Senhores da Escuridão

Senhores da Escuridão Robson Pinheiro

Resenhas - Senhores da Escuridão

Lucas 30/05/2010

Um livro controverso, porém intrigante e revelador
Senhores da Escuridão é um livro "espírita" no mínimo inovador. O mesmo, ao invés de expor a vida sofrida e cheia de filosofia e sabedoria de algum espírito redimido, revela em detalhes muito do que a literatura de até então teimava em não divulgar: o passo a passo da maldade no mundo extra-físico. Esse livro apresenta uma "realidade" espiritual tão perturbadora e complexa, tão distante dos aeróbus e cidades voadoras incríveis das obras até então ditas como contemporâneas e reveladoras do espiritismo, como "Nosso Lar" e "Violetas na Janela", que chega a gerar incredulidade e um engraçado sentimento de quebra de tabus dentro do meio literário espirita.
A leitura é por vezes maçante por ser explicativa, detalhista e um tanto repetitiva. Mas é recomendada por ser um divisor de águas, revelando muito do que muitas pessoas tinham interesse em perguntar sobre questões delicadas referentes ao mundo pós-morte.
JMurray 01/12/2011minha estante
Lucas, não entendi "livro controverso", poderia ser mais específico ? Eu ainda não li este livro, e como eu sou estudante da doutrina, é necessário sabermos como as coisas funcionam do lado negro e pesado da força, como os diálogo com as sombras, do hermínio..... valeu por seu comentário ;o)

Lucas 03/12/2011minha estante
Oi, JMurray. Por "controverso", quero dizer que o livro quebra alguns tabus da literatura espírita e gera discussões e certa incredulidade nos mais céticos, mesmo entre os que professam a doutrina espírita. Mas essa característica está entre a maioria dos livros desse autor. Eu particularmente gosto, já que tenho facilidade em aceitar coisas nova. Recomendo! Abraço!

Elenai 11/12/2011minha estante
Senhores da Escuridão está na minha lista "Vou Ler", só falta terminar de ler Legião. Estou bastante interessada e empolgada com esta obra. Mas fazendo um adendo, "Nosso Lar" é considerado uma obra "contemporânea'??? Foi editada em 1944!
Acredito que as obras literárias vem ao público no momento certo, cada qual com ensinamentos pertinentes ao momento que a humanidade está vivendo.

Eli 29/04/2013minha estante
Isso mesmo Lucas, estou quase no final do livro e tem me ajudado muito na minha busca em entender as obsessões complexas. Já comprei o próximo livro da triologia.

Nilton 28/08/2014

Interessante!
Gostei muito de ler Legião - o primeiro livro da trilogia. Hoje terminei de ler Senhores da escuridão e também adorei.

Existe aquela discussão se é verdade, se não é; alguns falam que é muita fantasia e por aí vai... Primeiro e principal ponto que considero é a mensagem que o livro trás, em que destaco três pontos:

1 - O mal, por mais ardiloso e inteligente que pareça, não tem o domínio sobre o bem, a energia negativa só se torna dominadora a partir do momento que o alvo abre espaço para que isso aconteça.

2- Quando precisamos de resultados expressivos em nossas vidas, não temos só que ficar sentados esperando que as coisas caiam do céu, temos que nos esforçar, estudar, conhecer... ou como citam no livro "não dá para combater um incêndio com um copo d'água", mesmo que sua intenção seja boa, tem que haver preparo.

3 - Temos que vigiar nossas ações, pois por trás de muitos dos atos que praticamos no dia a dia, existe o dedinho do plano extrafísico.

Então é isso, acredito sim na seriedade do livro. Ajudou muito, esclareceu e acentuou a importância de muitos assuntos já destacado anteriormente no livro dos espíritos.

Por fim, ressoa nos meus pensamentos as belas palavras de Josef Gleber "não estão sós aqueles que amam!".

Abraço a todos!
@marcusvsco 14/01/2015minha estante
Boa noite, Nilton!
Tenho uma dúvida. Ficaria grato se pudesse me responder.

Eu tenho o este livro, no entanto, ainda não li "Legião". Essa trilogia segue uma linha cronológica ou não há problema em lê-lo antes do volume I?
Muito obrigado!

Nilton 01/12/2015minha estante
Não tem problema Marcus. É ele vai citar algumas coisas do primeiro livro, mas nada que interfira de forma significativa na leitura dos três livros. Abraços

sol 22/05/2010

PROFUNDO!!!
Me fez refletir profundamente...

Quando achamos que sabemos muito, vemos que não sabemos nada!

Livro maravilhoso, bem como todos os outros que li do Medium Robson Pinheiro e do espirito Angelo.
Só tenho a agradecer por tantos ensinamentos.
Ritch 26/05/2012minha estante
Li o livro Legião e gostei muito, agora começarei o Senhores da Escuridão e penso que como o outro a leitura será muito rica e esclarecedora, porém não podemos confundir as coisas amigos.

Os livros do Robson Pinheiro NÃO SÃO ESPÍRITAS e sim são ESPIRITUALISTAS, há uma grande diferença entre os dois termos e muitas pessoas não tem conhecimento disto, o que muitas vezes gera confusão.

ESPÍRITA é quem segue a doutrina espírita codificado por ALLAN KARDEK e composta pelas cinco óbras básicas do espiritimos. A genese, o ceu e o inferno, o evangelho segundo o espiritismo, o livro dos espíritos e o livro dos médiuns.
As obras de Chico Xavier, Andre Luis, Divaldo Fanco (ASSIM COMO OUTROS) são puramente ESPÍRITAS.

Já ESPIRITUALISTA é todo aquele que acredita na existência do espírito e na sua existência da vida espiritual além da matéria. Mas não necessariamente segue os ensinamentos de Kardec, como por exemplo Robson Pinheiro e a Umbanda que tratam de orixás, entidades de luz e povo de esquerda. Que no espiritismo isso não é abordado, ao menos não com esta nomenclatura e nem com estas caracteristicas.

Assim como o livro Legião, outros livros do Robson Pinheiro tratam de espiritualismo e espiritismo, eles falam sobre os ensinamentos da doutrina espírita e também de vários aspectos relacionados á UMBANDA e o trabalho dos pretos velhos, caboclos, Exus e pombas giras sempre tentando esclarecer o trabalho destas entidades e desmistificando condutas praticadas por alguns terreiros de Umbanda.

Como ele diz no livro SUPERANDO DESAFIOS ÍNTIMOS é "junção sem fusão" ou seja o tabalho das duas vertentes (umbanda e espiritismo)cada qual com sua função e suas caracteristicas porém as duas trabalhando em conjunto.

Sara Felippi 25/07/2012minha estante
Adorei tua opiniao detalhada e esclarecedora,Ritch!

Murilo 05/06/2022

Incrivel
Incrivel, demorei para ler o segundo livro da trilogia, ancioso para o terceiro, realmente indico para todos que querem criar um pouco de conhecimento sobre um pouquinho do universo e do mundo astral, sem mais a dizer somente incrivel.

Gabriel 06/11/2012

Senhores da Escuridão
Este segundo livro da trilogia eu achei mais interessante ainda que o primeiro.

Seguindo a linha do "Legião", Ângelo Inácio não defende os princípios da doutrina espírita neste livro. Ele apenas relata os fatos vivenciados por ele e pela equipe nas regiões astrais.
Apesar de ainda presenciar o trabalho de resgastes em regiões umbralinas, o foco desta "missão" principal dos trabalhadores do livro é informar os dragões e os senhores da escuridão que o tempo de permanência na Terra está se esgotando.

Livro muito rico de informações e muito revelador.
Acredito que os leitores devam se aprofundar e questionar muitos assuntos discutidos, pois todos os atos no plano espiritual refletem de alguma maneira em nosso planeta.
Os 7 dragões, as legiões, os senhores da escuridão, as formas de interferência no mundo físico, realmente é tudo esclarecedor.
Vale muito a pena!!

rdbandeira 10/07/2020

Mto revelador
Sequencia da série Legião, um livro espírita que foge do tradicional olhar das esferas extra-físicas. Narração densa, reveladora e mto elucidativa das profundezas da vida desencarnada. O livro serve como base para mtos estudos, abre a mente sobre a visão da vida pós-morte. Vale a leitura.

Silvio Roni 01/02/2023

Esclarecedor
O livro apresenta um sistema mais complexo de obsessão, não apenas focadas em indivíduos, mas do planeta como um todo. Sendo bastante detalhista e demonstrando de forma clara como funcionam as hierarquias e políticas do submundo.

