Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Nadia 09/08/2023

Lobinho
Em todo livro é muito triste ver como o ser humano é o animal mais cruel da história.
Gostei muito de ver o desenvolvimento do lobinho e a demonstração dos seus instintos selvagens, triste foi ver a interferência do homem.
Indico para todo mundo que gosta de livros com animais.

Clara 06/08/2023

Emocionante e envolvente.
"Caninos Brancos" me fez sentir medo, raiva e alegria. Fez-me chorar de tristeza em menos de 300 páginas, essa tarefa é para poucos!

O autor, Jack London, realmente foi um gênio ao escrever esse livro, senti que ele conseguiu com que eu sentisse exatamente o que ele queria por cada personagem e em cada situação.

De fato, é uma leitura que vai te fazer refletir e que você não vai se arrepender!

Maria.Batagin 22/07/2023

Que livro gostoso de se ler, leitura fluida.
Que história de amor onde nem tudo está perdido, o de pequenos gestos pode fazer toda diferença.
Um lobo maltratado que de tanto apanhar da vida se torna agressivo e uma pessoa disposta a dar carinho aos poucos ensina que nem todo mundo é igual.

Marcelo.Pedroni 19/07/2023

Uma leitura que surpreende ao primeiro contato
Por nunca ter lido nada do autor, era difícil saber o que esperar de um livro que conta a peregrinação da vida de um lobo.
Confesso que no início pensei que seria pique filme da sessão da tarde em: "a aventura de um lobo muito louco", mas aos poucos fui entendendo porque muitos consideram uma obra relevante e até "clássica".
O autor, por meio do narrador que conta a história do ponto de vista externo, mas com bastante propriedade dos pensamentos e sentimentos dos animais, consegue captar a atenção do leitor, prendendo-o à sua escrita que em muito é descritiva, mas de forma alguma monótona.
A todo instante ocorrem fatos que surpreendem, me fazendo pensar do ponto de vista do animal e em como sua vida pode mudar drasticamente. E com toda mudança, a necessidade de adaptação para sua sobrevivência é o que torna a obra magnífica, pois parece realmente que o próprio lobo a está descrevendo.
Por fim, vi muitas pessoas correlacionando os aspectos da vida animal com as relações humanas, principalmente as relações entre família (mãe - filho principalmente), fazendo alusões aos sentimentos humanos e nosso instinto de preservação, mas acho sinceramente que o autor não teve essa pretensão, no meu ponto de vista ele apenas quis trazer a realidade do animal para o conhecimento do homem, mostrando muito mais a natureza humana que fere a do animal, que por sua vez é tido como "selvagem" por ser reativo às subsequentes malfeitorias humanas sobre ele.

Paulo.Vitor 14/07/2023

Me surpreendeu positivamente
Eu não sabia muito o que esperar desta leitura, visto que acabei comprando o livro por estar com desconto (inclusive, li a edição capa dura da panda books, mas como não tinha aqui no skoob, registrei como essa versão da Penguin), mas, digo que me surpreendi. Acabei me deparando com uma leitura muito fácil, quase como se deslizasse, com uma temática interessantíssima, narrando as aventuras do lobo-cão Caninos Brancos, desde seu nascimento e aprendizados com Kiche, com o desenvolvimento de seu lado lobo quando jovem, até seu lado cão aflorar quando mais velho.
Creio que o autor foi muito preciso ao explorar os sentimentos de Caninos Brancos, sempre com as descrições feitas na medida certa.
Vemos também as relações de Caninos com seus diferentes donos durante a vida, mostrando como este pode, por ter sido moldado pela natureza selvagem, ser totalmente adaptável a qualquer situação, seja essa selvagem ou domesticada. Quando domesticado, o lobo-cão passa por 3 experiências diferentes, e mesmo assim, esse se adapta rápido, e compreende as leis colocadas por seus "Deuses".
É incrível como o narrador se assemelha muitas vezes aos narradores de programas do National Geographic e Animal Planet, e ao final do livro, assim como dos documentários destes canais, estamos completamente apegados ao personagem principal.
O livro nos mostra essa relação social entre humanos e animais e entre animais e animais, sempre nos ensinando algo novo.
Ainda sim, creio que é importante ressaltar que fiquei indignado e enojado ao chegar na parte em que o autor demonstra algumas ideias eugenistas.

Paguei 39 reais na versão que li, e gostei bastante do prefácio e das anotações laterais da versão.

Jefferson Nóbrega 12/07/2023

?Caninos Brancos? do autor Jack London em tese é uma continuação da obra ?O Chamado Selvagem?, em tese, por que não é uma continuação linear, o fato de ler ou não ?O chamado Selvagem? não vai interferir de forma nenhuma na leitura desse livro. A continuação se resume na paisagem e em insinuações de que ?Caninos Brancos?, nosso protagonista, faz parte da linhagem de Buck, o cachorro e personagem principal do livro anterior.

O livro aborda a transformação e domesticação de um lobo e todas as suas implicações. A visão do lobo e sua entrada no mundo humano é usado para explorar de forma filosófica a sociedade e seus aspectos, seja na relação bela homem-cão, ou seja, também na relação cruel que os homens podem ter com os animais.

Se no primeiro livro há ?o chamado da floresta?, aqui há ?o chamado da fogueira?, que está presente na mente de Caninos Brancos como uma marca de DNA herdada dos primeiros cachorros selvagens que deixaram a floresta e buscaram os homens.

A história de Caninos Brancos é repleta de dor, luta e violência. Apesar da romantização do autor sobre o poder do homem sobre os bichos Caninos Brancos, mostra toda essa interação das pessoas com seus animais, desde a crueldade das rinhas, ao despertar do amor incondicional.

Jack London é mestre em escrever um bom roteiro. E apesar de eu ter achado o início do livro meio arrastado quando a história engrenou, ficou ótima.

Vale bastante a leitura.

Kelly Moura 05/07/2023

Por isso é um clássico
Nunca me decepcionei quando a leitura foi de um clássico da literatura. Caninos brancos não fugiu desse padrão.
O livro é, por vezes, bruto em sua realidade, às vezes violento. E não poderia ser diferente. Jack London nos conta do mundo selvagem de um lobo e, depois, seu processo de domesticação.
É uma leitura que vale a pena demais!

Danilo 30/06/2023

A sociedade dos deuses loucos
O livro aborda, através do olhar de um lobo, vários aspectos da vida selvagem e da nossa construção social, que em diversos momentos se encontram. É bem curioso e interessante a relação de poder que o autor aborda e como a nossa visão como "deuses" perante a natureza é bem retratada e questionada.

Achei o livro repetitivo em diversos momentos e com o protagonista um tanto perdido as vezes, sendo apenas levado de um canto a outro da narrativa apenas para essas "filosofias" do aspecto humano/social, sem um caminho claro para o personagem (Caninos Brancos) em si.

Nanda Corpe 30/06/2023

Um mundo selvagem
Acompanhar a trajetória do cão-lobo foi emocionante e perturbadora, em alguns momentos. Ver o que o homem faz e as suas interferências na vida selvagem causou-me muitos sentimentos, principalmente de raiva, indignação e tristeza. É um livro que aborda ecologia e que obviamente tem suas limitações, mas vale a pena compreender um pouco mais como funciona a lógica do instinto e de sobrevivência no mundo selvagem.

~moonluny 22/06/2023

Me cativou
Caninos Brancos conta a história de um lobo que cresce no Alaska de 1898, narrando seu nascimento e os diversos acontecimentos e obstáculos de sua vida. Ao decorrer do livro podemos perceber como Caninos enxerga o mundo e como sua mente funciona para lidar com as adversidades do meio. Por meio de expressões as relações desse belo animal com os seres humanos são explicadas em diferentes contextos e mostram a relação homem-cão sob o ponto de vista do lobo.
Honestamente eu achei maravilhoso a forma como esse livro traz as vivências de Caninos Brancos e a sua relação com seus "donos", a todo momento você parece sentir como se fosse o próprio Caninos. Livro simplesmente maravilhoso e de leitura rápida e fácil ??

Pratique.Livrotera 22/05/2023

Sem dúvida, uma história surpreendente!

Cogitei a parar de ler várias vezes, achei que não daria conta por tamanha brutalidade, e sendo eu uma apaixonada por cães, estava com meu coração dilacerado.
Mas que bom que insisti.

É muito mais que um simples livro sobre um lobo-cão ou cão-lobo.

Caninos Brancos nos faz refletir muito sobre absolutamente tudo.
Sobre o ambiente que nos cerca e como esse ambiente nos molda, nos transforma.

Nós somos barro e a sociedade nos molda, e isso resulta em quem somos e quem nos tornamos.

Apesar de ler o tempo todo com o coração apertado, no fim, o coração alivia e percebemos que mesmo crescendo e vivendo em um ambiente hostil, cada um de nos tem algo bom e que só está esperando para ser desperto.
Às vezes tudo que precisamos é mudar de ?ares?.
Indico muito a leitura como uma forma de nova percepção de mundo.
Apesar de não ser uma leitura fácil, muitas vezes não é agradável e com certeza não é pra qualquer um, mas vale muito a pena.

Já se tornou um favorito.

Marlene Koch 07/05/2023

A saga de um lobo.
A maioria dos animais foram e são cabalados em grande parte de suas vidas, senão, pela vida toda. Um animal selvagem maltratado tem mais chance de ser bom e fiel do que um humano nas mesmas condições. Um livro difícil de ler para quem ama e respeita os animais, dói na alma o sofrimento de Caninos Brancos. Recomendo para os que não respeitam os animais e também para os que os amam. Jack London entrou no espírito do lobo e viveu ele no livro de forma espetacular.

Natasha 30/04/2023

Emocionante
O livro é um romance de formação com a história de um lobo, conta todo os seu desenvolvimento e como a presença dos humanos interferiu nele. O livro é lindo, mas também muito triste acompanhar tudo que ele sofreu na mão dos homens.

Paolla.Sayuri 17/04/2023

Preciso adotar um cachorro
A forma que o Jack London constrói suas narrativas sempre me deixam com uma vontade insana de ter um cachorro e observar todos os comportamentos narrados. Livro dinâmico, fácil de ler e super cativante.