Olga

Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

davidionisio 01/04/2024

É revoltante a vida de uma mulher tão brilhante como Olga ter sido, de forma inescrupulosa, ceifada pelo governo de Getúlio em conluio com a Alemanha nazista.
O jornalista Fernando Morais fez um trabalho excelente em expor a história de Olga Benário atrelada ao contexto histórico e social do mundo na época dos acontecimentos. O papel expositivo do livro ao mesmo tempo se misturou com a narrativa envolvente de Fernando, que trouxe, muitas vezes, um aspecto de ficção pra história.
Me emocionei em diversos momentos com a leitura, que com certeza foi uma das melhores que tive até o momento. A história de luta de Olga deve estar pra sempre em nossa memória.

Juliara.Hoffmann 25/03/2024

Uma biografia tão inspiradora quanto Olga Benário ?
Esta, particularmente, é uma das minhas biografias preferidas! A vida de Olga Benario enquanto ativista política, sua deportação para a Alemanha nazista, a prisão da Gestapo, o nascimento de sua filha e a ida ao campo de concentração, tudo é narrado com sensibilidade e veracidade jornalística.

É um livro que me emocionou muito, daqueles de parar para chorar... Olga foi uma mulher de coragem e moralidade impressionantes! O livro traz trechos de suas cartas, enviadas e recebidas na prisão, relatos de pessoas que a visitaram e acompanharam muitos de seus pensamentos e esperanças.

O trabalho jornalístico e histórico de Fernando Morais é impecável e não nos deixa esquecer o quanto podemos perder nossa humanidade quando deixamos de ver o outro como legítimo ser humano.

Super recomendo essa leitura! ???

gdo.faria 15/03/2024

De verdade, eu acho sim que Olga é uma mulher forte e determinada que sofreu com a crueldade e a ganância humana. Meu problema foi com o livro, não com a História... o Autor faz uma pesquisa excelente dada as limitações de acesso às informações da época. Mas o que ficou para mim é que o livro não foi sobre a Olga e sim sobre o contexto histórico em que ela estava inserida. São páginas e mais páginas em que Olga sequer é citada. Parecia um livro da história do comunismo no Brasil. Foi muito moroso de ler, e olha que me despi de todas as crença políticas para poder aproveitar a leitura. E devo ressaltar que a melhor parte, para leitura e a pior parte da vida de Olga, é o final do livro. Foi angustiante e tenso, mesmo sabendo do fim.
Por fim, acredito que por manter a maior veracidade o autor perdeu a emoção que história de Olga poderia passar

Julye.Souza 21/02/2024

Lágrimas de nitrogênio.
O livro começa roubando sua atenção para fatos que, futuramente, serão abordados e estudados com mais calma. No começo, você pode até não dar muito por ele, por já prever o final ou, até mesmo, não gostar do desenrolar da história (que diga-se de passagem, é maravilhosa), entretanto, no final do livro você não consegue esquece-lo.

O livro roubou todo o tempo vago do meu dia, aumentando a cada página minha curiosidade e meu nervosismo com toda a situação. No meio do livro, fiquei desanimada pois não via resoluções para os problemas que se criavam, mas tudo foi superado e fui desafiada por cada capítulo a descobrir um pouco mais sobre essas histórias de vida tão inspiradoras.

Não posso não citar as atrocidades feitas por cada governo, e a maneira como sua população reagia a isso. A cada tortura -sempre descritas com os mínimos detalhes- meu coração "ia na boca", como o ditado popular diz.

Cada pessoa/personagem encanta tanto você com características únicas, ideias altamente mirabolantes e histórias de vida complexas. No final, você não sabe a morte de quem foi
Independente de ser um livro sobre história real, em alguns momentosa mais sofrida.
os casos ficam mais parecidos com ficção, narrando fatos inenarráveis e contando coisas que você não provavelmente acha que realmente aconteceram, porém, sim, elas realmente aconteceram.

O que posso falar ao final dessa resenha ,senão sobre o final previsto mas inusitado que

Andre.28 27/01/2024

Olga, uma vida de luta, amor e tragédia
O Fernando Morais é um exímio escavador de documentos. Ele consegue dissecar essa história de forma bastante digna e sem muito floreios desnecessários. Olga, uma militante comunista e integrante da Internacional Comunista tem a sua vida ceifada nas câmaras de gás Nazistas, mas não sem antes viver um romance com o ex-combatente comunista e um dos líderes do tenentismo no Brasil, o Luís Carlos Prestes.
Acho o Fernando Morais tem essa veia historiadora que consegue mesclar em um relato jornalístico, honrando o ofício de sua formação sem deixar de apresentar ao grande público uma versão mais acessível. Creio que sua narrativa e seu estilo certeiro, conciso e na maior parte bem objetivo funciona tanto para os amantes da História tanto para o Jornalismo. Não há muitos floreios, nem encheção de linguiça. Ele estabelece uma forma de informar e analisar cada fato de forma bem mais assertiva, e funcional muito bem pra quem gosta de boas histórias.
É interessante como Olga, por mais que de um ponto de vista idealista que sempre alimentou, era uma mulher notável, que sempre esteve ao lado de uma esperança e exalando uma fibra moral até nos seus piores momentos. Sempre achei a história dela muito interessante, e admiro a forma como sempre acreditou em si e em seus ideias políticos (mesmo não necessariamente concordando com tudo que ela acreditava).

