Maigret e o finado sr. Gallet

Maigret e o finado sr. Gallet Georges Simenon

Resenhas - Maigret e o finado sr. Gallet

Naty__ 13/03/2020

Li "O finado Sr. Gallet" tem um bom tempo e acabei não fazendo resenha aqui para vocês. Não sei se vou tentar expressar exatamente tudo o que senti, mas já vou logo adiantando que minha estreia com Simenon não foi das melhores.

A obra é escrita sob o ponto de vista de Maigret, um comissário que aparece em diversas obras do autor. Designado para solucionar o caso, a cada página a investigação parece se complicar mais do que ter alguma solução. Diversas sugestões, dúvidas, mas nada concreto.

O leitor tem ciência de que todas as circunstâncias da morte do sr. Gallet parecem falsas: o nome que usava durante sua última viagem, sua presumida profissão, abandonada em segredo há dezoito anos e, sobretudo, a dor de sua família.

No desenvolver da história uma suspeita surge, será que foi Henry Gallet que assassinou seu próprio pai? Maigret acreditava se tratar de um latrocínio, porém, essa hipótese é descartada ao se deparar com a imagem do falecido. O que o comissário não imaginava é que, enquanto procurava testemunhas e suspeitos, ele descobre que o morto vivia uma grande mentira.

Embora o livro deixe-nos curiosos em alguns momentos, a narrativa deixa o leitor por diversas vezes cansado e imaginando que o ápice da história não vai chegar. Mesmo sendo um livro bem pequeno, demorei bastante para ler, pois a história não estava me atraindo como imaginei.

O desfecho é sim de deixar o leitor boquiaberto, mas não foi o suficiente para levar cinco estrelas. Para quem gosta de romances policiais talvez analise o livro com um olhar bem crítico; talvez aqueles que não estejam adaptados se simpatize um pouco mais.

Ainda que tenha sido a minha primeira experiência com o autor, sinto que preciso dar uma nova chance, pois Simenon é um grande sucesso no gênero e não vou me abater por uma leitura que não me agradou. E que venha o próximo!

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/12/resenha-o-finado-sr-gallet.html
Amanda 17/06/2020minha estante
Nunca li nada do autor. Uma pena que você não teve um bom começo com ele. Parece ser um livro bem curioso mesmo e lendo por cima me lembra outros que já li sobre investigação, que inclusive são uns dos meus favoritos. Um dos livros da Agatha C. tem uma história "parecida" no quesito de se enrolar mais que o normal e as pistas irem complicando tudo, quando resolvem algo percebem que não resolveram foi nada, enfim, percebi que isso tornou minha leitura arrastada também (geralmente leio esses livros bem rápido, mas isso não aconteceu com esse pela enrolação). Mesmo assim, vou procurar saber mais obre o autor!

Angela Cunha 22/06/2020minha estante
Eu admito que ainda não conhecia o livro,mas mesmo não sendo cinco estrelas, me deu muita vontade conhecer a obra do autor.
Eu amo um bom thriller, ainda mais quando há tanto mistério escondido.
Se tiver oportunidade, com certeza, lerei!!
Beijo

Michelle 14/07/2020minha estante
Gosto de livros com finais surpreendentes e inesperados

Fábio Nogueira 12/03/2020

Se nunca leu...
... já passou da hora de conhecer o comissário Maigret, fruto da mente do inteligente e criativo Georges Simenon.

Amantes do gênero, mergulhem de cabeça nas excelentes narrativas dos casos de Maigret.

PorEssasPáginas 09/08/2016

***Assista o vídeo no blog!***

site: http://poressaspaginas.com/narrativas-no-pep-o-finado-sr-gallet

Bruno1041 25/02/2016

[Resenha] O Finado Sr. Gallet - Comissário Maigret
Émile Gallet foi encontrado morto em seu quarto no Hôtel de la Loire. É um caso de assassinato confuso onde o comissário Maigret é designado para solucionar. Só que a cada capítulo a investigação mais se complica do que se clareia.
Maigret num primeiro momento acredita se tratar de um simples e monótono latrocínio, só que é descartada ao ver a imagem do morto antes da autópsia. Com isso, parte à procura de testemunhas e possíveis culpados do crime e quanto mais se aprofunda na vida de Gallet mais descobre o quanto ele viveu numa mentira e se escondendo.
Os personagens são desinteressantes e não senti afeição a nenhum, pois o caso se desenrola rapidamente e quando você percebe já acabou a leitura, afinal a obra possui somente 152 páginas de enredo. Li como se fosse um episódio de um seriado policial! kkk
O desfecho do caso é surpreendente. Infelizmente, um ponto me deixou muito frustrado ao não o ver esclarecimento. Não sou fã de pontas soltas em enredos policiais.
A escrita do autor Simenon é louvável, prende sua atenção e o faz devorar a obra em poucas horas. E olha que ele é um autor do século XX! Pra mim é difícil encontrar um que me tome em seus escritos. Simenon entrou para a lista dos meus favoritos escritores policiais ficando ao lado de Agatha Cristie, James Patterson e Harlan Coben.
Dei uma pesquisada e o escritor escreveu à beça antes de falecer. Com toda a certeza tentarei ler outros casos do comissário Maigret que aparece, ao todo, em 74 LIVROS!!!
O formato do livro, disponibilizado pela Companhia das Letras, é econômico contendo poucas páginas, as folhas são amareladas - meus olhos agradecem - e a fonte das letras é pequena, não chegando a incomodar durante a leitura. A capa é linda tendo textura emborrachada em sua superfície. Espero poder ter outras oportunidades de ler Simenon.
Para quem procura um romance policial para ler - e tentar adivinhar o desfecho - em fila de banco ou numa tarde chuvosa sem nada para assistir, O Finado Sr. Gallet é uma boa pedida.

site: http://www.lostgirlygirl.com/2016/02/resenha-798-o-finado-sr-gallet.html

Psychobooks 13/03/2011

O livro traz a história do mais famoso personagem de Simenon, o comissário Maigret que é incumbido de investigar um assassinato completamente fora do normal. (me refiro às circuntâncias!)

Èmile Gallet foi encontrado morto em seu quarto de hotel com um tiro no rosto e uma facada no coração. Nada foi levado da vítima.
A faca se encontrava no local, mas a arma tinha desaparecido.
Os suspeitos são vários: desde o filho ao vizinho do hotel.
Quanto mais Maigret investigava o caso, mais se sentia perdido num crime sem solução e para piorar a situação seus maiores suspeitos possuíam álibis perfeitos.
Um caso aparentemente sem conclusão, que acaba tendo um final surpreendente.
Demorei um pouco para engatar a leitura, talvez devido a forma da escrita e houveram umas 3 ou 4 palavrinhas que tive de recorrer ao dicionário. (isso é muito bom para enriquecer o vocabulário)
E um fato (pelo menos para mim!) surpreendente: já se colhia amostras de impressões digitais em 1930 para investigação de possíveis suspeitos.
Outro fato interessante, é que o comissário me lembrou a Alba, já que ambos falam sozinhos, raciocínam em voz alta. rs
A história desse livro é bem instigante, aparentemente sem pé nem cabeça, e mesmo com minhas insistentes espiadas no final do livro, não descobri nada. Tive que ter a paciência de ler o livro normalmente, até achar as respostas do assassinato.
Me interessei bastante pela série, que possue histórias individuais. Cada livro possui uma história única, com começo, meio e fim, sem aquelas de mais 3 ou 4 livros de continuação. Até pensei em começar a coleção dos livros sobre Maigret, já que são pequenos, bons e baratos mas…. só sobre o comissário Maigret, Simenon escreveu 75 livros. Oo’
Nem preciso dizer que desisti de fazer a coleção completa, mas nada que me impeça de comprar alguns livrinhos dele de vez em quando. =)

Acesse:
Nil 27/02/2013minha estante
Eu estou tentando ler todos! rsrsrs
Eu li todos os da Agatha Christie e ela tbm escreveu muitos!