Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

caiocorrea_art 05/01/2023

O que os lobos mostram sobre nós?
Caninos Brancos conta toda a história de um cão-lobo da região do norte americano desde seus antecedentes passando por diversas situações que moldaram a vida desse animal.
O que achei mais interessante do livro, além da forma incrível do autor descrever os sentimentos e sensações de um animal pouco racional, é como ele mostra como os animais (lembrando que nós somos animais também) são completamente moldados com o barro da sociedade que nos envolve e das influências que recebemos ao longo da vida. Ninguém nasce mal ou bom, apenas puros. Cada advento da vida talha um pouco mais e forma quem somos. Porém essa arte da vida é perene. Daí vem a reflexão constante ao longo do livro, como podemos interferir positiva ou negativamente na vida das pessoas. Como podemos sempre melhorar, aprender, crescer.
Me lembrou a história de muitos meninos ditos como delinquentes ou ?trombadinhas?, no Brasil. É fácil julgar, porém não é fácil entender que trombadas os levaram naquela direção.
Aos que dizem que que as pessoas nascem más ou que não tem salvação, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que gostam de entender novas formas de ver a vida natural, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que querem crescer e aprender mais, recomendo que escutem seu coração.
Livre-se.
Thais Franco 26/01/2023minha estante
Concordo em tudo que disse! Bela resenha

Angela.Dutra 12/02/2023

Neve e amor
Poético, doloroso, incrível!!
Um livro que mexe com nosso coração e com nossa alma. Faz nos imaginar o sentimento de um animal que não faz parte do nosso dia a dia, mas que muitas pessoas admiram por sua beleza e força.
Cada página lida nos faz imaginar o frio do clima, a beleza e os perigos da floresta em meios frases poéticas e de construções lindíssimas.

Aventura, drama e poesia. Esse livro é mundo em vários sentidos.
Angela.Dutra 21/02/2023minha estante
Adoro cada detalhe desse livro (desde a capa até a última imagem criada em
minha mente)

Duana Rocha 25/03/2022

Muito bom!
Um romance de formação sobre um lobo! Pode preparar o lencinho, seguir os passos de Caninos Brancos não é nada menos que emocionante.
Yves 25/03/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos até hoje!

Izandra 20/12/2012

Adoro este livro de Jack London. Nunca pensei que uma história do ponto de vista de um animal poderia ser tão interessante! Mas não pense que é um livro feito para crianças, ou mesmo que seu filho de 10 anos irá gostar. O que se encontra nesse livro é quase uma análise filosófica da vida a partir dos pensamentos não externalizados do animal, um lobo misturado com cachorro. Nos deparamos com o cerne da natureza humana, e como um ser puro e não racional como Caninos Brancos lida com isso.
Definitivamente, vale a pena ser lido até o final.

Hagarth 11/01/2009

faz muito tempo que eu li, mas pelo que me lembro o livro é muito bom

Mariana113 08/04/2024

Caninos Brancos
Sensacional, um dos melhores livros que li!
Além de expandir meu vocabulário, a história é imersiva e interessante...

Simone Chyz 08/06/2009

Emocionante!!
Adorei de paixão! Engraçado que relutei durante muito tempo em ler esse livro. Mas quando resolví ler, foi de um fôlego só!! Emocinante a forma como o autor traduz os pensamentos do lobo! A riqueza de detalhes, ao invés de ser cansativa como em tantos outros livros, nos conduz diretamente à floresta, ao acampamentos indígenas... Uma leitura para crianças de todas as idades! Recomendo!!!