thina.exe 19/01/2024

Leitura difícil, mas rendeu bons frutos
Olga é uma obra em escrita jornalística e, por isso, muitas informações são dadas ao leitor sem um respiro na narrativa. Cada nome é importante, cada sigla de organização citada é importante e as datas mencionadas também são de extrema importância.
Assim, é interessante que o leitor tenha uma visão prévia sobre o período do Governo Vargas e até mesmo sobre o Entre Guerras, porque caso não haja um certo conhecimento sobre o assunto, a chance de se perder na leitura é muito grande, já que não existe explicações ou contextualizações sobre esses períodos.
Dito isso, sobre a biografia de Olga Benário em si, só tenho a dizer que foi uma das mulheres mais admiráveis de quem já ouvi falar. Me sinto grata por ter tido contato com a história dela de forma aprofundada, pois ela é o tipo de valquíria que não se pode deixar morrer a memória. Olga lutou pelo o que entendeu como certo durante toda a sua vida e até seu último suspiro, mesmo nas situações mais difíceis, longe de quem mais amava. Apesar disso, não perdeu sua humanidade e dedicou seu amor por Prestes e Anita até o fim.
A única atitude que me decepcionou foi a de Prestes. Acho que nunca vou conseguir entender como ele conseguiu deixar de lado a memória da esposa assim.

Dou 4 estrelas na obra apenas pela quantidade de informações socadas e sem muita contextualização, o que em alguns momentos dificultou a compreensão do que eu lia. Ademais, é uma história rica em questionamentos sobre os limites do ser humano e quais atrocidades somos capazes de cometer pelo ódio. Recomendo a leitura.

Gustavo616 01/01/2024

História nua e crua
Uma personagem marcante da história brasileira é pouquíssimo conhecida do público geral.
Esta deveria ser uma leitura obrigatória para qualquer colegial.
Impactante.

Italo 30/11/2023

Dor.
Talvez tenha sido o melhor livro que eu ja li, sem eufemismos - talvez por isso eu acredito não conseguir fazer um resumo à altura. Mas eu não posso simplesmente ignorar essa obra.

Olga Benario Prestes, nesse livro incrivel do tambem incrivel Fernando Morais, é biogradada de forma incrivel. Olga nos é apresentada de uma forma humana e mostra o quão protagonista ela foi enquanto militante. Não digo militante, acredito até que essa palavra seja uma ofensa, Olga era mais que isso. Muito mais.

Por trás dos livros de historia, desde os que ignoram as lutas marxistas até os que simplesmente são machistas e renegam a importância de Olga, escondendo-a sob a figura de Luis Carlos Prestes, esse livro mostra o quanto essa mulher se doou para a causa. É uma literatura base não somente para ?comunistas?, mas para seres humanos.

Ademais, é triste relembrar a história, por mais necessario que seja. Olga amou a causa, largou tudo pela causa e, por consequência, morreu por ela. Acusada de crimes inexistentes - lembrando, até mesmo, O Processo, do Kafka -, foi perseguida, capturada e enviada, friamente e quase que pessoalmente por Vargas, para a Alemanha Naz1sta.

Para nós, socialistas, que tenhamos disciplina, como Olga teve; que tenhamos disposição, como Olga teve; que tenhamos amor pela causa, como Olga teve; que tenhamos o tato, como Olga o teve; que nos organizemos cada vez mais, como Olga organizou-se. Que odiemos a burguesia, como Olga odiou.

Adriana854 19/10/2023

Olga
Olga" e aquele livro que todos deveriam ser obrigados a ler.

TÍTULO: "Olga"

AUTOR: Fernando Morais

EDITORA: Companhia Das Letras

SINOPSE: A obra fala sobre a vida de Olga Benario, jovem militante comunista alemã, de origem judaica, que após participar de uma ação paramilitar audaciosa, na qual libertou seu companheiro de militância e namorado Otto Braun da prisão de Moabit, Alemanha, resultando na fuga de ambos para a União Soviética, envolveu-se político comunista brasileiro Luís Carlos Prestes. Ela foi enviada pelo Comintern ao Brasil ao lado de Prestes, para promover a revolução comunista neste país, unindo-se ao recém constituído movimento Aliança Nacional Libertadora (ANL). Na viagem de ida ao Brasil, com falsas identidades, a fachada de casal obrigava Olga e Prestes a intimidades imprevistas e eles acabam se envolvendo emocionalmente. Na chegada, Olga deslumbra-se com o Brasil e prossegue ao lado de Prestes na luta pelos ideais comunistas e contra o governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas. Após uma tentativa fracassada de golpe político e mititar, Intentona Comunista ambos acabam presos. Olga então descobre-se grávida de Prestes na prisão, enquanto Prestes perde a patente de capitão e inicia um período de prisão política que durará nove anos. Olga é deportada grávida pelo governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas para a Alemanha, que se encontava então sob regime do nazismo. A criança fruto da união de Olga e Prestes, Anita Leocadia Prestes, nasceu em uma prisão na Alemanha, tendo sido posteriormente resgatada pela mãe de Prestes, Leocádia, após uma intensa campanha internacional. Olga morreu em uma câmara de gás do  campo de concentração nazista de Bernburg, em fevereiro de 1942, sem saber que Anita estava desde então sã e salva com sua avó Leocádia. Estimou-se em 2005 que na reedição da Companhia das Letras o livro de Morais tinha vendido mais de 170 mil exemplares, sendo considerado um sucesso editorial.

