Tom Jones

Tom Jones Henry Fielding




Resenhas - Tom Jones


27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Lulukabooks 03/04/2024

Romance de época, cheio de conflitos familiares e estratégias entre amigos.
Fiquei passada com as covardias do ser humano que foi retratado, por outro lado a bondade de um homem que sempre restou fazer o mais correto.
Achei um pouco difícil ler, porém é uma coisa pessoal pela linguagem, não que seja difícil eu acredito que não estava na vibe da história.
comentários(0)comente



Marcos606 16/04/2023

Squire Allworthy suspeita que a criança que ele adota e chama de Tom Jones é filho ilegítimo de sua serva Jenny Jones. Quando jovem, Tom se apaixona por Sophia Western, sua bela e virtuosa vizinha. Vários obstáculos devem ser superados antes que ele consiga a mão dela e, no decorrer da ação, vários conjuntos de personagens se perseguem de uma parte do país a outra. dando a Fielding a oportunidade de pintar um quadro incomparavelmente vívido da Inglaterra em meados do século XVIII.
comentários(0)comente



Tícia 14/02/2023

Atentem-se aos detalhes
Tom Jones não foi um livro que me cativou nas primeiras páginas. Sendo sincera, um certo tédio me impedia de lê-lo diariamente. Mais tarde, conforme progredia minha leitura e as cenas de ação aumentavam, passei a me deleitar na genialidade do autor. Por vezes, senti que o próprio Fielding estava ao meu lado em uma conversa descontraída e proveitosa.

Finalizei essas sessões recentemente. Ao folhear as últimas páginas, senti uma certa vontade de agarrar-me a elas para que o livro não acabasse mais. Minha sugestão aos outros leitores é que atentem-se a pequenos detalhes dados por Fielding no início do livro, eles parecem dispensáveis, mas são importantes. "Banalidades" de uma cena, especificamente (não direi qual, obviamente), conectam-se com o final e ajudam a entendê-lo.

Além disso, valorizem os pequenos resumos que revelam o que acontecerá nos capítulos, expostos no início de cada um desses. Iniciei outra leitura semana passada e senti muita falta dessa estrutura. A propósito: esse novo livro é "Jane Eyre" e logo em sua introdução, a autora expressa não entender por que superestimam o Fielding. Informação desnecessária para essa resenha, porém, interessante (ao menos para mim).
comentários(0)comente



Amanda3913 12/12/2022

O livro é péssimo, é muito confuso e a história não me prendeu. Uma hora está falando uma coisa e outra hora está falando outra. Não tem nada que faça você se interessar na história. Eu não sou de abandonar livro, mas esse realmente não deu.
comentários(0)comente



ingrxds 13/11/2022

É também uma versão resumida, mas não deixa de ser incrivelmente boa.

Já tinha lido antes (enquanto estava no fundamental)

Tinha me esquecido da história e resolvi vir ler novamente. (E passar aquela raivinha né pq o Tom é mt 🤬 #$%!& !)
comentários(0)comente



Matheus Nunes 17/07/2022

A ultima sátira de Henry Fielding.
É mais que uma prova do talento grandioso de Henry Fielding completar a leitura deste calhamaço e perceber que por mais que o autor tenha criado e exposto mil e uma linhas de tramoias e planos ardilosos contra o casal principal do romance e que ainda assim tudo isso encontre uma solução digna e coerente no final da historia, sem deixar um fio narrativo sequer sem um desfecho.

Tom Jones publicado em Fevereiro de 1749 é acima de tudo uma sátira a um romance conservador de um autor contemporâneo de Fielding e também seu maior rival, a saber: Samuel Richardson e seu livro 'Clarissa, or, the History of a Young Lady', publicado em 1748. E que foi apenas a ultima parte de uma longa serie de afrontas entre esses dois através das publicações. Indiretas chovem aqui! Acredito que ter em mente que este livro é uma sátira ajuda em muito na construção de qual expectativa criar antes de começar a leitura, ou em uma reflexão pós leitura a respeito do que se leu.

E em meio a minha rápida pesquisa a respeito deste livro, encontrei um comentário que não poderia concordar mais, o de que Fielding deveria ser um cara que amava escutar a si mesmo dado o tamanho de seus monólogos em quase todos os prefácios dentro deste livro, e de toda a variedade de assuntos que ele resolve tratar que vão de indiretas aos seus contemporâneos (e pseudo críticos anônimos, vale lembrar!) a um dialogo sincero com o seu leitor, como se além de sermos grande amigos como sugere no ultimo prefacio saudoso desse livro, estivéssemos em uma mesa de um pub inglês qualquer no final do século XVII.
Mas verdade seja dita, eu acho que não li até hoje um autor tão conversador como esse, e o bom é que na maioria das vezes ele conseguiu me deixar completamente interessado para com os assuntos que ele resolve abordar de forma a principio inesperada.
Ler Tom Jones apesar de seus desafios em meio a quase 900 paginas foi também uma marcante experiência literária.
comentários(0)comente



Cdmm 09/08/2021

Picuinhas homéricas
Quantos mal entendidos, picuinhas sociais e absurdos na vida do charmoso Tom Jones. Nunca vi o filme e tentei ao máximo não imaginar Albert Finney como o adorável mancebo, que por ser tão irresistível atrai para si a inveja, suspeita, adoração, ciúme, amor, amizade, trapaça. O autor bem-humorado conversa abertamente com o leitor sobre a ironia social da época. Dependendo da edição pode ter uma tradução um pouco mais rebuscada, mas tranquila, para um livro enorme. A quantidade de reviravoltas também impressiona.
comentários(0)comente



z..... 12/05/2021

Edição Nova Cultural (2003)
Rapaz, preciso comer mais olho de peixe... Como é possível ter lido um calhamaço desse e depois de 15 anos não ter a mínima lembrança... Pois é, pois é, pois é! Só posso entender que é porque não gostei... Busquei então uma adaptação estilo "The Flash" para lembrar algo, pois vou passar o livro para a doação...

Antes da leitura na trancada, olhava para essa obra... pá daqui, pá de lá... e lembrava apenas do Carlton e sua dancinha paidégua em "Um maluco no pedaço" (... It's not unusual to be loved by anyone...) Sacou!? Esquece....

Agora, após rever a obra, guardei impressão de uma novela daquelas bem arrastadas, e não é pra menos, numa trama sobre filho bastardo, que enfrenta discriminações tentando viver o que todos vivem, como a busca pelo amor (ou cafagestagens), experimentando porém dissabores de que dinheiro e status é o que mais importa nesse mundo. Ah, e essa novela termina com uma virada até surpreendente, que só reafirmou o que vinha percebendo da história... do que centraliza... dinheiro e status como virtudes nesse mundo...
Rum! Quem acha que foi o amor que triunfou deu com os burros n'água...
FIM.
...Ei! Se fosse feita a novela dava para terminar com o hit "It's not unusual to be loved by anyone... It's not unusual to have fun with anyoooooooone...."

Agora tenho algo para lembrar...

Macapá, leitura no contexto da pandemia....
comentários(0)comente



z..... 12/05/2021

Edição em resumo RIDEEL
Li a obra na versão integral em 2006, um calhamaço que não curti, fato simples de perceber pois não restou nenhuma memória... Daí apelar para essa adaptação ultra-mega-super resumida para lembrar um tiquinho...
Tom Jones, em linhas gerais, é do século 18, mas os desdobramentos valem para o contexto atual, onde dinheiro e status são carteira de identidade e qualidade admirada, antes que o próprio caráter. O sujeito é filho bastardo, de origem misteriosa, com essa característica como aval para acusações injustas, descasos e discriminação, em meio a uma sociedade movida por interesses, moldada pelo amor ao dinheiro...
Calma, calma.. Alguém já disse que toda unanimidade é burra (não lembro quem foi o caboco que falou), mas o dinheiro não é razão existencial para todos, com a obra também tendo episódios nesse aspecto....
Continuo não me encantando com a história e ainda bem que ao final, depois de atravessar oceano de páginas, o autor saca surpresas que fazem o leitor não morrer na praia, pós muitas páginas e pouco carisma... Falo por min, ok!

Leitura em Macapá, contexto da pandemia...
Mano, se já não bastasse o momento sofrido e estressante, começou de novo outro conflito entre israelenses e palestinos com míssil pra lá, míssil pra cá, e gente morrendo naquelas bandas com e sem covid...
Volta Jesus! Maranata, ora vem Senhor Jesus!
comentários(0)comente



Carol.Silva 07/05/2021

Eu adorei o livro, o narrador é um personagem bastante instigante. O fim foi Bem sucinto, assim como o restante do livro.
comentários(0)comente



yumi. 12/02/2021

me decepcionei
este livro foi um dos mais demorados que eu já li, a leitura não fluiu, li arrastado. em alguns momentos consegui até me interessar, mas no final eu ficava na mesma, eu estava em 3/4 do livro e nada havia acontecido de verdade. o mesmo acrescentou imensamente meu vocabulário, mas fiquei "deveras" triste quando o terminei, justamente por ele ter me decepcionado.
Rick 08/09/2022minha estante
Tenta ler na versão do próprio autor, essa aí é uma adaptação da Clarice Lispector.


yumi. 08/09/2022minha estante
sim! acho que foi por esse exato motivo que não gostei do livro




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camelo's 30/08/2020

Tom Jones
Tom Jones é considerado o primeiro romance moderno, e eu comprei o livro justamente por causa disso.
Graças a Deus eu não me arrependi, por que o livro é muito bom!
É muito divertido, a leitura é muito rápida os acontecimentos são interessantes e o personagem, Tom Jones, é maravilhoso!
comentários(0)comente



Clio0 25/05/2020

Tom Jones é uma comédia de erros.

O sarcasmo de Henry Fielding quanto a sociedade de seu tempo é destilado palavra a palavras e ninguém escapa, das instituições à arraia-miúda. Ainda assim, é possível ver que não há propriamente amargura na história - Tom Jones, o personagem título, é o típico ingênio cabeça-oca que se mete em várias confusões, muitas delas bem maliciosa.

Não se assuste com o tamanho do livro, pois os capítulos são curtos. Raros são aqueles que ultrapassam 4 páginas.
comentários(0)comente



27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR