Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

carvsnin 28/05/2020

oi
totalmente com vazio existencial depois de terminar esse livro. misto de apego e revolta

mntainsound 03/06/2023

lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo.
Eu particularmente não gosto de atribuir notas pra livros bibliográficos, principalmente para histórias como as de olga, que tiveram uma vida e um fim tão marcados pela sua luta e por sua vida tão injustiçada, mas apesar disso, não consigo pensar em nada que se associe mais à palavra esperança do que olga benario.

Laura 10/12/2022

O livro conta a história de Olga e das pessoas que viviam ao seu redor com detalhes sobre o cenário político da época. A presença de imagens, cartas e documentos permite um maior entendimento dos ocorridos. A história de uma mulher que foi covardemente assassinada em um período histórico de horror e genocídio.

Pedro Cortat 03/02/2015

Logo no começo o autor reclama dos documentos comunistas brasileiros por terem tratado Olga como somente mulher do Prestes, mas o próprio, na primeira parte fala tanto do Prestes que você fica com a impressão que o papel dela é só esse mesmo, apesar dos flashes de atividade comunista narrados nessa parte o destino e história do Prestes são predominantes.
Do meio ao fim, você percebe que é impossível te preparar para todo o sofrimento e drama da vida de Olga sem compor também com a história de Prestes, desse modo sua história não é de uma simples esposa do líder comunista, mas de uma mulher corajosa, independente e que acreditava em seus ideais, e que mesmo constantemente desafiada pela realidade permanecia resiliente. Em certa parte, Preste some e se torna uma sombra, um remetente, uma memória para se apegar. Ainda que fundamental para Olga, é apenas coadjuvante nessa história. Nesse momento vemos a verdadeira preciosidade, narrada em história, não os autos comunistas, ou o romance, mas a de uma mulher que mesmo diante de uma máquina, um sistema tão complexo, e tão gigantesco, que esmagaria qualquer um, conseguiu permanecer leal a si mesma. Não simpatizo com líderes totalitaristas, sejam eles nacionalistas como Hitler e Getúlio ou comunistas como Stálin, por isso não aplaudo completamente as atividades comunistas narradas ou não como sendo exatamente libertação, mas ainda sim dá uma empolgação e vontade de agir de desafiar o sistema ao ler nas páginas desse livro o amor e dedicação que Olga reservava aos seus ideais.

Gaby436 13/05/2023

Historia emocionante
Olga foi uma mulher muito inspiradora, forte e corajosa, ela não pode ser esquecida nunca!!
Uma leitura maravilhosa com toda certeza.
Todos deveria ler e saber mais sobre a Olga.

Lauh.ribeiro 30/05/2021

Olga
Achei o começo bem confuso , mas depois entendi. Acho que todo mundo deveria ler.

Pietra 15/08/2022

Completo em todos sentidos
Talvez para uma pessoa totalmente leiga esse livro pudesse ser tomado como um romance "histórico", tanto pela escrita de Fernando Morais (Apesar de não ser um livro fácil e rápido de ler, ele trata a biografia de forma simples como um romance. Acredito que isso acrescenta à obra uma totalidade em questão de público e acessibilidade), tanto pelos fatos peçonhentos. A história de Olga Benario que já é muito sabida não foi menosprezada ou indeferida neste livro, mas, de certa forma, complementada. Faz com que a admiração apenas cresça, até com os pequenos atos.

Lrfatima 07/05/2022

Olga
Não conhecia essa história , confesso que me surpreendeu , gostei bastante da narrativa e de como os fatos foram apresentados

adorkableforme 11/06/2021

Olga Benário foi uma militante e importante líder política
"...Frente a tais acontecimentos, fica-se diante da alternativa de sucumbir ou tornar-se mais dura. E você sabe que, para mim, só existe a segunda alternativa. Para isto, felizmente, ajuda-me bastante o fato de que sou capaz de distinguir entre a insignificância das questões pessoais e os acontecimentos históricos mundiais do nosso tempo.... " - Carta de Olga Benário a Carlos Prestes, fevereiro de 1938.

Olga Benário,sempre foi uma estranha para mim,não há nada sobre ela o qual estudei na escola. Somente a descrição: esposa de Prestes.

É tão misógino a condição que as mulheres casadas com "homens importantes" são colocadas: somente esposas,como se elas fossem só isso.

" ....Traduzi as duas poesias para o alemão. A poesia "As velhas árvores" enquadra-se perfeitamente em muitos dos pensamentos que tenho tido os últimos meses. Alcança-se uma grande maturidade intima, que permite dizer: 'Desejamos envelhecer sorrindo, como envelhecem as árvores fortes'... "  - Carta de Olga Benário a Carlos Prestes, abril de 1938.

Quando peguei esse livro para ler e comecei a folhear as páginas fiquei maravilhada: militante da Juventude Comunista Alemã desde a adolescência, ela comandava as pessoas com maestria: organizava protestos,dava aulas,passeatas e atividades na rua na organização de sua cidade. Sendo promovida  para o cargo de secretária de Agitação e Propaganda de toda capital alemã e anos depois para membro do Presidium do Quinto Congresso da Juventude Comunista Internacional, o mais alto grau na hierarquia de uma organização comunista.

Sabia quatro línguas,conhecia a fundo a teoria marxista-leninista, atirava com ponta certeira,cavalgada,pilotava aviões,soltava de pára-quedas, era apaixonada por estudar  estratégias militares. Olga Benário era considerada o exemplo de jovem comunista ideal e ao mesmo tempo uma bolchevique completa pela Internacional Comunista ou Comintern( organização que visava reunir  os partidos comunistas de diversos países).

