Intuição

Intuição Osho

Resenhas - Intuição

Rafael2380 23/02/2024

Espetacular
Osho como sempre é além dos meros adjetivos, um homem a frente de seu tempo com uma sabedoria milenar. Esse livro abre mentes para uma compreensão profunda não só sobre intuição mas sobre a vida em si. Um dos melhores do Osho para mim.

Polaquini 22/12/2021

Quando escrevi sobre o livro do medo, também do Osho, eu esclareci sobre dois aspectos importantes que devem ser entendidos para se ler qualquer obra do Osho, a definição sobre o ego e a definição do vazio para o Osho. Antes de escrever sobre o livro eu queria esclarecer outro aspecto importante para leitura de qualquer livro do Osho, a vida. Para Osho a vida é dinâmica e não estática, ela é como um eterno encher-se e esvaziar-se assim como a respiração, portanto quando o autor fala para irmos para o vazio é para irmos por um momento e não ficarmos presos nele, pois a vida é um eterno encher-se e esvaziar-se.
Agora sobre a obra. O autor divide o livro em três partes, a primeira parte ele escreve sobre as diferenças entre o instinto, intelecto e intuição, vai explicar sobre o passado e futuro e por fim esclarecer sobre os três degraus para se chegar a intuição. Na segunda parte o autor vai explicar quais são as barreiras que a sociedade coloca para o uso da intuição. Na terceira etapa Osho ira expor ideias de quais seriam os métodos para você encontre e desenvolva a sua própria intuição.
Curiosamente achei um paralelo entre esse livro do Osho e o livro escrito pela sobrevivente ao holocausto Edith Eva Eger, autora do livro "A liberdade é uma escolha" e "A bailarina de auschwitz", para ambos a única maneira de lidar com um sentimento destrutivo, como o medo ou a raiva, seria através da expressão desse sentimento e não por meio da repressão.
Por fim gostaria de recomendar o primeiro livro do Osho que eu li e que eu considero o melhor dele, "O barco vazio", nesse livro ficara mais claro o que eu escrevi no começo sobre não permanecer no vazio.

Anny 21/12/2021

?Intuição?
Esse foi o primeiro livro que li do Osho, antes de ter contato com sua escrita eu quis assistir ao documentário Wild Wild country para tentar entender a complexidade dos seus pensamentos e reflexões.
Eu gostei da forma que alguns assuntos foram abordados nesse livro, como por exemplo sobre a política, sobre como aguçar sua intuição e a forma que a sociedade molda as pessoas para seguirem padrões, tirando assim nossa individualidade. Claro que não concordo com todos os tópicos, em alguns eu senti que faltou comprovações científicas, pois algumas coisas o Osho fala como se fosse verdade absoluta e não sou a favor disso.
Finalizei o livro com vontade de ler outros, e com uma admiração pelo ser humano que foi o Osho. Indico para pessoas que tem a mente aberta e gostam de enxergar as questões culturais por outra perspectiva.

Kirk 25/08/2021

OSHO - Sempre um aprendizado
É sempre uma boa lição ler os livros de OSHO, uns mais! Outros menos!
Já li melhores, mas não tiro o mérito desta obra e como sempre: Conta com passagens para ficar de boca aberta...

hdcavalcante 07/08/2020

Intuição
Osho traz o conceito de intuição como um fenômeno irracional, além da lógica, como quando a alma funciona espontaneamente e, para isso, faz a diferenciação entre intelecto e instinto para que possamos de fato entender o papel de cada um temporalmente e em nosso corpo. Para uma compreensão ainda maior, Osho categoriza as barreiras ao saber que dificultam o acesso ou silenciamento da intuição,mas também nos dá estratégias para o autoconhecimento e despertar. O livro é carregado de duras críticas à religiões, políticas e valorização do intelecto. Osho deixa como mensagem essencial o questionamento aos modelos e convenções impostas pela sociedade que reprimem e desestimulam o florescimento do natural, do belo, do silêncio, da felicidade e a meditação é colocada como ferramenta para compreensão da alma.

Geisalanis 01/08/2020

Livro interessante a leitura é mais leve que outro que deixei de lado por enquanto. Ele tem uma forma dura e direta de falar certas coisas mas traz mtas reflexões realmente interessantes

Cristina.C 09/05/2019

Eu recomendo esse livro, pois ele nos instiga a viver de maneira mais proveitosa e criativa. Nós supervalorizamos a razão, desvalorizamos nossos sentimentos e reprimimos nossos instintos. A escola e a igreja, apesar da boa intenção, muitas vezes nos afastam do nosso lado mais criativo e autêntico. Esse livro mostra as diferenças entre o pensamento ocidental e oriental e também como podemos vivenciar o melhor de ambos sem que um subjugue o outro. A única coisa que me incomodou no livro é a idealização da natureza feminina. Bom, eu sou muito chata com essas coisas, mas consegui relevar, rs. Você vai gostar do livro. Boa leitura!

meianoiteeum 22/02/2009

Básico!
Básico! Faz parte da coleção mais interessante de livros do Osho. Em português, pela editora Cultrix. Alguns outros títulos primorosos desta coleção: "Consciência", "Criatividade", "Alegria", "Maturidade" "Liberdade", entre outros... Recomendo a todos que queiram ter 'insights' revolucionários de um dos verdadeiros Mestres que já passaram por aqui.