Depois da Meia-Noite

Depois da Meia-Noite Stephen King

Resenhas - Depois da meia-noite

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 03/04/2021

Depois da Meia-Noite traz quatro histórias avulsas estilo terror.

A primeira, Os Langoliers, teve a duvidosa honra de ser adaptada para a TV. É uma boa história, beira a ficção científica - em um avião, um grupo de pessoas acorda para descobrir que quase 90% da tripulação desapareceu em pleno vôo... O mais interessante desse conto é a o passo-a-passo feito para descobrir o que está acontecendo e o porquê do título.

Janela Secreta, Jardim Secreto é uma reciclagem do tema "escritor paranoico encontra seu nêmeses". É puro terror psicológico e a melhor história da coletânea.

O Policial da Biblioteca é uma história forte tratando de abuso infantil. Não é um tema do qual King se esquiva e aqui ele não pensa duas vezes antes de apertar a garganta de quem lê com as memórias de Sam (um dos personagens principais).

A obra fecha com O Cão da Polaroid, em que somos novamente levados a Castle Rock - a cidade favorita do autor. Esse conto se interlaça com vários outros, mas especialmente com "O Outono da Inocência - O Corpo".

Não espere muitas referências a Torre Negra aqui, mas divirta-se procurando.
Sara_rss 03/04/2021minha estante
Que revisão maravilhosa, fiquei até com vontade de ler

Andrea 03/04/2021minha estante
Eu comecei a ler no ano passado porque A Janela Secreta foi um dos meus filmes favoritos, mas eu amei tanto Langoliers, que ate hoje não consegui voltar a leitura!! ?

E eu não liguei, pelo menos o primeiro conto, em nada relacionado à Torre!?

Andrea 04/04/2021minha estante
Se bem que, lembrando bem, o escuro por onde os langoliers passam, não teriam a ver com a escuridão todash??? Sempre que surge esse tipo de criatura no universo do King, eu lembro da escuridão todash...

Clio0 04/04/2021minha estante
Cara, não tinha pensado no espaço todash. Quer dizer, tem a escuridão, mas não tem o barulho mecânico que o King descreve quando ele fala disso na Torre Negra... se bem que em A Bruma não tem o barulho, mas tem os monstros... foi uma boa ideia, eu não tinha sacado isso quando li.

Bocca 11/06/2021

23:59H
Um minuto após...
Nada será como antes, uma vez que se ultrapassa o limiar entre a sanidade e a loucura.
Nessa reunião de 4 contos, Stephen King, "para variar", satisfaz com mérito os anseios de leitores que adoram contos onde drama, mistério, sobrenatural e horror compõem o mix do conteúdo.
Lucas T 06/07/2021minha estante
Anseio para que esse livro seja relançado pela Suma de Letras na coleção biblioteca King.

Bocca 07/07/2021minha estante
Minha ansiedade falou mais alto uns anos atrás. Parti para os ebooks.

Francisco 27/01/2021

Quatro histórias de arrepiar com muito horror e suspense
Essa obra nos traz quatro histórias de horror da melhor época de Stephen King. Todas são escritas com maestria de forma que não consegue-se parar de ler. No início de cada história, há um prefacio onde o autor explica como lhe surgiu a ideia para escrevê-la. Dentre elas:

OS LANGOLIERS: O protagonista é Brian Engle, um piloto de avião que retorna à sua casa em um vôo da American Pride (empresa na qual trabalha) de Los Angeles a Boston (Vôo 29) após ser informado da morte de sua ex-esposa Anne em um acidente doméstico. Após algumas horas de viagem, percebe, juntamente com um pequeno grupo pessoas, que muitos passageiros desapareceram misteriosamente, inclusive o piloto e o co-piloto. Sobrevoam Denver, Omaha e Des Moines e não há sinal de luzes nas cidades. No rádio de bordo, sem resposta. Os impasses entre os tripulantes começam a surgir e para piorar há Craig Toomy, um homem mentalmente instável com planos nefastos contra os demais tripulantes. Ao aterrisarem em Bangor, no Maine, concluem que não apenas os tripulantes sumiram, mas todos as pessoas em terra também, pois atravessaram uma fenda no tempo. Ameaçando-os, há criaturas horrendas denominadas "langoliers" os espreitando. Logo, deverão sobreviver aos "langoliers" e encontrar um meio de retornar através da fenda temporal. Essa história tem um toque bastante apocalíptico, com horror, ficção científica, mistério e suspense bem dosados.

