Sombras Jessica Verday

Resenhas - Sombras

Adriana 28/03/2011

Com uma estória muito original, Jessica Verday nos brinda com um YA sobrenatural que tem tudo para se destacar dos demais! Abbey é uma personagem que me cativou desde o início. Sua relação com os pais, sua intensa amizade com Kristen (apesar dela não aparecer no livro, dá pra ver claramente como elas se gostavam) e seu dom para fazer perfumes (adorei saber mais sobre o processo de confecção) fizeram dela uma garota com quem nos identificamos em muitos aspectos. Ela é muito madura com relação ao seu futuro, mas em outras questões (como os seus sentimentos pelo misterioso Caspian) achei que ela foi insegura demais. A caracterização dos personagens e dos cenários é muito boa e o pano de fundo da Lenda do Cavaleiro sem Cabeça foi bem legal (eu não sabia muito sobre a história então deu pra aprender com o livro). A única crítica que tenho em relação à trama é que o desaparecimento de Kristen ficou em segundo plano do meio para o final do livro, apesar das descobertas de Abbey ficou meio no ar o que aconteceu com ela. O final é chocante por outros motivos, me deixou muito curiosa para ler a continuação. Recomendadíssimo!!!
Rose 01/04/2011minha estante
Depois da tua resenha, add o livro a minhas leituras futuras... :)

neli 15/04/2011minha estante
Estou lendo o livro e achando tão fraquinho. Me animei um pouco ao ler sua resenha. Vou tentar mais um pouco.

Juliana 19/07/2013

Resenha postada no blog Nossos Romances Adolescentes
"Mesmo depois que Kristen desaparece sem deixar vestígios, Abbey, sua melhor amiga, continua a frequentar o lugar favorito das duas: o cemitério de Sleepy Hollow, onde está enterrado o autor da clássica Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. É lá que conhece Caspian, um rapaz misterioso, cuja relação com a lenda é muito mais íntima do que ela jamais poderia imaginar."

Preciso começar essa resenha dizendo que a sinopse de Sombras não faz justiça à história. Até tentei achar uma melhor do que essa ali em cima, porque o livro é tão mais interessante que isso... Mas, espero que confiem na minha resenha, porque realmente acho que essa trilogia deveria ser mais conhecida.

O comecinho do livro é beeem parado e nem um pouco encorajador – tanto que, até a metade do livro, eu pensava toda hora em abandoná-lo, mas aí ficava com dó porque o livro não era tão ruim assim, então vocês já sabem o que acontece. Ele começa com o velório da melhor amiga de Abbey, Kristen, e depois que volta pra casa, Abbey se sente mais sozinha do que nunca. As aulas começam, e aparentemente, Kristen era a única amiga de Abbey, já que ela não conversa realmente com ninguém.

Até a metade do livro, Abbey só pensa em Kristen, no quão injusto foi seu desaparecimento e morte, etc. e tal; ao mesmo tempo em que conhece Caspian e começa a passar bastante tempo com ele. Caspian é misterioso (até demais, nesse primeiro livro) e silencioso, mas é o único que faz com que Abbey se sinta realmente bem. Mas quando ela finalmente percebe que está apaixonada por ele, Caspian se torna o foco do livro, e não Kristen e toda a ladainha de “ai-meu-deus-minha-melhor-amiga-morreu-minha-vida-acabou”. É quase como se Abbey se esquecesse de Kristen.

Não tenho certeza se acho bom ou ruim o fato do relacionamento do Caspian com a Abbey ter virado o centro da história. Na minha opinião, o livro ficou bem melhor a partir daí; tanto por causa do Caspian (lindo-maravilhoso-fofo-cuti-cuti), quanto pelo fato do "grande segredo" que a Kristen escondia não ser tão grande assim – pelo menos não no primeiro livro da trilogia. Enfim, já deu pra perceber que a autora só introduziu a história nesse livro, porque a ação acontece mesmo a partir de Essências (livro lindo maravilhoso que demorou pra sair mas totalmente valeu a espera ♥)

Sobre esse livro também é válido ressaltar que no começo, é preciso um pouco de paciência: a narrativa é parada, meio arrastada e deprimente; a protagonista, Abbey, não parece ter muita personalidade e Caspian é misterioso até demais. Mais pra metade, Abbey já se abriu; a narrativa vai ficando cada vez mais envolvente e a história prende o leitor daquele jeito que, se você fecha o livro, fica louco imaginando o que vai acontecer quando abrir de novo.

