Boas-vindas à Filosofia

Boas-vindas à Filosofia Marilena Chaui

Resenhas - Boas-vindas à Filosofia

Alberto 08/12/2021

Introdução à filosofia
O livro é o primeiro volume da coleção "Filosofia: o prazer de pensar" e se dedica a falar da filosofia em si, a atividade filosófica e sua definição. O conteúdo, apesar de restrito, é bom e desperta o interesse pelos demais volumes, que também são bem específicos.

Leonhard 14/09/2022

Introdutório, logo, simples
O texto traz reflexões interessantes acerca da filosofia, mas como sendo um boas vindas, de maneira bastante simples. Provavelmente, por eu já ter lido textos complexos, não me despertou a valorização.

Ana Clara 17/05/2020

Interessante
Nesse livro, a autora busca imergir o leitor num pensamento filosófico, explica sobre o processo de crise, atitude filosófica e o que se propõe a filosofia d euma forma geral. Achei bem explicativo e introdutório, na minha opinião cumpriu com a expectativa. Ao fim ela ainda traz dois textos de filósofos para colocar em prática o que foi exposto no livro e algumas atividades.
Fiquei interessada em ler o resto da coleção com certeza.

lola67 03/01/2023

li para comentar em um debate da aula de filosofia e acabei me encantando pelo livro,
acho que por ser um assunto que me interesso a leitura me prendeu, não achei cansativa e é simples de entender!!

Jheyssyka 28/03/2023

Um livro de fácil compreensão!
Se fosse possível indicaria para todos os alunos que estão ingressando no Ensino Médio ou estudando Filosofia pela primeira vez!

Myke 24/11/2021

Uma Introdução a Filosofia.
Vi o audiobook disponível na Storytel, e pensei, Porquê não? Recordando meu período de adolescência onde buscava por respostas e descobri mais perguntas...
O conteúdo é introdutório e de excelente qualidade, trazendo exercícios "práticos" pra reflexão e absorção do conteúdo.

Leonardo1263 16/06/2023

Com pé direito!
Boas-vindas à Filosofia de Marilena Chaui, é um breve reforço de tudo aquilo que o um estudante/professor de filosofia pode precisar. Apesar de breve, com suas 55 páginas a obra faz parte de um conjunto de outras que nos convida a pensar casos pontuais de forma simples. O que é a filosofia? Qual a diferença entre atitude filosófica e reflexão filosófica? Por que o pensador precisa analisar, refletir e criticar dadas situações? Qual a utilidade da filosofia?

Embora dúvidas primarias, é necessário se apropriar dos conceitos e métodos para conseguir compartilhar o saber de uma melhor forma.

"Outros, porém, afirmam que a utilidade da Filosofia não se encontra nos serviços teóricos que ela prestaria às ciências (ou seja, os fundamentos do conhecimento verdadeiro), mas nos ensinamentos morais ou éticos. A Filosofia seria a arte do bem viver ou da vida correta e virtuosa. Estudando as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões, ensinando-nos a viver de modo honesto e justo na companhia dos outros seres humanos, a Filosofia teria como finalidade ensinar-nos a virtude, que é o principio do bem viver."