Bonhoeffer

Bonhoeffer Eric Metaxas

Resenhas - Bonhoeffer

Joemy 16/11/2022

O amálgama ímpar de erudição e piedade
Eu já conhecia (ou achava que conhecia) os fatos principais da vida de Dietrich Bonhoeffer: a relevância dos livros que escreveu, sua oposição e conspiração contra o nazismo e sua morte como um mártir.

Esta primorosa biografia escrita por Eric Metaxas fez jus à grande personalidade de Bonhoeffer. Foi uma experiência reveladora, tocante, confrontadora e motivadora aprofundar o que eu já sabia sobre Bonhoeffer e conhecer tudo o mais que eu ignorava ou nem imaginava de como havia sido sua vida.

A perspectiva que Metaxas trouxe certamente contribuiu para isso, com o seu cuidado de não somente abordar os fatos em ordem cronológica, mas de também trazer muito contexto, seja histórico, familiar, político, acadêmico, eclesiástico ou espiritual. Para mim isso tudo foi um deleite.

Fui impactado com a jornada de Bonhoeffer, em seus aspectos acadêmicos, políticos, psicológicos e espirituais, mas principalmente com sua crescente devoção a Deus, fruto de uma teologia verdadeiramente centrada em Cristo, cujo ápice foi sua morte.

Entretanto, considero que o que mais me tocou foi conhecer alguém que, com a graça de Deus, conseguiu ser um amálgama exemplar de erudição e piedade, de teologia e vida com Deus.

Infelizmente, não tive o cuidado de escrever esta resenha assim que concluí a leitura; com isso, várias impressões que tive sobre o livro se perderam, mas fico contente em ter deixado esta minha humilde contribuição para que outros se interessem por esta obra biográfica e pela maior obra de Bonhoeffer: sua vida.
G. D. 16/11/2022minha estante
Muito, muito interessado em ler a Ética do dr. Bonhoeffer, também após ler um pouco sobre sua vida (no livro de Mark Reibling), sua participação na conspiração de Josef Müller contra os nazistas...

Talita Silva 27/06/2020

Que vida inspiradora!! Um ótimo livro! Se não pela narrativa cristã, leia pelo contexto histórico.

Elza.Helena 01/03/2020

Eu tinha um grande interesse em conhecer melhor a história do Bonhoeffer e também saber como a igreja cristã, naquele contexto, se posicionou com relação a Hitler e o nazismo. E encontrei tudo isso no livro.
Foi uma leitura emocionante.
Recomendo.

Dani 26/06/2018

Um dos melhores livros que você lerá na sua vida
Quem já leu o Discipulado de Dietrich e se sentiu, impactado a ler sua biografia se sentira mais ainda. Aqui acompanhamos como a vida Bonhoeffer desde a mais tenra idade, onde no decorrer da leitura acompanhamos a seu amadurecimento espiritual diante da palavra de Deus.
Durante a leitura o que mais me impactou durante a leitura foi o seu caráter e comprometimento com a com o seu chamado, onde muda de atitude ao trocar a vida acadêmica pela pastoral, e além vimos a agir de Deus e sua vida, como no caso em que o mesmo abriga as crianças marginalizadas dos guetos alemães, e os leva para casa de campo de sua família e passa a cuidar delas e doutriná-las conforme o evangelho de Cristo.
São inúmeros os exemplos que nessa biografia da vida do pastor o qual é de se ficar maravilhado, e ao mesmo tempo pensativo , o quanto que um bom pastor como ele fora estar em voga em nosso cotiano , o bom pastor que dá vida pelas suas ovelhas e ensina o verdadeiro evangelho, o verdadeiro discipulado de Cristo

davidnmelo99 18/05/2018

Emocionante
O pastor Bonhoeffer deixou um legado para os cristãos ensinando através do exemplo, na vida e na hora da morte, de como fazer discípulos para o Reino. Eric Mertaxas conta a vida deste grande homem de Deus desde sua infância, passando por sua formação, ministério, engajamento na conspiração contra Hitler e sua condenação à morte.
O autor faz uma linha do tempo associando os eventos históricos da Alemanha e da segunda guerra mundial com os acontecimentos da vida de Dietrich Bonhoeffer.
Fiquei muito mais interessado pela obra do pastor Bonhoeffer e pela história da Segunda Guerra. Aprendi com seus ensinamentos e exemplos deixados por ele na sua vida.

Dafne 30/03/2018

Eric Metaxas mostra o contexto histórico e político que levou a nação alemã a eleger e venerar Hitler; conta também como a igreja da época abraçou o Estado e consentiu com posturas totalmente fora da Palavra de Deus. É muito triste saber que tudo isso aconteceu, mas é muito importante conhecer o passado, entendê-lo e estar atento para que os erros não se repitam.

