Raj

Raj Gita Mehta

Resenhas - Raj

Gabrielle | @gabrielleverni 06/08/2014

Literatura Fantástica
O que mais chama a atenção em "Raj" não é a capa, nem a sinopse; mas sim, o jeito como a história é contada. Gita Mehta possui uma maneira única de escrever: a riqueza de detalhes surpreende e o enredo é digno de pura compaixão para com a personagem principal.

A autora indiana elaborou um romance que se passa no cenário da Índia Britânia. Durante décadas, os passos da princesa Jaya Singh, do Reino de Balmer, são acompanhados, e não somente os dela, mas também de todo um povo que lutava contra os imperialistas e sonhava com a liberdade.

Criada em meio ao "purdah" - regime de reclusão sob o qual as mulheres eram submetidas - desde pequena a princesa se questionava sobre a dura realidade e se perguntava quando ela iria mudar.

"Quando você vai entender que a vida não é um conto de fadas, 'bai-sa'? Agora mesmo existe fome em todo o Oeste da Índia. Indianos morrendo como moscas, mas o raj britânico, indiferente, gasta um milhão de libras de dinheiro indiano em tendas e mais meio milhão de libras numa coroa imperial."

Apesar de ter nascido mulher, seu pai Jai Singh não a tratava como tal. Jaya lia muitos livros e recebia uma educação que as mulheres não tinham o privilégio de receber. Além disso, a garota era corajosa e adorava ir às caçadas com o pai e praticar esportes. Entretanto sua realidade passa a ser outra quando, aos 13 anos, é casada com o príncipe Pratap, do reino de Sirpur, um marajá completamente ocidentalizado, irresponsável e mulherengo.

Nos anos que se decorreram ao casamento, a princesa viveu uma realidade diferente: teve de aprender a se vestir com inglesa, a se portar como uma e falar como tal. Porém, o que ela não esperava era a morte de seu marido e sua sucessiva regência. Jaya passou, então, a viver momentos políticos conturbados, nos quais os britânicos se recusavam a ceder liberdade ao povo desesperado.

"A austeridade de Gandhi vai levar as massas indianas a se livrar do jugo do raj britânico... Ele vai transformar o medo deles em coragem [...] ao desafiar aquele império estrangeiro com os elementos que mais aterrorizam os 'angrez', pobreza em vez de poder, humildade em vez de privilégio."

Apesar de todas as dificuldades e tristezas pelas quais teve de enfrentar em sua vida, Jaya nunca desistiu. A princesa lutou até o fim sem jamais pestanejar.

"Seu 'dharma' é proteção, 'bai-sa'. Não pode escapar a seu destino."

"Raj" é um verdadeiro prato cheio para quem gosta de História. Porém, não é a história que estamos acostumados a ouvir, aquela escrita pelos vencedores. O livro de Gita Mehta vai contar o lado do perdedores, que sofreram décadas lutando contra o imperialismo. Simplesmente não dá para fechar os olhos a essa parte da História que quase ninguém conhece.

Renata 22/09/2012

Muito bom!

Faz um passeio pelas transformações da Índia numa democracia através da vida da princesa Jaya. Mostra o papel da mulher, o eterno dilema entre tradição e modernidade, e o jogo de poderes entre Império Britânico, monarcas e republicanos da Índia.

Katia 24/06/2012

Uma excelente viagem pelas Índias dos marajás, do colonialismo inglês até a independência. A autora desenvolve o tema de uma forma que prende a atenção do leitor, que passeia entre páginas de um romance e da história indiana. Amei!