado tais impactos nas pessoas tanto as contras e as a favor daquela politica entre meios da 1 a 2 segunda guerra mundial.

Andrade 10/02/2017

Fantástico!
"Olga" conta como foi viver na segunda guerra mundial, onde ela sofreu por ser judia e comunista. Ela relata os anos angustiantes que precisou viver longe daqueles que a amavam.

Sil 13/01/2017

Livro real
Bem parecido com o filme, o livro retrata a história de Olga Benário.

Rafaela 01/08/2016

Forte, real!
Esse livro conseguiu minha atenção dedicada à ele por um mês, o tempo de leitura. Mesmo sendo curtinho, precisei de atenção para os nomes, em que eles se ligavam, qual sua participação naquilo ou isso, e tinha Olga, como mulher, como esposa e como mãe, sua história me emocionou. E tudo que ela passou, o quanto sofreu e pelos motivos disso tudo. Quem ela foi, é um exemplo para qualquer um e deve sempre ser eternizada por sua força.

Livro e Neblina 21/06/2016

[Livro]Olga
Olááá, pessoal!
como vocês devem saber, a cada mês temos o Desafio Literário, assim, o desse mês é resenhar um livro baseado em fatos reais.
Bem, não existem tantos livros assim. em geral eles são biografias, gêneros que não costumo ler. Mas a biografia que vou resenhar é bem bacana. quero dizer, é bem escrita, apesar da história ser triste.
A resenha é de Olga, da autoria de Fernando Moraes.

Se você lembra das aulas de História, Olga Benário foi uma judia alemã que lutou ao lado de Luís Carlos Prestes na Intentona Comunista na década de 30. Mas bem antes de conhecer Prestes, ela já era uma guerreira. exilou-se na antiga URSS após participar de uma ação paramilitar libertando seu antigo namorado. É na URSS que ela conhece Preste e recebe a missão de escoltá-lo de volta ao Brasil. Devido a falsas identidades, precisavam fingir serem casados, mas...Acabaram se gostando de verdade.
Então, voltam ao Brasil para tentar implantar o comunismo aqui, o que resultou na Intentona Comunista, e deu errado, claro. Ainda mais no auge do Estado Novo, período mais conservador de Getúlio, onde comunistas eram incansavelmente caçados. E eles foram caçados, seus parceiros de luta barbaramente torturados e por fim foram encontrados e presos.
Bem, quem lembra sabe do final dessa história. Quem não lembra, sugiro ler o livro, assistir ao filme e pesquisar rs
Apesar de ser triste, o livro retrata a vida de Olga, pelo menos da juventude a sua "volta" pra Alemanha de forma que parece que a acompanhamos. É narrado em terceira pessoa e na edição que li tinha algumas fotos. Olga foi uma mulher interessante de ser conhecer. Punha a cara a tapa e arriscava a vida para tentar mudar seu país para melhor, era independente, inteligente e acho que hoje em dia seria feminista. Será?

Bem, sua história e a história ade Carlos foram importantes para nossa história. A intentona Comunista, a Aliança Nacional Libertadora, Estado Novo, tudo influenciou o Brasil de hoje, a Alemanha naquela época influenciou a de hoje... enfim, fatos passados levam aos de hoje e o deles vale a pena conhecer.

site: http://www.livroeneblina.com/2016/04/olga.html

Samu 16/05/2016

Lindo!
A hist´ria é linda, comovente e encantadora, Morais consegue nos levar ao encontro da vida de Olga e a época em que tudo acontece. A leitura é facil, boa, organizada, com imagens muito interessantes que te situam muito bem. No entanto em alguns pontos o autor se pega divagando e tornando a leitura monótona.

Rafaela 06/04/2016

EMOCIONANTE
Esse livro é incrível, muito bem detalhado. Eu considero esse livro o mais triste que eu já li, primeiro, porque é uma história real, segundo, porque mostra que Olga era uma mulher comum, que amava, que queria fazer do mundo um lugar melhor.

HL Castro 01/02/2016

Fantástico
É um livro delicioso de ler. Muito bem escrito, de forma que a cada capítulo você quer saber o que vai acontecer.

