A amante da China

A amante da China Ian Buruma

Resenhas - A amante da China

Karine74 28/08/2013

Esse livro é um pouco cansativo em algumas partes, por isso pode não ser qualquer um que goste da leitura. Pessoalmente, em algumas partes eu quase desisti de terminar de ler, mas a história é tão interessante que continuei até o final. Apesar de não ser um dos meus livros favoritos, pode ser uma boa opção para quem gosta de ler sobre a história moderna da Ásia, principalmente China e Japão.

site: http://orquideadepapel.blogspot.com.br/

Maiara.Alves 03/06/2020

"A Amante da China" é um título enganoso. Tampouco há na história uma amante chinesa, mas uma japonesa nascida na Manchúria que afirma amar a China - a célebre cantora e atriz Yoshiko Yamaguchi. É através das várias encarnações da Yamaguchi real que o escritor holandês Ian Buruma trata da história recente do Japão, o verdadeiro protagonista do livro.
Divido em três partes e narrado por três homens diferentes, este é um livro um pouco cansativo em algumas partes. Em alguns momentos eu pensei em abandonar a leitura, mas como sou uma apaixonada pela cultura e história japonesa continuei até o final. Apesar de não ter entrado para a lista dos meus livros favoritos, pode ser uma boa opção para quem gosta de ler sobre a história moderna da Ásia, principalmente China e Japão.
Gustavo Rodrigues de Vargas 03/06/2020minha estante
Eu ri alto do comecinho que você escreveu hahaha

Maiara.Alves 04/06/2020minha estante
Me senti enganada hahaha

Nirse 21/01/2022

Cansativo
Sendo bem sincera, em todas as partes este livro é cansativo .
No começo , eu confesso que quase dormi , em algumas partes ele é até interessante , mais não igual imaginei .
Juro que criei mil expectativas antes de ler , nenhuma delas foi realizada .

Gabi 20/12/2023

A Amante da China trata-se de uma obra distinta das demais que já li. Uma biografia ficcional ambientada em países (China e Japão) que prestava pouca ou nenhuma atenção. Cada dado histórico foi uma novidade e minha surpresa foi ainda maior quando descobri que a linda amante da China realmente existiu. No que diz respeito à trama em si: trata-se de um livro razoavelmente bom, porém um tanto arrastado. O ponto de vista dividido em três personagens diferentes faz jus a personalidade camaleoa da protagonista que, aliás, de protagonista não tem nada. Yoshiko quase assume a característica de objeto inanimado. Primeira biografia ficcional escrita por um homem que li. Que divergência estranha! As biografias ficcionais escritas por mulheres dão profundidade à protagonista, fornecem ao leitor personagens multifacetados. Quanto à obra de Buruma, Yamaguchi é uma mulher bonita, emocional e manipulável. Apenas isso e nada mais.

reneefs 31/10/2019

Personagem Intrigante
A amante da China foi um presente que recebi. E não é só por causa da pessoa quem me deu, a historia especial de Yoshiko Yamaguchi vai ficar em um lugar carinhoso de meu coração.
O livro é separado em 3 partes, das quais os narradores-personagem mudam, porém em momento algum vemos a narração de Yoshiko
O livro envolve questões políticas de um Japão no quadro da Segunda Guerra, mas pra quem não é muito envolvido com política (como eu) é de facil entendimento. Vemos a importancia da arte cinematografica na sociedade, sendo ela caótica -por conta de alguma guerra- ou pacifica mesmo.
Ao longo do livro, conseguimos compartilhar do sentimento dos personagens, sentimos a enorme vontade de ver Yoshiko.
Foi um prazer concluir essa leitura, e uma alegria muito grande saber que as personagens foram reais. A nota do autor explica que alguns dos acontecimentos foram reais, mas fica a mercê de nossa imaginaçao saber separar os reais dos ficticios

Cíntia 11/07/2023

Apesar de cansativo, interessante !
A Leitura é um pouco arrastada, mas como aborda contextos históricos e até pessoa reais, vale a visita !