Acima de qualquer suspeita

Acima de qualquer suspeita Scott Turow

Resenhas - Acima de qualquer suspeita

1 | 2 | 3 | 4

Karen 18/09/2015

Cansativo
Não gostei do livro. A escrita é confusa para identificar os personagens e quem está falando. Achei a escrita e a narrativa cansativa e entediante. Muitos detalhes eróticos desnecessários. A escrita até a página 100 ainda não tinha ação nenhuma. Por isso resolvi abandonar a leitura. Achei pelo menos mal construída a história e a narrativa.
Adriano.Araujo 25/09/2018minha estante
somos dois...achei arrastaaado...

Adriane 13/02/2019minha estante
não abandonei a leitura mas definitivamente esse personagem principal acaba com o livro, muito arrastada a leitura!

Gabi Accioly 22/10/2014

Esperava mais
Livro com uma história boa, porém com narrativa lenta e personagem principal que inspira pouca simpatia, o que acaba por deixar o livro maçante.
A sinopse faz muito bem seu papel: vender o livro. Porém com o passar das páginas, a leitura passa a ser cansativa, havendo horas que o leitor se perde na cronologia do livro por haver idas e vindas de um capítulo para o outro.
Na minha opinião não é aquele livro sobre assassinato com grandes reviravoltas que te faz não conseguir largar a leitura. É um romance de tribunal, trabalhando excessivamente esse aspecto, chegando a ser tedioso pra quem não é da área. Há sim muitas explicações para que o leitor não se perca e entenda o que está acontecendo do ponto de vista jurídico, mas isso não deixa o livro menos desinteressante.
Definitivamente não é meu estilo.

Eduardo 29/12/2013

Leia sim, vale a pena
Esse livro começa com muitas palavras e contexto complexo o que com o passar do tempo começa a se simplificar e ficar interessante, ainda mais quando a nossa curiosidade fica a mil para saber quem realmente matou Carolyn Polhemus - a promotora que por sua vez, você descobre sendo como uma safada sem moral, o que deixa o livro cada vez mais interessante quando o Rusty que descreve o livro inteiro vai descrevendo as proesas da dona Carolyn, o final você chega a cogitar muitas vezes, mas pensa que não é possivel, ate que faltando poucas páginas para acabar você descobre que o que você imaginou grande parte do tempo era verdade mesmo =), recomendo haha, só não dou nota máxima pelo começo tortuoso que quase faz você desistir de ler, a pessoa tem que ser persistente como eu, mas se você for, você não vai se arrepender 8D

Maristela 01/12/2013

Para quem gosta de um bom suspense de tribunal, este livro é excelente. O final é surpreendente. Gostei muito e recomendo.

João 29/09/2013

A história desse livro gira em torno do assassinato
de uma mulher bela e ambiciosa!Tudo vai acontecendo aos poucos
então é preciso ter paciencia!O autor é muito inteligente,os dialogos são bem escritos e o crime é bem elaborado.
Tudo muito bem resolvido,crime bem explicado,o por que.
Só não curti mais por que é um suspense policial de tribunal.
Isso torna meio cansativo as vezes, de resto um bom livro!

Evy 29/03/2012

Fascinante
Li esse livro há mais de 10 anos. Sempre que alguém fala dele, a estória passa pela minha cabeça como se estivesse acabado de ler. Esse é um daqueles livros que a gente não esquece nunca. Lembro da sensação que sentia a cada página, a ansiedade para saber quem era o culpado e qual seria o fim de Rusty.
Embora o livro trate do universo jurídico, não é necessário entender de direito para compreender a leitura. Scott torna a narrativa explicativa, didática, sem excessos de termos técnicos, tornando-o de fácil compreensão. Com um enredo fascinante e bem estruturado, o autor nos leva a conhecer os personagens, seus interesses pessoais e suas obsessões. Somos envolvidos de tal maneira que na descrição dos fatos temos a impressão de estarmos no tribunal sentados, observando tudo. O que o torna extremamente empolgante. Para quem gosta de um bom suspense, esse é um ótimo livro. Impossível de abandonar.