É certo que Sombras está longe de ser um livro perfeito, mas a história é muito boa mesmo, e vale a pena pagar o precinho salgado da Rocco pelo livro.

OBS: Pra quem ainda não leu os comentários na contracapa de Sombras, existe um que diz que "particularmente os fãs da saga Crepúsculo" iriam adorar a trilogia. Pra quem não gosta de Crepúsculo, esse livro não tem NADA a ver com a saga, vocês podem lê-lo sem medo :)

site: http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/2013/03/resenha-sombras-jessica-verday.html
Jéssica @paraisoliterario 18/08/2011minha estante
Ju!!!

Eu gostei muito da sua resenha! Lembra-me muito a forma como um amigo meu escreve...
Eu também dei quatro estrelas para esse livro no blog, mas acho que gostei mais dele que você, a parte do romance me fez querer jogar o livro longe, não sou a maior fã de protagistas melosas... kkkk
Adorei o final e assim como você não acreditei no que o Caspian disse no fim, ele provou o contrário o livro todo...
Enfim, adorei o que você escreveu você deu foco a coisas que eu não dei quando escrevi a minha...
Beijinhos

P.S.: Também odeio comparações entre Crepúsculo e outros livros, as editoras tem que aprender que comparar qualquer obra com Crepúsculo e continuações não é nada bom para uma obra!

Juliana 21/08/2011minha estante
Obrigada Jéssica! Eu gostei da parte do romance até a hora que a Abbey começou a chamar o Caspian de "namorado" (tipo, como assim? Ele não falou nada disso pra ela nem nada ¬¬), AUSIHAUSH'
E por isso to doida pra ler a continuação, não ficou nada esclarecido no final, com o que o Caspian disse e todo aquele negócio dos "Sombras", que o livro não explicou exatamente o que é... :/

E também concordo, conheço MUITA gente que não gosta de Crepúsculo, quando uma pessoa vê uma comparação assim, pensa "nossa, esse livro deve ser uma merda", quando o livro na verdade é muito bom!

Já to te seguindo, e li sua resenha. É bem diferente da minha, mas muito boa! ^-^

Nicole243 23/10/2012minha estante
eu achei o livro sombras um dos melhores livros de literatura gótica que já li, #ansiosa para o proximo livro da série.

Psychobooks 01/12/2011

Comecei a ler “Sombras” intrigada com a história de Abbey, uma garota que acaba de perder a melhor amiga – Kristen – em um provável acidente. A narrativa é em primeira pessoa, todas as ações são descritas por Abbey e todos os seus sentimentos também.

Toda a trama começa a se desenrolar quando ela conhece Caspian no porão da casa de sua melhor amiga, no dia de seu enterro. A partir daí ela começa a se encontrar com ele no cemitério de Sleepy Hollow, local que costumava frequentar com Kristen.

A construção dos personagens não foi bem realizada. Terminei a leitura sem realmente conhecer a protagonista. Logo no começo do livro ela revela não conseguir chorar pela amiga, para mais a frente chorar por qualquer motivo e na frente de qualquer pessoa. Seus sentimentos são ambíguos, mas não a ambiguidade comum de adolescentes… Senti que faltou conexão da personagem com sua própria história… Como se a própria autora tivesse perdido as características básicas dela.

Todo o enredo é entremeado com a Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Não se preocupe se não leu o livro, logo no começo Abbey faz um resumo da história e conta todos os spoilers da lenda. Achei esse um ponto positivo na trama, a autora usou toda a magia característica da cidade para a construção da história. O cemitério cresce na trama e vira parte do livro.

Por ser uma trilogia, algumas perguntas ficaram sem resposta. Toda a história de Kristen e os verdadeiros motivos de sua morte parecem que vão acompanhar Abbey durante todo o enredo, mas nos vemos lendo sobre a rotina da protagonista (confesso que enfadonha no geral) e a trama da melhor amiga acaba relegada para segundo plano.

