Banquete

Banquete Dante Alighieri

Resenhas - Banquete

Hilton Neves 24/08/2020

Embora discorde da Trindade e outros detalhes ligados ao catolicismo, Convivio é um lindíssimo trabalho! 4½ ia ser a nota certa, porquanto Dante conosco partilha (entre outras coisas)uma astronomia impressionante, pólos, busca, as Metamorfoses de Ovídio, desejo, a ilustração soberba da pirâmide na página 172 e o epiciclo!

Claire Scorzi 23/02/2009

Saboroso apesar de limitado
Banquete (original "Convivio") merece atenção porque nele reencontramos (já visível em "A Divina Comédia") a erudição extensa de Dante; é válido também pelo estilo saboroso desde o primeiro capítulo, em que, num tom de discurso, Dante nos transmite seu conhecimento enciclopédico de forma agradável, quase como se lecionasse.
O defeito, claro, está em que grande parte do que ele apresenta já foi superado depois de todas as descobertas posteriores à Idade Média (exemplo, a área da Astronomia). Se for lido porém para conhecermos o sábio Dante Alighieri, intelectual da passagem do século XIII ao XIV, para lermos seu estilo de conversa erudita, é um prato cheio.
Maria tereza 18/01/2017minha estante
Interessante essa visão do livro. Faz sentido.

Berenice.Thais 26/01/2023

A degustação
O banquete era um livro que teria mais de uma parte .mais não deu tempo para concluir e um livro filosófico que mostra que na quele tempo o conhecimento que foi e é estudado até hoje.

SamuellVilarr 19/10/2021

Banquete, Dante Alighieri.
Eis aqui um amontoado rico de alimentos para satisfazer o espírito do homem da maneira mais aprazível possível, neste banquete encontra-se os mais sublimes e essenciais conselhos, ensinamentos, influências, conhecimentos, repertório e sabedoria do poeta Dante Alighieri concedido a nós e, em sua perspectiva, aos pobres, pois, escreveu este tratado na língua popular do italiano e não o latim, o mesmo que era considerado a língua principal para a escrita e ao meio intelectual e nobre da época, então aqui Dante realiza uma democratização do conhecimento, concedendo ao seu público fiéis tratados que exprimem sua sabedoria, seus conhecimentos e muito mais de sua figura enquanto poeta, pois, o livro será um apanhado explicativo de poemas que o mesmo fez e lá os colocou, portanto, também percebemos a profundidade e complexidade depositada em seus poemas, sendo assim, aqui tratará das questões relacionadas à alma, a filosofia, a astronomia, a astrologia, ao amor, ao intelecto, ao espírito, as idades, a sabedorias, aos filósofos, aos poetas e infinitamente mais, portanto, diria que este conteúdo expresso neste livro não é somente indispensável de muitas maneiras, tanto na forma de conhecer e de adquirir sabedoria, como também, como forma de adquirir discernimento e uma perspectiva do contexto sob o qual a história se encontrava e também, as opiniões morais e filosóficas que são ricas aos nossos dias, aqui se discute assuntos como astronomia, física, filosofia moral, teologia, metafísica, doenças mentais, relações e costumes e muito mais, assim sendo, repito que não é somente indispensável, mas também grandioso, pois, não tão somente nos engrandece em conhecimento e discernimento espiritual e muito mais, também nos concede enriquecedores conselhos para a vida e para sua condução.