Melhor ainda é acompanhar a trajetória de um cristão que realmente estava preocupado com a vontade de Deus (Dietrich Bonhoeffer) e aprender que devemos seguir a vontade do Senhor, mesmo que todo mundo esteja contra (inclusive instituições religiosas oficiais, chamadas de igreja).

Outro ponto marcante para mim foi perceber o quanto é importante se posicionar e lutar para que as ideias do reino de Deus (respeito, liberdade, amor, etc) sejam preservadas e disseminadas onde estivermos, mesmo que isso leve a consequências drásticas! Por onde estivermos, entenda: qualquer lugar por onde passarmos (casa, trabalho, sociedade em geral). Afinal, as ideias do Diabo também estão sendo disseminadas por aí... Se nos calarmos, o que sobra?

"Onde livros são queimados, seres humanos estão destinados a serem queimados também." (Heinrich Heine)

***Publiquei uma resenha mais completa (e com fotos) no meu blog:

site: sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br/2018/03/bonhoeffer.html

Leituras e Reflexões 09/02/2018

Como leitora apaixonada por histórias de sobrevivência e resistência durante o período da Segunda Guerra Mundial, este livro me chamou a atenção, há alguns anos, durante uma das minhas visitinhas "despretensiosas" à livraria. Depois de um tempinho, acabei recebendo de presente do meu amor... entrou na fila de livros para ler, mas com senha de prioridade [rsrs...]
Minha primeira leitura do ano (2018), que já começou em grande estilo! A cada seção do livro, a gente se sente constrangido e se questiona: "que evangelho é esse que vivemos?". O que mais vemos hoje em dia são cristãos que frente a menor dificuldade ou provação já desistem de tudo, se "frustram com Deus" por não se sentirem amados, protegidos e nem abençoados por Ele.
Este homem (Bonhoeffer) levou sua obediência à vontade do Pai até as últimas consequências. Consequências essas "impensáveis" e incompreensíveis para muitos de seus contemporâneos e, também, para alguns de nossa época.
Sua vida é um verdadeiro exemplo de ousadia, sabedoria, vida com Deus e fé em ação. Muito além de se negar a ficar de braços cruzados perante a sua realidade, Bonhoeffer participou ativamente de ações que visavam mudar o futuro de sua nação, o futuro da Igreja, o futuro do mundo. Combateu o bom combate e completou sua missão.

Dyrceu 03/01/2016

Desafiador
Ir muito além do 'evangelho de bênçãos' tão propagado e facilmente aceito e viver o evangelho da salvação sem abandonar o Evangelho do Reino é realmente bem difícil, tanto mais quanto maior o risco de morte real e cruel...

Mas perceber quantos cristãos foram de encontro às crueldades impostas pelo nazismo por crerem em um Reino a que foram chamados para servir ao mundo, é, pra dizer o mínimo, desafiador...

Ótima leitura.

E um trecho que não me sai da cabeça e em que procuro repetir pra não tentar esquecer é:

"A religião de Cristo não é a sobremesa após algum pão, pelo contrário, é ou o pão, ou nada. As pessoas deveriam ao menos entender e admitir isso antes de se considerarem cristãs."
cid 02/02/2016minha estante
Concordo com você. É uma afirmação inesquecível, e ficamos a pensar. Muito bom.

Joice 14/11/2015

Muito bom.
Devemos pregar a salvação, mas ao mesmo tempo, é impossível oferecer o pão espiritual, se as pessoas estiverem morrendo de fome. Quando Hitler começou sua batalha por conquistar o mundo, um homem se envolveu na política afim de destronar este cruel assassino. Aquele homem foi Dietrich Bonhoeffer, um pastor luterano, que fez parte da resistência alemã, e não se rendeu ao nazismo, antes lutou com todas as suas forças para que o nazismo fosse extinguido. Foi preso e morto por enforcamento pouco antes de Hitler se suicidar. Um pastor que viveu o evangelho e agiu politicamente colocando em prática aquilo que cria.
Dietrich Bonhoeffer nasceu em Breslau, no dia 4 de fevereiro de 1906 e faleceu em Berlim, no dia 9 de abril de 1945. Foi um teólogo, pastor luterano, membro da resistência alemã anti-nazista e membro fundador da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica contrária à política nazista.
A leitura deste livro ajudará você a conhecer mais a respeito desse discípulo, testemunha e mártir da fé cristã.
ESTA FRASE DO LIVRO ME MARCOU;"Se eu que digo onde Deus deve estar ,eu sempre acharei um "deus" que me corresponde de alguma maneira, é condescendente e se acomoda ao meu feito de ser .
Mas se é Deus mesmo que diz onde ele quer estar ,então este provavelmente será o lugar que não corresponde ao meu jeito de ser que não me agrada nem um pouco .
Este lugar ,porém, é a cruz de Cristo ,como o exige o Sermão da montanha.'