No geral, a impressão que tive foi que Jessica foi acrescentando ideias durante a construção do texto e abandonando as que já havia apresentado, esquecendo de amarrar as pontas ao finalizar esse primeiro livro. Não sei o que a autora preparou no restante da série, espero realmente que ela resolva a questão de Kristen, apresente melhor seus personagens e aprofunde a personalidade de Abbey.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/06/resenha-sorteio-sombras.html

Luana 07/02/2020

“Escorregando para o chão, eu me enrolei em mim mesma e fiquei me embalando para a frente e para trás, tentado afastar a dor e o vazio, mandar aquilo tudo de volta para um ponto onde eu não sentisse mais nenhuma daquelas coisas. Parecia que meu coração estava sendo espremido em um torno e toda minha vontade de viver tinha acabado.
Eu não sabia lidar com uma dor tão grande.
Era grande demais. Brutal demais. Demais.”

neli 18/05/2011

Sombras- Jessica Verday
Quando vi o lançamento desse livro, fiquei muito ansiosa e tive que comprar assim que saiu. Depois que comecei a ler, fiquei ansiosa para terminar logo com a leitura. Aff, e como demorei para conseguir, 45 dias. Normalmente leio três livros por semana.
Foram 484 paginas em uma estória que seria contada da mesma forma com 50.
Achei os personagens sem nenhum carisma, com exceção do Ben(amigo de escola da Abbey).
Foi tanto mistério, tantas coisas no ar, que quando foram reveladas, achei patético.
A morte da Kristen, que era o foco inicial, se perdeu durante a trama.
Não pretendo ler os próximos da série. Ainda mais que por ser da Rocco, que tem os livros mais caros.

Rotina Agridoce 11/06/2012

sombras
É na cidade de Sleepy Hollow que a história se passa. Abbey e Kristen sempre foram realmente muito amigas. As duas se conheciam desde pequenas e eram inseparáveis. Com a morte misteriosa e repentina de Kristen, Abbey não consegue acreditar que não veria mais a amiga.
Muitas lembranças tomavam conta dela e a mais marcante era no cemitério de Sleepy Hollow, onde as duas iam sempre.
O cemitério era o seu lugar preferido, até mesmo porque conversava com Washington Irving lá também. É nesse cemitério que as coisas mais chocantes acontecem e também onde Abby conhece Caspian, aquele que mexeu com o seu coração despedaçado...

leia o restante em meu blog:

