Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

biatoledo_11 27/02/2023

"Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo."
Queria ter conhecido antes a história de Olga! Um ícone não só do comunismo, mas de todas as mulheres, uma figura inspiradora com uma história de vida INCRÍVEL e de tão impressionante e chocante se não soubesse que era verídica com certeza acreditaria ser um romance ficcional. Muito surpresa com o tanto que esse livro ampliou minha visão de mundo e a influência do Brasil, os campos de concentração, o governo de Vargas e a lutra contra o fascismo nazista.
Recomendo o podcast História FM, com a filha de Olga e seu livro de documentos, um ótimo complemento pra biografia.

lum1ta_ 24/02/2023

Leitura obrigatoria
O único defeito deste livro é que em algumas parte o detalhamento se torna massante,algo normal de qualquer livro jornalístico.Além de mostrar como o Governo Vargas era uma ditadura que flertava com ideias antissemitas,eu me apaixonei por Olga Benário:o jeito que ela defendeu os seus ideais até o fim,sua personalidade e sua força cativam qualquer um.Com certeza ter contato com os pensamentos dessa mulher me mudou permanentemente.

Black Flower 12/02/2023

Olga: Uma mulher que entrou para a história.
Bom, esse livro era para eu ter lido no meu 8° ano do ensino fundamental, porém, eu, jovem e não muito amante de leitura como hoje sou, acabei por fazer uma leitura superficial e apenas vi o filme para complementação. Por anos tentei terminar, mas não passava do épilogo. Porém, este ano resolvi lê-lo por completo e... Foi a melhor coisa que fiz. Olga é uma obra muito além de uma biografia de uma mulher que fora casada com Luis Carlos Prestes, ex-capitão do exército brasileiro e líder da Coluna Preste, movimento de vies comunista, essa obra nos estiga a olhar o contexto tanto político como moral do Brasil e de e seus governantes. A história dessa grande mulher, muito bem retratada por Fernado Morais, nos mostra exemplos de superação,força, determinação e de uma mulher sonhadora que, apesar de ter perdido tudo, inclusive sua própria vida, ainda sim se fez forte e deve ser lembrada como uma grande heroína e não somente como a mulher de Prestes. O livro tem 20 capítulos que relatam a história de forma minuciosa dessa mulher extraordinária que foi Olga Benário Prestes. Vale a pena ler!!!

Rafaela 21/01/2023

QUE LIVRO ESSENCIAL
A biografia da Olga não é só uma história da Olga, é a história do Brasil de Vargas e da relação com a Alemanha de Hitler. Muito forte pra qualquer pessoa que tenha o mínimo de sensibilidade com o próximo, pesado demais as cenas de tortura contra comunistas NO BRASIL que ocultando o contexto facilmente se encaixaria na Alemanha nazista. Olga é heroína e não é estudada tanto quanto deveria no Brasil por ser uma heroína comunista, qualquer pessoa de qualquer aspecto político deveria ler esse livro pra conhecer uma heroína de atuação nacional.

Cássia Bruna 17/01/2023

Uma mulher que deve ter sua memória preservada
A leitura é densa mas engaja pela curiosidade, é marcada por informações e detalhes a respeito da vida não apenas de Olga, mas de vários outros militantes comunistas que estiveram de alguma forma envolvidos na luta junto à Olga.

Este livro me trouxe uma profunda admiração por essa personagem histórica: mulher, comunista, forte e determinada. O livro me fez questionar o porquê do rosto dela não estar estampado em todo lugar igual Frida Khalo.

Recomendo o livro a quem se interessa por história e política, pois o assunto e as inúmeras descrições podem gerar certas travas na leitura, apesar de ser rica e muito interessante.

É uma história que emociona, que nos faz refletir sobre nossos propósitos, lutas e privilégios, além de relembrar o passado sombrio não tão longínquo da segunda guerra mundial.

Ganhei este livro do meu professor de sociologia no ensino médio, me sentia em dívida por ainda não ter lido mas sinto que li no momento certo. E deixo registrada aqui minha eterna gratidão àquele que foi meu professor e amigo, Albérison Fagner.

Georgianny.Nogueir 11/01/2023

Gente do céu eu não sei nem o que dizer. A crueldade de que essa mulher foi vítima por parte de dois governos diferentes eh inacreditável!

joaoggur 31/12/2022

Olga nao será esquecida.
Olga Benario é uma figura histórica pouco conhecida no Brasil. Isso é uma pena: sua influência foi enorme no Brasil do século XX, principalmente na Era Vargas.

Olga foi uma comunista alemã, esposa de Luís Carlos Prestes, o dirigente do PCB. Lutou bravamente pela revolução no nosso país e, ao ser presa, Getúlio a mandara para sua terra natal, e lá acabou sendo morta em um campo de concentração nazista (?além de comunista, - judia.?).

Fernando Morais é sem dúvida alguma um dos maiores biógrafos do Brasil. Assim como na biografia do Lula, aqui já conseguimos ver a habilidade do autor em narrar os fatos de uma forma quase fantástica. Mesmo o livro tendo uma infinidade de nomes e datas, o leitor não se sente perdido. E mesmo já se sabendo como a história terminará, ficamos preso a cada página.

Esse livro é muito mais que uma biografia. Isso é o resgate histórico de uma humilhada pelo governo Brasileiro, uma estrangeira que amou esse país muito mais que alguns auto intitulados ?patriotas?.

HAgata2 26/12/2022

Olga
Esse livro se tenta a história de Olga benario, porém achei uma obra resumida o que apesar de ser um ponto negativo não retira sua importância histórica.

Laura 10/12/2022

O livro conta a história de Olga e das pessoas que viviam ao seu redor com detalhes sobre o cenário político da época. A presença de imagens, cartas e documentos permite um maior entendimento dos ocorridos. A história de uma mulher que foi covardemente assassinada em um período histórico de horror e genocídio.

Bruna 11/11/2022

Não sei o que dizer....
Esse livro vai me dar pesadelos por muito tempo. Muito triste ver a história macabra do Brasil e de toda humanidade... o que o ser humano é capaz de fazer.
Vi nas linhas muitas coisas que ainda acontecem nos dias atuais... infelizmente não mudamos muito.

Toda minha admiração por essa mulher... Que muitas de nós se inspire na Olga!

Nathy.Braganca 21/10/2022

Impactante
Eu sou suspeita, pq embora seja uma leitura pesada, eu adoro esse tipo de livro, inclusive aceito indicações
Nesse caso tbm gostei muito do filme
E é fundamental que não deixarmos esse período triste da nossa história cair no esquecimento

lulispadilha 06/10/2022

não tem como dar nota baixa pra uma história de vida igual a de olga, depois de tudo o que acontece. Muito bom ??
Max 06/10/2022minha estante
História fascinante! Tive o prazer de conhecer e conversar com o Prestes na UFMG, sujeito inteligente e afável...

Marilia 02/10/2022

As palavras fogem.
Não há o que ser dito sobre esse livro, exceto que é necessário, embora indigesto e profundamente doloroso.

Ler os detalhes dessa história que já era conhecida, trouxe para mais perto a barbárie e tornou real demais esse passado obscuro do nosso país e da humanidade.

Termino com um nó na garganta ao ler a carta de Olga.

Leia, mas escolha bem o momento para fazer isso.

Tuyl 28/09/2022

Livraço! Fernando Morais escreve como ninguém. Infelizmente a leitura não é prazerosa, pois é revoltante ler tudo o que aconteceu à Olga e milhares de pessoas.