Sobrenatural

J. Henrique

Resenhas - Sobrenatural

Cristiano Rosa 01/07/2012

Diário CT: Sobrenatural
Depois de já ler seis romances neste ano, envolvendo cavaleiros, vampiros, zumbis, espíritos, demônios e folclore, decidi optar por uma antologia para variar um pouco. Sobrenatural, organizada por Ademir Pascale e publicada pela All Print Editora em março de 2011, possui dezenove contos de variados autores, experientes ou não, com a mesma temática em comum: contos fantásticos.

Segundo meu dicionário Houaiss, a palavra sobrenatural significa o que está fora das leis da natureza, o que é extraordinário ou maravilhoso. Como de costume, li conto por conto e fui fazendo anotações, sobre personagens, lugares, elementos, tipos de tramas e o tom sobrenatural deles. A maioria acabou caindo no senso comum dos espíritos, mas alguns conseguiram variar.

Aventuras, dramas, romances e suspenses se misturam ao longo da obra, apresentando muitos clichês e tramas já conhecidas. Alguns autores dão nova roupagem a roteiros antigos, outros ainda conseguem criar algumas histórias com um pouco de originalidade, mas também não há como fugir muito do que já foi escrito.

Os personagens são jovens, crianças, policiais, padres, e pessoas comuns que se veem cercadas sobre um manto de mistério, envolvendo maldições, desejos, mortes, acidentes, brincadeiras, pecados, curiosidade e muito terror psicológico. Onde acontecem? Casas assombradas, becos, matas, reinos, castelos, e onde mais a imaginação permitir.

Sonhos e pesadelos fazem de pessoas comuns protagonistas de tramas com espíritos, fantasmas, mortos, assombrações e demônios nos contos curtos que vão de três a sete páginas nas 124 do livro. Eu destaco aqui os três contos que mais gostei: A Revolta dos Espíritos, de Rosi Caobianco; O Caso da Embaixada, de Mariana Albuquerque; e Medo, de Waldick Garrett.

Preciso confessar que eu esperava mais da obra, queria mais qualidade, e fiquei decepcionado com a revisão dos contos, pois há muitos erros de ortografia e concordância. Talvez isso não faça muita diferença para alguns leitores, mas a mim, como professor e crítico, isso atrapalha e muito na hora da leitura.

São os autores: J. Henrique, Hugo Máximo, Ademir Pascale, Anna Jacinta, Elenir Alves, Evandro Guerra, Almir Pascale, Dione Mara Souto da Rosa, Ana Beatriz Getelina Sousa, Miriam Santiago, Camila Servello Aguirre, MBlannco, Rosi Caobianco, Bruno R. R. Santos, Cadu Lima Santos, Gutemberg Fernandes, Mariana Albuquerque e Waldick Garrett.

A obra Sobrenatural – Contos Fantásticos pode agradar aos amantes do gênero, porém não esperem por grandes novidades. É legal para conhecer novos autores, se envolver nas tramas e se deixar levar pelo imaginável. Leia o livro à noite, sozinho e em silêncio, pois o efeito pode ser melhor!

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=15202

House of Chick 06/05/2012

Sobrenatural é um livro de vários contos reunidos por Ademir Pascale que trás obras de dezenove escritores diferentes. Eu amei a maioria dos contos e achei todos eles super interessantes, além do fato de serem bem pequenos e super rápido de ler. A única coisa chata é que as vezes a gente gosta tanto da história que quer ficar sabendo mais sobre ela, mas vale super a pena ler ainda mais para quem gosta de sobrenatural pois todos os contos tem uma atmosfera que envolve esse tema.

Como são dezenove contos acho que vai ficar muitooo grande a resenha de todos eles, e a maior parte deles são bem pequenininhos e super gostosos de ler, então vou falar dos dois que eu mais gostei .

A fofa da Maya Blanco que me enviou esse livro pois o seu conto Mistério do Mar está nele e foi um dos meus preferidos. Eu adoro essa coisa de mistério, ainda mais que envolve um baú perdido durante anos e seu conteúdo. Além de ter como plano de fundo uma história de amor de tempos atrás. Me peguei sem tirar os olhos desse conto e realmente fiquei triste por ser pequeno... poderia ler um livro de muitas páginas sobre ele que eu iria amar.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/07/sobrenatural-diversos-autores.html

Beatriz Gosmin 16/09/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Este livro é constituído por contos escritos por dezenove autores diferentes, e o tema principal é o sobrenatural.
Os ‘seres sobrenaturais’ contidos nas histórias variam desde fantasmas a coisas diabólicas do tipo: sombras negras maléficas, demônios, monstruosidades, etc. e também há contos que existem algumas maldições medonhas, deuses e criaturas mitológicas.
A grande maioria dos contos é de suspense e com uma pitada de terror, mas há outros que são menos assustadores, contendo até um pouco de romance.

Aquele som... Parecia... Parecia um corpo sendo arrastado no chão! Benzeu-se. Tinha que ser um pesadelo. Lentamente tirou a cabeça debaixo do cobertor. Um potente relâmpago rasgou o céu iluminando o quarto. Não estava sozinha.

Como é um livro de contos, sabemos que vamos encontrar textos curtos com poucos personagens envolvidos, assim como uma narrativa rápida com acontecimentos rápidos. Encontraremos também, contos que são ótimos e outros que não são tão bons assim, como era de se esperar em um livro formado por diversas histórias (mas nem por isso o livro deixa de ser bom).

Achei muito interessante ler um livro onde a escrita é diversificada (por conta dos diferentes autores), pude notar por conta disso como o estilo de escrever variava de um conto para outro, e como cada autor soube a seu modo e estilo de escrita, conduzir a história.

Por fim, como eu disse acima, mesmo o livro não possuindo todos os contos 100% perfeitos, ele é um ótimo livro. As histórias são criativas e a maioria te prende desde o início! E por conta de ele ser um livro pequeno (124 páginas), a leitura é bem rápida.
Só uma diquinha: não leia os contos de suspense à noite, isso pode causar pequenos momentos de pânico obrigando você a dar uma olhadinha rápida pela casa só para confirmar que está tudo bem antes de se deitar. (experiência própria - rs).

Andréa Bistafa 24/05/2011

Essa e outras resenhas em www.fundofalso.com
Sobrenatural é um livro de contos onde Ademir Pascale reuni obras de dezenove escritores diferentes.

É muito difícil resenhar um livro assim, pois como todo livro de contos, traz estórias boas e outras nem tanto. Esse não foge a regra, mas posso começar afirmando que a maioria são bons.

Não conseguiria falar de cada conto em especifico, pois são curtos e objetivos, portanto farei um apanhado geral.
Sobrenatural traz, como o nome já sugere, apenas contos envolvendo a atmosfera sobrenatural. Em sua maioria são rápidos e bem objetivos, como contos devem ser, não perdendo a essência e nem deixando de causar arrepios!

Em destaque três contos que gostei em especial:
Dica: Experimenta ler de madrugada como eu fiz! rs

* A Magia do Deus Seth - Almir Pascale
* Aviso - Camila Sercello Aguirre
* Mistérios do Mar - MBlannco

Os três abordam aparições e mistérios pós morte.
Eu sou fascinada por essa temática portanto gostei muito, porém recomendo o livro apenas à pessoas como eu, pois alguns contos, realmente são de arrepiar!