O Quinto Mandamento

O Quinto Mandamento Ilana Casoy

Resenhas - O Quinto Mandamento

Rosangela Max 03/05/2023

Não agregou muito ao que eu já tinha lido sobre o crime.
A leitura desse livro foi um bom complemento para a leitura do livro do Ulisses Campbell sobre este mesmo crime. O do Ulisses focou na vida dos assassinos e no crime em si, além da parte do julgamento e a vida dos assassinos na prisão. Já esse focou na perícia e na investigação. Então muita coisa contada nesse livro não foi novidade para mim. Mesmo assim, foi interessante saber como ocorreu os interrogatórios e o trabalho de todos envolvidos na investigação. Apesar de ter achando um tanto superficial.
Recomendo a leitura como um complemento. Para quem quer saber mais sobre o caso, a obra de autoria do Ulisses é mais completa.

Dem 16/05/2021

Chocante!
Nunca vi tanta maldade em alguns seres humanos como nessa leitura. Maldade, frieza, falta de amor...
Bem pesado mesmo!
O que eles fizeram foi de uma brutalidade e falta de Deus na vida que, faz a gente repensar pra onde o mundo está indo.
Achei curto demais pela história que conta. Mas tem outros livros mais completos.
Mas mesmo curto, não deixa de ser extremamente chocante.
Raquel_Moret 16/05/2021minha estante
É história real?

Dem 16/05/2021minha estante
Sim, o caso da família Richthofen...

Raquel_Moret 16/05/2021minha estante
Minha nossa, que sinistro. Vou pesquisar mais sobre e, quem sabe, adicionar na estante ^^

Suéllen 16/05/2021minha estante
Nossa, pesado mesmo!?

Dem 16/05/2021minha estante
@Raquel_Moret só tenha cuidado porque é pesado...

Dem 16/05/2021minha estante
@Suéllen muito! Só em pensar que existem pessoas que fazem essas coisas...

Thais Toledo 16/05/2021minha estante
Terminei de ler hoje também, com o estômago embrulhado e sem entender a mente dessas pessoas, nunca vou conseguir compreender..

Dem 18/05/2021minha estante
@Thais Toledo É difícil compreender a mente dessas pessoas. Sempre vão descobrir o quem cometeu o crime e eles esperam se safar. Não tem como entender isso. Foi de uma maldade desumana o que eles fizeram....

Suéllen 18/05/2021minha estante
Terrível ??.. acho que não tenho estômago para isso mesmo!!

Neuli0 29/01/2024

Complemento...
Esse livro relata de uma forma rápida e ao mesmo tempo descritiva, os acontecimentos entorno ao assassinato Richthofen. Incluindo também informações técnicas em relação a como a polícia e os peritos trabalham no dia a dia e trabalharam na investigação desse crime horrendo.

E mesmo já tendo lido e assistido muito sobre esse caso, o meu interesse não acaba. Acho que me marcou de alguma forma e não sei porquê.

Ah, que a Suzane é uma psicopata, não tenho nenhuma dúvida. Mas em relação ao Andreas, eu não consigo formar uma opinião definitiva. Ele me deixa com uma pulguinha atrás da orelha.

Enfim, se você se interessa por esse tipo de assunto, true crime, vai gostar dessa leitura.

Elizabeth 08/08/2022

Pesado
No livro da para sentir todo crime, reviver toda a crueldade, não consigo dar nome o que esta filha foi capaz.

Robertah 18/01/2009

Impressionante...
Li esse livro com prazer em uma "sentada", se é que posso dizer assim...
A história é tão mais impressionante quanto ao que acompanhamos no passar dos dias ao acontecimento do crime na mídia e o livro ainda traz ilustrações que mexeram ainda mais com a minha imaginação e me fez mais uma vez parar para pensar como um ser humano por ganância, obsessão e egoísmo destroí a sua própria vida e a vida de todos a volta.
Estou no aguardo do livro que será lançado pela própria autora, relatando o fim dessa história após julgamento.

Fatori 10/10/2021

Dos livros sobre o caso não é o mais completo, pois limita-se até a data da reconstituição dos fatos, mas é muito rico em informações sobre os depoimentos e sobre a trama como um todo. Muito bom, uma excelente obra jornalística.

Sof <3 04/08/2021

Livro bom, porém sem sal
Acabei de ler esse livro ,que retrata o caso Von Richthofen e senti que o livro,apesar de ter uma escrita fluída,não me atraiu tanto.Eu já não exigia muito do livro por ser um caso real,então acaba sendo mais delicado e complicado de ler,mas senti que não teve muitos detalhes a mais do que eu esperava.No livro a maioria dele fala apenas sobre os interrogatórios e acabou ficando meio cansativo,mas achei bom para conhecer o caso e descobrir se gosto deste tipo de leitura!

Maria.Batagin 14/09/2022

Livro policial
Um livro reportagem da história contada por quem acompanhou toda investigação do caso Richthofen em detalhes.

Lady Bridgerton 29/09/2021

fui influenciada pelo filme admito
eu não esperava que fosse um livro extremamente descritivo, aviso de que não é pra todo mundo, o estomago fica sensivel com as descrições dos corpos dos pais da suzane, e acho que o que pesou mais pra mim foi as cenas finais da resconstituição, por que foi passo a passo e ainda mais o surto do daniel também, a ilana escreve extremamente bem, é fluido o negocio, e geralmente eu tenho bastante problemas em ler algo que não é ficção, e aqui ela narra desde do inicio das investigações até a confissão, coisas que o filme devia ter explorado por que cara a suzane é muito fria, um ser humano desse não devia nem ta vivo, a crueldade dela é algo que você se enoja e só quer vomitar, ainda bem que ela é extremamente burra também por que amei que ela jurou que não ia ser pega sendo que o plano dela tinha umas 300 falhas basicas, que você olha assim e fica amada como tu errou isso, eu recomendo pra quem quer saber mais do caso, é um bom complemento pra após os filmes do prime video além de ser uma leitura extremamente rapida porém dificil ta, to falando serio nas descrições, tão avisados

Juliana ;* 20/08/2022

É uma leitura gráfica
A sensação de ler esse livro é a de voltar no tempo para olhar mais atentamente para uma cena que você já viu e uma experiência que você já viveu, mas agora com alguém que possa te guiar para olhar da maneira correta para o lugar certo.

O livro é técnico, mas sem ser difícil e é descritivo sem ser apelativo.

Não se estende tanto no estudo da estrutura de personalidade de Suzanne e não é conclusivo sobre o esclarecimento total da estrutura da família, mas também não pretende ser.

É sobre o crime, não sobre todo o resto. Objetivo e claro, entrega bem o que promete.

Bianca 10/07/2022

O quinto mandamento
Neste livro a autora Ilana Casoy nos conta momentos da investigação desse assassinato tão bárbaro. Fica claro a frieza desses assassinos diante de tamanha crueldade.

Thais 02/04/2021

Chocante
Não me lembrava que o Caso Richthofen aconteceu em 2002.
O livro é super bem escrito, com muitos detalhes e descrições , o homicídio, a investigação de polícia, as confissões, a reconstituição do crime. Ler sobre como aconteceu o homicídio foi um horror.
É um livro forte, muito triste. No final tem várias fotos da reconstituição do crime.

bearaujotriz 04/10/2021

Ilana Casoy é uma religião!
Não sei como começar a descrever este livro sem primeiro evidenciar a grande criminóloga que é Ilana, senti tanta verdade em suas palavras que por vezes me senti vivendo o caso. Este livro pode me causar tantas coisas, obrigada por isso Ilana!
A barbaridade retratada, deixa explícito a necessidade de atenção aos fatos. Nenhum livro que li sobre o caso Richthofen teve riqueza nos detalhes como este, aqui além dos termos sobre reconstituição e crimes de homicídio vemos a verdade retratada nos dias que se seguiram até as confissões. Sem acreditar em tanta coisa que li, uma boa leitura pra quem tenta entender o caso a fundo.
Amanda 04/10/2021minha estante
ela é incrível né? meu livro favorito dela é "arquivos serial killers", se vc gosta de criminologia ia amar esse