Uma criança no inferno:

Uma criança no inferno: Dave Pelzer

Resenhas - Uma criança no inferno:

Douglas P Da Silva 04/06/2010

Um livro extremamente denso, profundo e comovente
Este livro choca e emociona profundamente,é sem dúvida uma das histórias mais comoventes que ja li.

VK 99 20/09/2023

Difícil acreditar nos acontecimentos
Esse livro me chocou mais do que muitos casos de serial killers que já li.

No início tudo era bom e normal, de repente essa criança se vê cercada pelo próprio demônio, que infelizmente é sua própria mãe. Um pai que era totalmente impotente e mesmo quando tentava ajudar se mostrava completamente inerte à situação.
Era constantemente preso no sótão, espancado, humilhado, torturado, não tinha roupas decentes e precisava implorar por comida.

É admirável que essa pessoa tenha crescido, se tornado alguém e ainda conseguido passar essa história adiante nesse livro. Poderia facilmente estar como um sádico condenado em tantos casos de serial killers que lemos por aí.
Lais.Black 27/12/2023minha estante
Acho que a pessoa que passa pelo que o Dave passou se torne mais o tipo de pessoa conformista e com gosto para "prazeres sodomizados" masoquistas e degradantes. Não é o que dizem aí, o adulto busca repetir a experiência que teve na infância. Triste.

wrcaca0 15/06/2023

Leiam.
Mesmo sendo um livro com um assunto extremamente pesado, sensível e impactante, vale a pena ler. O que mais choca é o fato de ser um relato autobiográfico, e muito bem escrito. É uma excelente leitura e serve de alerta.

Dinho 25/02/2015

No primeiro livro da trilogia autobiográfica Dave Pelzer nos conta sua infância. De forma bruta ele narra como sua vida, antes feliz no seio de uma família protetora, passou a ser um inferno. Dave expõem como foi apartado do resto de sua família por sua mãe alcoólatra e desequilibrada, sendo torturado e humilhado em jogos de puro sadismo pela mesma, e, como se não bastasse, sendo privado até mesmo de comida. Dave nos mostra também, como foi perdendo a fé, pouco a pouco, naqueles que podiam protegê-lo e como quase perdeu a fé nele mesmo.
Forte e apresentando os fatos de forma crua a escrita de Dave faz a leitura difícil. Em diversos momentos um sentimento de impotência toma a mente. Pois o que você pode fazer? O crime já ocorreu e você nada pode fazer para socorrer a solitária e faminta criança. Diversas vezes me peguei tremendo de raiva, também me peguei sentindo as lágrimas no rosto enquanto lia o livro.
Contudo o livro guarda lições. Dave nunca desistiu. Dave nunca se entregou. Mesmo sozinho ele continuou firme até o dia que conseguiu sua liberdade. Exemplo para todos aqueles que estão passando por momentos excessivamente difíceis, para que estes não se entreguem. Outro ponto do livro é o apelo para que apuremos nossos sentidos com o intuito de coibir o ciclo da violência doméstica.
Um dos livros mais difíceis que já li até hoje. Mesmo assim um dos melhores que já li em toda minha vida.

Lima Neto 02/09/2009

a história em si, os relatos que o autor apresenta são muito fortes, no entanto são extremamente mal contados, desprovidos de qualquer sentimento, seja ele arrependimento, pena ou ódio, tanto que a história, apesar de autobriográfica, soa como falsa. a leitura é chata e de tão mal contata, tão sem sentimento, não chega sequer a chocar o leitor, por mais dramática que sejam os relatos.
Dani - Bibliotecária Leitora 04/07/2015minha estante
sério que você não chocou? Eu fiquei chocada sim. E aliás, ele coloca isso no início do livro, que as histórias são contadas do ponto de vista da criança, e não do adulto que é hoje.

Anna na biblioteca 23/06/2016

Um livro aparentemente curto, mas gigantesco na carga emocional!
A história do autor Dave Pelzer serviria como roteiro para o mais tenebroso filme de terror sobre a relação doentia de uma mãe com seu filho. Vítima do desequilíbrio da mãe, conhece muito cedo, a violência física e verbal. A biografia abrange dos 4 aos 12 anos de idade e faz parte de uma trilogia.

A mãe se mostra um indivíduo extremamente cruel, sádico e manipulador e o pai adota uma postura submissa e conivente.

"Naquele momento, odiei minha mãe do fundo de minha alma; contudo, odiei ainda mais meu pai. O homem que havia me ajudado no passado, permanecia imóvel como uma estátua, enquanto seu filho era obrigado a devorar algo que nem mesmo um cachorro havia de cheirar."

Interessante o fato do livro ser narrado sobre o ponto de vista de Dave enquanto criança, sua percepção e compreeensão dos acontecimentos, bem como seu modo de buscar se proteger e manter a própria vida. Uma criança com profunda solidão e o sentimento cruel da rejeição, tendo que lidar com a incoerência das pessoas, restanto somente o vazio e a dor.

"Minha existência quase não era reconhecida. Minha mãe não usava mais meu nome; referia-se a mim como "O Menino". Eu não tinha permissão para fazer as refeições com a família, nem para brincar com meus irmãos ou assistir televisão. Era como uma prisão domiciliar. Eu não tinha permissão para olhar ou falar com ninguém."

Um livro de conteúdo, denso, revoltante e inimaginável. Uma leitura difícil, mas que precisa ser lida, como alerta e reflexão para este fato, que atinge crianças ao redor do mundo. Considerado um dos piores casos de maus tratos infantis na história da Califórnia. Recomendo muito!

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/2016/06/resenha-uma-crianca-no-inferno-dave.html
@plataformadolivro 23/06/2016minha estante
bom?

Anna na biblioteca 23/06/2016minha estante
Uma história triste e muito forte. Recomendo!

Anna na biblioteca 23/06/2016minha estante
Uma história triste e impactante, recomendo!

@plataformadolivro 24/06/2016minha estante
VC TEM DIGITAL?

Anna na biblioteca 24/06/2016minha estante
Não.

Ronaldo 23/07/2018

Um livro triste, revoltante, claustrofóbico. A história real de um garoto que sofria os mais terríveis abusos da pessoa que mais deveria protegê-lo: sua própria mãe. Narrado em primeira pessoa pelo pequeno Dave, o livro conta a convivência do garoto com sua família, que parecia ser como todas as outras, até que sua mãe, sem nenhuma explicação aparente, pelo menos não para uma criança de cinco anos, se transforma numa verdadeira carrasca, submetendo-o às mais cruéis formas de tortura. É absurda a engenhosidade dessa mulher em criar os mais sádicos castigos para seu filho, ao mesmo tempo que é desalentadora a vulnerabilidade dessa criança, que sem chance de defesa, sofria calada a violência diária. A impressão que se tem lendo o livro é que Dave se encontrava no fundo de um poço, onde nenhuma fresta de luz era capaz de penetrar. Um martírio que ele suportou sozinho durante anos, já que os irmãos eram poupados da fúria da mãe e o tratavam com desprezo e o pai era totalmente omisso diante da violência que o filho sofria. Uma leitura que te faz refletir sobre as consequências de uma realidade miserável como essa na formação de uma criança. Que adulto pode se tornar alguém que só soube lidar com o ódio. Como alguém que cresceu assolado pela dor, medo e todo o tipo de privação, pode confiar em outro ser humano. Dave se tornou uma pessoa de valor, que fez de sua experiência a motivação para transformar o mundo num lugar melhor. Mas se trata de uma exceção, nem todos tem essa mesma força de caráter, fazendo com que a violência se torne um círculo vicioso. Atos como esse tem um preço tão alto que atrevessa gerações. Por isso relatos como esse são tão importantes, para evidenciar que casos como esse existem em diferentes graus, mas são igualmente nocivos para a sociedade como um todo.
Claudia Cordeiro 23/07/2018minha estante
Nossa, livro assim eu não agüento.

Manú 24/03/2021

Revoltante
As vezes o diabo está mais perto do que deveria. Aquela que devia amar e cuidar é quem tortura e causa dor.

Bruna 07/06/2023

No fim do livro, o autor revela que seu objetivo é informar o leitor que mesmo uma ?mãe? amorosa pode se transformar num ?monstro? perigoso e que pessoas podem superar seus traumas. Para mim esse livro tem mais cara de querer lucrar em cima de uma infância extremamente abusiva e violenta que provavelmente o autor sofreu (digo provavelmente porque pesquisei e algumas pessoas que conheciam a família dizem que ele aumenta muito a história. Impossível saber a verdade). São 130 páginas descrevendo cenas de tortura e nada mais além disso. Chama a atenção pela curiosidade mórbida mas me incomoda que seja reduzido a apenas isso uma história tão dolorosa.