Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London




Resenhas - Caninos Brancos


233 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
Maria, lua do Lucy 22/10/2022minha estante
Livro que fala dos abusos dos cachorros, não me faz lembrar do meu que tenho em casa. Se alguém o machucasse ou se ele morresse, ia sentir muito.


mpettrus 22/10/2022minha estante
Nossa, caramba!!! Que resenha forte! Se o livro te impactou dessa forma, sua resenha me impactou igual. Fiquei curioso pra ler!!!


Diani Voulga 23/10/2022minha estante
Conversando contigo por telefone você me falou o quanto esse livro te abalou em muitas partes e sua resenha reforça ainda mais o impacto que foi.
Excelente resenha, amor. Mais um para minha eterna e sempre crescente lista de leitura ?


HenryClerval 23/10/2022minha estante
Concordo com o Pettrus, resenha forte e impactante.
Que bom que gostou dos outros livros do autor. Leremos juntos o chamado da floresta minha querida. ?


Regis 23/10/2022minha estante
Leia sim, mpettrus. Vai gostar e se indignar também com essa leitura. ?


Regis 23/10/2022minha estante
Leremos juntos sim, Leandro. É só dizer quando começamos. ??


Regis 24/10/2022minha estante
Sinto o mesmo, Maria. Livros com animais mexe muito comigo.


Regis 24/10/2022minha estante
Obrigada, Diani! O livro realmente abala, principalmente quem gosta de cachorro.


Alex 24/10/2022minha estante
Ahhhh o tipo de livro que me fará um efeito tremendo. Possivelmente dos mais tristes. Estou prevendo ?


Regis 24/10/2022minha estante
Sim, Alex. Esse livro pode ter um efeito tremendo.?




Vania.Cristina 18/03/2024

Vida moldada como barro
O livro me surpreendeu pela sua intensidade e violência. Me admira que seja considerado, por alguns, literatura infantil, porque ele possui gatilhos para maltrato em animais.

Esse é um clássico sensível, profundo e belo. A escrita de London é poética, cheia de imagens impactantes.

A narrativa retrata um período da história estadunidense: o da busca do ouro no Alaska, no final do século XIX. Começa na floresta selvagem, acompanha a vida dos índios, depois o mundo do homem branco.

O protagonista é um lobo selvagem em processo de domesticação, e toda a história vemos pelo ponto de vista dele. E isso é muito bem trabalhado, com empatia e objetividade racional, e nos guia a uma aventura por uma perspectiva diferente e única. A meu ver, antropológica e etológica. Acompanhamos como aprende o cérebro do lobo, diante dos desafios que lhe são apresentados.

Oportunidade de contrapor a natureza instintiva, ancestral e selvagem, que existe em cada um de nós, com o mundo humano das diferentes culturas.

A obra faz parte da corrente literária do naturalismo, influenciada pelas descobertas de Darwin, e propaga o pensamento de que o meio ambiente determina o caráter do indivíduo, seja ele um homem ou um lobo, mesmo diante de nossa natureza ancestral.

Na história, os índios dão ao protagonista o nome de Caninos Brancos. O mundo selvagem o moldou em meio à fome e à violência, isso o tornou um forte sobrevivente. Com a capacidade de resiliência desenvolvida, surge uma inteligência rápida e perspicaz. Em sua natureza selvagem encontra uma força descomunal. O isolamento e a solidão, tornam-se sua proteção. Força e inteligência fazem com que Caninos Brancos se destaque para os humanos diante dos outros animais.

Mas alguns homens podem ser muito cruéis, e estes, se não conseguem ser cruéis com outros homens, serão com os animais...

Através dos olhos de Caninos Brancos, vemos as diferentes classes sociais e etnias, e como vivem no Alaska, diante de tantas dificuldades.

Conhecemos a técnica dos trenós puxados por cães, e entendemos que esses animais, os únicos domésticos na região, não passam de meras ferramentas para o índio.

Percebemos como o ser humano parece um Deus aos olhos dos animais, pela sua capacidade de controlar os objetos inanimados e fazer deles ferramentas para mudar o mundo.

Para o animal, não importa o motivo das coisas acontecerem, apenas saber como elas acontecem para aprender como reagir a elas e sobreviver.

Com Caninos Brancos aprendemos que a vida é o exercício da liberdade, mas também é o das privações e limitações, que têm força incontestável de lei.