Milinha Belikov 28/06/2011

________________________________________________________________

PARA LER MAIS DESTA RESENHA ACESSE: WWW.PALAVREANDOLIVROS.COM.BR

BernardoM 30/07/2011

Um livro bom, mas que tinha potencial para ser bem melhor
Primeiro eu só vou resumir a história (sem spoilers, não morram ainda) e depois eu passo aos finalmentes. A história se passa na cidade de Sleepy Hollow (que por acaso é a cidade aonde acontece a história contada no conto A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, do escritor americano Washington Irving, que aparentemente viveu e morreu em Sleepy Hollow), e conta a história de Abbey, uma garota que acaba de perder a melhor amiga Kristen, que se foi sob circunstâncias um tanto quanto suspeitas.
Enquanto lida com a tristeza de sua perda, Abbey conhece um garoto chamado Caspian e é instantaneamente atraída por ele, e ao longo do tempo seus sentimentos por ele crescem, de modo que ela começa a achar que a felicidade que ele a faz sentir seja suficiente para que ela esqueça a morte da melhor amiga. Mas ela acaba descobrindo que em Sleepy Hollow nada é bem o que parece...
Ok, depois dessa sinopse (que por sinal é bem melhor que a do livro, de nada pra você) eu vou dizer o que eu achei do livro por partes, dividido entre começo meio e fim. O começo do livro é ótimo. Ele mostra a tristeza da Abbey só que sem ser de um jeito tedioso, e estabelece uma conexão entre quem lê e a Kristen, que apesar de só aparecer na história por meio de Flashbacks, ainda assim é um personagem carismático, e faz com que Abbey não seja a única que gostaria que Kristen não tivesse morrido.
Quase chegando no meio do livro, Abbey começa a descobrir coisas que a faz questionar o que exatamente aconteceu á Kristen, porque será que ela morreu, ou será que foi suicídio e outras questões do tipo. Não vou me aprofundar aqui porque pode estragar a história pra alguém, mas é suficiente dizer que foi agradável ler até aí.
E então tudo vai ladeiro abaixo. A história deixa o mistério da morte de Kristen de lado e se foca na nova relação entre Abbey e Caspian, um garoto misterioso que ela conhece no cemitério da cidade e logo se apaixona por ele. Isso pode ser só a minha opinião, mas essa parte do livro se apoia inteiramente no fato de que você poderia ficar interessado no romance água com acúcar dos dois, porém, há fatos alarmantes:
1) eles mal se encontram, o que significa que Abbey passa mais tempo orando a deus pra que isso aconteça do que realmente passando tempo com o garoto; e
2)Caspian não é um personagem nem um pouco carismático. Entenda, não que faça voce se perguntar "ele é tão sem graça, o que foi que ela viu nele?", mas ele simplesmente não é interessante e não consegue manter a atenção nele sendo que basicamente ele tem 150 páginas só sobre ele.
A parte final do livro volta a ser interessante, já que se trata de Abbey descobrindo o que é que ocorre em volta dela, porque Caspian é tão misterioso e porque ele age tão esquisito perto de Nikolas, o zelador do cemitério amigo de Abbey. Ainda assim, nada mais sobre Kristen é dito, e se voce, como eu, quiser saber o que diabos aconteceu com a menina, vai ter que arranjar o segundo livro em inglês.
Agora para um comentário, apesar de eu já saber que essa resenha tá enorme: essa história poderia ter sido bem melhor. Se você ja viu o filme A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, tanto a versão animada da Disney quanto a mais sangrenta com o Johnny Depp, sabe que essa história é bastante perturbadora e arrepiante, e sendo que Sombras é inteiramente baseado no conto e em seu autor e em sua cidade de origem, a lenda poderia ter sido melhor utilizada. O resultado poderia ter sido bem melhor, e, quem sabe, assustador.
RESUMINDO: É um livro bom, mas ele tem problemas depois do começo e dificilmente volta a ser interessante até o final. Caspian, a súbita paixão da vida de Abbey é tão interessante quanto um arbusto, e todo o mistério em volta da morte de Kristen é esquecido e não explicado. Muitas das dúvidas deixadas serão explicadas nos próximos livros, e acho que vale a pena lê-los, mas pra mim, esse livro vai sempre ser um desperdício de potencial.

Thay Moreira 29/07/2012

Sombras
Sombras tem uma história original, e diferente dos livros atuais, Abbey não fica "respirando" o mocinho da história, Caspian. Ok, ela está a fim dele e tudo o mais, só que ela age bem como uma adolescente comum age quando está apaixonada. Mas achei o ritmo meio lento - para mim, mas sei que muita gente ia gostar do livro, eu até indico porque a história é muito boa - e estou meio cheia de histórias sobrenaturais misturadas com o romance. Sei lá, é como se tivessem perdido um pouco da criatividade e só sabem inventar isso agora... Mas enfim, o livro é muito bom. Abandonei por causa da minha pequena fase "não aguento mais livros românticos e sobrenaturais", mas indico para pessoas que curtem esse gênero.

Rafaela Regis 05/02/2013

Sombras da autora Jessica Verday, lançado pela editora Rocco, foi um livro que me chamou a atenção logo pela capa, que é muito linda, e logo fui atrás da sinopse que me deixou bastante intrigada por se tratar da Lenda do Cavaleiro sem Cabeça.

Sombras narra a história de Abbey, uma garota que acabou de perder a melhor amiga, Kristen, em um acidente e sobre como ela tenta superar essa perda. A trama começa a ganhar forma quando Abbey conhece um rapaz misterioso, Caspian, que ela encontrou espiando no dia do enterro da sua amiga e a partir desse encontro começa a se encontrar com ele nos locais em que ia com Kristen, um deles sendo o cemitério de Sleepy Hollow.

O enredo possui muita influência da Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, no início de cada capítulo possui um trecho dela e no começo do livro Abbey faz um resumo da história e de sua fascinação por Washington Irving, autor da lenda. Achei esse um ponto positivo na trama, a autora usou toda a magia característica da cidade para a construção da história. O cemitério cresce na trama e vira parte do livro, assim como o túmulo do autor, que para Abbey é como um amigo querido.

Não sei se é a escrita da autora ou se eu realmente não me identifiquei com os personagens, mas a leitura para mim foi um tanto quanto sofrida, pois a cada linha que eu lia ficava cada vez mais impaciente querendo descobrir onde a autora estava querendo chegar e me frustrava com as voltas que aconteciam. E o livro possui as páginas brancas o que faz com que a leitura se torne mais cansativa e arrastada.

Os personagens não foram bem construídos e nem aprofundados, o que deixa o leitor sem saber direito o que cada personagem procura mostrar, sem falar nos sentimentos ambíguos que mudam como tão rápido como o clima o que confunde ainda mais a leitura.

Jessica Verday não soube aproveitar bem os elementos que ela tinha a disposição, uma lenda famosa e um suspense a ser resolvido e um cenário para um bom enredo. Mas faltou algo para dar aquele tcham na história.

Por ser uma trilogia, algumas perguntas ficaram sem resposta. Como a morte de Kristen, o que vai acontecer com Caspian, e onde foi parar o Bem que desapareceu da história. Quem sabe no próximo volume tenhamos uma melhora na história, a resolução de alguns problemas e a leitura se torne mais prazerosa.

Dicas de Livros: http://dlivros.blogspot.com.br/

Camilla 14/02/2013

Sombras
The Hollow, escrito por Jessica Verday e publicado no Brasil pela editora Rocco sob o título Sombras é a típica história bonitinha e sombria. Por alguma razão, me apaixonei pela história mesmo antes de saber do que tratava. Não havia lido sinopse ou ouvido falar qualquer coisa, mas o título em inglês havia me atraído. E não deu outra, adorei.
Kristen desaparece, mas Abby, a melhor amiga não se convence de que a garota está perdida para sempre. Mesmo em meio à celebração do funeral, após conhecidos especularem a causa da morte, Abby tem certeza de que há algo errado no ar. Ela costuma andar pelo cemitério de Sleepy Hollows, onde também está enterrado o corpo do autor da Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Durante as homenagens à amiga, acaba encontrando, por acaso um garoto que nunca vira e que lhe chama a atenção por parecer conhecer Kristen. O garoto se chama Caspian e é extremamente bonito e gentil, razão que a leva a criar fortes laços de amizade. O problema é que Caspian parece guardar um segredo muito sério, assim como a própria lenda parece ter os seus...

continue lendo em: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/2013/02/sombras-de-jessica-verday.html

Isa 22/02/2013

Sombras, de Jessica Verday.
Abbey está atordoada devido a estranha perda de sua melhor amiga, Kristen. Não consegue acreditar que, de fato, sua amiga não está mais "entre nós", principalmente quando realizam seu enterro sem mesmo ter achado o corpo. Todos que, antigamente, não simpatizavam com Kristen, de repente estão aos prantos.
Então, no enterro de sua melhor amiga, um misterioso garoto loiro que possui uma estranha - mais charmosa - mecha negra em seus cabelos, aparece na vida de Abbey, fazendo logo com que a mesma fique encantada por ele. Logo os dois acabam se esbarrando no sótão da casa de Kristen, onde o "pós-enterro" estava sendo realizado. Depois disso, o casal sempre acaba se encontrando no cemitério da cidade, o local preferido de Abbey e Kristen, devido ao túmulo de Washington Irving, o escritor da lenda 'O Cavaleiro sem Cabeça', que as duas adoravam.
Com várias reviravoltas emocionantes e trechos de "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" a cada capítulo, Sombras prende você até a última página.Sinceramente, eu não esperava muito desse livro. Comprei em uma promoção no Submarino, só para poder comprar os outros por um preço melhor. E então acabei me surpreendendo com a história. Abbey é uma garota considerada anti-social, que tinha apenas uma única amiga, que agora está morta. Devastada, ela parece perder a razão de viver, estando sozinha no meio do ensino médio, com líderes de torcida cruéis e outras pessoas que atrapalham sua vida. Sua única escapatória são sua fabricação de perfumes, e o cemitério de Sleepy Hollow, onde conhece Caspian, um garoto que nunca havia visto em toda sua vida, mesmo que o garoto estivesse presente no enterro de sua melhor amiga. Com o tempo, os dois vão ficando cada vez mais próximos, porém Caspian sempre foge quando as coisas acabam esquentando mais do que o normal, com seu comportamento misterioso e protetor, o que deixa Abbey confusa.