Kahn 02/12/2011

Eu o Declaro um Bom Livro
Thriller jurídico é livro feito para advogado. Para mim, uma estória tem que ter diversos ambientes, personagens, diálogos, amores, dramas, aventuras. E não ficar restrita a um tribunal com defesa e acusação tentando manipular a sentença de um juiz de barba branca mal-humorado. Assim eu pensava, preconceituosamente, até dar a chance ao Acima de Qualquer Suspeita.

Sim, quase 70% da estória se passa dentro de um tribunal ou de uma sala de advocacia (o próprio réu e protagonista é um promotor!), o que não deixa de ser extremamente empolgante. Este é o grande mérito do escritor - e advogado - Scott Turow. Seu "caso" é tão instigante, que ficamos tensos a cada argumento de um promotor ou a uma nova prova para se descobrir o assassino. E este efeito ocorre até o final, principalmente.

Claro que não é só de termos jurídicos que se alimenta a narrativa. A crise no casamento de Rusty e sua angústia com uma possível condenação são elementos humanos muito bem explorados.

Imagino que você, fã deste gênero, deva estar pensando: "Coitado, mal sabe ele que todo bom thriller jurídico é assim." Scott Turow, pelo menos, não te deixa mentir.

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br

Quando surgiu a oportunidade de resenhar um thriller jurídico admito que fiquei empolgada. Explico: sou fã de literatura policial, mas nunca havia me aventurado pela leitura de livros com tribunais, processos e milhões de advogados, apesar do tema me chamar a atenção. O livro já foi adaptado para o cinema na década de 90 e fiquei aliviada por não ter assistido ao filme antes de ter a oportunidade de ler o original, acredito que me envolvi muito mais no enredo e com os personagens dessa maneira.

Acima de qualquer suspeita começa nos introduzindo o personagem principal de toda a trama: Rozat "Rusty" Sabich, um renomado advogado que ao chegar ao seu trabalho é notificado de que sua colega de trabalho, Carolyn Polhemus foi assassinada e estuprada. Como seu chefe, Raymond Horgan está no meio de uma campanha de reeleição, e insiste que Rusty seja o encarregado na investigação do caso. Até aí, tudo "normal". Porém, logo no início nos é revelado que Rusty tinha um caso com Carolyn, do qual as pessoas não tinham conhecimento. Fato que poderia ser considerado corriqueiro, se ele não fosse casado há alguns anos com Barbara e tivesse um filho com ela, Nathaniel.

Ao investigar o caso, Rusty tenta acobertar os indícios do seu caso com Carolyn, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um suspeito com a ajuda de seu grande amigo, detetive Lipranzer, ignorando o detetive que foi originalmente destacado para o caso. Porém, como toda boa história, o fato inesperado é que Tommy Molto, um dos maiorais dentro da área de Homicídios, conduziu uma investigação paralela. Assim que o chefe de Rusty perde a reeleição para Nico Della Guardia, Nico e Tommy acusam então Rusty de estar presente na noite do crime na casa de Carolyn e afirmam ter provas disso pois um dos copos encontrados no apartamento possuem as digitais dele.

Seu chefe por doze anos, Raymond, lhe nega apoio, porém Rusty está empenhado em provar sua inocência. Contando com a ajuda de Lipranzer, seu amigo, e, pasmem, com o apoio de sua esposa, Barbara, que tinha ciência sobre o envolvimento de seu marido com Carolyn, Rusty contrata um ótimo advogado para defendê-lo e começa então o julgamento.

Achei o enredo fascinante e incrivelmente bem estruturado. Aos poucos vamos conhecendo melhor a personagem principal, sua vida durante a infância, como conheceu a esposa, como foi seu envolvimento com Carolyn. Todos os personagens possuem profundidade e motivações. Fora a descrição das cenas dentro do tribunal em que o autor nos leva a pensar que estamos alli sentados, observando tudo de perto, desde grandes frases de efeito dos advogados, às menores reações das testemunhas. O autor involve o leitor de tal maneira que nos faz sentir como um dos jurados. Até mesmo para quem não entende nada sobre Direito, o livro é bastante didático.

