2012 - O menino que previu o apocalipse

2012 - O menino que previu o apocalipse Ricardo Valverde

Resenhas - 2012 - O menino que previu o apocalipse

Fabi 11/10/2013

E se o mundo fosse acabar...
A história tem início em 2006, Michael mora na cidade do Cairo, Egito. O garoto de onze anos vive com seu atencioso pai, tem um bom relacionamento com seus amigos e nutre um amor platônico por sua colega de classe: Catarina. Sua vida seria perfeita, se não fosse a dor da ausência de sua mãe, que faleceu alguns anos antes, no dia do seu aniversário.

“Exatamente no dia do meu aniversário, dia 21 de dezembro, minha mãe foi pela última vez ao Hospital Maadi. (...) A morte dela ia completar três anos. Desde aquele dia, meu pai tenta fazer do meu aniversário algo divertido, com festas grandes, cheias de artistas, palhaços e todos que eu convidasse. Ele se esforça muito para amenizar a dor e a falta que minha mãe me traz.” (trecho página 15)

A vida dele começa a mudar após conhecer Sybila, uma profetisa, que faz previsões sobre o futuro. Michael começa a ter presságios referentes aos acontecimentos do apocalipse.

“Ouviram-se trovões e relâmpagos. Os vulcões arderam em chamas e explodiram, lançando fogo e sangue nas matas, que desapareceram em segundos. A pouca água que restava tornara-se amarga e muitos morreram ao tomá-la. Dei um grito e abri os olhos.” (trecho página 27)

A maior felicidade de Michael é ter ao seu lado Catarina, que antes era sua colega em partidas de futebol, e depois passa a ser sua namorada. Entre eles existe um amor puro e sincero que cresce, junto com seus protagonistas, ao longo dos anos.

“Jogamos futebol a manhã toda. Ficamos em times diferentes naquela sexta-feira, mas, na verdade, não estávamos nem aí para o jogo. Eu mal prestava atenção à bola. Fitei Catarina o jogo todo, seus cabelos, seus olhos, seus sorrisos.” (trecho página 19)

Suas visões e pressentimentos vão ficando cada vez mais fortes e presentes. E Michael tenta levar sua vida, mesmo sabendo o que o futuro reserva à humanidade.

Minhas Impressões

O livro 2012: O menino que previu o apocalipse é narrado em primeira pessoa pelo personagem Michael. A escrita é envolvente e acompanhamos o garoto as vésperas de seu aniversário, o fatídico 21 de dezembro. Data apontada por Nostradamus e alguns povos como o fim do mundo.

De 2006 a 2012 as descrições detalhadas são uma verdadeira viagem ao Cairo, capital do Egito. Onde Michael vive e descreve: monumentos históricos, os principais pontos da região, a culinária e os hábitos locais. Adoro livros que conseguem nos transportar e vivenciar diferentes lugares e sua cultura.

O amor do romântico Michael, pela encantadora Catarina é comovente. O que começa com uma paixão platônica pela colega, no decorrer dos anos vai crescendo, amadurecendo e originando um grande amor, forte e verdadeiro. Mas nem mesmo nesses momentos com sua amada, Michael consegue ser totalmente feliz. Por conta da tragédia anunciada, existe sempre uma sombra em sua vida, pois ele pode prever o que está para acontecer.

A leitura me levou a muitas reflexões: O que valorizar com o fim do mundo eminente? Apesar da pouca idade o rapaz dá muito valor aos amigos e a companhia das pessoas que ama.

Durante a trama existem duas grandes reviravoltas que marcam a leitura. Embora a data de 21 de dezembro de 2012 já tenha passado, e tenhamos escapado desse final trágico, o livro é muito interessante e narra as previsões bíblicas do apóstolo João, as profecias de Nostradamus e cita também a coincidência com o fim do calendário Maia. Um tema que acho muito interessante e recomendo.

Afinal, o que fazer diante do fim do mundo?

site: http://www.escrevendoaospouquinhos.com.br/2013/09/e-se-o-mundo-fosse-acabar.html?showComment=1381501985442#c194224759661784339

Amanda Carneiro 23/06/2013

Uma história egípcia
Comecei a leitura desse livro alguns dias antes do temido dia 21/12/12 e finalizei alguns dias depois desta mesma data. A trama se passa no Egito e o autor conseguiu me leva para lá de maneira fantástica. Aprendi muitas coisas (aliás, agora morro de vontade de experimentar falafel, karkadeh e tabule, rs)
Apesar do tema “2012” já ser meio batido, Ricardo conseguiu inovar ao nos apresentar uma trama diferenciada, com outras questões além do apocalipse: o primeiro amor, reencarnação, previsões e a importância de termos ao nosso lado aqueles que amamos.
Gostei muito do romance entre Michael e Catatina. É tudo muito puro, simples, mas verdadeiro. Uma das únicas (senão a única) coisas que me incomodou, foi Michael. Ao mesmo tempo em que ele tinha pensamentos bem avançados para sua idade, às vezes, agia como uma criança de oito ou nove anos.

Leia a resenha completa: http://www.primeiro-livro.com/2013/05/2012-o-menino-que-previu-o-apocalipse.html

Tati oliveira 22/11/2012

Ao longo de milhares de anos o fim do mundo vem sendo previsto, a maior parte deles apontam sempre para a mesma direção, o ano de 2012.

É nesse ano que Michael completara 17 anos, ele não é um garoto comum, ele possui o dom da profecia, tem diversas visões que ainda não é capaz de compreender, mas que aos poucos vera o verdadeiro significado, aos poucos ira perceber que a vida simples que leva no Egito mudara para sempre, que ele não é quem imaginava ser, que o mundo depende dele.

A história começa no aniversario de 17 anos de Michael, quando o garoto abre o menor dos pacote encontra uma carta, nessa carta esta uma previsão, é esse o dia em que o mundo acabara.

Depois desse prólogo sombrio, a história volta para o ano de 2006, quando o garoto tinha apenas 10 anos e levava uma vida comum, morando com seu pai e uma governanta, jogando bola todos os dias, trocando olhares com Catarina, a quem amava desde sempre.

Aos poucos vamos descobrindo, junto com Michael, mais sobre sua história e sobre o fim do mundo.

(...)

Silvia 13/06/2012

2012
Muito bom este livro, eu recomendo. Leia também 2012 o segredo do Monte Negev.

Ricardo 13/02/2011

A saga continua...
A sequencia do livro está quase pronta! Aguardem!
Renata 28/03/2012minha estante
vai ter mesmo um segundo livro ?

Ricardo 28/03/2012minha estante
Renata, a sequência desse livro já saiu.
Chama-se "2012 - O Segredo do Monte Negev".
Já está disponível em todas as livrarias.
Grande beijo e obrigado pelo interesse.
Ricardo Valverde