Felipi Fraga 14/10/2023

#Livro LIDO 20 de 2023:
Olga Benário não foi somente a esposa de Luís Carlos Prestes. Ela já possuía uma história de militância e resistência antes de conhecer Prestes, e foi exemplar na resistência contra a ditadura de Getúlio Vargas e o Nazismo de Hitler. E a maestria de escrita de Fernando Morais tratou de exaltar a símbologia que ela merecia, ainda que para a os brasileiros de senso comum, ela seja apenas uma figura de biografia curiosa, que assim como o filme sobre sua vida, acaba por ofuscar a importância da figura de Prestes, de certa forma ocultando a importância de ambos. Leia o livro de Fernando Morais sobre Olga, mas não deixe de pesquisar sobre Prestes, ambos dedicaram suas vidas a uma causa justa, e abriram mão de questões pessoais, sonhando um mundo melhor para seus pares da classe trabalhadora.

torres 04/10/2023

A escrita é muito boa e não é preciso saber a história da guerra e do Brasil para entender os eventos narrados. As cartas são um ótimo complemento.

reader_paulo 01/10/2023

Olga foi heroína
Não um é livro para se ler rápido, há muitas informaçõe que te deixa de queixo caído, conhecia pouco da história de Olga Benario, me surpreendi e me emocionei com seu passado! É um tipo de leitura que deveria ser obrigatória em escolas! Olga foi luz!!!

Leila 19/09/2023

A biografia Olga, escrita por Fernando Morais, é uma obra que nos proporciona uma profunda reflexão sobre os eventos históricos e as personalidades que moldaram o Brasil e o mundo durante um período conturbado. A história de Olga Benário Prestes é, sem dúvida, um testemunho da força, coragem e compromisso de uma mulher que lutou incansavelmente por seus ideais, mesmo diante das adversidades mais cruéis.

Olga Benário Prestes era uma mulher guerreira e comprometida com suas convicções políticas, e sua vida é um exemplo do que muitos indivíduos enfrentaram durante os anos de repressão política no Brasil e na Europa. Sua ligação com Luis Carlos Prestes, um renomado líder comunista brasileiro, a levou a participar ativamente da luta política e, eventualmente, a se tornar alvo do regime autoritário de Getúlio Vargas.

A história de Olga atinge seu ápice de tragédia quando ela foi deportada para a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, estando grávida de sete meses. Esse ato é, sem dúvida, uma vergonha nacional, um exemplo marcante das atrocidades cometidas contra aqueles que ousavam desafiar o poder estabelecido. Sua deportação para os campos de concentração nazistas, onde encontrou um fim trágico e hediondo, é um episódio sombrio da história do Brasil e do mundo.

A obra de Fernando Morais nos permite mergulhar na vida e nos momentos cruciais de Olga, e ao fazê-lo, somos confrontados com as injustiças e horrores que ela e tantos outros enfrentaram. A biografia não apenas descreve os eventos da vida de Olga, mas também nos faz questionar o sistema político e as circunstâncias que permitiram tais atrocidades.

Ao ler a biografia, é difícil não se emocionar com a trajetória de Olga Benário Prestes. Sua resiliência, sua dedicação à causa e sua coragem diante das adversidades são dignas de admiração. Ela é um exemplo da importância de se lembrar das figuras históricas que enfrentaram o sofrimento e a opressão em busca de um mundo melhor.

Em resumo, a biografia é uma obra que nos apresenta a história de uma mulher extraordinária que enfrentou os horrores do regime nazista e as injustiças do regime de Getúlio Vargas. É uma história que nos lembra da força da determinação humana em meio à adversidade e nos faz refletir sobre as consequências das decisões políticas e ideológicas. Olga Benário Prestes merece ser lembrada como uma mulher corajosa e uma lutadora incansável por seus ideais, e sua história deve servir como um lembrete das injustiças do passado e da importância de defender os direitos humanos e a justiça social. Livraço! Mais que recomendado ❤️

Anna 18/09/2023

Meu professor de história do ensino médio me deixou tão interessada por essa história que comprei logo que vi no sebo.
olga benário merece mais reconhecimento! guerreira e brasileira, morta no holocausto, um ícone da juventude da época!

sempre gostoso ler sobre a história do brasil como grande amante do país e de seus enredos que sou e fernando morais supre meus desejos!