A Ilha Perdida

A Ilha Perdida Maria José Dupré

Resenhas - A Ilha Perdida

Pri.Kerche 13/03/2024

Nostalgia
Escrito em 1944, esse livro fez parte do imaginário e da infância de várias gerações. Integra a coleção vaga-lume e ainda hoje é editado.

Conta a história de dois irmãos (Henrique e Eduardo) que moram em São Paulo e vão para o interior, passar as férias na fazenda dos padrinhos, próxima a Taubaté e onde corre o rio Paraíba.

No rio há uma ilha misteriosa muito comentada nas conversas da criançada e apelidada de "ilha perdida".

Os garotos encontram uma canoa velha e decidem ir até a ilha para explorá-la, só que não falam a verdade para os padrinhos. Como o padrinho proibia ir até lá, eles dizem que passariam o dia excursionando a pé até uma fazenda vizinha.

No dia da aventura, o volume do rio aumenta muito depois que os meninos chegam à ilha e eles não conseguem voltar. No dia seguinte, a corrente violenta leva a canoa embora e eles ficam presos na ilha onde passam 8 dias. Mas no final tudo acaba bem porque eles são resgatados.

Apesar da história ser gostosa de ler e do ar de nostalgia, minha nota é 3 porque algumas coisas me incomodaram:

1. Num momento em que os irmãos se separam na ilha, um deles (Henrique) é encontrado por um ermitão que vive na ilha. Simão, assim se chama o ermitão, diz que o garoto ficará seu prisioneiro e não poderá mais sair da ilha. Henrique passa a semana na "casa" de Simão, que é uma gruta muito confortável com móveis e cobertores feitos de materiais da ilha (penas, cipós etc). É uma mistura de casa do Robinson Crusoé com aquela cabana da Lagoa Azul. É legal ler as descrições. Na casa-gruta Simão convive com muitos animais: uma oncinha, uma tartaruga, papagaio e morcego, além de 5 macacos e um veado que volta e meia vem visitá-lo. Aqui lembramos um pouco de "Mogli, o Menino Lobo" e de "Tarzan". É tudo muito lindo, mas o que me incomodou foi que a maior parte da história se passa nessa convivência de Henrique, Simão e os animais, onde o garoto vive aventuras e tem aprendizados. Só que o problema é que o outro irmão simplesmente desaparece da história! Eduardo é esquecido, enquanto o Henrique vive uma superaventura, a autora não fala um "a" de Eduardo! Nem uma microcena!! Nada! Só depois que Simão percebe a saudade que Henrique tem da família e decide levá-lo à prainha do rio para que ele seja resgatado, só aí aparece de novo o Eduardo, magro e cansado porque ficou a semana toda trabalhando com uma faca e um machadinha pra construir uma jangada pra se salvar.

Então, essa disparidade injustificada de destinos dos personagens: um que vive uma superaventura e come do bom e do melhor durante uma semana e outro que passa fome, frio e trabalha desesperadamente para se salvar. Também, e o fato do personagem Eduardo "desaparecer" de cena e não ser se quer mencionado por boa parte da história, incomoda muito.

2. Outra coisa que incomodou foi que os meninos ficaram 8 dias desaparecidos e os padrinhos procurando, mas qd os encontram, dizem que "ainda bem que não avisamos seus pais"... Gente! Como assim não avisaram os pais? Foram 8 dias!! e não 8 horas! Achei muito absurdo, mesmo levando em consideração a data da obra.

3. Por último, a história pretende passar uma mensagem de amor e respeito aos animais, de valorização da natureza. Para isso, os animais recebem personalidades e nomes, como o papagaio que se chama Boni e o veado que se chama Lucas. Mas ao mesmo tempo que há animais humanizados, há outros criados para abate, pois Simão diz que cria capivaras para extrair óleo e comer a carne. E em dada cena, quando uma veadinha é baleada por caçadores, Simão condena que os caçadores nem se quer comem a carne de veado e diz que "se querem caçar, vão caçar leões na África". Então, a mensagem fica meio manca, pois continua havendo animais importantes e quase humanos (pets) e outros que são coisas. Sem contar que um caçador matar um veado ou um leão, é um vida que se vai da mesma forma. E tanto um quanto outro tem seu papel na biodiversidade e no ecossistema, enfim, ambos fazem falta.

Encerro essa resenha com as palavras de Simão:

"— Escute uma verdade, Henrique: quanto mais culto um povo, melhor ele sabe tratar os inferiores e os animais. Isso demonstra grande cultura e você nunca deve esquecer."

Pra mim, essa é a mensagem principal do livro. Os três pontos que destaquei acima não apagam essa mensagem. Ela poderia ter sido passada de maneira mais forte se não fossem essas inconsistências, mas não tem problema, o livro continua interessante e é até bom que tenha esses pontos para serem debatidos.

Obrigada Michela e Vanessa, obrigada pela companhia na LC. Eu acho que eu tinha lido outra ilha kkk e foi ótimo encontrar a ilha perdida com vocês!
Gigio 13/03/2024minha estante
Eitaaaa! Esse livro me marcou muito. Li aos 14 ou 15 e realmente viajei com eles nessa aventura! Tenho receio de reler e não sentir a mesma emoção.

Michela Wakami 13/03/2024minha estante
Obrigada a você querida, pela companhia maravilhosa. ????

Vanessa.Castilhos 14/03/2024minha estante
Obrigada tbm, Pri!! ? Adorei a companhia de vcs!! ?

Maravilhosas!???

Mariana 14/03/2024minha estante
Eu amo esse livro e amei a sua resenha! ??????????

Pri.Kerche 14/03/2024minha estante
É verdade Gigio! Qd a gente relê mtos anos depois nunca é a mesma emoção pq a gente lê e interpreta com a bagagem q carregamos no coração e na mente. Qd passa mto tempo já aprendemos mais e amadurecemos, então a visão é outra. Mas é legal reler o q foi marcante no passado pq só agora, mais maduros, é q dá ver se o livro era realmente bom ou se tudo aquilo q vimos na história estava na verdade dentro da gente e não no texto. O q não pode é entrar na releitura buscando sentir o mesmo q sentimos no passado, pq isso não vai acontecer mesmo e vai ser frustrante. Pensando bem, é bom q a gente não sinta extremamente a mesma coisa, pq se não seria indício de q não crescemos nada ao longo do tempo kkk

Pri.Kerche 14/03/2024minha estante
Gigio, se vc quiser reviver o sentimento de infância, sugiro ler um bom livro ainda não lido e capaz de despertar essa sensação. Tem mta coisa boa, mas pra mim o q me fez reviver esse gostinho de infância foram "As Aventuras de Max e Lunna", da Ester Oliveira? Fiz uma resenha desse livro aqui no Skoob

Obrigada, Mariana?

Pri.Kerche 14/03/2024minha estante
Vanessa, Michela, nossa LC foi uma delícia ?? pena que eu me enrolei e terminei um pouco atrasada? Mas agora q descobri que nao tinha lido A Ilha Perdida, fiquei encanada! Se não foi essa ilha, qual ilha q eu li??? só lembro q tinha caranguejos ?

Michela Wakami 14/03/2024minha estante
Pri, a correria do dia dia nos pega peça.?
Sem problemas, o importante que lemos e foi uma experiência muito gostosa.

Eu amo livros ambientados em ilha, e estou aqui pensando em algum livro que eu tenha lido com caranguejos, e não me veio nenhum a mente. ?

Mistério!?

Nilsonln 14/03/2024minha estante
Li quando era criança e nunca mais esqueci. Amo! ?

Pri.Kerche 14/03/2024minha estante
Nilsonln, essa coleção vaga-lume é marcante!!!

Nilsonln 14/03/2024minha estante
Éramos seis também ficou pra sempre no meu coração!

Nilsonln, ainda não li Éramos Seis, mas pretendo ler

Wesley - @quemleganhamais 15/03/2024minha estante
Lembro da capa deste livro, mas não tinha lido. Essa série de obras é bem nostálgica.

Pri.Kerche 15/03/2024minha estante
Então, Wesley, aconteceu a mesma coisa comigo! Pela capa eu jurava q tinha lido, mas por fim foi uma leitura inédita

Michela Wakami 10/03/2024

Para quem gosta de aventuras em ilhas, não deixe de ler esse livro maravilhoso, com gostinho de infância ou dar de presente a uma criança, ou pré-adolescente.

A autora descreve os lugares da ilha de uma forma tão maravilhosa, sendo impossível não termos uma visão clara da ambientação, e dessa forma amarmos a ilha que nos foi apresentada com tanta maestria.

A posição de Simão em relação ao Eduardo me entristeceu muito, por isso não dei 5 estrelas.

Já reli esse livro várias vezes e com certeza continuarei a relê-lo.
Vanessa.Castilhos 11/03/2024minha estante
Uma aventura maravilhosa!! ????

Sebastian.torrella 03/03/2024

Até um dia Simão
Foi uma boa leitura engraçada e satisfatória pode se apreender algumas coisas, recomendo, até mais uma vez

Yasmimcr 21/02/2024

HIT
O primeiro livro longo que lembro de ter lido, muito bom mesmo, mas planejo ler pois só tenho mais a memória afetiva.

Julia5493 08/02/2024

Primeiro livro que li...
Esse livro foi muito especial na minha infância, por ser o primeiro a ser lido, acredito que toda criança poderia ler e se apaixonar, como eu

Fernanda3225 01/02/2024

Introdução a literatura
É um excelente livro para iniciantes na leitura, é de fácil entendimento, curto e bem interessante, é uma história repleta aventuras.
Li pela primeira vez aos doze anos, para matar o tédio na pandemia, e não foi nem um pouco difícil me apaixonar, recomendo para todas as idades, até mais novos, bem intrigante.

Jamille Santos 27/01/2024

A ilha Perdida
A Série Vagalume tem ótimas histórias e a "Ilha Perdida" na fica de fora. Foi muito bom acompanhar as aventuras de Henrique e Eduardo.

gabrielt3norio 26/01/2024

Memórias...
Maria José Dupre segue sendo minha autora nacional favorita.
Gostei muito desse romancinho.
Ansioso pra ler mais dela na coleção vaga-lume...

A Leitora Compulsiva 23/01/2024

Duas crianças e um sonho: chegar à ilha perdida.
Esse livro é digno de passar na sessão da tarde. Eduardo e Henrique não mediram esforços para atravessar o grande ? e perigoso ? rio para chegar a uma ilha ao longe da casa dos tios. Apesar dos avisos, do medo, do desaparecimento, das ameaças. Tudo em nome da aventura, de desbravar o desconhecido.

E apesar de ser meramente um livro infantil, podemos colocar isso como metáfora para a vida adulta também; chegar ao lugar que desejamos requer a força de vontade desses dois garotos. Os perigos que nos cercam, nos cercam a vida toda mas não podem nos impedir de fazer o que queremos.

E Simão, a força central da ilha e coração da mata, entra em cena como um velho amigo, uma vozinha da cabeça nos induzindo a abandonar as reservas e entrar de cabeça no selvagem que habita dentro de nós.

Respeito aos animais e natureza, um rio que corre desmedido e crianças sem medo serão apresentadas nesse livro maravilhoso e te levarão por terras jamais conhecidas. Se você for inteligente, trará um pouco da ilha com você de volta.

Isto é: se voltar.
Fabio 03/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Lah!!!!
Sessão nostalgia!!!!

A Leitora Compulsiva 04/02/2024minha estante
Sessão nostalgia de fato!

Eu nem sequer conhecia a coleção Vagalume, mas agora que sei que existe é possível que navegue em outros títulos. Muito bom revisitar a infância ?

A Leitora Compulsiva 04/02/2024minha estante
E obrigada Fabinhoooo, vindo de você é uma honra :3

Gabrielle.Quinlan 23/01/2024

Perdidos na ilha
É um livro infanto juvenil com linguagem bem acessível e dentro do universo da idade dos leitores.
A coleção vagalume é um clássico da minha infância, que resolvi reler agora.

Conta a história de um grupo de crianças/pré-adolescentes que vão passar as férias numa casa de campo e vivem uma grande aventura numa ilha inexplorada próxima dali.

Gostei muito das reviravoltas da história, de como a autora mantém a expectativa e da atitude do padrinho no final.

Tamara Ferraz.As3Artes 22/01/2024

Um livro leve e com bastante ensinamento
Um livro leve e com bastante ensinamento, com uma história envolvente que nos leva a pensar sobre educação e respeito ecológico. Uma ótima leitura pra qualquer idade.
Jorge Luiz da Silva 23/01/2024minha estante
Esse parece ser um bom livro. Gosto de histórias como essa.

LucAlio.CAmara 22/01/2024

A ilha perdida
? Leitura em dupla
Infantojuvenil / Aventura / Fábula / Fantasia / Ficção

Sobre o que achei:

????
Finalizado

Os irmãos Henrique e Eduardo combinaram de irem até a ilha que tinha próximo a fazenda dos seus padrinhos. Eles embarcaram na aventura em segredo sem ninguém ficar sabendo. Chegando na ilha perdida os irmãos ficam perdidos durante oito dias.

Eu achei a leitura agradável e envolvente, mas o que não gostei, foi que o Eduardo ficou meio de escanteio e não teve tanto envolvimento no enredo como o Henrique teve. Na floresta apenas o Henrique passa a conhecer o Simão e seus amigos de animais.

Curiosidade:
Eu li esse livro quando estava na 4° Série, e descobrir que esse livro tinha pegado emprestado com a colega que se chama "Monique Malafaia da Costa", se por acaso você queira pegar seu livro de volta entre em contato - Rs...

Vocês já leram também esse livro?

Hervily.Ribeiro 11/01/2024

Nostálgico
A ilha perdida é um livro que não lembrava muito bem o enredo, mas que tenho uma grande memoria afetiva. Lembro que fiquei extremamente emocionada quando li durante a minha infância, mas lendo atualmente percebo com esse clássico teve um impacto na vida de muitas pessoas, já que é retratado a vida antes da tecnologia onde a crianças aguardavam ansiosamente as férias para explorar e descobrir o mundo, seja na casa dos tios ou avós.

Bela Macedo 10/01/2024

Eu gostei muito deste livro, li com minha avó em 2021! Era muito bacana!!!
Eu adorava ler esse livro e teve umas horas engraçadas kkkkkkk!
Eu não lembro muito muito bem deste livro, mas lembro um pouco!!!!
Celso 10/01/2024minha estante
Legal! Eu me lembro quando você me contava o que estava acontecendo na história... e você ficava empolgada querendo continuar a leitura porque queria saber o que ia acontecer.

Bela Macedo 13/02/2024minha estante
Eu também lembro!!
Não eu em casa depois de vir da casa da vovó:
Papai
Papai é... Hoje aconteceu taltaltal

samara.cinelli 08/01/2024

A entrada de muitos caminhos
Oq dizer sobre isso? Li esse livro em 2021 na pandemia para um trabalho na escola e com esse livro que despertou o meu amor pela leitura. Um livro que pra mim foi emocionante de ser ler porque eu nao queria que acabasse nunca de tao divertida que tava sendo a leitura ? pretendo comprar esse livro pra ter em minha estante e reler