O Quinto Mandamento

O Quinto Mandamento Ilana Casoy

Resenhas - O Quinto Mandamento

Kakayaka 04/02/2024

Legal para pessoas que se interessam pelo assunto.
Como sou amante de true crime esse livro explica muito bem como funcionou todo o crime. Foi minha primeira experiência com leitura desse tipo, é diferente de alguns que já li que só contam a história e fatos. Esse por ser somente de um crime em específico aborda todo o acontecimento, interrogatórios, e até reconstituição do crime. Só não aborda toda parte maçante de júri e julgamento. Muito bom.

Neuli0 29/01/2024

Complemento...
Esse livro relata de uma forma rápida e ao mesmo tempo descritiva, os acontecimentos entorno ao assassinato Richthofen. Incluindo também informações técnicas em relação a como a polícia e os peritos trabalham no dia a dia e trabalharam na investigação desse crime horrendo.

E mesmo já tendo lido e assistido muito sobre esse caso, o meu interesse não acaba. Acho que me marcou de alguma forma e não sei porquê.

Ah, que a Suzane é uma psicopata, não tenho nenhuma dúvida. Mas em relação ao Andreas, eu não consigo formar uma opinião definitiva. Ele me deixa com uma pulguinha atrás da orelha.

Enfim, se você se interessa por esse tipo de assunto, true crime, vai gostar dessa leitura.

09/01/2024

Umdos casos criminosos mais famosos do Brasil, de uma visão técnica. Na minha opinião não acrescenta nada a quem já conhece o crime superficialmente, creio que seja mais para estudo ou pra quem quer se aprofundar.

Biodesagradavel 11/12/2023

É? nada novo sob o sol.
É claro que vale considerar que o livro foi escrito em 2006, sendo mais recente ao crime do que 2023, que foi quando eu li. Pra quem já leu, viu documentário ou escutou algum podcast de true crime sobre a Suzane Von Richthofen e os Irmãos Cravinho, esse livro não agrega tanto. É mais do mesmo.

Lupin Leonês 13/11/2023

Li faz bastante tempo, mas gostei. A forma como é apresentado o caso por uma visão diferente, é realmente interessante. Muita coisa fica bastante clara. Recomendo!

Thabata.Lobato 31/10/2023

A escrita da Ilana é maravilhosa. Narrou perfeitamente todos os fatos. O livro conta em detalhes a confissão do crime.

Cibele 18/06/2023

É um livro muito bom, relata a parte mais técnica do crime, interessante ver como a maldade humana pode se manifestar.

Rosangela Max 03/05/2023

Não agregou muito ao que eu já tinha lido sobre o crime.
A leitura desse livro foi um bom complemento para a leitura do livro do Ulisses Campbell sobre este mesmo crime. O do Ulisses focou na vida dos assassinos e no crime em si, além da parte do julgamento e a vida dos assassinos na prisão. Já esse focou na perícia e na investigação. Então muita coisa contada nesse livro não foi novidade para mim. Mesmo assim, foi interessante saber como ocorreu os interrogatórios e o trabalho de todos envolvidos na investigação. Apesar de ter achando um tanto superficial.
Recomendo a leitura como um complemento. Para quem quer saber mais sobre o caso, a obra de autoria do Ulisses é mais completa.

Stephanie.Jucoski 06/04/2023

Pra ler esse livro tem que ter estômago forte
Esse livro é basicamente um complemento do livro ?Suzane assassina e manipuladora? de Ulisses Campbell que trata sobre toda a vida da Suzane desde a infância até a sua vida no cárcere privado, conta também sobre outros casos horripilantes das suas colegas de confinamento. Já neste livro Ilana Casoy nos trás para dentro do caso real, você se sente um investigador lendo esse livro. Ele é perfeito para quem é apaixonado por criminologia, sou formada em direito, completamente apaixonada por direito penal e esse livro me prendeu demais. Li super rápido por ser bem curtinho. AMEI!

Flores Raras 02/03/2023

Gosto muito deste tipo de livro, com detalhamento da ação da polícia e investigação. É um bom livro nos trazendo detalhes que a mídia, na época, não contou.

Isabella 17/02/2023

A escrita da Ilana Casoy te prende de um jeito. Já li bastante sobre o caso, mas adorei o livro mesmo assim.

lari 06/02/2023

honra teu pai e tua mãe.
cara, foi a minha primeira tentativa de leitura fora da minha zona de conforto q eu realmente estava disposta a ler e terminar e fiquei chocada q a leitura foi muito boa!!!!
sempre gostei muito de ouvir e assistir coisas sobre crimes (tc ou não) e ler não foi diferente: AMEI.

agora, sobre o livro:
cara. eu n sei como isso realmente existiu, parece tão surreal e longe da minha realidade que eu fico desacreditada...
o jeito como ela trata com desdem, como se não tivesse sido nada, sempre com frieza e desinteresse.
tipo VEI SÃO SEUS PAIS???????
os depoimentos... me deram arrepios do início ao fim.

e n é defendendo nem nada, massss acredito na versão do Daniel pq a suzane simplismente virou uma estátua e continuou a vida como se nada tivesse acontecido pô
Daniel também, mas só no começo.... sei lá

só não acredito que agora ela ta solta??????

miguel.santoss 10/01/2023

ótimo
com uma ótima escrita e uma leitura rápida para entender um dos casos mais emblemáticos e brutais de assassinatos brasileiros