Daniela Castro Autora 18/09/2023

Divisor de águas de estudos espiritualistas
Robson oferece uma trilogia fascinante descortinando o "lado sombrio da força", digamos assim. Quem estuda seriamente a espiritualidade não deve deixar de ler essa obra, afinal estamos à caminho da luz, porém infelizmente, estagiamos muito mais na escuridão. "Conheça a verdade e a verdade os libertará".

Rasilca 22/01/2009

Surpreendente
Uma narrativa rica em detalhes difíceis de serem imaginados. Um livro relevante e de leitura recomendada.

Amauri 26/02/2009

Interessante
Leitura muito interessante e didática, acreditar ou não não vai fazer a diferença, mas se esta leitura vier após a sequência dos livros anteriores e das obras de André Luiz e Ramatiz, fica mais fácil o entendimento.

Maria Faria 20/12/2010

Detalhes demais
“Senhores da Escuridão” possui méritos pelos conhecimentos transmitidos, mas causa decepção se comparado com “Legião”. Muito preocupada com detalhes, a descrição dos fatos por vezes se torna de difícil leitura. Como coloquei no histórico de leitura, as 675 páginas escritas poderiam ser resumidas em 400. Acrescenta novos conhecimentos sobre a transformação de espíritos degenerados, sobre o comportamento de espíritos que vivem sobre total escuridão e tentam de todas as formas dominar os acontecimentos no cenário mundial.

gust 16/01/2011

...
O livro no contexto geral é muito bom. A crítica fica sobre a forma de escrever do espírito Ângelo Inácio que a partir desse livro ficou repetindo coisas, quase que tentando fazer com que os leitores não esquecessem qual personagem fez o que na estória.

Muitas informações propagadas para se pensar sobre o que esses seres da escuridão fazem contra os encarnados, sem contar o que eles promovem no mundo...

UA 25/03/2011

Sinopse: Das profundezas extrafísicas do oceano, surge todo um sistema de vida que se opõe às obras da civilização e à política divina anunciada pelo Cordeiro. Cientistas das sombras desenvolvem verdadeiros criadouros de espíritos ovóides, que implantam em clones ou cascões astrais para intensificar o domínio sobre as consciências. Seu alvo? Aqueles que se expõem frente às multidões: governantes, políticos e líderes religiosos. Sua ambição? Promover o caos social e ecológico para, em meio às guerras e àpoluição, criar condições de os senhores da escuridão emergirem da subcrosta e conduzirem o destino das nações. Os guardiões têm de impedi-los, mas não sem antes investigar detalhadamente a estratégia das trevas. Mensagens hipnóticas incentivam a liberação ilimitada dos desejos, implantes de vibriões desestruturam emoções, cascões forjam dublês de mentores e luminares da espiritualidade para enganar médiuns e sensitivos. Qual será a sua contribuição neste grave momento planetário?
O que eu achei: A verdade é que eu comecei com esse livro porque gostei da capa, mas não colocava fé de que chegaria ao final dele – meu Déficti de Atenção nunca permitiu que eu lesse um livro desse gênero por mais de duas páginas. A surpresa foi que em menos de dois dias eu já tinha terminado com ele e gostado que tinha lido.
O grande diferencial é que apesar de ser prioritariamente um livro “religioso”, pode ser encarado facilmente como ficção comum: o livro mostra a nossa sociedade moderna sobre um ponto de vista interessante, a “mitologia” é fácil de aceitar e compreender. A narração, as vezes, pode ficar meio previsível e eu seria muito mais feliz se eles não pesassem tanto nas “questões ecológicas”, mas ele consegue prender sua atenção (palavra de uma pessoa que tem TDAH) e garantir algumas horas de diversão. Uma leitura leve porem interessante se você quiser experimentar um gênero diferente.

Rita Nunes 18/07/2013

Dei uma nota três a esse livro, por acreditar que ele seja de grande valor para aqueles que seguem a doutrina espírita, como fonte de ensinamento. No entanto, para aqueles que, como eu, se dispõe a lê-lo apenas como literatura, ele deixa um pouco a desejar. Muitas páginas são dedicadas a discussões doutrinárias, e as narrativas dos lugares, personagens e acontecimentos acaba sendo superficial. A história não é ruim, mas não foi contada da maneira ideal.
O livro ganha uns pontos pela arte da capa, incrível.