O Segredo da Crisálida

Cristiano Rosa

Resenhas - O Segredo da Crisálida

@apilhadathay 23/01/2012

Resenha O Segredo da Crisálida
** Crisálida é o estágio de pupa de insetos da ordem lepidóptera. O estágio de crisálida em muitas borboletas é o único onde elas pouco se movem ou não o fazem. As borboletas adultas emergem destas e expandem suas asas para bombear sangue pelas veias. Esta rápida e brusca mudança é chamada metamorfose.**

O SEGREDO DA CRISÁLIDA é a segunda antologia poética que li este ano. A poesia é um gênero que me fascina e amo ler porque é como um cobertor num dia frio, é veludo para o coração. Este livro, em especial, está mergulhado em sentimentos fortes, mas principalmente focando a Transição.

"Você diz
que poesia não dá ibope
pois meta seu dedo
sem tato
na tomada da palavra
pra ver
se ela não dá choque." (Lúcia Santos em "Fio Terra")

No livro, poetas e poetisas de todo o Brasil apresentam composições de versos livres (meus favoritos) e brancos; também poemas que capricharam em métrica e rima, mas todos mostrando o talento e a inteligência de seus autores. Entre os temas abordados estão: o tempo, as transições, o amor, a natureza; mutação, passagem, transfigurações do corpo e da alma.

Alguns poemas são mais longos que outros e há os que trabalham com aspectos imagéticos, jogos de palavras - sempre imersos no universo da crisálida, da constante metamorfose, da transformação. É um livro para ser apreciado com calma e carinho, e que causa reflexão sobre as mudanças que ocorrem ao nosso redor e dentro de nós.

A revisão ficou por conta de Helena Gomes. Sobre o projeto gráfico, eu nem preciso mencionar o quanto esta capa é linda. Vocês podem ver... Linda mesmo, mais ainda de perto! Adivinhem quem foi a capista... Marina Ávila, claro! Ela ficou linda, tem uns detalhes trabalhados nas bordas, e a fonte é perfeita. Já o interior, eu esperava que os poemas não tivessem começado um em cada lauda nova, mas na sequência um depois do outro.

No Canto e Conto:

Suellen-san 25/01/2012

Infelizmente eu não entendi o que o organizador dos poemas quis finalmente... Vamos começar por partes. A capa, todo mundo que viu o livro achou lindo e eu tenho que concorda com todo mundo que viu a capa. A borboleta é linda e até o título chama a atenção, mas... A apresentação me fez perder a magia da leitura, pois a organizadora explica como será a dinâmica do livro.

E ai começa o meu trama, os poemas não são sobre o título da capa, ou melhor, é algo complicado de se explicar, mas resumindo para quem gosta de poemas é maravilhoso. Contudo no meu caso que não sou fã de poemas e, às vezes, ou na maior parte não entendo nada do que o autor ou autora quis expressar no poema é difícil.

Agora se você é amante do gênero e gosta de se embebedar com poemas escritos por várias pessoas de diferentes idades, sexo e etc. Fica a dica: leia esse livro. E para não dizer que sou insensível vou escolher um aleatório e dizer o que acho...

Metamorfose de Claudia Banegas

Página 81

Se eu não estiver enganada na interpretação... O poema fala de mudanças ou metamorfose que chegou a hora de se transformar sem olhar para trás. Pois para se modificar é preciso mudar como a borboleta que precisa passar por uma transformação antes de ser uma borboleta propriamente dita.

Na sorte acabei achando um poema que tem haver com a capa. Fico por aqui deixando não só a minha opinião como expressando que não sou sem coração como eu pensava.