Um fato curioso que só percebi ao terminar a minha leitura é que em momento nenhum senti pena ou compaixão pela vítima, Carolyn. Pois mesmo estando morta desde o início é uma personagem que está constantemente em cena ou sendo relembrada por alguém. A única coisa que queria ao longo de minha leitura era descobrir quem tinha a assassinado, os motivos não tinham tanta importância. Me tornei apática à personagem. E para quem gosta de um bom suspense, essa é uma ótima leitura, pois ficamos até o último momento ponderando e imaginando quem é o verdadeiro culpado, como tudo foi feito e, devo dizer, o desfecho me impressionou bastante de várias e distintas maneiras.

Acima de qualquer suspeita é um livro impossível de se abandonar. Turow aborda o ser humano de maneira expressiva, observando suas atitudes, falas, gestos e suas vulnerabilidades, envolvendo-os em escândalos, politicagem, interesses pessoais e obsessões. Isso acaba tornando sua obra verossímil, aproximando-a da realidade, como se estivéssemos lendo um relato de um caso real.
Silvana 29/05/2023minha estante
Achei um pouco chato e me perdi entre tantos personagens mas o final é surpreendente!

Egídio Pizarro 29/06/2011

Fantástico
É muito mais que aquela coisa que estadunidense parece idolatrar: o sistema jurídico. Scott Turow conseguiu criar uma história misteriosa e surpreendente, com boas doses de sensibilidade.

Achei sensacional a forma como Rusty descreve o que sentia por Carolyn, e como Rusty fala sobre o seu filho.

Leitura recomendada.

Julay Ferrer 16/12/2010

Casantivo, porém surpreendente
Esse livro virou filme, até imagino que eu tenha visto, mas não tenho certeza.

Achei o livro mega cansativo, com muitos detalhes, lento, acho que o autor não passou emoção no livro inteiroooo, com exceção do final que é surpreendente. Acho que fiquei tão cansada com o livro todo que nem parei para analisar os fatos e prever o final.

Vale a leitura.

Josi 29/11/2009

Acima de qq Suspeita
Sinopse: Acima de qualquer suspeita, thriller de tribunal com a marca inconfundível de Scott Turow, foi o primeiro best seller do autor. Carolyn Polhemus, bela, sensual e ambiciosa advogada, é brutalmente assassinada – este crime seria apenas mais um caso de rotina para o promotor público Rusty Sabich, não fosse a vítima seu antigo romance. Além da tarefa ingrata de conduzir as investigações, pesa sobre o promotor a sensação de comprometimento pela aventura amorosa com Carolyn. E é este detalhe que provoca sérias desconfianças em relação a Rusty, que passa a ser o principal suspeito."

O livro traz detalhes em processos criminais, em julgamentos. Achei bastante interessante a miucia na parte técnica. Não descobri o assassino. ADOREI . Muito Bom!!!

Anne 14/07/2009

instigante
Esse é um livro que a primeira vista parece ser não muito bom, é um pouco cansativo e parece chegar a lugar nenhum com as divagações e lembranças do personagem principal, no entanto, ao chegar na segunda parte,a do julgamento, vicia, e se torna um daqueles livros que não se deseja parar até acabar! O desenvolvimento do julgamento é impressionante e cheio de reviravoltas.
Recomendo como indispensável não só para os futuros advogados, mas para todos que curtem um bom suspense.

Lucila.. 16/01/2009

Muito bom!
Longo, mas com certeza vale MUITO apena, é viciante e encanta qualquer leitor da primeira a ultima página! É de todas as formas surpreendente.
Para quem aprecia um bom livro livro policial/suspense, Acima de Qualquer Suspeita é a escolha certa!

1 | 2 | 3 | 4