Um lugar chamado liberdade

Um lugar chamado liberdade Ken Follett

Resenhas - Um Lugar Chamado Liberdade

Jóice 21/04/2024

Meu primeiro contato com o autor e gostei muito da leitura. Toda a construção e desenvolvimento dos personagens, o contexto histórico e o romance, me fizeram ficar grudada no livro. Com certeza lerei outros.

Valesca.Castelani 18/04/2024

Magnífico
A história começa na Escócia em uma vila de mineradores ,onde conhecemos Mack ,um minerador que não aceita as condições impostas de escravidão.Ali começa a jornada de um homem que resolveu ser livre.
Temos também Lizzie onde seus destinos se entrelaçam em todo o livro
Kent Follent retrata uma época onde muitos tinham um sonho de liberdade de uma forma magnífica
Fabio 20/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Val!
Já coloquei na minha lista!
Faz um tempo que eu tô procurando um do Follet para ler, mas estava em dúvida!
Obrigado pela indicação!

Valesca.Castelani 20/04/2024minha estante
Fabio muito obrigado pelo elogio vindo de você que faz resenhas impecáveis que eu admiro muito.
Realmente o livro é muito bom

Tango Fox 22/03/2024

Cansativo com altos e baixos
É um livro que faz com que você crie um apego a um dos protagonista que é sempre muito bom, tem profundidade, é interessante tem uma motivação, mas a outro protagonista é um tanto quanto cansativa.
O livro oscila, se arrasta no começo, melhora durante seu desenvolvimento, mas depois começa a oscilar com a protagonista deixando o melhor dos dois ofuscado na história.
Final um pouco previsível no padrão Ken Follett.

Jeff.FC 10/03/2024

Escravidão, Revolução e Liberdade
Meu 3° livro do Ken Follett, leitura fluida com um contexto histórico interessante, a história tem uma quantidade razoável personagens com personalidades únicas, desses personagens temos mais de um protagonista, Lizzie e Mack... e Jay por estar sempre presente, o livro se divide em 3 partes, cada uma em uma região diferente, mudando totalmente o rumo da história.

(Sem spoiler, apenas um breve contexto das parte)

Escócia
Tudo começa com um prólogo que de cara sabemos que se passas anos a frente dos acontecimentos do livro, o capítulo inicial se passa na Escócia, somos apresentados a varios personagens e logo podemos entender seus papeis, a coroa de destaque dessa primeira parte vai para Lizzie, uma mulher de convicção e atitude que não se deixa levar aos dogmas da época, e Jay mesmo suas atitudes e falas serem um pouco questionáveis o leitor consegue gostar bastante vendo o quão escrota é sua família, já o Mack embora tenha aeus momentos de coragem a posição de fala, não consegui gostar dele nesse primeiro momento.

Londres
E aqui que tudo muda, o que antes era sobre direito de liberdade agora é sobre direito trabalhista e revolução, temos mais destaque de Mack tornando ele um protagonista de destaque, já Jay podemos ver um pouco de sua verdadeira face.

Virginia
A mudança mais brusca de cenário, não tem muito o que falar se não for spoiler, mas o início dessa parte é muito lento sem muita adição aos personagens, porém seu clímax final foi de estonteante emoção, final satisfatório evidênciando tudo o que aconteceu antes foi o que levou a isso.

Críticas
A única crítica que tenho é que esse seria facilmente um livro d pelo menos 600 Pgs, não por uma adição na história mas sim pelos personagens, se tem uma coisa que Follett sabe criar é personagens e aqui temos ótimos e são bem pouco explorados pois a história se foca nos 3 protagonista, e até eles tem seus momentos em que o desenvolvimento sofre, objetivos, desejos, convicções, raiva, traição, intriga, as vezes parece que o autor esqueceu dos sentimentos e acontecimentos dos personagens.
Coisas de bastante impacto para os personagens simplesmente não é mais mencionada ou sentida depois daquele momento.
Sobre a leitura arrastada são poucos os momentos.

No geral os problemas não são suficientes para deixar de apreciar a história, recomendo!