O final é maravilhoso, deixando aquela afobação toda de querer ler a continuação imediatamente. A escrita é em primeira pessoa, e muito bem feita. É um livro que vale a pena ler se você gosta de coisas sombrias - de um modo light - , romance e mistério.

Veja mais em: http://aculpaedasleituras.blogspot.com.br/

Nath @biscoito.esperto 18/06/2013

Sombras foi uma surpresa. Eu já tinha ouvido falar vagamente sobre o livro em inglês (The Hollow, no original), mas sequer sabia do que se tratava. Mas então, num belo dia visitando a Submarino, ele estava custando DEZ REAIS. Lembrando que ele é da Rocco. Tive que comprar.

Enfim. Ele foi mesmo uma surpresa. Num mercado cheio de livros paranormais, o tema já está batido. Confesso que não conheço muitos livros de fantasmas (a série A Mediadora e... você conhece alguma?), mas essa coisa de garota-se-apaixona-por-garoto-e-o-amor-deles-é-impossível já está mais que batido.

Sombras é diferente.

Conta a história de Abbey, uma garota cheia de sonhos cuja melhor amiga desapareceu recentemente. Acreditam que ela caiu no rio que corta a pequena cidade em que vivem, Sleepy Hollow (que existe de verdade!) e a correnteza a levou. Depois de tanto tempo desaparecida, os pais da garota desaparecida, Kristen, decidem por um ponto final na história e fazer um enterro, mesmo sem o corpo.

Abbey, indignada com isso, recusa-se a acreditar que Kristen até morta. Ela prefere acreditar que a amiga fugiu ou que foi sequestrada. Ela só quer que Kristen volte.

Tenho muito a dizer sobre este livro. Eu achei ele inteiro divertido, a leitura fluiu bem e eu li ele super rápido (três dias para 500 páginas é rápido sim). Mas, até a página 400, nada INCRIVELMENTE INCRÍVEL acontece. Não que as primeiras 400 páginas fossem desnecessárias, longe disso. Nessas páginas Abbey fala da dor de perder sua melhor amiga, do novo amor que conhece, fala sobre seus sentimentos, sua impressão sobre o mundo, o que quer fazer quando se formar na escola, etc. Acho a Abbey muito bem ambientada como adolescente, tendo preocupações bem sérias e que eu também tenho quanto à vida adulta (afinal, estamos quase lá). Além de que o começo do livro é cercado de mistérios. Por mais que Abbey não veja nada de estranho à sua volta, eu me perguntava muitas coisas sobre os personagens que iam surgindo na trama, como o doce Caspian e os simpáticos Nikolas e Katy.

O mistério do livro era de dar nos nervos, por que você QUERIA MAIS QUE TUDO saber o que está realmente acontecendo e a Abbey se focava em outras coisas. Mas depois da página 400, quando as revelações começaram, meu coração não parava de bater forte, senti até calafrios na página 456 (se não leu o livro ainda, não procure a página 456), por que não esperava por isso de verdade.

Resumindo, o livro tem seus defeitos. Não é a melhor história do mundo. Mas eu gostei, do fundo do coração. Achei a protagonista carismática, coerente e, acima de tudo, madura.

Recomendo a leitura!

site: www.nathlambert.blogspot.com