JANELA SECRETA, SECRETO JARDIM: Morton Rainey, um célebre escritor divorciado que viaja para sua casa de veraneio em Tashmore Glen, na região oeste do Maine, um dia recebe a visita de John Shooter, um homem misterioso com um chapéu "quaker" e um manuscrito de um conto intitulado "Janela Secreta, Secreto Jardim", acusando-o de ter plagiado sua história. Mort é então ameaçado e obrigado a escrever o final original creditando Shooter como o verdadeiro autor. Caso contrário, haverá graves consequências e então muitas coisas comprometedoras do passado de Mort são paulatinamente reveladas. O desfecho é intrigante e surpreendente.

O POLICIAL DA BIBLIOTECA: Sam Peebles tem quarenta anos e é o advogado de uma empresa de seguros e imobiliários em Junction City, no Iowa. Em certa ocasião, ao preparar um discurso para a reunião do Rotary Club local, é aconselhado por sua secretária Naomi Higgins a ir à biblioteca local para buscar livros que melhorem seu discurso. Na biblioteca é recebido por Ardelia Lortz, uma bibliotecária de comportamento insólito e de lá toma emprestado dois livros por uma semana, os quais vem a esquecer de devolver e até mesmo perder. Consequentemente, é perseguido por uma entidade maligna conhecida como "Policial da Biblioteca" e muitas coisas do passado de amigos seus vem à tona em conjunto com seus próprios traumas de infância. Essa história é arrepiate e considero uma das melhores desse volume.

O CÃO DA POLAROIDE: Em Castle Rock, em seu aniversário de 15 anos, Kevin Delevan ganha uma câmera fotográfica Sun 660, de retratos Polaroide. Contudo, as fotografias obtidas são sempre as mesmas: a de um cão negro em frente de uma cerca branca de madeira. Kevin decide levá-la ao Emporium Galorium, uma espécie de loja de artigos usados e oficina para relógios e outros artigos cujo proprietário é "Pop" Merrill, um usurário. Este último, por sua vez, o auxilia inicialmente a compreender o fenômeno sobrenatural intrínseco ao problema da câmera e posteriormente rouba sua câmera, vindo a liberar o cão negro assassino da polaroide. Então, Kevin tem a incumbência de aprisionar novamente essa fera. Essa história é a "ponte" entre "A Metade Negra" e "Trocas Macabras" e ocorre após os acontecimentos de "Cujo", como é ratificado no próprio texto, em referência à Joe Camber e à série de assassinatos cometidos por seu cão São Bernardo Cujo.

De um modo geral, todas as histórias são solidamente escritas e com desenvolvimentos relativamente satisfatórios. Há algumas bem angustiantes, outras aterrorizantes e até mesmo surpreendentes. Algumas são melhores que outras, mas isso é comum em livros de "contos". Ainda assim, essa é uma obra que recomendo sem hesitação alguma.

Patricia 21/09/2022

Esse é um dos poucos livros de contos, incluindo livros do King, em que posso dizer que realmente gostei de todos os contos. Esse livro de contos foi melhor até do que quatro estações. Os contos são muito interessantes e me prenderam facilmente, todos os quatro.

Romulo.Fergutz 29/06/2023

Eviscerando o terror
Aqui o velho vai direto pro terror, sem meio termos.
Quatro contos que vasculham aquele quarto escuro que todos temos dentro da mente e que teimamos em deixar a porta aberta
Bia L. 20/07/2023minha estante
O primeiro conto me deixou de boca aberta, ele foi tão longe em uma história extremamente aleatória, mas que ainda assim cativa a leitura e nos faz torcer pelos personagens. Quanto mais lia, mais agoniada ficava para saber o final.

Li apenas até A Janela Secreta, pois sou apaixonada pelo filme, e gostei mais ainda do conto! Realmente, a mente do King consegue não apenas criar fantasias horríveis como também descrever algo que pode acontecer na vida real, como neste segundo conto. Acredito que um dia vá finalizar as outras histórias, é um livro que vale muito a pena

Romulo.Fergutz 22/07/2023minha estante
O primeiro conto acredito que tenha sido o que eu mais gostei. Nesse livro ele realmente quis nos deixar com o estômago embrulhado ?

Júliah 15/12/2010

Puts, que livro legal!!! O que eu mais gostei foi o policial da biblioteca, meu, fantástico esse conto, super apavorante. Pensando bem o Cão da biblioteca tb tirou o folego.. pra resumir então todos são bons, sk é bom demais!
Rodrigo 03/07/2011minha estante
"O cão da polaroid" e não da biblioteca,o da biblioteca é o policial só rsrsrrs

Júliah 04/07/2011minha estante
ahahahaha verdade... me empolguei!