Sidney Matias 16/03/2013

Jack London – CANINOS BRANCOS
Caninos Brancos, clássico da literatura de aventura, seguindo a mesma linha do seu livro anterior O Chamado Selvagem, aonde Buck um cão doméstico transforma-se em um lobo selvagem nas terra gélidas do Alasca, que você também poderá apreciar aqui no blog.
Jack London nos traz uma empolgante história, mas em sentido contrário a primeira, traçada paralelamente entre animal e homem, natureza e civilização.
O leitor irá acompanhar a odisséia de um lobo, desde o nascimento, iniciando em seus primeiros passos na difícil lei da selva, em uma busca continua pela sobrevivência, passando por diversos donos até ser domesticado e a civilização o possuir por completo.
Caninos Brancos é bisneto do cão protagonista em O Chamado Selvagem, e o ponto de partida de sua jornada é exatamente aonde seu antecessor Buck terminou.
Jack London consegue invadir o íntimo dos animais, nos trazendo de uma forma simples e singular o ponto de vista do lobo.
Desde seus vários donos, estes vistos como Deuses na concepção do animal, Deuses esses destinados apenas a servidão, até o encontro definitivo com seu único Deus, dosado de um amor incondicional vindo de uma criatura selvagem, destinado a um homem.
Para todos que gostam de animais, é uma leitura obrigatória.
Caninos Brancos fica dividido entre dois mundos, este primeiro dosado da liberdade nas florestas, já do outro lado um mundo que o levaria a domesticação com atos violentos totalmente submisso ao “Deus” homem.
Logo no inicio do livro, Jackon London nos presenteia com um belo suspense em um dos lugares mais inóspitos do Alasca com temperaturas abaixo de -50º. Uma expedição, com a missão de levar uma carga, composta também por um cadáver, utilizando trenos puxados por uma matilha de cães, rumo ao forte MacGurry. Encurralados por uma alcatéia de lobos famintos, dispostos a tudo por um misero pedaço de carne, durantes as investidas das criaturas selvagens, muitas vidas são ceifadas, e os poucos indivíduos que restaram, passam momentos de perturbação e agonia, um terror constante na luta pela sobrevivência. Aonde o apelo pela fome irá ditar as regras.
Os detalhes da aventura é um dos atrativos do livro, a forma como pensam e agem os animais, muito bem relatada pelo autor que nos fascina de uma maneira cativante. Uma viagem sem rodeios, rumo as florestas e acampamentos indígenas.
É sempre muito interessante em sua narrativa, a forma que Jack London enxerga todo o desenvolvimento dos personagens, seja esse indivíduo animal ou homem, moldado pelo meio em que vive e suas atitudes.
Baseado no processo de adaptação, tanto psicológica quanto física, a qual Caninos brancos é submetido em cada etapa de sua vida, facilmente o leitor irá notar que esse desenvolvimento é muito parecido com o de um ser humano.
Uma aventura comovente e emocionante, em que o lobo inicialmente como a natureza o concebeu, uma fera hostil, segue até alcançar o significado do amor e do respeito em seu último lar na civilização junto de sua família.
Uma obra dinâmica, contada com muita inteligência, obrigatória aos amantes de uma boa aventura.

Após a leitura de Caninos Brancos, pergunte a si mesmo, se é válido afirmarmos que as situações extremas nos colocam como amantes e defensores de nossa própria vida? Você diria que a ”lei da selva” é cruel?

A floresta escura de abetos erguia-se carrancuda de ambos os lados do rio congelado. As árvores tinham sido despidas de sua cobertura branca de gelo por um vento recente e pareciam inclinar-se umas para as outras, negras e agourentas, na luz evanescente. Um vasto silêncio reinava sobre a terra. A própria terra era uma desolação, sem vida, sem movimento, tão solitária e fria que seu espírito não era nem mesmo o da tristeza. Havia um laivo de riso nela, mas de um riso mais terrível que qualquer tristeza - um riso que era tão sombrio quanto o sorriso da Esfinge, um riso tão frio quanto o gelo e compartilhando a severidade da infalibilidade. Era a imperiosa e incomunicável sabedoria da eternidade rindo da futilidade da vida e do esforço de viver: Era a Natureza, a selvagem, a de coração gélido, a Natureza das Terras do Norte.

Titulo: Caninos Brancos

Boa leitura

Sidney Matias

Isotilia 17/02/2013

Um livro surpreendente!
Este livro me surpreendeu. Eu esperava que o Jack London fosse um escritor depressivo e desiludido com a sociedade. No entanto, apesar de ele contar a história de um lobo, é surpreendente como podemos fazer paralelos com a nossa sociedade, com a redenção, a plasticidade da alma humana. Este livro é uma mensagem de amor e de esperança. Ele prega que sempre é possível mudar. Fiquei emocionada com a mensagem. Quase chorei com a leitura.

Marina 08/02/2013

Caninos Brancos é muito mais do que eu esperava. Jack London conseguiu ser penetrante/pungente no decorrer da história. Esse livro me tocou, fez com que eu me sentisse em determinados momentos dentro da narrativa; no primeiro capítulo que é retratada a fuga de dois homens por dias a fio dos lobos selvagens pude compreender a floresta "a selvagem floresta boreal de coração gelado."
Não estava esperando muito do livro por se tratar da história de um lobo, e por isso, ser narrado sob seu ponto de vista. Mas Caninos Brancos superou essa ideia: mostra o seu processo de adaptação, como a natureza molda os animais e o seu parecer sobre o homem (ora deus ora um ser odioso). Primeiro a raiva da submissão, a vontade de voltar para a mãe e para a floresta e num segundo momento a devoção, fidelidade, e amor que nutre pelo ser humano.
Jack London também faz um paralelo com a história de um criminoso, a qual pode ser comparada com os infortúnios que caninos brancos enfrenta ao longo da história; faz assim, uma analogia à regeneração social dos marginais de forma inteligente.

Livro excelente. Minha próxima meta é ler os outros romances de Jack London.
"Mas a cada infortúnio ele aprendia. Quanto mais caminhava, melhor caminhava. Estava se adaptando."

Mel 01/02/2013

Primeiro e não último livro de Jack London que tornei a ler, Caninos Brancos mostra e encara a realidade solitária e o instinto humano. Lutando pela sobrevivência, Caninos Brancos mostra-se averso a seres de sua própria espécie quando aos homens (Tratados curiosamente como "deuses" no livro).
Apesar de confuso os primeiros capítulos, a história de desenrola muitíssimo bem e sutilmente, deixando ensinamentos e ensinamentos ocultos diante de um animal solitário. Conhecendo o ódio, fúria, riso maleficamente condicionado, desprezo, abandono e maus tratos, o personagem principal (Caninos Brancos) acaba por conhecer outro lado da vida, o amor, carinho e até civilidade. De modo indireto, fazendo cada leitor se interessar e se identificar mais com a obra.
Jack London, tratando a floresta como ser indomável, capaz de rir de todo o esforço e futilidade da vida clamando pela sobrevivência, a floresta sábia, desafiadora, chama o leitor para outras de suas obras; Apaixonante e delicada obra, me faz acreditar que se alguém não gostou, não entendeu realmente a moral e sentidos por detrás das palavras.
Resumindo, o livro tenta explicar o ponto de vista de um animal diante de seus problemas vividos, mostrando a "psicologia" canina, dividido em dois mundos, não pertence em nenhum deles.
Recomendo para amantes de Jack London ou não, mas garanto a delicada jornada através de mentes desconhecidas. Ótimo livro, vale até releitura.

Boris 01/07/2009

livro foda
Um grande livro. Aprende-se muito dos instintos dos animais neste livro. A relação que há entre o meio-cão/meio-lobo Caninos Brancos e os vários donos que este possui é brilhantemente construída, mostrando como até um animal selvagem é capaz de domar seus instintos.

Jeane 27/01/2010

Caninos Brancos é um cão-lobo dividido entre dois mundos, sem pertencer a nenhum. De um lado, a natureza selvagem com o apelo forte por liberdade, chamando o caçador solitário de volta a floresta. Do outro lado, a servidão ao deus-homem e a domesticação forçada através da violência. Caninos Brancos nunca fora tratado com amor, bondade ou carinho, nem mesmo quando filhote, e por isso transformou-se em uma criatura cruel e feroz, moldada pela mão do homem que não lhe permitiu outra forma de viver. Torci para que os homens parassem de maltratar Caninos Brancos e o tratassem com humanidade! O livro mostra a vida no ártico, a luta pela sobrevivência, o mundo dos lobos e a regeneração gradual e lenta de Caninos Brancos. Jack London conta uma historia tão naturalmente, que seu cão-lobo parece mesmo real.Adorei!

Douglas Emanuel 07/12/2010

Em seu livro Jack London mostra a luta pela sobrevivência tanto dos homens quanto dos lobos, que submetidos à fome e ao frio, muitas vezes se confundem diante da necessidade de lutar pela vida. Ora como deuses poderosos e ora como dominadores cruéis. É assim que o lobo Caninos Brancos passa a ver seu inimigo e ao mesmo tempo protetor, o homem. Um narrativa vigorosa, cheia de ação e ao mesmo tempo doce que demonstra que pode haver amizade entre um homem e um animal selvagem e muitas vezes tão maltratado.

“O deus sentou-se a pouca distância, e Caninos Brancos não viu perigo algum nisso. Quando os deuses castigavam, faziam-no de pé. De resto esse deus não trazia qualquer pau ou arma de fogo. Demais, ele estava solto; nenhuma corrente nem vara o prendia: poderia pôr-se a salvo, enquanto o deus se levantaria.”