Ainda dá uma perspectiva do tipo de coisa que acontecia em tempos de ditadura. Um relato de uma mulher corajosa e inteligente. Leitura obrigatória!

Veruska 15/01/2016

Emocionante
Um livro que te prende do começo ao fim....você até pode não concordar com os ideais que ela acreditava....mas não tem como não se emocionar com a sua historia....
Olga Benario foi realmente uma grande mulher.
Amei conhecer mais sobre ela.

Mayara Marques 18/11/2015

Indico a leitura pra quem gosta de história!
Livro muito bem elaborado. O autor foca nos aspectos históricos de forma concisa o que não torna o livro cansativo.

Guy 21/09/2015

Um exemplo de liderança e perseverança na crença de seus ideais
Enquanto uma mulher lidera muitos homens fazem politicagem e criam neuras conforme é instituído mundialmente. Daí fanáticos e/ou carreiristas vão à caça de seres humanos de forma violenta e cruel simplesmente por acreditarem em outros princípios e idealismos

Raiele 15/06/2015

Olga
O livro conta a historia de uma mulher chamada Olga, que viveu durante o Nazismo, na Alemanha, comandado por Adolf Hitler. Olga não aceitava as ideias do nazismo e sempre que podia fazia missões com pessoas Comunistas e finalmente entra para o Comunismo, e começa a viajar pelo mundo fazendo missões, a primeira missão foi com Otto, que meses mais tarde foram preso, mas foram soltos por outros cumplices.
Olga começou um relacionamento com Otto, mais só depois ele percebeu que ela andava muito ocupada para ficar junto a ele, e então resolveu terminar de um jeito que ela não acreditava, inventando que estava com outra.
Mas meses depois, Olga vai fazer outra missão, agora com Luís Carlos Pestes- Brasileiro que era contra a ditadura, que também acontecia no Brasil, liderada por Getúlio Vargas. Durante a missão começaram um relacionamento e entraram no Brasil como noivos de lua de mel, e com nomes falsos. Vargas fica sabendo que Prestes esta no Brasil, e coloca seus soldados atrás dele. Durante um tempo os soldados consegue encontrar ele e o prende junto com a Olga.
Depois de meses Olga descobre que esta gravida, e é enganada e levada para a Alemanha e lá tem seu bebê, que o sexo é feminino e seu nome é Anitta. Depois que ela completa 6 anos, é tirada da mãe e entregue a avó paterna sem que Olga soubesse, ela pensa que a menina foi para um internato nazista depois fica sabendo , por cartas, e Prestes também fica sabendo da existência da criança.
Prestes recebe outra carta feita por Olga anos depois dizendo que ainda tem esperança de serem felizes junto com a filha. E tempos depois descobre que Olga foi morta.

Emanuel 13/06/2015

Olga

O livro conta a história de uma mulher alemã chamada Olga, que viveu durante o nazismo na Alemanha liderado por Adolf Hitler. Olga nunca se disse “nazista”, e sempre lutou para que essa ditadura acabasse, sempre era mandada para fazer missões secreta, para reunir pessoas para fazerem de várias, e toda tiveram dado certo recebeu cargo maior e recebeu mais outra missão, só que essa iria mudar sua vida.
Olga recebeu uma missão para ir ao Brasil, acompanhada de Prestes que fora expulso do Brasil, por fazerem manifestações.
Eles entram no Brasil com identidades falsas, e ao longo da viajem, os dois se apaixonam ao chegarem no Brasil Getúlio Vargas fica sabendo e manda seus soldados atrás dele, e em uma noite encontram prestes em um hotel com Olga descobre a gravidez e é mandada de volta para Alemanha enganada tem sua filha lá que logo lhe dá o nome de Anita, Anita é tirada da sua mãe com 6 anos por que ela não tem mais leite para amamenta-la. Olga pensa que a menina foi mandada para um orfanato nazista, mais a menina fica com a avo paterna dias depois Olga recebe uma carta de sua sogra e fica sabendo que sua filha esta salva com ela, e prestes também recebe uma menina chamada Anita mas dias depois recebe outra carta dizendo que amava muito e sua filha também, e conta e tudo que ocorreu com ela durante o tempo que passou na cadeira e conta que o fim estava próximo e descobre que Olga morreu.