Os Quatro Compromissos

Os Quatro Compromissos Don Miguel Ruiz
Don Miguel Ruiz

Resenhas - Os quatro compromissos

Alan 11/04/2024

Talvez tenha lido num momento errado
O livro é bem simples e muito direto.
Don Miguel Ruiz trás os quatro compromissos toltecas como sendo: ser impecável com as palavras, não levar para o lado pessoal, não tirar conclusões e fazer o melhor sempre. Cada compromisso é um capítulo.
Achei a explicação dos conceitos toltecas muito confuso. Juntando isso, com uma escrita não elaborada e meu atual momento de vida, acredito que teria aproveitado mais da leitura em outra época da minha vida.

henriqueacastro 11/04/2024

Sinopse
Baseado nas tradições dos antigos toltecas, povo que habitava a região do atual México, Don Miguel Ruiz acena com uma nova vida, repleta de energia, genuína felicidade e amor. Para alcançá-la, basta estabelecer e honrar alguns compromissos básicos: 1) Seja impecável com sua palavra. As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas levianamente. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente sua energia;

2) Não leve nada para o lado pessoal. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias.

3) Não tire conclusões. Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta.

4) Sempre dê o melhor de si. Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor.

Don Miguel Ruiz ensina aqui a incorporar essas diretrizes ao dia-a-dia, afastando o inferno da depressão, da insegurança e da dependência e conquistando a única e verdadeira liberdade - a que vem da alma, aquela que cada indivíduo concede a si mesmo.

Karol.Rocha.Balzon 10/04/2024

O livro apresenta alternativas para viver a vida e encarar os problemas sob um ponto de vista positivo. Tento aplicar os quatro compromissos a minha rotina e a todas as minhas relações.

Vanessa Daflon 07/04/2024

O tema é maravilhoso e o livro curto, mas tive muita dificuldade em engatar a leitura. Parecia enrolar muito pra definir o que era simples. Quando começam as descrições dos compromissos, aí embalamos na leitura. Ainda assim, não posso dizer que não recomendo. Existe o livro do momento.

Ricardo Beltzac 06/04/2024

O livro aborda métodos para se ter uma vida mais feliz. São ensinamentos super válidos e fáceis de entender com os exemplos que o autor apresenta. Se aplicados no dia a dia podem ser de grande ajuda.

Nayara.Costa 06/04/2024

O que é seu é seu, o do outro é do outro.
Em muitos aspectos esse livro me abriu a mente para muitas coisas. Em outras, contraria minha fé. Contudo, uma parte que gostei foi: quando uma pessoa tem uma atitude grosseira ou amável, esse é um compromisso que ela tem com ela mesma. Como você reage, é um compromisso que você tem com você mesmo.
Sempre estamos firmando compromissos, a importância é que sejam saudáveis.

Sidnei 06/04/2024

Fraquíssimo
Muito decepcionante e piegas.
Auto ajuda das mais fuleiras.
Amor isso, amor aquilo, vamos acabar com as guerras e conflitos, ignorando completamente a complexidade que geram os conflitos humanos.
Pra ser ruim ainda precisa melhorar muito.

Kelly456 05/04/2024

Favorito
O livro com base nos ensinamentos toltecas, povo que habitava a região atual do México, nos apresenta a possibilidade de viver uma nova vida, viver o céu e não o inferno na terra, ou seja, tudo que o ser humano anseia: liberdade para ser quem você realmente é, felicidade genuína e amor. Para conquistar essa nova vida, basta estabelecer e honrar 4 compromissos:
I: Seja impecável com sua palavra.
2: Não leve nada para o lado pessoal.
3: Não tire conclusões.
4: Sempre dê o melhor de si.

Julia4812 03/04/2024

Os Quatro Compromissos
Depois de ler um livro de contos que meu professor de redação recomendou, me vi interessada em continuar lendo livros fora da minha zona de conforto. Basicamente decidi me permiti aceitar recomendações de livros que geralmente não iria gastar dinheiro e nem tempo nele. Mas adivinhem? foi a melhor decisão que pude ter feito. Esse ano eu entrei em uma escola nova, me inscrevi nas aulas de ciências humanas como itinerário. Uma das aulas é a de comunicação, algo que me interessa bastante. Na minha opinião, o método de aula dele é incrível. Foi através das aulas desse professor que encontrei essa obra. Toda aula ele indica um livro diferente. Em uma dessas aulas eu descobri esse livro maravilhoso. Uma leitura muito gostosa. Não posso dizer que acredito ou concordo com tudo oq foi dito, mas sei que é uma obra onde me senti muito confortável por reconhecer aspectos que na maioria das vezes não consigo expressar. Quanto mais eu lia, mais eu coloquei na minha cabeça que futuramente PRECISO reler. Sabe o pq? Pq minha cabeça n é a mesma. Todo dia nós mudamos. Vou reler ele com outros olhos, com outro ponto de vista, com mais calma para reflexões e discussões. Indico bastante!!

Camila 01/04/2024

Apesar de não gostar de livros de auto-ajuda (acho que esse se encaixa) gostei muito de ler, muito fácil de entender. Quatro compromissos que sabemos, mas deixamos de praticar!
1-Seja impecável com sua palavra
2-Não leve nada para o lado pessoal
3-Não tire conclusões
4- Sempre dê o seu melhor

Babs 01/04/2024

Livros finos e suas pedradas
Confesso que foi uma relação de amor e ódi0 com esse livro e agora percebo a razão. Quem nunca postergou uma leitura por sentir que ela iria mexer em pontos sensíveis da nossa mente?! Pois bem, foi o que esse querido fez comigo. Já tinha desistido dele quando uma amiga sugeriu pra lermos juntas e, mesmo assim, quase que não sai. Mas numa semana meio tenebrosa que tive, resolvi terminar alguma coisa e foi ele o escolhido... Melhor coisa que fiz por mim. Era tudo o que os meus olhos precisavam enxergar... Apesar de muita coisa soar como inalcançável, no geral, foi uma boa experiência...

A oração final me atravessou de forma sublime...

~ Estar viva é o bastante ??

Beatriz2029 31/03/2024

Iniciei a leitura no momento certo! Muitas coisas me serviram perfeitamente pro momento em que estou vivendo. É um livro de autoajuda bem simples, mas que traz propostas bem interessantes. Espero poder aplicar na minha vida de uma maneira prática, pois não são coisas impossíveis de se realizar.

LilyaSantos 31/03/2024

Através de um podcast conheci esse livro? fiquei curiosa? juro que me pega um pouco quando no título vem falando em guia, mas dei um crédito !!
É uma leitura legal, fala das crenças limitantes e o que a filosofia totelca ensina para quebrá-las!

Teresa.Maddalena 31/03/2024

Tem pontos interessantes, mas do meio para o final fica repetitivo demais, tornando a leitura cansativa

Kalitasena 30/03/2024

Bom para jornada de auto conhecimento
É um livro bem curtinho, com ensinamentos praticos de como lidar com crenças limitantes e traz muitas reflexões importantes sobre nosso comportamento. Como todo conteúdo, tem que saber filtrar o que é válido pra você ou não. Só achei o livro um pouco repetitivo em alguns momentos e isso cansa um pouco a leitura. Mas no geral, de qualquer forma, vale a pena a leitura.