Acima de qualquer suspeita

Acima de qualquer suspeita Scott Turow

Resenhas - Acima de qualquer suspeita

1 | 2 | 3 | 4

.bgriebeler 24/02/2024

Um romance policial tradicional
O livro "Acima de qualquer suspeita" narra um crime cometido contra uma promotora pública e a investigação que se sucede. O enredo é interessante e, embora relativamente previsível, vale a leitura!

Suellen.Hosoi 23/02/2024

Mulher estuprada e assassinada. Assim começa a sinopse que te faz acreditar que terá muito suspense e investigações, mas...
Achei o começo super cansativo. Pensei em parar algumas vezes, mas como fizeram um filme, pensei em dar uma chance e acabei conseguindo. No meio, te dá aquela sensação de querer saber mais. O principal suspeito o promotor Sabich, teve um caso com a vítima e acaba no banco dos réus, tentando salvar sua pele. E nessa busca de informações, fica empolgante. Depois do veredito, fica meio previsível e perdeu bastante a graça pra mim.

arthurzito 09/01/2024

A própria natureza do Estado, quando idealizado, deu brecha para que dentro das repartições públicas as Instituições Nacionais estejam a mercê de um processo burocrático extenso, isso não significa que ele seja lento, mas geralmente é o que acontece em todos os modelos de governo que temos disponível no momento. Talvez o exemplo que mais é lembrado são os processos penais; é uma cadeia de pessoas, prédios, papéis que devem ser assinados, assistência social, jurídica e policial que permeia cada caso individualmente. A consequência direta disso é a corrupção, quanto maior a cadeia processual e mais burocrático os sistema é, mais fácil é a introdução de uma pessoa mal intencionada e menos complexo é a disposição de suas ações dentro do sistema; é criada é uma rede que vai do inicio do processo até o final, em que cada fase é assegurada a corrupção e o fluxo de dinheiro/influencia benéficos aquelas pessoas.

É exatamente esse o contexto da história de "Acima de qualquer suspeita", uma trama policial/detetive que foge do padrão construído pelo Doyle e Agatha Christie. Não há gênios ou pessoas super dotadas capazes de enxergar cada engrenagem, o protagonista é um promotor assistente responsável por acompanhar a investigação de assassinato de sua colega de equipe; isso acontece justamente nas prévias finais da eleição para o promotor chefe do departamento. É um caso sensível, cheio de camadas, dado em circunstancias estranhas e processado no momento mais instável e delicado que um departamento de Justiça tem - uma eleição.

Os personagens aqui são reais, as causas são reais, o contexto é real; é uma história fictícia porem tangível ao público. Não há elementos que torna a história menos crível, a gente acompanha todo o processo jurídico do caso, a denuncia, o tribunal do júri, testemunhos, todo o bastidor das eleições. Você questiona o que está acontecendo o tempo todo e conforme as camadas do caso são retiradas a gente consegue antes do clímax ver o deslumbre da verdade estampada nua e crua da realidade humana.

Talvez o final seja decepcionante para alguns, mas eu não consigo pensar dessa forma. É um livro difícil de ler, a escrita é monótona e eu não acho que seja uma proposta do autor acredito que seja um erro dele, mas a história é emocionante. Chega um determinado momento que eu estava eufórico e o desfecho vem de uma vez, eu sabia que algo estava acontecendo desde o inicio e é nesse momento que eu percebo que o livro acabou antes da última página, do último capítulo. É algo que poucos livros possuem.

Paula Juliana 11/11/2023

@overdoseliterariaoficial

RESENHA || ⭐⭐⭐⭐❤

Um thriller jurídico completamente INTRIGANTE!

Um crime terrível é o que cabe ao Investigador da promotoria pública Rusty Sabich investigar, uma mulher estuprada e assassinada, a vítima é Carolyn Polhemus, advogada muito bem conhecida intimamente de Rusty, e que acaba o colocando uma posição de PRINCIPAL SUSPEITO. Thriller policial COBERTO DE SUSPENSE, adrenalina, pistas e horror que foi uma experiência bem diferente de tudo que li do gênero.

A obra começa de uma forma mais lenta e gradativa e vai literalmente esquentando e entregando demais numa história que dá literalmente um nó na mente do leitor! Narrado por Rusty por muitas vezes as descrições e cenas cruas não são fáceis de acompanhar, encontramos um tipo de personagem que nos leva a crer em algo e de alguma forma não nos passa confiança, e somos obrigados a analisar os fatos, a narrativa e as ações, transformando o protagonista em um personagem dúbio, e complexo. É literalmente como acompanhar um júri em um tribunal, entramos na história e começamos a tentar montar e desvendar o quebra cabeça com as poucas peças que temos, é um jogo de manipulação, um espetáculo, por vezes um teatro muito perigoso, e vamos interpretando e desvendando os segredos.

Acima de qualquer Suspeita vem com gostinho de clássico, não é uma leitura fácil, é denso, e na minha opinião pelo jogo e tipo de narrativa vale muito a pena, com um final super surpreendente, uma história pesada, um policial raiz, e personagens complexos! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2023/11/resenha-acima-de-qualquer-suspeita.html

Debora792 23/09/2023

Fala sério!
A pergunta q se segue por toda a história é sobre quem cometeu o crime. Até em algumas poucas vezes que fui comentando a respeito do desenrolar da história, levantei um palpite sobre o suspeitos sob meu radar e acertei em cheio. E o q um bom apreciador desse tipo de gênero deve fazer é não se ater ao que o autor quer q vc acredite. Vc precisa agir como o tal Molto q fez sua própria investigação paralela é assim buscar tirar suas próprias opniões sobre. Enfim, uma história bem interessante.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

O promotor público Rusty Sabich é designado para um caso que pode marcar para sempre sua carreira: em meio à campanha de reeleição de seu chefe, pressionado por resultados, ele precisa descobrir quem é o responsável pelo assassinato da colega Carolyn Polhemus. Mas além de dividir o escritório com Rusty, a bela, sensual e jovem advogada também repartia sua cama. E o ambicioso - e casado - promotor parece disposto a tudo para esconder esta informação da justiça. Até que se torna o principal suspeito.

Agora Rusty enfrenta a corte sob uma nova perspectiva: a de acusado. E uma batalha de egos e ambições políticas toma conta do tribunal. Cada lado vai distorcer fatos, comprometer evidências e utilizar cada artimanha processual para garantir a vitória. A provação jurídica de Rusty vai revelar depravação, dissecar enganos, divulgar incompetências... e manter o leitor hipnotizado. Afinal, se não Rusty, quem matou Carolyn?

Regina 09/08/2023

Bom livro
Um bom livro. Começou bem lento mas a história é muito boa. Do meio para frente melhora bastante e vale muito a pena a leitura

Fernanda631 05/07/2023

Acima de qualquer suspeita
Acima de qualquer suspeita foi escrito por Scott Turow.
O livro começa nos introduzindo o personagem principal de toda a trama: Rozat “Rusty” Sabich, um renomado advogado que ao chegar ao seu trabalho é notificado de que sua colega de trabalho, Carolyn Polhemus foi assassinada e estuprada. Como seu chefe, Raymond Horgan está no meio de uma campanha de reeleição, e insiste que Rusty seja o encarregado na investigação do caso. Até aí, tudo “normal”. Porém, logo no início nos é revelado que Rusty tinha um caso com Carolyn, do qual as pessoas não tinham conhecimento. Fato que poderia ser considerado corriqueiro, se ele não fosse casado há alguns anos com Barbara e tivesse um filho com ela, Nathaniel.
A história então gira em torno do promotor assistente Rusty Sabich que se encontra em uma complicada situação logo no início do livro: uma de suas colegas, a ambiciosa e sensual Carolyn Polhemus, foi brutalmente assassinada. Rusty é encarregado da investigação, que se torna ainda mais complicada visto que Rusty e Carolyn costumavam a ser amantes. A época do assassinato também não é das melhores. Às vésperas das eleições para promotor de justiça, o chefe de Rusty se encontra em uma apertada disputa na qual o resultado tende a piorar caso não se encontre e puna o responsável por tal crime. Rusty ainda tem outra batalha para enfrentar: seu casamento com Bárbara que, ciente do caso do marido, é contra que ele trabalhe na investigação do assassinato da ex-amante. Mas o que é ruim fica ainda pior, devido ao seu relacionamento com Carolyn, Rusty é acusado de tê-la assassinado, o que coloca o promotor assistente nas manchetes de todos os jornais e faz deste o maior caso que o condado já viu.
Ao investigar o caso, Rusty tenta acobertar os indícios do seu caso com Carolyn, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um suspeito com a ajuda de seu grande amigo, detetive Lipranzer, ignorando o detetive que foi originalmente destacado para o caso. Porém, como toda boa história, o fato inesperado é que Tommy Molto, um dos maiorais dentro da área de Homicídios, conduziu uma investigação paralela. Assim que o chefe de Rusty perde a reeleição para Nico Della Guardia, Nico e Tommy acusam então Rusty de estar presente na noite do crime na casa de Carolyn e afirmam ter provas disso pois um dos copos encontrados no apartamento possuem as digitais dele.
Seu chefe por doze anos, Raymond, lhe nega apoio, porém Rusty está empenhado em provar sua inocência. Contando com a ajuda de Lipranzer, seu amigo, e, pasmem, com o apoio de sua esposa, Barbara, que tinha ciência sobre o envolvimento de seu marido com Carolyn, Rusty contrata um ótimo advogado para defendê-lo e começa então o julgamento.
No inicio do livro, a historia se desenvolve em três núcleos paralelos: a investigação do assassinato, os acontecimentos relativos às eleições, e ainda as consultas de Rusty com um psiquiatra, através das quais temos conhecimento das circunstancias que deram inicio ao seu caso com Carolyn. Todos esses núcleos são desenvolvidos com calma e de forma igualmente interessante, deixando evidente desde as primeiras páginas que Turow sabe do que está falando e não tem medo de discorrer sobre praticas jurídicas e investigações criminais.
A investigação caminha a passos lentos, como provavelmente aconteceria em um caso real, sem o surgimento de pistas extraordinárias e soluções miraculosas. Isso até poderia tornar o livro maçante se não fosse o conjunto de acontecimentos que o autor criou em volta da história principal, ou seja, o casamento de Rusty e Barbara, as eleições, e as seções de terapia.
Mas se as coisas iam bem até esse momento, elas ficam muito superiores depois que Rusty é indiciado e principalmente quando o julgamento tem inicio no tribunal do júri. É nesse momento que “Acima de qualquer suspeita” deixa de ser um livro bom, para tornar-se excelente.
Para sua defesa, Rusty contrata um dos melhores advogados da cidade, alguém que, inclusive, já foi seu adversário anteriormente no tribunal, Alejandro “Sandy” Stern. Foi com surpresa que me deparei com Sandy Stern, afinal, ele é o protagonista de “O ônus da prova” que citei anteriormente. É curioso observar que em “Acima de qualquer suspeita” o advogado de defesa é um personagem muito mais carismático, sendo um mero coadjuvante, do que no livro onde todos os acontecimentos giram ao seu redor. Aliás, carismático não é o termo correto. Eu arriscaria dizer que brilhante estaria mais adequado.
Para os que me conhecem, basta dizer que se Patty Hewes (da fantástica série Damages) não estivesse disponível eu estaria inclinada a contratar Sandy Stern como meu advogado, caso eu precisasse de um. E já que eu mencionei advogados da ficção, devo dizer que ao ler o livro de Turow foi impossível não lembrar da série Law & Order e ficar com muita vontade de assistir algumas reprises da finada série jurídica.
O enredo é fascinante e incrivelmente bem estruturado. Aos poucos vamos conhecendo melhor a personagem principal, sua vida durante a infância, como conheceu a esposa, como foi seu envolvimento com Carolyn. Todos os personagens possuem profundidade e motivações. Fora a descrição das cenas dentro do tribunal em que o autor nos leva a pensar que estamos ali sentados, observando tudo de perto, desde grandes frases de efeito dos advogados, às menores reações das testemunhas. O autor envolve o leitor de tal maneira que nos faz sentir como um dos jurados. Até mesmo para quem não entende nada sobre Direito, o livro é bastante didático.
Um fato curioso que só percebi ao terminar a minha leitura é que em momento nenhum senti pena ou compaixão pela vítima, Carolyn. Pois mesmo estando morta desde o início é uma personagem que está constantemente em cena ou sendo relembrada por alguém. A única coisa que queria ao longo de minha leitura era descobrir quem tinha a assassinado e os motivos.

