O Turno da Noite - Volume Único

O Turno da Noite - Volume Único André Vianco

Resenhas - O Turno da Noite - Volume Único

Clio0 08/11/2011

Como muitos, comprei esse livro na empolgação de ler uma história sobre vampiros brazucas no mundo atual. Por si só essa ideia já merece mérito, bem como todos os planos e reviravoltas que acontecem no decorrer do livro. Pela trama, não há como alguém dizer que André Vianco não dispensou tempo e afinco, porém, o resultado não foi compensatório.

Muitos autores mesclam escrita formal e coloquial para melhor criar a atmosfera ou caracterizar personagens, mas Vianco não faz nem um nem outro. Sua escrita mais simples, mais coloquial é eficiente e casa bem com a proposta do livro. Contudo, às vezes escorrega para o formal sem nenhum motivo narrativo, deixando o estilo desequilibrado e depois de um tempo, enfadonho.

Os personagens tem motivações, mas são retratados de forma superficial, mesmo suas emoções sendo suficientemente integradas aos acontecimentos, parecem enlatadas e rotuladas. Um dos poucos personagens criado com um pouco mais de cuidado, Brites, quase some a partir do terceiro volume, deixando o leitor as voltas com um bando de personagens sem brilho ou empatia.

Ao fim do livro, fica-se com a impressão que foram quase mil páginas de introdução, como se O Turno da Noite fosse apenas uma nota de rodapé de alguma outra história maior.

Ani Rovere 05/01/2010

Não "sugou" minha atenção
Fã de Stephen King, Anne Rice, Poe e Rudyard Kipling fiquei extasiada quando me indicaram um autor desse gênero - e brasileiro!
Porém, ao contrário dos autores que citei cujas obras eu devorava com ansiedade, este livro não ia de forma alguma...Não abandonei porque acredito que sempre devemos dar uma chance à história (e para honrar os caros reais pagos nele), mas confesso que pulei partes e mais partes para chegar a um final sem a menor expectativa.
Que bom que para muitos, o André Vianco agrada. Quanto a mim, ainda vou ficar nos velhos mestres do terror e do suspense.
Dri Ornellas 25/07/2010minha estante
Adorei o trocadilho! rs

Milla 18/05/2011minha estante
Ani,estou com essa mesma sensação com este livro...Tento ler a pelo menos 1 ano e não consigo terminar...Sei q em algum momento vou tentar voltar a ele,mas li boa parte e ainda não me cativou em nada.

Tayná Oliveira 26/06/2011minha estante
Falta talento... Estou tentando terminar o livro há 4 meses, mas não consigo sair do mesmo lugar.

Floor_Zinha 16/10/2011minha estante
Muito bom saber da opinião de outras pessoas, mas pelo que vi parece que você não leu o 3 livros que veio antes, estou certa?
Esta coleção que foi a "junção" dos 3 "O turno da noite" vem antes de Bento, no qual eu já estava lendo, pois não sabia que tinha esses antes, reparei que o livro tava contando uma continuação, tava meio perdida e uma amiga que me informou, acabei de comprar o livro pelo Submarino, espero que não seja tão "ruim" como li em vários comentários, pois gostei muito dos livros que já li dele =)

Ani Rovere 17/10/2011minha estante
Como disse na resenha, Floor_Zinha, não sou nenhuma leitora iniciante, muito menos no gênero mistério. Não me agrada a escrita do André Vianco, independente de livros anteriores. Até se o problema do entendimento da história fosse esse, mais do que depressa eu não teria lido os outros volumes para completar a lacuna? Acontece que o livro tem uma narrativa entediante; falta-lhe um certo dinamismo. Ponto.
Mas o que seria de um escritor se não se discutisse a seu respeito? Ele tem seus adoradores, com certeza. Tenho um amigo, inclusive - de quem já folheei outros exemplares que não consegui ler - que se encaixa nesta categoria e detesta Anne Rice, por exemplo.

gorilla 22/11/2011minha estante
querida floor_zinha... axo q v tá equivocada... o turno da noite é a continuação da saga dos sete vampiros do rio d'ouro nos livros "os sete" e "setimo"... esses sim são as anteriores e não bento... ainda não li bento, mas pelo q vejo o autor sempre faz links entre seus livros, desde o primeiro, mas o turno da noite écontinuação desses livros q citei antes...=]

Thiago.Moretti 26/12/2021

Apesar de ser uma continuação da saga Os Sete, acredito que possa ser lido inclusive por quem não acompanhou os primeiros, pois a narrativa é autoexplicativa e reintroduz os principais conceitos.
Gostei muito e indico a leitura principalmente por ser bem direto ao ponto e abordar personagens secundários com bastante profundidade.

Leo 26/03/2009

Estou viciado !
Mais uma virada na saga ...

Gostei muito do modo como o foco foi mudado, saindo de Tiago e pegando o fio da meada de Patrícia e sua evolução no mundo da noite, deixando de ser a menina assustada e tornando-se uma Justiceira.

O convite irrecusável de Ignácio com cheiro de armadilha já dá o tom nas primeiras paginas do livro capturando o leitor da maneira já conhecida. A ação é incessante e só pára nos raros momentos em que somos re-apresentados a personagens já conhecidos de outros livros .