Fábio Pinho 16/09/2013minha estante
Eu sou muito fã do Stephen King e estou querendo muito ler esse livro, mas ele é muito difícil de achar.

Júliah 17/09/2013minha estante
Putz Felix é verdade, esse livro é bem dificíl de achar, eu peguei emprestado de um primo, veja se não acha pra baixar ou para comprar na amazon, se tiver e-reader pode valer a pena.

Agnaldo Alexandre 11/03/2019minha estante
Não existe para baixar, e nem versão para kindle ou qualquer plataforma. Mas acredito que logo logo a Suma irá republicar.

Esperando o diretor da minha escola achar e me vender ou me dar, pois não tem interesse em ficar com ele. Hehehe

Agnaldo Alexandre 14/07/2020minha estante
Se alguém se interessar em baixar, tem em vários formatos no canal TOCA DA CORUJA no telegram. Instala o telegram, e faz busca pelo canal e pede para participar. Aí só procurar e baixar.

Wendel 28/06/2022

Janela secreta, Secreto jardim
São quatro contos muito bons, mas acredito que Janela secreta seja o melhor entre eles.
Se trata de um terror psicológico, onde um escritor paranoico é acusado de plágio por um desconhecido, tem um bom plot no final.

Anderson 21/04/2020

Depois da Meia Noite (Stephen King, 1992) é o segundo livro publicado pelo autor no formato de coletânea de histórias, sendo estas compridas demais para serem consideradas como contos e curtas demais para serem publicadas individualmente como livros. Ao decorrer das narrativas, podemos notar elementos de horror, sci-fi e suspense, que criam ambientes desoladores e personagens aterrorizantes como se tivessem saídos diretamente dos piores pesadelos do autor.
Vale destacar que cada noveleta é antecedida por uma pequena explicação de como as situações do mundo real inspiraram o mestre do terror a criar cada enredo. O que, por sinal, foi bastante interessante de conhecer.

Na primeira história, “Os Langoliers”, somos apresentados a uma história bastante imersiva e que nos faz pensar sobre como seria se tal situação nos acontecesse. Imagine estar em um vôo em que a maioria dos passageiros desaparece subitamente, incluindo o piloto e o restante da tripulação, sendo que não há o menor sinal de vida no mundo exterior, além de, aparentemente, estarem em uma rota desconhecida...
Opinião: Minha história preferida! Pra mim, SK soube dosar bem aqui os momentos de mais ação com o suspense e horror, aliado com personagens cativantes e elementos fantasiosos. O medo inserido aqui se dá mais pela situação desoladora instaurada. Nota 5,0. [existe adaptação para TV]

Em “Janela Secreta, Secreto Jardim”, nos é apresentado Mort Rainey, um autor de livros, recém-divorciado, que está morando na sua casa de veraneio. Em um determinado dia, alguém bate à sua porta, acusando-o de plágio por uma de suas publicações. Imediatamente ele nega, convicto de suas ações, porém o acusador não aceita tão facilmente suas desculpas, exigindo mais do que uma simples prova...afinal “o direito é o direito e o justo é o justo”.
Opinião: Não achei tão interessante quanto a primeira história, mas, ainda assim, foi uma boa história de suspense/horror. Como fui pescando dicas ao longo da história, não senti todo o impacto do plot-twist no terceiro ato. Ainda que a última grande revelação no epílogo seja capaz de dar calafrios ao leitor. Nota 3,5 [existe adaptação para o cinema]

Na terceira “O Policial da Biblioteca”, temos Sam Peebles, agente imobiliário e vendedor de seguros, que empresta dois livros da biblioteca de Junction City e se vê em problemas após esquecer de devolvê-los dentro do prazo indicado. Em seu rastro, é designado o Policial da Biblioteca, um sujeito de quase três metros de altura, vestindo capa e chapéu cinza, para fazê-lo cumprir a sua obrigação.
Opinição: Confesso que foi bem diferente do que eu esperava a partir da sinopse. SK acrescenta outros elementos que causam até uma certa estranheza aos desavisados. A leitura fluiu, se tornando arrastada apenas em uma determinada parte em que a personagem praticamente para e te diz: "senta que lá vem história"... Após esse ponto, o ritmo é crescente até a sequência final. Nota 4,0.

Por fim, temos “O Cão da Fotografia”. Uma curiosa história que se utiliza das fotos instantâneas de uma antiga Polaroide, aparentemente com defeito, para apresentar os movimentos de um cão a beira de uma cerca de ripas de madeira e que parece, pouco a pouco, se voltar furiosamente pra quem tira as fotos. Essa noveleta se passa em Castle Rock e se destaca por conectar os livros “A Metade Negra” e “Trocas Macabras”, além de fazer referência a “Cujo”.
Opinião: Segunda história de que mais gostei! Stephen King é gênio em criar tensão e um crescente medo tanto nas personagens quanto no leitor a cada disparo da máquina. Um dos antagonistas dessa trama talvez seja uma personagens mais mesquinhas e arrivistas que já conheci no universo Stephen King. Nota 4,5.

Conclusão: Primeiro livro de coletânea de histórias que li do autor e o resultado foi certamente satisfatório. As histórias, obviamente, vão quase sempre direto ao ponto, ainda que não falte a prolixidade característica “Kingiana”, que reconheço servir para enriquecer a ambientação e os perfis das personagens, a trama como um todo.

Wania Cris 10/12/2022

King é bom como Bachmann, mas melhor como King...
São contos muito bons, apesar de longos demais. A sensação que tenho é que King seja resistente à revisão de seus textos, daí a quantidade absurda de enchimento de linguiça... Mas a qualidade é boa, né? O cara é realmente um Mestre!

Os Langoliers: muito interessante, talvez por ser o mais curto. Gostei muito do enredo e até do desfecho.

Janela Secreta, Secreto Jardim: excelente! Enrolado? Sim, mas minha vida também. O mais bem arrematado.

O Policial da Biblioteca: o responsável pela meia estrela. King pesou a mão e exagerou no drama. E o final foi fantasioso demais.

O Cão da Polaroid: vem psicológico e, por isso, extenso nas ponderações. Mas bom também.

A tradução foi feita por Luísa Ibanez e considero bem feita, principalmente para a época da publicação.

Rafael 30/06/2023

Bom livro de contos do mestre. Das quatro histórias, eu só não gostei muito de janela secreta, as outras três são muito boas, principalmente os Langoliers e policial da biblioteca!

Samantha 20/05/2021

Este livro apresenta 4 contos muito bons, eu só conhecia o segundo Jardim secreto, pois tinha visto o filme. Gostei muito de todos.

Rafael 12/04/2023

Uma jornada que foi longa com essas quatro novelas...
King, mais uma vez, tava com bastante tempo livre. Mas dessa vez, tivemos boas novelas nesse livro com muito terror psicológico. Apesar de serem novelas, elas se estendem e passam lentamente (a exemplo de que em dois dias, bem dizer, temos todo o desenrolar de uma das estórias).

Os Langoliers (primeira novela) é uma loucura que só misturado com sci-fi. Essa dimensão paralela criada faz com que uma noite se transforme em uma viagem muito estranha e que causa angústia no leitor.

Janela Secreta, Jardim Secreto parece que o King reciclou o que vimos em "A metade sombria". Mas mesmo sendo parecidos, são totalmente diferentes. Eu acabei logo pegando os sinais que levam a conclusão da novela, mas mesmo assim é muito bom de acompanhar o seu desenvolvimento.

Agora, preciso destacar o gosto amargo que a terceira novela (O policial da biblioteca) deixou para mim. O capítulo 13, especificamente, não é necessário para o andamento e conclusão da estória. King foi além dos limites quando escreveu esse capítulo e acabou me influenciando na motivação que eu vinha tendo até então para concluir a leitura do livro. O abuso sexual de criança sempre é um tema pesado, mas a forma que ele escolheu para tratar foi extremamente desnecessária. Tio King, esse pano infelizmente não poderei passar para você.

Por fim, temos a loucura total com O cão da Polaroid. Mais uma visita à Castle Rock? Bora que vamos! E essa novela tem muitos reflexos em "Trocas Macabras".

Eu demorei muito para finalizar essa leitura pois entrei em uma ressaca literária por conta de outra leitura. Mas foi esse livro que me ajudou a voltar a engrenar na leitura. Recomendo muito (com a ressalva destacada).

Rafael.Montoito 04/09/2020

Tempo de sentir medo
Esta raridade do King apresenta quatro longas novelas que, em comum, têm a premissa da distorção do tempo - e, consequentemente, das dimensões que se atravessam ou existem em paralelo -, não no sentido de como ele passa, mas sim de como ele é percebido pelas suas personagens.
Duas das histórias já foram adaptadas para o cinema ou tv: "Os langoliers", sobre um avião em que, em pleno voo, alguns passageiros desaparecerem e, os que estão acordados, vão para "a borda do mundo", onde ele começa a se apagar no tempo; e "Janela secreta", sobre um escritor abordado por um violento desconhecido que o acusa de ter roubado uma história sua.
A quarta história, "O cão da fotográfica" é sobre um menino que ganha uma Polaroid, que parece tirar sempre a mesma foto de um cão. Porém, colocadas em sequência, elas indicam movimento; parece que o cão vai sair da foto e avançar, raivoso, para o mundo tridimensional.
Apesar de essas serem boas histórias, a terceira, "O policial da biblioteca", é minha favorita. Nela, um advogado vai até uma biblioteca procurando livros que o ajudem a escrever um discurso. Lá ele conhece a figura peculiar de uma bibliotecária que inspira medo. Quando, passado o tempo da entrega dos livros, ele se dá conta de que os perdeu, ela manda atrás dele "o policial da biblioteca", uma entidade maligna que o persegue e o faz lembrar dos seus piores traumas de infância.
Todas as novelas são "King em sua melhor fase", ou seja, são construídas com riqueza de detalhes, sem pressa, com um bom espaço para os coadjuvantes. É incrível como King consegue falar de temas como a loucura, os relacionamentos familiares, a ambição, traumas infantis e outros com tanta naturalidade. Nestas histórias há uma presença massiva do sobrenatural, do impensável, do ilógico, características que marcam os livros do autor mas que, em outros vários escritos, foram substituídos por explicações mais lógicas e possíveis.
Aqui, o leitor deve aceitar a premissa de um outro tipo de relação com o tempo, e tudo o que isso pode acarretar. Mesmo para fãs que, como eu, já leram muito do King, este livro é cheio de surpresas e sustos.

Beatriz.Varela 06/05/2021

Chatíssimo
Já fui uma grande fã do King e li todos os seus livros mais conhecidos. Pode ser por ter amadurecido um pouco - o último livro dele que havia lido foi há pelo menos dois anos - mas achei o livro extremamente chato. Todas as histórias têm premissas muito interessantes, e o início do desenvolvimento até que é bom. Porém, do meio para o final, são quase insuportáveis de tão chatas. Muitos detalhes e personagens irrelevantes, de forma que o livro poderia ter facilmente umas 200 páginas a menos, no mínimo. Muito acontecimentos são muito previsíveis, mas demoram muito para acontecer, de forma que a trama se torna desinteressante mesmo.

Estou dando três estrelas pela segunda história, Janela Secreta, que pelo menos me entreteve. Sinto que perdi meu tempo com esse leitura, gostaria de ter escolhido outro livro.

Clube Tripas 22/03/2020

[Resenha #TBT]
Conteúdo: Jovem/Adulto
Livro: Depois da meia noite
Autor: Stephen King
Editora: @companhiadasletras
Páginas: 667
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mes: Janeiro/20
Bibliotecária: Lúcia Mesquita/ Indaiatuba-SP

Tenho lido muito Stephen King, o que para mim não é nenhum sacrifício. A convite da Talita Chaine @cutucandoahistoria , entrei em um grupo que está lendo a obra toda do Mestre do terror em ordem cronológica. E isso deu um prazer todo especial para as releituras.
A metade sombria e Trocas macabras junto com Cujo compõem a trilogia de Castle Rock, cidade imaginária que também é o cenário de uma das quatro novelas deste livro. O interessante de se ler a obra do King em ordem cronológica é que as histórias e os personagens se cruzam.

Em depois da meia noite temos quatro novelas do mais puro gênero terror: Um avião atravessa um buraco no tempo e cai num vazio e a maioria dos passageiros some, um autor atormentado por um plágio que fez no passado, cria um fantasma que o atormenta e o destrói aos poucos, uma bibliotecária misto de demônio e vampiro se alimenta do terror infantil provocado por histórias contadas por ela e pelo próprio ambiente assustador, além do “ policial da biblioteca” que castiga aqueles que atrasam os livros ... rsrs, e a última novela é sobre uma máquina fotográfica assombrada e é essa que se passa em Castle Rock.

Vcs já perceberam que por motivos óbvios o policial da biblioteca é o meu preferido mas todas as quatro são ótimas para quem aprecia o gênero...

Ótimo livro, recomendo!!!

site: https://www.instagram.com/p/B-AOiEVDW-i/