xtina42 01/06/2023

Fofaaaa esse cara eh foda. Já tô com outro livro dessa série pra ler. Gostei bastante. É exatamente o tipo de mistério/suspense que eu curto. Desenvolvimento calmo e calculado. Suspeitos viáveis, resolução de impacto. Show de bola, amigues. Recomendo.

Hugo 22/03/2023

Mistério e suspense
Os história começou devagar, mas foi por pouco tempo. Atuação magistral de advogados de defesa. Tem corrupção no sistema judicial, vários suspeitos e talvez um crime não resolvido.

Paula1735 17/12/2022

Rusty um brilhante advogado de defesa e defensor. Busca no momento um grande caso para assim poder marcar sua carreira. Em que precisa descobrir quem é o responsável pelo assassinato da morte da sua colega Carolyn. E eles também dividam a cama. E Rusty vai esconder está informação para assim ñ torna-se o principal suspeito da morte de Carolyn. Por Rusty ser casado e pai de um filho. Ñ receberá a ajuda de seu chefe a quem pede apoio , mas por incrível que pareça recebe apoio da sua esposa, onde ela sabia do envolvimento de seu marido com Carolyn.

Camirota 20/03/2022

Hmmm
O livro é bom, em algumas partes pode ser um pouco denso pois o personagem principal explica de forma jurídica o que está acontecendo no julgamento, não é ruim, só pode se tornar um pouco cansativo.
Em certo momento o real suspeito até passou pela minha cabeça, realmente foi ?acima de qualquer suspeita?, porém, senti que suas ?motivações? para o crime foram um pouco rasas; também gostaria de ver a perspectiva do autor do crime com suas próprias palavras, pois foi algo pouco tratado no livro.

eliazevedo 11/03/2022

Uma advogada assassinada e abusada sexualmente. Como suspeitos, os vários estupradores que ela ajudou a condenar. Como encarregado da investigação, um colega da promotoria que tenta esconder que vinha tendo um caso com a vítima. Qdo o caso vem a tona, novas circunstâncias são levantadas e a suspeita recai sobre ele. Mas afinal, ele é ou não é o assassino?

1 | 2 | 3 | 4