Ou seja, um belíssimo livro, um potente exercício de empatia.

Observação: Essa edição antiga ajuda muito a visualizar a época e as culturas, trazendo ilustrações, fotos e notas explicativas. Ela resistiu bem ao tempo porque é em papel couchet. Folhas brancas brilhantes, no entanto.
Ellen Seokjin 18/03/2024minha estante
tbm me surpreendeu. Comecei despretensiosamente a ler e acabou virando um favorito.


Vania.Cristina 18/03/2024minha estante
Bonito, né Ellen


Ellen Seokjin 18/03/2024minha estante
Muito!


Carla.Floores 18/03/2024minha estante
Parece emocionante! Resenha perfeita, Vânia!
Essa questão do gatilho está cada vez me incomodando mais. Acho uma falta de respeito e mesquinharia por parte das editoras e dos autores.
É que nem no YouTube, não é a plataforma que decide o que é conteúdo infantil, é responsabilidade dos produtores de conteúdo.


Vania.Cristina 18/03/2024minha estante
Concordo Carla. Acho que é um livro que até pode ser lido por crianças maiores, mas precisa da mediação de um adulto, eu acho. E era bom que as editoras assumissem o compromisso de alertar para essa questão. Não custava um aviso de gatilho. Tem livros excelentes que sem mediação podem ser traumáticos.


J. Silva 19/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha Vânia. O meu exemplar já está a caminho, em breve será a minha vez de mergulhar nessa fantástica história


Vania.Cristina 19/03/2024minha estante
Jairo, eu quero ler O Chamado Selvagem, acho que comecei ao contrário né...ts. Acho que os dois livros devem se comunicar diretamente




Tainara 13/07/2010

Quando peguei esse livro na biblioteca, nunca imaginei que iria gostar tanto dele. Tratando de Jack London, achem provável que eu iria apreciar a leitura dele, MAS NÃO TANTO! O livro é lindo, é contado mais ou menos do ponto de vista do Lobo, o que o torna simples e singular. A transformação do olhar de Caninos Brancos sobre os humanos, indo de deuses de servidão a um único deus do amor é comovente. Durante todo o livro senti somente a falta de uma coisa: Caninos Brancos com uma companheira. Mas, ao terminar o livro, entendi que isso só poderia acontecer no final, quando ele se tranformasse, do ódio para o amor. Super recomendado para quem gosta de animais, ajuda a entender melhor o ponto de vista e a simplicidade deles.
Morfindel 10/03/2011minha estante
Ótima resenha, me deu mais vontade ainda de relê-lo!


Pam 04/01/2013minha estante
Também me surpreendi, gostei bastante do livro. Ele é citado em New Girl por isso fiquei com vontade de ler. Recomendo também. :)


Luiz 06/02/2016minha estante
Tainara, o que você escreveu é a mais pura verdade. Surpreendente o livro, me conquistou desde a primeira página. Não senti a mesma angústia que você sobre a falta a companheira, porque creio que a solidão fosse, talvez, um ingrediente necessário para toda a jornada. Mas VALE MUITO A PENA!


Aline 19/12/2017minha estante
Recomendo "o chamado da floresta". Do mesmo autor e mesma temática, narrado por um lobo.


Isa bella 18/01/2022minha estante
Eu amei esse livro. Ele mostra muitos lados e fez algo bem realista que acontece muito. Pode não parecer mas animais tbm tem sentimentos e tbm pensam. Meu livro favorito




GleiciM 02/09/2019

Que história incrível! Selecionei este livro de Jack London para ler este ano, que surpresa maravilhosa! Despertou a vontade de ler mais livros deste autor lendário! Uau... Que vida que o lobo Caninos Brancos teve, e saber ela praticamente pela sua visão . Me senti dentro da caverna quando era filhote! Por meio desta história tomei mais consciência de como somos influenciadores da identidade de nossos animais de estimação, de como também modelos seu "caráter" se assim posso dizer. Espero ser o "deus do amor" dos meus cachorros!
Reader.. 02/09/2019minha estante
Tenho vontade de ler esse livro, estava olhando aqui essa edição da Martin Claret, o texto é integral? Ela tem menos páginas que a edição da Penguin.


GleiciM 02/09/2019minha estante
Oi. Na verdade nem fiz essa observação quando se segue a versão integral da obra :(


Reader.. 02/09/2019minha estante
Poxa ;/

Tem um que quero ler e não acho, é o Dança Com Lobos, até acho mas só livros usado e com preços bem caros, edição esgotada e que não foi reimpressa.


GleiciM 03/09/2019minha estante
Que pena! Mas quando menos esperar irá encontrar!




Alipio 10/06/2020

Caninos Brancos
Caninos Brancos, uma obra literária de Jack London, escrito em 1906, tornou-se um clássico da literatura mundial, sendo traduzido para mais de oitenta linguas.
.
Caninos Brancos, é a história de um lobinho que tem mistura de sangue canino e que logo cedo precisa se adaptar para que possa sobreviver em um mundo totalmente ameaçador. O animal através das próprias experiências aprende que existe apenas uma lei: " A lei do mais forte " . Para Caninos brancos, os humanos são deuses, pois tinham a capacidade de dominar e aplicar as leis.
.
Jack London utiliza-se de antropomorfismo, ou seja, a narrativa é feita sob a perspectiva do animal.
Caninos Brancos, vive tempos de sofrimento e dor, passando de dono em dono, sofrendo castigos e obrigado a lutar em rinhas de cães. até ser salvo das lutas por um bondoso homem que o leva consigo. Desconfiado e arisco, relutou em confiar em seu benfeitor, porém com amor e carinho e muita paciência, foi construído um sentimento de afeição e amor ao seu novo dono.
.
Caninos Brancos, retrata a enorme adaptabilidade "social" de uma criatura selvagem, e o seu " progresso" gradual para a civilização.
Juliana.Rissardi 10/06/2020minha estante
Interessante, quero ler!


Alipio 11/06/2020minha estante
sensacional....a narrativa prende, amarra o leitor. só não devorei em 1 dia porque estava envolvido com outras atividadrs em casa. mas li em 2 dias ?????


Juliana.Rissardi 12/06/2020minha estante
Existem livros que simplesmente não conseguimos parar, não é? Eu até creio ter esse livro em casa, não cadastrei todos, mas já vi esse nome por aqui!




Clio0 09/04/2020

Caninos Brancos é um livro sobre ecologia, embora esse não seja exatamente o tema principal escolhido pelo autor. É a história singular de um cachorro-lobo que experimenta a tríade trabalho-rinha-afeição pelas mãos do homem.

É triste e doloroso, pois boa parte do livro é contada do ponto de vista do animal. Embora seja um livro de aventuras, é quase impossível não passar a maior parte do tempo imaginando que a vida de Caninos Brancos poderia ser bem melhor sem a presença de seus donos.
Manuela do Prado 09/04/2020minha estante
Poxa, que triste!


Mawkitas 20/01/2022minha estante
No meu imaginário esse livro era totalmente diferente! Acho que não vou ler mais. Fico péssima com esse tipo de temática em que os bichos passam quase o livro todo sofrendo.


voracious 21/01/2022minha estante
se eu já sofri lendo o chamado selvagem, com esse aí eu vou virar um rio




Michele Boroh 18/08/2022

Nunca baratear o amor
Uma vontade imensa de ler Jack London e uma breve sinopse que foi mais do que suficiente para me convencer de por onde começar. Foi apenas com isso que eu abri 'Caninos Brancos'.

Não recebi indicações, não ouvi opiniões nem li a introdução. Iniciei quase às cegas. Ainda bem! Agora parece que foi uma intuição de que começar assim era exatamente o que esse livro exigia: adentrar 'Caninos Brancos' como Caninos Brancos.

Encarar o desconhecido sem "preparo" pode até dar mais trabalho, mas também nos reserva, por isso mesmo, uma gama muito maior de aprendizados.

E é aí que mora a genialidade de London: foi encantador perceber que eu estava lendo um romance de formação de um animal e que todas as reflexões provocadas pela vida desse lobo tocam profundamente a natureza humana.

É uma obra filosófica e com alcances também surpreendentes e até ousados para um livro de 1906. Determinismo, fé, conservação, sistema penal, urbanização, vício... São aforismos ricos numa escrita simples e sem afetação.

Mas não sem emoção. É impossível não se envolver com o protagonista. Eu o amei dos primeiros passos até a última página. Um amor justificado, exatamente como o próprio Caninos Brancos amava.
Alê | @alexandrejjr 04/09/2022minha estante
Belo texto, Michele!