"..Pouco a pouco começo a reviver, após a pressão que pesava sobre mim pela falta de noticias durante os últimos três meses. E que força e que calor exalam tuas cartas!Certamente o fato de existirmos e estarmos unidos é para nós uma fonte inexaurivel de força e de esperança, todos os dias..." - Carta de Olga Benário a Carlos Prestes, setembro de 1938.

Inclusive,organizou e comandou o assalto armado para tirar Otto Braun da prisão de Moabi,seu namorado na época. O que fez os dois terem que fugir para Moscou(Rússia),pois estavam sendo acusados de "alta traição à pátria".

E isso tudo a fez se escolhida pela direção da Internacional Comunista para trazer Carlos Prestes da Rússia para o Brasil em absoluta segurança. Ela era a segurança de Prestes e deveria ajudá-lo a fazer a revolução comunista no Brasil.

Na vinda para cá eles acabaram se apaixonando,mas a reduzir a somente esposa de um líder político brasileiro é uma falácia. Olga Benário foi uma militante e importante líder política da revolução comunista alemã e russa, devemos lembrar disso.

"Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue. Mas, no entanto, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver."- Última carta de Olga  Benário a Carlos Prestes e Anita Leocádia, fevereiro de 1942.

Juh 24/07/2022

Tua, Olga
Certamente não é meu tipo de livro preferido ou que escolheria ler num dia normal. Eu achei o livro na estante de um terminal de ônibus (e com uma pequena carta datada de 2 de Fevereiro de 1990) e quase não peguei, mas resolvi o dar uma chance por que eu queria saber quem foi esta mulher que, ao mesmo tempo, tanto ouvi falar e nada sei.

A leitura é cheia dos detalhes, Fernando fez um ótimo trabalho de pesquisa, recheada de momentos da vida de Olga e tudo ao seu redor que eu nunca imaginei que seria assim, principalmente no cenário do Brasil.

Olga foi uma mulher espetacularmente forte e junto a tantos outros tentou fazer o que achava certo de uma forma excepcional, graças a ela muitos tiveram fé na vida com seus ensinamentos e modo de agir, sempre otimista mesmo nos piores momentos. Com certeza uma inspiração pro resto da minha vida.

Recomendo super pra você que nunca leu nada histórico relacionado ao Brasil, que apesar do foco ser em Olga e Carlos Prestes, não deixa de escancarar e detalhar como foi parte do Brasil e do mundo naquela época, totalmente cruel.

Ótima leitura, emocionante do começo ao fim e deixo aqui a frase final de Olga que muito me marcou:
"Preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue."

Mainnã 15/06/2020

O livro conta a trajetória de Olga de forma resumida e eficaz. Li muito rápido e agora vou procurar outras fontes para aprofundar o tema

Margô 27/07/2020

A História bem contada.
Quando li Olga, era estudante do curso de História, aos 18 anos. Com o livro em mãos, a preocupação inicial, era que iria desviar o foco dos meus estudos com o pouco tempo que me restava, lendo um romance...( Mas, com a ressalva pra mim mesma que o autor era Fernando Morais!).

Não deu outra. A História se revelou nesta robusta obra de forma atraente, curiosa, e com o rigor das informações históricas impecáveis ( sem querer ser pretenciosa...). O leitor terá a oportunidade de conhecer a jovem guarda-costa alemã, que acompanha Luís Carlos Prestes de volta para o Brasil, e como uma história de amor entre comunistas, nasce em um clima de tensão e medo, em plena Ditadura de Getúlio Vargas, que reserva para Olga na sua passagem pelo Brasil, simplesmente a sua prisão, quando grávida de Prestes...e na sequência, é deportada para a polícia Nazista ( Gestapo) na Alemanha.
Ela sofre horrores! Só lendo pra sentir...
Sem dúvida a obra torna-se uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer os escombros do governo de Vargas, no período do Estado Novo. A leitura é envolvente, revoltante, e bastante rica em informações que não estão nos livros de História.
Muito bom mesmo!!! Ah, prepare o lenço... é quse impossível não chorar. Boa leitura.

Nati 14/10/2020

Eu já sabia da história de Olga antes de começar a ler esse livro, mas mesmo assim foi extremamente impactante ler essa biografia. Além da escrita incrível do autor, que fez um relato histórico e biográfico de forma dinâmica e em tom jornalístico, sendo que a própria figura de Olga é instigante o bastante para fazer cada página ser devorada.
Gostei bastante, mesmo tendo dado uma travada em um ponto da narrativa, quando o foco sai da figura de Olga e passa para a situação política e o desenrolar dos planos deles aqui no Brasil. Olhar pela lente desse livro para o momento histórico naquele momento, me fez conhecer mais das bases para a ditadura militar que ainda viria e me fez refletir sobre o momento atual. Mesmo sabendo qual era o fim de Olga ainda torci pela garota que sonhou com um mundo melhor, livre das vilanias que ela acompanhou na sala de sua casa em sua juventude, que foi condenada por um sistema cruel de um psicopata e entregue a ele por sujeitos execráveis que são tidos como heróis nacionais aqui no Brasil. Eu torci por ela e sofri pelo seu fim. E sofri por todas as outras vítimas desse período abominável.