Além do Ponto e Outros Contos

Além do Ponto e Outros Contos Caio Fernando Abreu

Resenhas - Além do ponto e outros contos

Jess 15/06/2013

Como sempre, Caio desnuda seus sentimentos da forma mais simples e com uma firmeza única. Não tem vergonha de falar o que dói e o que não dói, não mede palavras, não engole vírgulas.

Vagner47 24/06/2023

Me surpreendeu
A escrita sensível e profunda de Caio nos leva ao universo intimista dos personagens, em suas angústias, solidão e sensibilidade. A infância, adolescência e vida adulta são tratadas com tanta força e ternura que nos leva a comoção. É, de alguma forma, um pouco da história das nossas vidas narrado por um gênio da sensibilidade.
Meu contos favoritos:
- Fuga
- Linda, uma história horrível
- O destino desfolhou
- Retratos
- Aqueles dois.

bookmin 17/03/2024

Além do ponto o melhor conto do livro
Meu império romano nesse livro é o conto ?Além do ponto? passei o livro todo pensando nessa parte:

?e tudo que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ele visse nem soubesse, mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo, por dentro da chuva, que talvez não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era?

Mayra 12/10/2012

Prefiro as frases soltas. Tranquilo, porém deixa a desejar.
É um livro tranquilo pra se ler. Foi interessante conhecer algumas obras desse dramaturgo tão famoso, confesso que ainda prefiro as frases extraídas. Aqui relata uma série de contos escritos por Caio F., acredito que os mais famosos e conhecidos. É bom, relaxante. Só o peguei para ler por curiosidade, já que não tinha lido nenhuma obra completa do mesmo. Recomendo para que conheçam um pouco mais dele, porém não gosto de coletâneas de contos. Acho um desperdício, pois prefiro somente uma história no livro inteiro.

Raimundo 08/02/2013

"Saber se expressar"
O Livro é Dividido em 15 contos, e em todos à forma como Caio F. Abreu Se expressa é magnífica, ele destaca os sentimentos em forma inimagináveis ! E nos deixa subtendido o que os personagens sentem! É como se tivéssemos No próprio conto, apenas vigiando as ações efetuadas em cada um deles!

Giselle.Zart 10/02/2014

Flor é abismo
"Tão estranho carregar uma vida inteira no corpo, e ninguém suspeitar dos traumas, das quedas, dos medos, dos choros.", dizia Caio.
Nessas 128 páginas, é possível delinear a densidade das histórias, quase sempre sem finais felizes (ou é possível imaginar outra história depois do ponto final). Um livro como um soco, desses que te devoram e você não tem vontade de deixar de lado antes de terminar.
Alguns dos tópicos que grifei nos contos é o pensamento incessante da infância, dentro da cabeça adulta. A loucura, a esquizofrenia. Pensamentos engaiolados de noites chuvosas, agir como se partisse atrás de uma porta que não se abre nunca. Engatilhando outro conto, dos devaneios da mulher ao se descobrir ela mesma, com seus abismos e incertezas, num domingo de manhã. A espera de um amor que nunca vem, a loucura lúcida, a tristeza. A história de Beatriz e a paixão adolescente dividida em atos, lembrados como: "Aquele tempo". Há também uma história esquisita sobre um triângulo amoroso entre uma menina, um gato, depois a morte e o futuro. Ele também cita em contos ou dedicatória, Ana Cristina César, grande amiga e inspiração, juntamente com Adélia Prado. O conto Holocausto me deu náuseas/embrulho. A história é intensa demais. Recuerdos, a história do circo, da fuga incerta, do menino se descobrindo homem. Sob o céu de saigon, uma leitura sobre encontros e desencontros, típico cenário da juventude. Para uma avenca partindo é o diálogo interior mais intenso, às vezes sem nexo ou lógica, mas que gosto muito. Pelo tom diálogo interior, pela densidade, pela falta de pontuação como se não respirasse, tudo isso dá a sensação de.
"O retrato" é um do que mais gosto. Flor é abismo.

gabrielltmonteiro 21/05/2022

Excelente seleção de escitos do Caio Fernando Abreu
Muito bem ambientados seus textos nos envolvem e nos transportam para as cenas, contudo, resaltando sempre o que mais importa, as pessoas e seus sentimentos. O autor aborda questões como o existencialismo e o moralismo. Fala sobre, família, solidão, sentimentos e amizade, e da nossa constante busca pelo sentido da vida.

Tays S. 10/03/2013

Muito mais além...
O livro é composto por vários contos.Os contos nos envolvem facilmente por tratar-se de histórias que muitas pessoas vivenciaram ou vivenciam diariamente.Palavras de fácil compreensão e uma ligação direta com o leitor faz de além do ponto e outros contos uma obra fantástica.

Minha opinião sobre o livro:

Além do ponto e outros contos retrata várias histórias instigantes. São contos que fazem com que nos identifiquemos facilmente com tais personagens. Desilusões, amor, desespero, solidão. Em várias passagens do livro faz com que demos uma pequena pausa para refletirmos nossos valores, nossos preceitos, a atenção que damos aos acontecimentos do dia a dia. Caio Fernando Abreu expressou nesta obra mais do que meros sentimentos, e de tal forma, além do ponto e outros contos se anexou a um dos meus livros favoritos. Recomendo muito.

Isa 17/04/2014

Há um tempo “Além do ponto e outros contos” estava guardado na minha estante de livros, antes tinha dado uma folheada nele, mas não tinha gostado muito da escrita de Caio Fernando. Porém, acredito que cada livro tem sua hora para ser lido e a hora de Caio Fernando chegou – a hora da estrela.
Em quinze contos, Abreu expõe todo o seu sentimento de forma, algumas vezes, crua. Sem muitos rodeios, ele diz o que em seu âmago pulsa compulsivamente: o amor. Os contos “Para uma avença partindo” e “Aqueles dois” foram os que mais me chamaram atenção.
O primeiro me identifiquei bastante porque é como quando eu quero falar algo a alguém e o conto é justamente isso, o narrador querendo falar algo antes que a sua “pessoa” parta. “Olha, antes do ônibus partir eu tenho uma porção de coisas pra te dizer, dessas coisas assim que não se dizem costumeiramente, sabe, dessas coisas tão difíceis de serem ditas que geralmente ficam caladas, porque nunca se sabe nem como serão ditas nem como serão ouvidas, compreende?”
O segundo, “Aqueles dois”, fala sobre dois amigos, Raul e Saul que acabam se encontrando no local de trabalho e descobrem algumas coisas em comum. “Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra – talvez por isso, quem sabe?”. Eles começam a se envolver e nem percebem isso, pois agem de forma bem natural. O que eles não contavam era que as pessoas do local de trabalho poderiam achar estranho aquele envolvimento.
Caio foi escritor e jornalista sul-grandense, trabalhou em muitas mídias distintas e importantes, deixou um rico acervo literário, tais como: contos, romances, ensaios, traduções, peças de teatro, novelas e crônicas. Suas obras são consideradas pós-modernas e fotografam a contemporaneidade com um olhar voltado ao cinema, à fotografia, à música e à literatura.

Ste 26/08/2016

Sem muitas palavras
Quando eu li, me veio à cabeça Augusto dos Anjos com sua linguagem cientifica e cheia de emoções tristes, mas esse livro me pegou mesmo por como é escrito.

Dani 26/02/2017

Além Do Ponto E Outros Contos, Caio Fernando Abreu
Além Do Ponto E Outros Contos reúne contos do autor Caio Fernando Abreu, cada um trazendo uma estória distinta e carregadas de emoções turbulentas.
Fuga - Um garoto decide fugir de casa, sem saber ao certo para onde, com uma amiguinha. Foi um bom começo para o livro, pois traz uma escrita simples e cativante. Por trazer uma criança como protagonista acredito que desperte esse sentimento de nostalgia, ainda mais porque toda criança tem essa besteira de querer fugir de casa HAHA
Os Cavalos Brancos de Napoleão - Traz, bem, Napoleão, um homem fascinado pelos cavalos brancos em toda sua beleza majestosa. Cavalos são realmente lindos, de uma forma nobre, mas esse não foi um conto que me prendeu.
Além do Ponto - O protagonista está indo encontrar alguém especial. A narrativa, em primeira pessoa, tomada por esses sentimentos fortes, me agradou e percebi um forte apelo das expectativas humanas.
O Coração de Alzira - O cotidiano de Alzira, uma mulher casada e de vida comum. Não é nada extraordinário, mas agrada pela forma como o autor constrói bem a personagem, todos seus anseios.
O Príncipe Sapo - Esse conto é sobre Teresa, uma solteirona, e foi um dos que mais gostei no livro. É simples e leve, contando sobre essa mulher que quer tanto "desencalhar", com um desfecho bem inusitado.

"(...) mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo, por dentro da chuva, que talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era."

Triângulo Amoroso : Variação Sobre O Tema - Uma garotinha adota um gato e passa a conviver com ele, descobrindo uma natureza diferente. É fácil se identificar com a personagem, novamente surgindo um sentimento de nostalgia, dessa vez pelo nosso primeiro bicho de estimação. Entretanto...que criança mais psicopata HAHAA
Para Uma Avenca Partindo - Não é um conto que marca, porém possui um formato interessante: o personagem traz um grande diálogo com a pessoa que gosta, diálogo esse contado como um monólogo, no conto. Muitos sentimentos, bem dramáticos e urgentes.
Linda, Uma História Horrível - O personagem está a visitar sua idosa mãe, depois muito tempo. Não prende muito nem é marcante, sendo bem obscuro e melancólico.
O Destino Desfolhou - Conta toda a história de amor (se é que posso chamar assim) de "não vem ao caso" pela garota Beatriz, iniciando logo na infância. Achei mais ou menos, porém chega a ser interessante acompanhar toda a passagem de tempo desse amor de desencontros.
Holocausto - Esse é mais poético e turbulento ainda, cheio de metáforas para as dores do viver, todo o desespero.
Recuerdos De Ypacaraí - Outro protagonista jovem, este que procura seu amigo, Bituca, que decidiu fugir com o circo. Mais uma narrativa simples e de boa fluidez, porém não achei especial.
Retratos - Um trabalhador decide comprar um retrato seu, de um dos jovens desabrigados que ficam perto de seu apartamento. Esse imediatamente lhe fascina, tão misterioso, e propõe lhe vender, todos os dias, um novo retrato seu. Foi o conto que mais gostei, bem instigante e interessante. O final é bem inesperado e daqueles que ninguém pode explicar bem, mas não decepciona por isso.
Sob O Céu De Saigon - Uma narrativa sobre a vida de pessoas tão comuns, sempre iguais. Minha opinião sobre este é neutra, não achei de mais nem de menos.

"(...) era o desejo de não esperar porque ele sabia que não viria, fosse lá o que fosse."

Aniversário - O personagem central está completando seus dezenove anos, se encontrando ansioso por algo que não sabe bem o quê, e sem paciência para os vários parabéns que recebe. Me identifiquei com esse por causa desse sentimento, essa melancolia misturada com frustração e anseios desconhecidos que os aniversários geralmente trazem.
Aqueles Dois - Traz a estória de Raul e Saul, dois homens de estilos de vida distintos que se encontram no trabalho. Eles logo descobrem várias afinidades em comum, surgindo aí uma forte amizade. Também não gostei nem desgostei desse, mas o final traz uma mensagem interessante.

site: https://danielabyrinth.blogspot.com.br/2017/02/alem-do-ponto-e-outros-contos-caio.html

Sarah 20/07/2023

Então, não é o meu gosto de leitura? foi uma leitura fora da minha bolha? algo que não estava acostumada!
Mas não posso deixar de dizer que foi um livro encantador em certos contos e que também me deixou agoniada em outros?
O livro não possui uma leitura tão fácil mas é acessível para todos (acredito eu). Recomendo ele para quem gostaria de começar a ler contos e sair um pouco da bolha.

Francini.Lessa 06/08/2023

Quem vai?
Contos sempre me deixam com um gosto de quero mais, sempre a experiência de tentar pensar na continuação da história.

Caio é aclamado e deixa sempre o desejo de mais!