Michele Boroh 05/09/2022minha estante
Muito obrigada, Alê! ???




Joao.Gabriel 15/02/2022

Assim quando li A Peste Escarlate, me faltam palavras para descrever a experiência que tive com Caninos Brancos.

Sendo o segundo livro de London que eu leio, ainda tenho uma inerente vontade de experimentar mais da sua narrativa impecável.
A construção é simplesmente perfeita, genial. A forma como ele conduz tofo o desenvolvimento é espetacular.

O livro é forte, para quem é apegado à vida animal. Eu sou bem apegado em cachorros mesmo, por exemplo. Então não é uma leitura fácil. Mas é uma leitura necessária. Acho que todos deviam passar por essa experiência, por mais sufocante que possa parecer as vezes.
Ellen256 28/02/2022minha estante
Eu também gosto muito desse livro, gostei muito das descrições do autor, e foi uma surpresa porque eu li sem esperar nada.


Joao.Gabriel 28/02/2022minha estante
Eu fui com uma expectativa meio alta porque adorei o primeiro livro que li dele
Uma pena não lançarem tantos dele aqui




spoiler visualizar
Flávia 29/03/2013minha estante
Acho que já disse isso, eu não leio livros de animais desde q chorei horrores com Marley. E olha q era um livro alegre, hein?


Marta Skoober 03/04/2013minha estante
Acho que o livro não é o meu estilo, mas gostei bastante da resenha.
Parabéns!




caiocorrea_art 05/01/2023

O que os lobos mostram sobre nós?
Caninos Brancos conta toda a história de um cão-lobo da região do norte americano desde seus antecedentes passando por diversas situações que moldaram a vida desse animal.
O que achei mais interessante do livro, além da forma incrível do autor descrever os sentimentos e sensações de um animal pouco racional, é como ele mostra como os animais (lembrando que nós somos animais também) são completamente moldados com o barro da sociedade que nos envolve e das influências que recebemos ao longo da vida. Ninguém nasce mal ou bom, apenas puros. Cada advento da vida talha um pouco mais e forma quem somos. Porém essa arte da vida é perene. Daí vem a reflexão constante ao longo do livro, como podemos interferir positiva ou negativamente na vida das pessoas. Como podemos sempre melhorar, aprender, crescer.
Me lembrou a história de muitos meninos ditos como delinquentes ou ?trombadinhas?, no Brasil. É fácil julgar, porém não é fácil entender que trombadas os levaram naquela direção.
Aos que dizem que que as pessoas nascem más ou que não tem salvação, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que gostam de entender novas formas de ver a vida natural, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que querem crescer e aprender mais, recomendo que escutem seu coração.
Livre-se.
Thais Franco 26/01/2023minha estante
Concordo em tudo que disse! Bela resenha




Thais.Carvalho 19/07/2022

Tive sentimentos bastante conflitantes ao ler este livro. Caninos brancos sofreu muito nas mãos dos humanos até que pudesse sentir o amor. Tenho a sensação de que teria sido mais feliz se nunca tivesse cruzado com a humanidade.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




Ed Carvalho 11/12/2021

Mais uma vez, amei
Eu não sei o que este autor tem em especial, mas ele consegue nos prender na leitura. Livro interessante, basicamente contado da perspectiva de um animal, um cachorro-lobo, que mostra um pouco da essência do ser humano também. Este faz um dueto interessante com o livro O Chamado da Floresta, também ótimo livro. Pretendo ler mais das aventuras narradas pelo Jack London.
Bruna.Portoghese 11/12/2021minha estante
Eu li nada para ver aqui, dele, achei a leitura gostosa e razoável, apesar de ter ficção.




Marco 18/12/2009

Pra quem leu Marley e eu querendo ler uma história interessante do homem e seu melhor amigo e achou aquele livro horrível e infantil, leia este que não irá se arrepender. Não é à toa que é um clássico!
Vívian Rezende 19/03/2010minha estante
Marley e eu não é infantil!!


Tainara 10/07/2010minha estante
Como já dito, Marley & Eu não é NADA infantil. o.O




Duana Rocha 25/03/2022

Muito bom!
Um romance de formação sobre um lobo! Pode preparar o lencinho, seguir os passos de Caninos Brancos não é nada menos que emocionante.
Yves 25/03/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos até hoje!




233 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR