A Construção da Personagem

A Construção da Personagem Constantin Stanislavski

Resenhas - A Construção da Personagem

Henggo 10/11/2023

Segunda vez que me debruço sobre este livro. Por mais que seja voltado para a área teatral, é interessante como fornece insights para a vida - e, especialmente, para quem é escritor. Massa como as informações são repassadas de modo lúdico e sem firulas. Incrível obra.

nenos 25/06/2023

A pausa lógica serve ao nosso cérebro, a psicológica aos nossos sentimentos
Pensemos num primeiro momento sobre a verdadeira artista: Mãe Natureza, que cria vidas igualmente ricas, complicadas, multifacetadas, complexas e, todas elas, irredutíveis com suas formas sublimes. Na construção do personagem, o Diretor Tórtsov incorporado por Stanislavski, continua explorando com seus alunos o potencial dessa profundidade disponibilizada, exercitando a familiarização dos fundamentos como o talhamento das expressões, os treinamentos expressivos, o tempo-ritmo e as criações deliberadas.
Ao buscar a expressividade do corpo, nos deparamos com a sina do personagem: a plena ciência que seus gestos não são seus. No treinamento físico, o Diretor deixa bem claro que nossos gestos são maneirismos universais e generalizados, amoldados em férrea forma permanente, ou seja, por atores que trocaram a arte pelo negócio. E nesses maneirismos, entende-se que o ator precisa desenvolver toda estrutura muscular necessária e treinar os graus característicos afim de dominá-los para exercer o controle apreciativo.
Por conseguinte, treina-se o desenvolvimento de todas as articulações que contribuem para a produção da magnífica técnica vocal, responsável por transportar a plateia num vislumbre de visões interiores com imagens amoldadas pela própria imaginação criadora do ator. Compreende o Diretor que as letras são apenas símbolos de sons, ou seja, precisa de ressonância, fluência, pausas e a fuga de modos distorcidos coloquiais que podem ser vistos como ofensivos quando utilizados para enunciar versos melodiosos sobre temas elevados.
E para entender às exigências da linguagem falada, o processo é então, entrelaçado com a entonação. Responsável por todas acentuações, pausas lógicas, psicológicas, inflexões e delineações fonéticas, a entonação precisa ser bem delineada para manter o fio central da história, precisa de pausas estratégicas e ser consecutiva para que haja o florescimento de impulsos nos esforços, responsável por incendiar os sentimentos profundos.
Por fim, é preciso se atentar aos tempos-ritmo. Tendo em vista o forte elo entre o ritmo e o sentimento, essa concepção tem o intuito de manter o ritmo interior da vida, a harmonia, a nobreza e a imponência da peça para consolidar os fundamentos da atuação que norteará a principal meta: A criatividade verdadeira que vem de dentro, de emoções humanas, não teatrais.

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/10NQ1kc_PEgUTazD_AX5bmKJCrRBfIXnX/view?usp=sharing

Bruno Meneghello 09/03/2023

Essencial
A união desses dois livros do Método Stanislavski são de uma riqueza para quem quer estudar e se aprofundar na arte de criação de personagens para o teatro que não tem igual.

Depois de 12 anos atuando pego pra ler esses livros e cada vez me surpreendo mais. É por isso que ao entrar no teatro Constantin Stanislavski é o primeiro autor e diretor que ouvimos falar.

Sua técnica é incrível, ao mesmo tempo que é complexa. O primeiro livro foca na criação do psicológico de uma personagem, enquanto o segundo, nos aspectos físicos.

Porém ele nos orienta a praticar, e retomar a leitura sempre, para que se torne cada vez mais orgânico, que seja cada vez mais enraizado em nós na hora de encarnar uma personagem.

Recomendo demais!!
EveraldoFilho 10/03/2023minha estante
Vc recomendaria pra alguém totalmente leigo no assunto?
Imagino que pessoa deve assistir um filme ou uma série sob uma visão completamente diferente

Bruno Meneghello 02/04/2023minha estante
Olá, Everaldo. Eu recomendo, porém mais para quem tiver interesse na arte de atuar ou de entender um dos processos mais conhecidos para criação de personagens.
Logo que comecei no teatro já fiquei sabendo sobre o método de Stanislavski. É um dos mais importantes e é bem simples de se entender.
Mas creio que do ponto de vista de quem assiste filme ou série, ou até mesmo peças de teatro, ele traria apenas alguma percepção relacionado à criação de personagens em si.
O primeiro livro fala sobre a criação de dentro pra fora, sobre o psicológico de cada personagem e exercícios para que as pessoas entendam o processo. O segundo livro, que é esse, fala sobre a parte externa, suas ações, características físicas, baseadas nas suas emoções e no objetivo que a personagem possui dentro da história.
Posso estar enganado, mas não acredito que traga uma outra perspectiva geral pro público que esteja assistindo uma peça, filme ou série hehe... (meu ponto de vista).
Obrigado pela mensagem. E desculpe a demora pra responder, fiquei um tempo sem passar por aqui. =D
Abraço.

Carol Pita 13/09/2022

Meio chato
Eu amei o primeiro livro da série, A Preparação do Ator. Tinha gostado da fluência da escrita, era uma leitura simples e gostosa. Vim ler o segundo esperando algo do gênero, e me decepcionei. Achei a narrativa por trás da parte teórica chata... não é a toa que estava lutando pra terminar esse livro desde novembro do ano passado. Só não abandonei porque me prometi que iria até o final. Já estou até repensando se vou mesmo ler o terceiro. Em termos de estudo uma coisinha ou outra me prendeu, mas realmente a tradução para o português deve ter embolado muitos conceitos. Não recomendo não.

Gabriela Zucco 11/12/2021

Segundo livro da trilogia do Stanislavski. Bem teórico e excelente para o estudo do teatro e da técnica do personagem. Linguagem mais técnica, requer mais atenção, mas é ótimo.

laurafontess 15/11/2021

Se você é ator ou pensa em trabalhar com isso, esse livro não pode faltar na sua lista. Não leve tudo tão a sério, tem muita coisa que o próprio tio Stani se contradiz nos próximos livros e que não são verdades absolutas. Sempre bom ler outros diretores e dramaturgos para tirar suas próprias conclusões.

Lara Tine 19/05/2021

Indispensável para o ator
Os livros da trilogia do Stanislavski são sem duvida mais do que indispensáveis para o ator/estudante em teatro. Sobre 'A Construção da Personagem', como a 'Preparação do Ator', (vou começar agora 'A Criação de um Papel') são livros para se ler e reler muitas vezes. Para quem atua faz do estudo. O jeito que cada parte é escrita, abordado de uma forma minuciosa, subtil, decorticada e mesmo assim dando um imagem clara e comprehensivel do que se trata, me deixou cada vez mais apaixonada pelo que estava lendo. São tópicos, para quem estuda teatro há alguns anos, que já foram ouvido inevitávelmente um momento ou outro, mas aqui é tudo explorado e explicado de maneira minuciosa, partes por partes que leva a uma compreensão muito mais ampla sobre a face técnica do assunto, o que, consequentemente, vai auxilia grandemente na prática. Isso sem deixar de mencionar os exercícios práticos para se trabalhar no ensaio, e como é destacado várias vezes no livro, em casa.
Conclusão, esses livros do Stanislavski são referência clássica quando se fala em 'atuar' e não é por acaso. E pessoalmente, mais leio, mais eu me apaixono pelo nosso trabalho.

Silvio d Teatro 13/11/2015

Importantíssimo
Para quem se interessar por teatro, não tem como não ler Stanislavski. Ler e reler sempre.

Mia 25/03/2014

A construção da Personagem
"A Bíblia do teatro" é como alguns atores se referem a esse livro do grande Stanilavski. Muito diferente de como ele mesmo via seu método: não é uma roupa feita para enfiar e sair andando, nem um livro de cozinha onde só temos que achar a página e lá está a receita. Não, é um sistema total de vida.

Para Stanislavski seu método não deveria ser uma regra rígida a ser seguida. Mas o inicio do caminho para que os atores descobrissem seus próprios caminhos. já que a arte começa com a redescoberta da belíssima natureza humana e não deve ser algo forçado, mas que precisa fluir naturalmente.

Esse livro é uma verdadeira aula e não só da arte teatral!
Tiko 08/09/2014minha estante
Gostaria muito de ler esse livro, mas não encontro em nenhuma livraria. Poderiam me informar algum site para eu poder comprar?
Obrigado.

kassya 28/07/2009

A biblia do teatro. Foi assim que eu fui apresentada ao Stanislavki. Nossa esse livro, tadinho, esta em frangalhos de tanto que eu li e reli.

A Caracterização é a mascara que esconde o indivíduo-Ator. Protegido por ela, pode despir a alma até o último, o mais íntimo detalhe. Este é um importante atributo ou traço da transformação.