Casa Dividida

Casa Dividida Pearl S. Buck




Resenhas - Casa Dividida


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lili Machado 29/06/2012

"The rich have the rich's things to worry." - Wang Lung
O terceiro volume da trilogia que começou com A boa terra (resenha no Skoob: http://www.skoob.com.br/estante/livro/906428) e seguiu-se com Os filhos de Wang Lung (resenha no Skoob: http://www.skoob.com.br/estante/resenha/906429 ), é um retrato poderoso da China revolucionária.
Wang Yuan, filho de Wang o Tigre, encontra-se entre ideologias opostas, de diferentes gerações. Seu mundo é preto ou branco – nada de cinzas.
Depois de 6 anos fora do país, um Yuan cheio de conflitos retorna a China, em meio a uma revolução camponesa.
Seu primo é capitão do exército revolucionário, sua irmã escandaliza a familia ao engravidar sem estar casada, e seu pai, o Tigre, o Senhor das Armas, continua com seus ideais tradicionais.
É através dos esforços de Yuan, que se desenvolve emocionalmente e intelectualmente, através da história, que a paz é restaurada na família.
Durante os anos na América, Yuan experimentou o racismo, a confusão de viver num país estranho, tentando assimilar e apreciar a beleza e a simpatia desse povo, a liberdade de poder perseguir sua própria felicidade e poder desenvolver seus potenciais. Mas suas tradições e cultura, o atrapalham de aceitar de forma completa, tudo isso, em seu coração.
Também, através de Yuan, somos apresentados à hipocrisia da revolução comunista. Enquanto a ideologia servia para o povo em geral, os revolucionários eram frustrados pelo dia-a-dia, como há séculos. É claro que não era permitido questionar nada disso. Os que seguiam a causa, a aceitavam cegamente.
E Yuan hesita, compreensivamente.
Yaun foi profundamente amado por seu pai, o Tigre. Entretanto, não era livre para crescer como um indivíduo. Por isso, seu constante conflito entre as ideias de seu pai e da Nova China. Os anos na América o permitiram amadurecer e fazer escolhas para o futuro. Mas ele ainda tinha deveres de família a cumprir.
Neste livro, podemos ver o círculo que fecha a trilogia: Yuan é o único que compreende e respeita o amor de seu avô pela terra, que conhecemos no primeiro livro. Yuan é aquele que, finalmente, reata os laços com seu pai e conserta os relacionamentos quebrados.
Sim, o final pode ser considerado não muito realista. Mas algo que uma americana romântica, como Pearl Buck pode oferecer. Fiquei feliz de ver Yuan encontrando o amor e a felicidade.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR