O legado da perda

O legado da perda Kiran Desai

Resenhas - O Legado da Perda

Biblioteca Álvaro Guerra 10/11/2023

No romance O legado da perda, Kiran Desai conta uma história sobre o impacto da globalização em uma pequena cidade indiana. Numa visão generosa, às vezes engraçada, às vezes triste, a autora apresenta os dilemas humanos enfrentados por uma variedade de personagens, e esclarece as consequências do colonialismo e dos conflitos globais da religião, da raça e do nacionalismo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788560281145

Deghety 23/07/2018

Legado da Perda
O Legado da Perda
Kiran Desai
Índia
Alfaguara
2007

Apesar de na sinopse se destacar como personagem principal o juiz Patel, o personagem que faz com que o livro tenha uma certa relevância é Biju. À propósito, o que ambos têm em comum, pelo menos no tocante ao que interessou na leitura, é o melhor sobre o juiz.
A história começa bem ruim, diálogos sem sal e com humor forçado, depois se torna um pouco mais criativo e interessante. Isso dá quando entra em questão a imigração ( já que Biju é um imigrante nos Estados Unidos e Patel fora um na Inglaterra) e como os estrangeiros se sentem em nações e culturas extremamente diferentes das suas. Nas descrições a esse respeito, os personagens se sentem quase que como uma outra espécie que não a humana.
Enfim, eu esperava muito mais, ficou muito a desejar sobre a cultura indiana e sobre as rebeliões que a sinopse ofereceu.

Gui 30/01/2016

um comentário
Terminei de lê-lo há 3 dias. E foi frustante a pequena emoção diante de um mundo em conflitos, principalmente o país vigente. A luta pelo amor recíproco, a difícil e dolorosa recordação tomada constantemente e a dor a separação de um bem que o motiva a vida. 3 personagens que nos leva a cada lado pessoal, a fluir e sentir cada sentimento. Desai não deixou fácil o desenrolar a perspectiva da amena rotina que tinham. E o final? foi nada mais que intrigante e refinado.

Mayra 19/01/2015

O Legado da Perda - Kiran Desai
Fazia muito tempo que eu procurava um livro de autora indiana para ler, porque sabia que tinha tudo para ser sensacional. Não me decepcionei nem um pouco com essa leitura e fiz um vídeo pra contar pra vocês como foi a minha experiência - e recomendar fortemente a leitura a todos que possam desfrutá-la!

site: https://ancoragem.wordpress.com/2015/01/19/o-legado-da-perda-kiran-desai/

Mirna28 27/03/2013

O Legado da Perda tráz como pano de fundo, as mazelas sofridas pelos vários povos da Índia, reflexo dos anos de colonialismo e dominação européia, culminando em uma guerra civil. Em uma linguagem fluída aborda questões culturais locais e as dificuldades vividas pelos emigrantes, os quais se aventuram no ocidente em busca de melhores condições de vida. A estória é retratada em personagens complexos, desiludidos com as perdas sofridas no curso das suas vidas, encontrando na solidão uma válvula de escape. Faço uma ressalva quanto ao livro, a estória é interessante e bem narrada, porém existem lacunas provenientes da total falta de notas de rodapé, do autor ou tradutor, esclarecedoras das muitas palavras e passagens sem tradução acerca de expressões locais; a falta destes, não atrapalham a compreensão do livro, mas poderiam deixá-lo mais rico. E eu, aconselho SIM a leitura.

Raphaela B. 09/10/2012

Tinha abandonado da primeira vez que comecei a ler. Mês passado, na falta de opção e verba para novas aquisições, resolvi dar mais uma chance (era isso ou ficar só nos acadêmicos). Só fui até o fim porque sou muita chata e detesto deixar livros pela metade (só em último caso messsmo), e como já tinha deixado esse antes, fiquei com vergonha de deixar de novo. Porque, vou te contar hein, que livro ruim. Chato e arrastado, até chegar a animar em algumas partes, algumas frases que impactam, mas não passa disso, de 400 e lá vai porrada páginas umas 10 devem ter valido a pena. Não se arrisque, não vai valer a pena.

Sueli 21/11/2010

Perdas (plural)
O livro aborda as perdas vividas por cada um dos personagens, repleta de dor, tristeza e descrença. Ao final do livro tive a sensação de que faltou um capítulo de encerramento. Não recomendo a leitura.

Lima Neto 26/03/2009

achei um livro um tanto quanto fraco. por todos os prêmios que ele recebeu, por todos os elogios e críticas favoráveis, eu imaginava que iria encontrar um livro "acima da média". mas, na verdade, o que encontrei foi algo bem diferente do que eu gostaria. os personagens não são marcantes, não fazem com que você, como leitor, se identifique com eles, a história em si é muito fraca, sem um bom ritmo.
"O legado da Perda" não é, nem de longe, um daqueles livros em que o leitor ao ler a primeira linha fique preso e só o largue ao terminara última linha, de um fôlego só.
dai_araujo 14/02/2011minha estante
Eu li este livro Lima, foi indicado em um dos processos de seleção do mestrado em inglês da UFMG: até que gostei! Não é uma obra sensacional, mas as questões que o livro aborda como exílio, perda da identidade cultural são interessantes! :D

Eliana230 21/04/2013minha estante
Estou lendo e concordo com sua opinião. Até agora não me apaixonei pela história a ponto de querer chegar logo ao final. Realmente o enredo não é envolvente.

FÃBIO 07/01/2024minha estante
Está na minha lista de desejos. Mas vou repensar...kkk