Um lugar chamado liberdade

Um lugar chamado liberdade Ken Follett

Resenhas - Um Lugar Chamado Liberdade

Gustavim Barros 17/09/2023

Que Ken Follet é um mestre não há dúvidas! Nessa obra ele já consegue te envolver com a história e os personagens desde as primeiras páginas. Você passa por diversos sentimentos ao ler o livro, ódio, esperança, triunfo, raiva, decepção? só não ganhou 5 estrelas pois o final eu achei que deixou um pouco a desejar.

Vivi 13/09/2023

Uma história ambientada numa época onde existia escravidão, que mulheres deveriam ser submissas aos homens e duas pessoas que acreditavam que a vida poderia ser diferente de tudo isso. Até que enfim um livro do Ken Follett que eu gosto.

Marcelo.Castro 08/09/2023

Amor além das distâncias
Romance histórico que se passa na época do início da revolta das colônias britânicas na América contra o jugo da coroa britânica. A história começa no norte da Escócia, mostrando a dura realidade do trabalho nas minas de carvão, momento que nos é apresentado um de nossos protagonistas, Mack. Com discernimento superior aos seus pares, ele descobre as injustiças praticadas pela elite local, que ignora as leis vigentes para explorar a mão de obra na obtenção de lucro. Também nos é apresentada outra figura central da história, Lizzie, membro da aristocracia local, mas pertencendo a uma família endividada, que depende de seu casamento com um homem rico para manter seu padrão e propriedades. Contudo Lizzie não se conforma com os padrões da época, com sua personalidade questionadora e sensibilidade acima dos padrões de seus pares. Ainda na Escócia os destinos de Mack e Lizzie se entrelaçam, e a partir daí a narrativa se desenvolve, levando ambos a percorrer um longo caminho em busca do amor e sua liberdade. Da Escócia a história os leva para Londres, onde são apresentados a novas realidades de injustiças e exploração. De Londres vão para a colônia britânica da Virgínia na América do Norte e de lá em direção ao oeste selvagem inexplorado. Mas mesmo as longas distâncias e dificuldades da jornada não impediram o amor entre Mack e Lizzie que no fim conseguem a tão almejada liberdade. Bom livro, narrativa fluída e que prende a atenção. Recomendo.

Marta 30/08/2023

Um lugar chamado Liberdade
Esse livro é sobre a escravidão na Irlanda do século 18, onde a injustiça se faz presente a todo momento. Os trabalhadores das minas de carvão eram escravizados desde criança, independente do sexo. Ao completar 21 anos, se continuassem a trabalhar por mais um ano e um dia, já eram considerados propriedade do dono da mina. Poderiam também ser vendidos na América para serem escravos por 7 anos até receberem sua liberdade. Não havia muita escolha, era trabalhar ou tentar fugir. A sentença da fuga, um enforcamento...

Erick Macedo Pinto 22/08/2023

Não tão inspirado, mas com um selo Ken Follett de bom livro
Tags de recomendação: ficção; ficção histórica; romance; romance histórico; aventura; drama; idade moderna;

Na Escócia escravocrata em 1766 o jovem Malachi McAsh (Mack), um mineiro, descobre através de uma correspondência com um advogado londrino a ilegalidade sobre a escravidão no país e que, assim como outros jovens, ele estava prestes a se tornar um homem livre. Um sonho impossível passa a ser próximo de sua realidade, mas não será fácil se ver livre de seu senhor pois outros o veriam como um exemplo, colocando em risco os negócios dos patrões.
Seus "donos" são a família Jamisson, formada por um pai ganancioso, um filho mais velho soberbo e arrogante, o caçula sendo relegado dos negócios e herança da família e sua mãe protetora e astuta. Donos de minas na Escócia, com negócios na Inglaterra e nas colônias, possuem riqueza e influência nas regiões em que se instalam e frequentam regularmente.
E, próxima à família Jamisson, está a família Halim, da bem nascida Lizzie Halim. Uma jovem além de seu tempo, com gostos e atitudes que questionam os status e o que se espera das mulheres da época, mas que desconhece inicialmente o quanto o mundo pode ser duro e cruel. Mesmo tão perto dela. Mas que aos poucos vai tendo essa venda tirada da frente dos olhos e vai enxergando todos os seus privilégios e o quanto uma pessoa oprimida pode suportar.
A história se divide em 3 locais/regiões: Escócia, Londres e Virgínia. E tem como tema principal a esperança e a busca pela liberdade, seja como ela como condição humana para fazer o que bem entender ou para ser quem você de fato é, sem julgamentos ou podas para se adequar em um padrão pré estabelecido pelos outros. Cada local tem suas particularidades e mostra que a opressão está em todo local e que a liberdade, tão buscada pelos personagens principais, é uma busca universal.
É um livro leve, de fácil leitura e com uma história bem construída. Mas que não é marcante e não possui algum momento inesquecível. O autor não se aprofunda tanto quanto eu gostaria no desenvolvimento dos personagens e não há uma grande reviravolta ao longo da narrativa. Sabemos exatamente o que esperar do final do livro assim que começamos a leitura e várias coincidências bem forçadas e clichês começam a surgir em determinado momento da história e isso torna a históriaum pouco inverossímil. Os personagens estão sempre destinados a se encontrarem ou interagirem de alguma forma. E, conforme acontece com outros trabalhos mais antigos do autor, os personagens são muito bem definidos em suas características, atitudes e ambições. Ou seja, são muito "preto e branco". Ou são bons e só fazem ações positivas ou são ruins e as ações são sempre negativas. Pode até ser que pensem que agiram de outra forma, mas o ato em si é claro pra leitor.
Ainda sobre os personagens, é possível traçar paralelos, semelhanças, com personagens de outras obras do mesmo autor. Desde a profissão e motivações até o desenrolar da história. Isso incomodou um pouco ao ler este livro pois parecia estar relendo algo. Mas nada que atrapalhe o prazer de leitura pois a escrita do autor é muito boa e é interessante ver constantemente o tema justiça social permeando todo o livro. Do seu começo ao seu final.
Sem dúvidas esse é um bom livro para passar o tempo com uma leitura rápida e prazerosa, que prenda a sua atenção. E para conhecer um pouco mais do contexto histórico da época, principalmente onde a história se passa.

Luice 21/08/2023

Não há tédio nessa leitura
História cheia de aventuras e reviravoltas que me faziam pensar qual seria a próxima. Quando achava que iria se desenrolar de um jeito, surgia um acontecimento completamente diferente.

Nathalia.Espindola 21/06/2023

História leve, ideal para sair de uma ressaca literária
Como já disse no título, é uma história bem leve e até clichê.

É uma leitura gostosa, onde conseguimos devorar em pouco tempo... Falta um pouco de desenvolvimento no livro, o que faria multiplicar a quantidade de páginas o que talvez não fosse intuito.

Conta sobre um casal "impossível" , envolve vários gatilhos e uma história bem triste.

grasi 11/06/2023

Mais um livro de Ken Follett e posso dizer sem sombra de dúvidas que é meu autor favorito. O livro traz a história de Lizzie e Mack em busca da liberdade.

babisenberg 31/05/2023

Bom livro
A estoria demora um pouco pra se desenrolar, mas acaba sendo interessante. Algumas situações são bem clichê, mas bem escritas. Não é uma leitura suuuper envolvente mas é uma boa leitura.

LuisIV 25/04/2023

+1 do Follet
Claro que a profundidade que encontramos em outras séries não será vista aqui, já que o número de páginas cai pela metade mas ainda assim ele consegue te manter imerso e instigado da primeira até a última página.

Aqui aprendemos que a liberdade é tudo que temos e precisamos arriscar tudo para mantê-la ou alcançá-la.

Acredito que essa história comportaria o dobro de páginas, assim os personagens poderiam ser mais desenvolvidos mas o Follet provavelmente queria algo mais pocket. Tendo isso em mente, saiba que encontrará algumas soluções fáceis e alguns personagens sendo descartados ou saindo linha principal de maneira bem conveniente.

De qualquer forma, foi bem divertido, recomendo.

"A lei não toma decisões, Não tem vontade própria. Ela é como uma arma ou uma ferramenta: funciona para aqueles que a pegam mas mãos e a usam."

PatrAcia.Vesperman 12/04/2023

6°/2023?
Condenado à miséria e à escravidão nas brutais minas de carvão, Mack McAsh inveja os homens livres, mas nunca teve esperança de ser como eles. Até que um dia ele recebe a carta de um advogado londrino que lhe revela a ilegalidade da escravidão dos mineiros e um novo horizonte se abre aos seus olhos. Porém, para realizar seu sonho, Mack enfrenta todo tipo de opressão das autoridades que não estão acostumadas a serem questionadas.
Já na idealizada Londres, ele reencontra uma amiga de infância, Lizzie Hallim, agora casada com Jay Jamisson, membro da família que tanto o atormentara na Escócia. Lizzie não se conforma em viver submetida aos caprichos dos homens e constantemente escandaliza a sociedade com seu comportamento e suas ideias não convencionais. Quando Mack é acusado injustamente de um crime, ela quebra protocolos e sai em sua defesa, surgindo assim uma paixão avassaladora. ...Como sempre o Autor @kenfollet nos surpreende com sua maestria na arte de escrever.
Gleidson 20/04/2023minha estante
Eu tenho esse livro há anos e ainda está no plástico. Esses dias dei uma olhada nele e fiquei interessado. Sua resenha aumentou mais ainda meu interesse.

Victor 26/03/2023

Não é o melhor do Follet
O livro começa muito bem , dando a introdução aos personagens e iniciando a trama, mas chega um momento em que tudo parece um pouco mais corrido. É um livro bom mas não é o melhor do autor. A partir de uma certa eu senti uma pressa não sei.
Nathy.Braganca 30/03/2023minha estante
Concordo com você

Igor 29/01/2023

Um livro maravilhoso
Um lugar chamado Liberdade é o primeiro contato que tenho com Ken Follett e foi uma porta de entrada maravilhosa.
Uma história recheada de intrigas, amores proibidos, lutas, e determinação, a determinação de um homem em busca de sua liberdade.
Acompanhamos o mineiro escravo Mack McAsh, em sua busca pela liberdade, determinado e obstinado McAsh vai passar por altos e baixos em busca de seu sonho, que é ser um homem livre.
A escrita não é rebuscada, e flui fácil. Te prende do começo ao fim.

Gabriel1994 17/01/2023

O "Menos Melhor" porque Ken Follett não escreve livro ruim.
*LIVRO CONCLUIDO E RESENHADO EM 07/07/21*

Este é o livro numero 6 que leio do autor e confesso que esperava mais, PORÉM não chegou a ser uma frustração!!

O começo tem um "Romancê" (chamo assim quando o livro tem um romance exagerado pro meu gosto) que se estende por longas 85 paginas praticamente. Ken Follett começa com o romance escancarado em Um Lugar Chamado Liberdade e por esse elemento começar como a "fronte" da historia eu demorei pra me conectar na história e isso foi acontecer em meio as paginas 130-140 que foi quando Mack começou a se impor.

Mack e Peg foram os unicos personagens que eu me conectei e Sir George transferiu aquele "ódio" bom dentro da historia (que te prende de certa forma) e foram esses quem seguraram a leitura.

Os elementos utilizados pelo Ken Follett foram muito interessantes e a ideia dos cenarios em que Mack passava e lutava por uma busca incessante pela Liberdade foram bem construídos. A metade do livro onde ele esta em Londres foi o pico da história pra mim!!

Lizzie foi uma personagem que da metade pro final Ken Follett tentou empurrar para o leitor, mas não funcionou comigo. Até o final achei ela uma burguesa aristocrata chata, mimada e irritadiça.

Jay, Robert São personagens chatos que vc torce para morrer desde o começo da forma mais imbecil que possa existir.

Alicia mãe de Jay foi uma boa personagem também teve uma audácia em algumas cenas que faltou em outros personagens.

Pelo meu carinho por Ken Follett, conexão com o Mack e a torcida por ele durante o livro e todos os elementos utilizados pelo autor para descrever a escravidão, cenarios, a vida dos escravos ( tanto os das minas de carvão, os carregadores de carvão e os negros escravizados na Virgínia) foi muito bem colocado!! O ultimo plot twist do final foi bom e isso me fez dar as 4 estrelas.