TOP Livros Ken Follett
? Uma fortuna Perigosa
? Um lugar chamado liberdade
? A chave de Rebeca

Jéssica 10/03/2024

Ken Follet não falha
Não é o melhor livro que já li do autor em termos de trama que nos deixa fissurado para saber o que vai acontecer. Mas como sempre, o autor entregou uma escrita impecável, fiel à época retratada e empolgante. Por mais que não tenha ficado super presa e dividida entre os lados retratados, fiquei o tempo torcendo para que Mack conseguisse sua tão sonhada liberdade e a cada vez que ele tomava uma decisão que poderia colocar tudo a perder, queria entrar no livro e estrangula-lo.

Iara Pinto Quaresma 06/12/2023

Este livro é ótimo, simplesmente não se consegue parar de ler.
O romance nos mostra a luta e as aspirações de um homem em querer ser livre.
Sempre lutando não só por si , mas principalmente pelo outros. A inocência, a dignidade, o cuidado sempre presente em Mack, todos seus momentos de alegrias logo depois se depara com a dor. Nos chama pra ver como realmente é a vida dos mais fracos, na época da monarquia .Será que nunca poderia ser realmente livre e feliz?
O quanto foi difícil para ele conseguir realizar seus sonhos e Lizzy estava sempre ali, mesmo nos momentos mais impróprios.
Mas o amor prevaleceu e eles foram livres e felizes.

Liz 15/11/2023

Mais um do Follett para os lidos. A cada livro desse autor eu me convenço de que ele é um dos meus romancistas preferidos, se não o mais. Um Lugar Chamado Liberdade vai trazer a trajetória de um jovem mineiro de carvão que busca incessantemente por uma vida como um homem livre, já que os mineiros de carvão na Escócia eram como escravos e não tinham liberdade de ir e vir ou fazer o que quiser com suas vidas.

Mac, nosso protagonista, desafia tudo e todos que o querem manter nessa vida de escravidão, e tudo que ele almeja é ser dono de si próprio. Depois de fugir para Londres, Mac inicia uma trajetória para uma vida livre, mas ainda há muitos obstáculos no caminho para esse lugar chamado liberdade.

É um romance lindo, cheio de acontecimentos e personagens que te fazem prender a respiração sem perceber. Recomendo muito, assim como qualquer outra obra desse autor espetacular.

whoisandressa_ 16/10/2023

Eu amei, mas...
Comecei a leitura sem muita expectativa, até perceber que já tinha passado das primeiras 70 páginas em uma única sentada despretensiosa. Ao decorrer da leitura é muita fácil se apegar aos personagens e as aventuras que o autor criou.
No início me peguei super shippando Jay e Lizzie, e até tendo um rancinho do Mack (agora me pergunto "Como?????"), mas depois, com as reviravoltas e fugas e brigas e traições e os calotes familiares e mais tretas e momentos de raivinha, em momentos que os personagens se encontravam confusos, eu mesma já me encontrava mais confusa ainda.
O final é muito bom, não ficou em aberto, apesar de acho que faltou alguma coisinha ao decorrer da escrita. No início é super empolgante, mas depois parece que o autor só queria acabar o livro e tudo só meio que passou corrido.
Lizzie é incrível, de atitude, por mim só faltou ter coragem de dar uns tabefes em mais gente, mas ok hahahah

Jessica.Ferreira 12/10/2023

Um lugar chamado liberdade
Segunda livro do autor que tenho a oportunidade de ler. Sendo assim, já reconheço que, inevitavelmente, terei que ler todas as obras do mesmo. Como sou fã de Outlander já gostei logo de cara do cenário do livro, Escócia, mesma época. Só posso dizer que recomendo a leitura, e quando comecei não queria mais dormir sem saber o que aconteceria com Mack. No final, chorei bastante, muito comovente. E já vou começar outro mesmo autor.

Dora 10/10/2023

Lutando pela liberdade
Ken Follett é fogo. Toda vez que começo a ler um livro dele já sei que verei os personagens principais sofrerem grandes injustiças e só posso torcer para que no final haja um pouco de felicidade. Por isso, preciso tomar coragem já que vou ficar angustiada.
Dessa vez, porém, ele foi mais brando nos conflitos sociais e nos entrega quase um romance, que ocorre metade na Escócia e Inglaterra e metade na Virgínia (EUA) pouco antes da guerra de independência americana.
Mack é um escocês que vive a angústia de ser um escravo nas minas de carvão em sua própria terra natal (que horror saber que algo assim existiu!). Tudo que ele quer é ser livre e, quando descobre que tem o direito de sair dessa vida, se vê obrigado a fugir deixando para trás sua irmã gêmea.
Na mesma vila escocesa, vive Lizzie, uma jovem dama cuja família empobreceu sem perder a pose e que precisa casar com um homem rico. No entanto, ela não se encaixa no perfil de dama da sociedade e sonha em ser livre. Por isso, quer encontrar um marido que aceite esse espírito aventureiro.
No próximo ano, Lizzie e Mack irão se encontrar muitas vezes, se ajudar e antagonizar. É o como se o destino os empurrassem a um futuro apesar de tantas diferenças.
Comecei a leitura de forma lenta, com medo do que encontraria. Mas do meio do livro em diante, não consegui parar de ler e fiquei acordada a noite toda.

Ketlin 09/10/2023

Um novelão do século XVIII
Meu primeiro livro do Ken Follett! Acabei me interessando muito pela sinopse do livro, já imaginando que iria me apegar bastante aos personagens e à atmosfera da história. Mesmo assim, não deixei de ser surpreendida pela forma como o autor nos mergulha de cabeça na realidade e perspectivas de cada um deles. É impossível não se indignar com as injustiças que o Mack McAsh enfrenta durante o livro todo, desde a mina na Escócia até a fazenda de tabaco na Virgínia, não só por conta do seu espírito livre, mas também devido às circunstâncias de simplesmente nascer em uma classe mais baixa. Nada disso se mostra o bastante para detê-lo. Mesmo com mais sorte que Mack por sua origem abastada, Lizzie Hallim teve o azar de ser mulher em uma sociedade que não admite sequer que ela ande à cavalo normalmente, quanto mais que fale o que pensa. Mas a sua língua afiada, sua inteligência e seu coração enorme não deixam isso impedir que ela seja quem é. Vários outros personagens também me marcaram. Me apaixonei por esse livro com ares de novela do século XVIII, que poderia muito bem se transformar numa série. 5 estrelas!!! ??

Jessica 03/10/2023

Meu primeiro contato com a escrita de Ken Follet foi uma história com aventura e romance.

Uma história envolvente, bem construída e com personagens complexos. O livro é dividido em três partes, onde nossos personagens passarão pela Escócia, Londres e Virgínia.

Narrado em primeira pessoa pelos três personagens principais, cada um contando seu ponto de vista de acordo com o que acredita e o que acha correto.

Nossa aventura começa nas minas de carvão da propriedade da família Jamisson. Nela vamos conhecer Mack, trabalhador nas minas de carvão que espera um dia escapar pois trabalha num regime de escravidão. Uma pessoa determinada e com ideias ousadas para aquela época, um líder e liberal.

Lizzie Hallim, uma mulher bem a frente de seu tempo, pertence a burguesia porém família está com muitas hipotecas e a solução seria o casamento. Lizzie quer ser uma mulher livre e fazer suas próprias escolhas e não ser submissa a um homem.

E temos Jay, filho mais novo do Sr Jamisson com sua segunda esposa, mas é subestimado por gostar de apostas e acabar usando seu dinheiro com esse intuito. Uma pessoa gananciosa que não medira esforços para ter o que quer mesmo que tenha que passar por cima de seu amor.

Todos os personagens terão suas batalhas e lutas para vencer, a única coisa que eles tem em comum é ter sua própria liberdade.

Um livro emocionante, com reviravoltas inesperadas que irá te surpreender.

Tulio.Gama 01/10/2023

Muita ação, pouca reflexão
É uma narrativa ótima de se acompanhar. Tem ação o tempo todo, não deixa momento algum para tédio. Mas não me bastou, embora tenha me divertido. Os clichês não me incomodam, mas a falta de conexões sim, demais. Os personagens, exceto um talvez, são arquétipos lineares. O final pedia algo mais catártico, ela não rima bem com o desenvolvimento geral. No geral, uma boa leitura descomplicada.

Adson.Borges 25/09/2023

Esse foi o primeiro livro que li do Ken Follett.
Confesso que fui surpreendido! Estava meio receoso, pois não o conhecia, mas o Autor é excelente! Virei fã de carteirinha... (rs)
Ele retrata todos acontecimentos de forma detalhada, porém sem deixar a leitura chata. Pelo contrário. Tem uma certa suavidade na sua escrita.
Além disso, muitas informações dada no livro tem caráter histórico. Às vezes dá a impressão de que trata-se de uma história real. Dá pra confundir realidade e ficção. Super recomendo a leitura deste livro. Não irão se arrepender.