Seguindo imediatamente após o final de Sétimo, vemos o Exército Brasileiro sob o comando do Capitão Brites se organizando para acabar com os vampiros restantes enquanto Tobia e Dimitri passam noite após noite apenas aguardando apenas uma oportunidade para entrar novamente em ação.

Os vários núcleos de vampiros buscam um novo objetivo de vida agora sem Sétimo para guia-los, assim cada sobrevivente luta para fugir da caçada das Operações Especiais cada vez preparadas para o combate.

Alheio a toda guerra, Patrícia e seus irmãos formam o Turno da noite com o objetivo de limpar a Sociedade Paulistana de certo tipo de indivíduos, tudo sob a supervisão de um antigo Vampiro, um apoio do turno do dia e sem que percebam são acompanhados por Samuel.

O gancho final foi muito bem feito encerrando a apresentação dessa nova geração de Vampiros e deixando bem claro que a ação apenas começou.

Muito legal!

leonaraujo.com 12/01/2009

Um grande livro
Eu li esta trilogia em volume único, de nada mais, nada menos, que 920 páginas! Pesa uns dois quilos e é ruim pra caramba ler um livro de uns 6 centímetros de profundidade. Os livros narram a história, que se iniciou em obras anteriores do próprio autor, de alguns vampiros novatos contra e ao lado de uns vampiros anciãos. Cheio de aventura, perseguições, fantasia e até mesmo um pouco de mitologia nacional, é um livro que agrada a quem gosta do assunto.

Milla 27/05/2011

Para começar eu adoro histórias de seres sobrenaturais desde sempre.
E quando encontrei esse livro fiquei muito interessada em ler,principalmente por ele ser um volume único da série Turno da Noite, eu poderia ler a saga completa.
Infelizmente não foi o que aconteceu. Não consegui engatar a leitura,sempre pego e mau consigo ler 10 páginas por vez,não prende a minha atenção,me parece faltar uma conexão entre os personagens!
Pretendo voltar nele em algum momento e tentar terminar,pode ser que mude.
Sempre ouvi falar bem dos livros do André Vianco,então por isso, Turno da Noite ainda terá uma segunda chance!
Sam 17/10/2014minha estante
Caso ainda não tenha feito, sugiro que leia os livros "Os Sete" e "Sétimo", (nesta sequência), do mesmo autor. Afinal, "OTN" é apenas a continuação destes dois livros. Sem a leitura destes, é mais do que certo que faltará uma "conexão" entre os personagens! rsrsrs

Li 01/05/2012

Adoro principalmente porque reúne três volumes num só!

Siegfrito 09/06/2023

Vampiros como devem ser
Peguei o livro com boa expectativa, vindo d'Os Sete e Sétimo, que li uns dez anos atrás.

Andre Vianco não decepciona, mas não me surpreendeu muito nesse aqui, gostei bastante, mas curiosamente eu esperava um pouco mais.

Expectativas à parte, o livro é ótimo e daria uma boa série se tv ou uma sequência de filmes melhor que muita coisa sobre o tema feita por aí.

Tirando as mudanças abruptas na linguagem e um errinho ou outro de ortografia, a obra cumpre bem o que promete e consegue entreter com uma leitura frenética e cenas de ação dignas de Michael Bay.

Nuna 12/11/2012

A cada livro novo lido deste autor, fico mais fascinada e encantada com as histórias, pois amo esse tema.. E este n poderia ser diferente... to me deliciando a cada pagina q leio diariamente ou qdo me sobra algum tempo e qdo o leio, n qro mais parar.
Apesar de ser um livro grosso. Adorei tudo.

Victor 17/01/2021

Poderia ser menor.
Como de costume, os livros de saga do Vianco são carregados à exaustão, sem ter conteúdo significativo para preencher suas páginas.

A trilogia inteira poderia ser escrita num livro curto e bem feito. Mas o autor preferiu botar "água no suco" pra render.

Há cenas interessantes ao longo da trilogia, mas elas são pontuais e espaçadas.

Vários personagens foram completamente esquecidos durante a história e outras "missões"(garota bruxa), não tiveram o mínimo de propósito ou lógica.

Porém, a sequências finais são frenéticas e por mais que sejam viajadas, cumprem a função de entreter.

De um modo geral, as cenas de ação empolgam. Talvez possam valer a pena se tiver acesso ao livro e paciência sobrando pra chegar até elas.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Livros com temática de vampiros me chama muito ah atenção amei demais a triologia dessa história amei muito

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Andy 05/01/2010

É bom
Esse livro é a continuação de "OS SETE" e "SÉTIMO", confesso que a saga "Os Filhos De Sétimo" não me agradou tanto quanto os dois primeiros livros, mas não é ruim, só acho que André Vianco se tornou um pouco repetitivo em seus finais, mas é um ótimo autor e vale a pena a leitura.

Manny Chuva 18/01/2024

Calhamaço bom
Entre ressacas literárias e correria da vida consegui ler esse grandão. E que satisfação terminar... A história é viciante, cheia de personagens marcantes. E essa parte final foi tão épica que vou precisar de tempo pra me recuperar.
Viva o turno da noite! ??????