A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Isadora 15/03/2024

Perspectiva
Creio que eu tenha lido esse livro no momento errado, com a cabeça bagunçada, por isso o low rating e a ruim interpretação que tive. Mas apesar de tudo, consegui perceber a ótima escrita, o ótimo lirismo e a visão sociológica que Drummond nos apresenta. Vastos temas a respeito da sociedade.É um livro para ser relido e para se ter uma cópia física em mãos.

Liiz 27/02/2024

Esse ano quero me desafiar a ler formatos diferentes, e poesias e poemas sempre tiveram meu preconceito kkkk mas esse ano irei ler mais. E decidi começar com uma obra de arte, alguns poemas foram cansativos, mas gostei muito

marcinvsc 16/02/2024

Acalento devastador
Carlos Drummond de Andrade, apenas.
?Consolo na Praia? foi o poema que mais me pegou ainda mais depois de vê-lo exclamado na voz de Maria Bethânia.

?Vamos, não chores?
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.?

O começo do livro me pareceu super confuso, mas depois de reler umas 4 vezes percebi que era confuso mesmo. Talvez a arte esteja ai. Tinha uma pedra no meio do caminho, ou apenas um rastro, não importa.

legarcia 14/02/2024

Que a rosa floresça em cada um de nós
Sempre é interessante os primeiros livros que lemos de grandes escritores. Aprecio muito as incríveis descobertas que fazemos ao entrar no mundo criativo de um excelente autor. Já havia lido alguns poemas isolados de Drummond, mas ?a rosa do povo? foi o primeiro livro seu que li. E esse sentimento de estar maravilhada fez-se presente ao me deparar com os versos contidos aqui.

Essa obra, escrita durante os anos da Segunda Guerra Mundial, reune poemas valiosos. Podemos perceber um poeta fora da torre de marfim e escrevendo sobre os horrores que aconteciam no seu tempo. ?Nosso tempo?, inclusive, é título de um dos poemas mais pujentes, o qual merece meditações infinitas. É nele que Drummond escreve sobre os males daquela sociedade partida, a qual há muito não se encontra homens completos.

São de uma profundidade enorme os poemas dessa obra; cada verso ilumina fragmentos da realidade humana, principalmente a pós-moderna, a qual é tão volátil como um gás. Uma sociedade detentora de mais informações e ciência do que nunca antes, e mesmo assim resta a impressão de que as coisas não são tão claras como eram.

Drummond escreve que a literatura é como um verme que corrói as estruturas da sociedade. E isso é provado com seus versos, os quais expõe ao leitor mecanismos e situações antes não percebidos por um olhar desatento. É como se ele pegasse com as mãos os problemas de nossa sociedade e nos fizesse encará-los por algum tempo. Assim, nós, que vivemos com miúdas certezas as quais nem são nossas, podemos ser despertos desse sono apático. E, talvez, por meio disso, a rosa do povo possa nascer dentro do indivíduo para que ele embeleze e fertilize um pouco o solo apodrecido.

Essa obra com certeza merece muitas releituras para que possamos meditar e utilizar as poesias como substrato para reflexões. Saio desse livro incrivelmente impressionada por ter encontrado novas e grandes possibilidades literárias e por ter contato com o mundo criativo e filosófico de um dos maiores gênios de nossa literatura.

Zé Vinicius 03/02/2024

Poemas bonitos
Lindos poemas, porém alguns bem desafiadores, recomendo começar por outros do autor e também é interessante você ter um aparato histórico legal para se aventurar nessa poesia, fora isso, te desejo uma boa leitura!

lucasgsan 03/02/2024

Engajado
Meu segundo contato com Drummond e gostei muito do livro. Gosto como o livro é engajado politicamente e ao mesmo tempo trata de temas tão diversos. A maioria dos poemas são longos e com algum contexto histórico por trás, mas nada que comprometa a leitura. Se lermos com atenção e cuidado dá para fazermos boas interpretações.

Um exercício legal que eu fiz foi pesquisar outras leituras e análises de alguns poemas para enriquecer as minhas próprias.

O livro não fala só sobre a segunda guerra e a ditadura do Estado Novo, mas sobre a vida de modo geral e o amor - temas inerentes ao ser humano.

Outro tema bastante recorrente é a esperança, aqui metaforizada na figura da rosa. ?A flor e a náusea? e ?Áporo? são dois poemas que exemplificam bastante isso. Mesmo frente a uma situação complicada, a fé e a esperança de dias melhores não podem morrer.

Certamente irei revisitar esse livro. Aqui há poemas que vou levar comigo para sempre. Quando por vezes me sentir cabisbaixo, por exemplo, Drummond e seu ?consolo na praia? serão meus confidentes.

gabierlo 19/01/2024

O sonho de poesia de todo poeta
Sem palavras pra dizer a sensação que é ler os poemas de carlos, como poeta, digo que sinto como espinhos de rosas cravando no coração. livro totalmente apaixonante e de fazer o coração chorar e ficar quentinho ao mesmo tempo

Enaile.Mendes 17/01/2024

A Rosa do Povo ?
Uma vez ouvi de uma professora que quem não lê poesia não é feliz, acho isso um exagero, no entanto, é através da poesia que mais encontro meus pensamentos e ao mesmo tempo é na poesia que mais fico intrigada no uso de palavras com o intuito de refletir sentimentos humanos.
Esse livro é uma ótima leitura, mas é necessário ter paciência para compreender as questões que Carlos Drummond de Andrade propõe.

gi 05/01/2024

2ª guerra, família, luto, ironia e esperança.
O background desse livro é de guerra e desolação. O autor traz em pauta o luto, a miséria e a tristeza da guerra ("Carrego comigo") - mas ainda, mais que isso: uma dormência do povo, "numbness", desesperança. Pior que ter esperanças ruins, é um povo que não espera mais nada (a noite em "A passagem da noite").
Mas nem tudo está perdido. Drummond mostra que há esperança: a rosa. Ilustrando suas duas leituras, tanto o poema quanto o amor, a rosa representa a salvação, a esperança, a alegria que brota(rá?) no meio do nelumbo, da tristeza ("A flor e a náusea").
Ainda nas primeiras páginas, "Procura da poesia" estabelece certa ironia envolta do processo poético. O autor dita instruções ao mesmo tempo que não as segue: "não cantes tua cidade", porém escreve "Confidência do Itabirano"; "não faça versos sobre acontecimentos", mas escreve "Uma pedra no caminho"; e assim vai.
Escreve muito sobre a família, e em imagens nostálgicas relembra seus parentes e traz a sensação de conforto através do velho piano da sala, inutilizado ("Onde há pouco falávamos").
Dentro do contexto familiar e de guerra, menciona o luto, tentando a desvendar os segredos dos mortos ("Como um presente").
Em última instância, menciona o famoso Charlie Chaplin, retomando o tema da guerra, porém com um olhar gouche: suas palavras "caminham numa estrada de pó e esperança".

Marcos Paulo 04/01/2024

Tenho certeza que Drummond resumiu todos os meus sentimentos em poesias. Ler poesia, me traz clareza e um afago muito grande.
Poesia e tudo.

jonatas 03/01/2024

Um livro muito bom, que te permite refletir e fazer avaliações sobre si mesmo e sobre o mundo. Super recomendo.

JosA225 29/12/2023

A Rosa do povo
É muito difícil comentar sobre poesia e quanto mais sobre Carlos Drummond de Andrade. Não tem nenhum poema conhecido, pelos menos nos títulos das poesias. Mas Drummond é Drummond. É uma grife de renome

Max 10/12/2023

Meu poeta...
Sei que a sensibilidade é como uma porta entreaberta, uma nesga de luz, que deixando entrar, queima nosso coração marcando-nos de dor e sofrimento. Em Drummond não é assim. Dele, a luz da sensibilidade se decompõe apenas em delicadeza, só dela. Morei alguns anos em Itabira, sua terra, em que remete a todo tempo nesse livro. Eu o compreendo, talvez, quando me lembro que vi as mesmas montanhas, vivi a mesma vagareza do tempo, senti a mesma neblina em meu rosto...
O que produz tanta beleza em sua poesia, é a sua memória, a sua lembrança que a todo tempo o trai, o engana, fingindo que o antes era mais belo que o foi...
Recomendo fortemente!
Carine Campos 10/12/2023minha estante
Eu amo esse livroo!

Max 10/12/2023minha estante
Não me surpreende, Carine, sua sensibilidade para com a poesia é muito parecida com a minha!?

Débora 10/12/2023minha estante
Que lindo, Max!?

Max 10/12/2023minha estante
Obrigado, Débora querida!?

Vitor 26/10/2023

"A rosa do povo", é um livro escrito por Carlos Drummond de Andrade no período da Segunda Guerra Mundial, ele foi publicado em 1945.
Este livro propõe o debate sobre a situação do artista no mundo e sua posição em face dos problemas politicos e sociais do seu tempo. Drummond tomou posição e manteve-se fiel a seu ideário, embora reconhecendo a falácia de ilusões que se misturavam a interesses de justiça, liberdade e paz .
Uma leitura interessante, que deve ser lida com atenção, é o primeiro livro que eu leio desse genero, algumas poesias são realmentes profundas e me fizeram refletir, alguns poemas nos traz um sentimento de angustia e outros de gratidão pela vida...

"Clara manhã, obrigado,
O essencial é viver!"

Princess.books 26/10/2023

"Vamos, não chores".
A verdade é que a emoção chegou sim aos olhos.
Esse foi o primeiro livro do Carlos que eu li e o considero um dos melhores que já li na minha vida, a forma como sua poesia ressoa dentro de nós e nos pega de choque é magnífica. Essa leitura me despertou muitas emoções, das mais forte a raiva e a melancolia, raiva pela vida do leiteiro, pela infância perdida, pelo ano que passou e melancolia pela noite na repartição, pelo pacote que pesa, pelo cinema em preto e branco.
Drummond coloca a gente em um lugar de contemplação da vida em seu tom mais puro e genuíno e quantos paralelos podemos traçar dos tempos da escrita desse livro com os dias atuais! A cada poema uma reflexão, um apelo, um carinho, um afeto, um grito, um desespero, uma hora triste, mas também a esperança de uma vida que ressurge e brilha.
Precisei várias vezes parar e pensar sobre o que li, o que não li, o que entendi e senti e o que não. Várias outras voltava e relia como que para sentir tudo, extrair cada gota de poesia e sentimento que nas palavras residia. Poesia é isso, meus amigos leitores, sentir.
Leiam e sintam Carlos Drummond de Andrade até vislumbrarem o nascer da mais bela das horas!

????