Olga

Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Clio0 05/02/2021

Fernando Morais é um dos poucos jornalistas brasileiros que verdadeiramente resolveu mergulhar nas águas turvas da historiografia. Isso por si só já deveria ser motivo de admiração, mas o que realmente chama a atenção em seu trabalho é a atenção aos detalhes e a forma de facilitar a compreensão de quem lê - e não é historiador.

Olga não é, então, um livro de História. Isso não quer dizer que um conhecimento básico sobre Segunda Guerra Mundial, Getulismo e Tenentismo não sejam necessários.

O livro faz exatamente o que se propõe, ilumina a vida de uma das principais participantes da Coluna Prestes e sua influência no movimento. O seu envio a Alemanha de Hitler ganha atenção especial, porém não é de forma alguma a proposta principal do livro.

É uma biografia política de uma personagem emblemática. É uma boa adição para o Ensino Médio, e interessante para quem gosta do tema.
Aline Michele 07/04/2022minha estante
Quero ler, o filme eu gostei muito

voracious 24/04/2022minha estante
Eu li ele no ensino médio, foi o livro do bimestre numa oficina sobre guerras. Foi a primeira prova de português que eu tirei nota máxima, sendo a única aluna da turma (a única turma de guerras) a tirar nota máxima.

BáCamargo 07/08/2009

OLGA...
Achei o começo do livro um tanto confuso, cheguei até a abandoná-lo uma vez, mas depois de um tempo decidi começar a leitura outra vez e fui até o final, com lágrimas nos olhos!
Ao ler este livro podemos perceber e até, quem sabe, nos envergonharmos diante de uma mulher tão corajosa por seus ideais. Quantas coisas absurdas vemos passar diante dos nossos olhos ( principalmente na política) e o que NÓS fizemos?...ABSOLUTAMENTE NADA!
Personalidades como Olga não devem ficar simplesmente na história, devem ficar como exemplos a serem seguidos.
Bruna 28/07/2011minha estante
Ler esse livro me fez, claro, admirar Olga por seus ideais e garra. Mas principalmente me trouxe um medo misturado com vergonha, da falta de pessoas assim diante dos problemas políticos atuais!

Andre 19/07/2018minha estante
Você é uma imbecil! ESSE LIVRO É UMA FRAUDE! Getúlio foi um herói, tinha que ter exterminado essa raça como pinochet fez. Vagabunda, judia e comunista que nunca morreu em câmaras de gás. Idiotas adoram acreditar em mentiras ou gente mau caráter mesmo, melhor dizendo.

Andréia 03/10/2018minha estante
André vc é muito retardado cara. Sinceramente respeite a opinião dos outros e enfie suas ofensas no cu mermão. Sua opinião não é única pra vc querer enfiar goela abaixo. Embora que se sua opinião for esse desserviço que vc postou aqui pode ser recolher a sua insignificancia tá.

Ludi 10/02/2020minha estante
Também assistir ao filme, é ao mesmo tempo muita coragem para uma mulher e também triste. Não sou de chorar por filmes dramáticos, mas esse derramou lágrimas dos meus olhos... recomendo que assistim

Margô 27/07/2020minha estante
Concordo com a BáCamargo sobre o conteúdo da obra. Porém, quando se questiona, "o que nós fizemos" e a resposta é "nada"...eu te garanto, que muitas mulheres e homens se envolveram na luta pela democracia e derrubada da Ditadura, tanto no Estado Novo, como na Ditadura Militar. Poderíamos ter mais pessoas na militância...mas os militares de estudantes, trabalhadores, artistas, etc , que foram às ruas no período da "Ditacuja"

Desculpa, BáCamargo,

Margô 27/07/2020minha estante
a digitação aqui neste espaço não permite correção, e pra acabar de acertar, antes de finalizar o texto, acionei o enviar
( sem querer) , então, onde lê-se militares de estudantes, seria "milhares"...rss.
E concluindo, se não fosse o comprometimento dessas pessoas, que perderam a vida, foram presas, exiladas, torturadas, e etc. não teríamos nos livrados dos militares e suas cruéis perseguições. Eu sou uma delas...

Andre.28 27/01/2024

Olga, uma vida de luta, amor e tragédia
O Fernando Morais é um exímio escavador de documentos. Ele consegue dissecar essa história de forma bastante digna e sem muito floreios desnecessários. Olga, uma militante comunista e integrante da Internacional Comunista tem a sua vida ceifada nas câmaras de gás Nazistas, mas não sem antes viver um romance com o ex-combatente comunista e um dos líderes do tenentismo no Brasil, o Luís Carlos Prestes.
Acho o Fernando Morais tem essa veia historiadora que consegue mesclar em um relato jornalístico, honrando o ofício de sua formação sem deixar de apresentar ao grande público uma versão mais acessível. Creio que sua narrativa e seu estilo certeiro, conciso e na maior parte bem objetivo funciona tanto para os amantes da História tanto para o Jornalismo. Não há muitos floreios, nem encheção de linguiça. Ele estabelece uma forma de informar e analisar cada fato de forma bem mais assertiva, e funcional muito bem pra quem gosta de boas histórias.
É interessante como Olga, por mais que de um ponto de vista idealista que sempre alimentou, era uma mulher notável, que sempre esteve ao lado de uma esperança e exalando uma fibra moral até nos seus piores momentos. Sempre achei a história dela muito interessante, e admiro a forma como sempre acreditou em si e em seus ideias políticos (mesmo não necessariamente concordando com tudo que ela acreditava).

shakur. 22/03/2022

Olga
Não tenho palavras para descrever o quão perfeito e impactante é esse livro.
Obviamente, o livro conta sobre a história de Olga Benario, uma jovem judia comunista que foi mandada para um campo de concentração. Não conhecia sobre a história dela então tudo era sempre algo muito chocante, fiquei fascinada pela coragem que ela teve (coragem que se persistiu nos seus últimos dias de vida) e a esperança, que assim como a coragem, esteve em seu coração.
O livro é muito importante para que as pessoas conheçam a sua história, conheçam como eram as torturas na era Vargas - não é algo tão prazeroso de se ver mas é algo interessante, interessante saber o quão cruel poderia ser.
Por fim, esse livro ainda há de inspirar muitas pessoas - assim como ele me inspirou.

Gabriel 06/05/2021

Triste, lamentável e revoltante
Eu já havia assistido o filme que foi baseado nesse livro, portanto alguns acontecimentos e o desfecho eu já conhecia.

O livro é muito melhor em relação ao filme justamente por retratar minuciosamente não só a vida política, como a vida pessoal da Olga. Ela era uma mulher muito valente e confiante e que infelizmente, assim como milhões de pessoas, morreram nas mãos do nazifascismo.

Eu também gostei muito das explicações extras que o livro dá sobre a vida de vários personagens secundários da história.

Já nos anos 30 existiam no Brasil políticos e grupos de ódio que pregavam o antissemitismo e o anti comunismo de forma arbitrária e assassina. Getúlio Vargas (que é até hoje endeusado por muitos como justo e "pai dos pobres" foi responsável pela tortura e pela morte de centenas de pessoas.

A hipocrisia do Governo Brasileiro da época era enorme, já que nos 30 esteve extremamente alinhado à Alemanha nazista e durante a Segunda Guerra Mundial decidiu declarar guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

E o que foi a atitude do Prestes depois de ser preso? Ele e vários amigos foram torturados pelo Governo Vargas, a Olga foi enviada grávida para à Alemanha também pelo Vargas e ele resolve ficar apoiando ele e fazendo declarações a favor do Governo Federal? Sinceramente, foi uma decepção total.

Esse livro é muito importante não só como uma biografia da Olga, mas também como um registro histórico do Brasil e do mundo durante um dos piores períodos que a humanidade já presenciou. Só não dou 5* porque achei algumas passagens um tanto quanto desnecessárias.
danielbeckerp 06/05/2021minha estante
Gabriel, sugiro a leitura do livro "Viver é tomar partido" da Anita Leocádia Prestes. É bem legal também e ela tem uma história impressionante.

Gabriel 06/05/2021minha estante
Eu já estava procurando por livros dela, inclusive. Muito obrigado pela recomendação

Kimdim 22/01/2021

Esse livro é um trabalho muito bem feito quando se trata de reunir documentos para nos mostrar a história.

Fico contente de poder ter lido um pouco mais sobre essa mulher forte que foi Olga Benário Prestes. Sua carta no final do livro é tão comovente que me segurei para não chorar ao ler.

(Outra parte muito boa no livro são as curiosidades históricas que são muito bem explicadas e com certeza passarei pra frente contando aos meus alunos, como o MERDAFONE)

Beatriz3345 21/03/2023

Olga foi magnífica
Esse lindo ele é rico em detalhes mesmo havendo pouco sobre a vida dela. A vida é toda contribuição que ela teve na vida e história foi sensacional! E a entrega para a execução dela foi um absurdo.

Marcos Soares 11/01/2013

Olga - A biografia de uma lenda!
Em seu livro "Olga", o jornalista mineiro Fernando Morais nos apresenta os fatos envolvendo a comunista judia alemã de uma forma simples e surpreendente, cativando o leitor a cada fato apresentado. Morais nos leva desde as primeiras atividades de Olga na Juventude Comunista na Alemanha até os últimos dias de Olga no campo de concentração de Ravensbrück. De fato, analisar a coragem e o amor que Olga tinha por seus objetivos é emocionante. A forma como se empenhou em divulgar mesmo que "clandestinamente" os ideias marxistas aprendidos tanto na biblioteca de seu pai, o advogado Leo Benário, como com seu namorado, o comunista Otto Braun, prende a atenção do leitor de forma a vivenciar os fatos em sua imaginação. De forma ousada, Olga, após se deparar com Otto preso em Moabit, na Alemanha, esquematiza um plano de fuga para o namorado. A partir deste momento, sua carreira na URSS e o encontro com Luís Carlos Prestes estão definitivamente prontos a acontecer.
O empenho de ambos e "livrar a prole" trabalhista do governo fascista os leva à América do Sul, Brasil, para que assim a Revolução Comunista venha a acontecer. Morais nesse meio tempo, nos leva até o romance entre Olga e Prestes, o quê justifica o cuidado extremo que Olga tinha em proteger a vida de Prestes com sua própria existência. Os mais diversos personagens nos levam a complexidade dos fatos. Nomes tão conhecidos como Jorge Amado, Rodolfo Ghiold, Pablo Neruda(embora apresentado somente no final de 1945), como Graciliano Ramos, nos despertam curiosidade e apreciação por uma obra tão detalhada. De fato, nada se escapa na forma como Morais nos expõem os fatos sem brechas para o esquecimento.
A Ditadura brasileira imposta por Getúlio Vargas e Filinto Muller, faz o leitor comover-se de forma a observar as atrocidades da época em nosso país, onde a simpatia pelo governo de Adolf Hitler se torna evidentes. A Revolução no Brasil é infelizmente frustrada, sendo que muitos estudantes, trabalhadores, intelectuais e militares acabam nas prisões do Rio de Janeiro e São Paulo, onde passam pelas mais terríveis formas de torturas para que assim, o governo Vargas pudesse obter informações acerca dos envolvidos até se chegar a Luís Carlos Prestes. Após a prisão de Olga e Prestes, com o tempo, é anunciada a gravidez de Olga, o que não fragiliza o governo ditatorial a excluir a expulsão de Olga do país para ser entregue, injustamente, nas mãos do governo de Hitler, presa nos porões da Gestapo.
A vida de Olga nos campos de concentração nos traz lições de vida, a superação e a força como ela encarava os problemas faz-nos refletir nas mínimas dificuldades que venhamos a passar hoje. Mesmo diante do medo, das torturas e do frio, Olga transmitira a sua filha Anita um calor maternal que a fez recriar a felicidade já não mais existente nos dias presa nos porões da Gestapo. É inevitável a emoção do desfecho da vida de Olga, o amor por sua filha Anita e seu marido, Prestes. E mesmo não as tendo conhecido, a forma como se doa com zelo por sua sogra Leocádia Prestes e sua cunhada, Lígia Prestes.
Olga é um livro indispensável para qualquer pessoa, tanto para se entender as atrocidades da Ditadura Militar em nosso país, como para conhecer a vida de uma lenda, cá descrita por Fernando Morais.

joaoggur 31/12/2022

Olga nao será esquecida.
Olga Benario é uma figura histórica pouco conhecida no Brasil. Isso é uma pena: sua influência foi enorme no Brasil do século XX, principalmente na Era Vargas.

Olga foi uma comunista alemã, esposa de Luís Carlos Prestes, o dirigente do PCB. Lutou bravamente pela revolução no nosso país e, ao ser presa, Getúlio a mandara para sua terra natal, e lá acabou sendo morta em um campo de concentração nazista (?além de comunista, - judia.?).

Fernando Morais é sem dúvida alguma um dos maiores biógrafos do Brasil. Assim como na biografia do Lula, aqui já conseguimos ver a habilidade do autor em narrar os fatos de uma forma quase fantástica. Mesmo o livro tendo uma infinidade de nomes e datas, o leitor não se sente perdido. E mesmo já se sabendo como a história terminará, ficamos preso a cada página.

Esse livro é muito mais que uma biografia. Isso é o resgate histórico de uma humilhada pelo governo Brasileiro, uma estrangeira que amou esse país muito mais que alguns auto intitulados ?patriotas?.

Endara 28/08/2022

História incrível e importante!
Escrita como romance, com dados,vasta documentação e detalhes que chocam e mostram como a época foi obscura.
A leitura toda foi fluída e tranquila,sem grandes dificuldades.
Ao final fiquei com a leve sensação de que foi relatado um pouco mais rápido do que toda a história, no momento em que Prestes foi solto pela anistia o relato me pareceu "corrido" e não entendi bem como se deu essa parte.
Porém vale demais a leitura pra vermos como a história afetou nosso país e para evitar que se repita !

Sandro A.B. 20/06/2022

A história não é fácil, feliz ou justa.
Comprei ?Olga? num sebo em 2014, e passados alguns anos, em 2022, como meta leitura, finalmente li a obra de Fernando Morais.

A vida, ascensão e morte de Olga Benario Prestes envolve tantas camadas de fatos e história, que tornam o livro um retrato da história que merece ser lido.

A escrita, intercalando fatos, cartas e fotos deixam no leitor a certeza de que os fatos históricos narrados relevam que a história não é fácil, feliz ou justa.

Marilia 02/10/2022

As palavras fogem.
Não há o que ser dito sobre esse livro, exceto que é necessário, embora indigesto e profundamente doloroso.

Ler os detalhes dessa história que já era conhecida, trouxe para mais perto a barbárie e tornou real demais esse passado obscuro do nosso país e da humanidade.

Termino com um nó na garganta ao ler a carta de Olga.

Leia, mas escolha bem o momento para fazer isso.

guimasray 16/08/2022

A história da Olga vai muito além de suas bravas ideologias e lutas. Mostra também um Brasil manchado de injustiças e torturas. Muitas pessoas sofreram e levaram por anos os traumas. Olga foi brava até o último momento. Mesmo sabendo qual seria seu fim fiquei na expectativa de que ela tivesse conseguido escapar. Nem tudo são flores não é mesmo? Indico o livro pra quem busca saber mais sobre o nazismo e o facismo.

Renata 25/06/2020

O que dizer de um livro desses que retrata uma história tão real e comovente que para mim serviu como um exemplo de força e determinação. Só tenho a agradecer ao Fernando Morais por não ter deixado uma história dessas cair no esquecimento. Me fez refletir e muito sobre diversos assuntos e pesquisar também, fiquei indignada até que ponto vai a crueldade humana sendo que nem uma mulher grávida foi poupada da tortura. Me fez chorar em pensar no bebezinho sentindo o sofrimento da mãe. Pensei também em como é importante os direitos humanos para evitar tamanha covardia como as que são retratadas nesse livro. Enfim se você estiver interessado nesse tipo de leitura super recomendo, por mais que seja uma história que todos sabem o final mas é surpreendente.