Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

girino 14/01/2009

White Fang
Acabei de ler uma edição de bolso de Caninos Brancos, do Jack London.

Desde criança que minha mãe sempre falava desse livro, e do filme subsequente, mas eu nunca tinha lido ou visto nenhum dos dois. Bom, eu nunca tinha sido um fã de cachórros até o advento da Lilica, então pressupunha uma história chata e piegas.

Porra, mas o livro é DUCARALHO. Tem lá suas pieguisses, admito, mas o modelo da "psicologia" canina que o autor monta é muito legal! Toda a construção do relacionamento do cão-lobo com os seus sucessivos donos é muito, mas muito bem feita. A idéia do homem como um "deus" é muito bem montada :)

E pior, minha esposa ainda me fala:
- Ah, eu vi esse filme, você vai chorar até porque ********************* (cortei essa parte pra não fazer spoilers)

Ai, quando chega no tal capítulo onde supostamente ********************* eu já desabo a chorar.
Chorei copiosamente de ter de parar de ler por alguns minutos pra poder enxugar o choro (sim, minha esposa sabe que eu sou manteiga derretida com histórias tristes). E quando volto a ler... NÃO ACONTECEU!!! Eu chorei que nem um retardado atoa! Damn it.

Mas sim, quem não leu, eu recomendo. É piegas mas é muito bom!

Simone Chyz 08/06/2009

Emocionante!!
Adorei de paixão! Engraçado que relutei durante muito tempo em ler esse livro. Mas quando resolví ler, foi de um fôlego só!! Emocinante a forma como o autor traduz os pensamentos do lobo! A riqueza de detalhes, ao invés de ser cansativa como em tantos outros livros, nos conduz diretamente à floresta, ao acampamentos indígenas... Uma leitura para crianças de todas as idades! Recomendo!!!

Boris 01/07/2009

livro foda
Um grande livro. Aprende-se muito dos instintos dos animais neste livro. A relação que há entre o meio-cão/meio-lobo Caninos Brancos e os vários donos que este possui é brilhantemente construída, mostrando como até um animal selvagem é capaz de domar seus instintos.

Inlectus 10/07/2009

Bom livro.
Uma boa leitura, uma estória bela. Recomendavel.

Triade 07/10/2009

Nos Olhos do Lobo
Linda obra que nos mostra um drama de um lobo na visão do próprio lobo.
Corajoso, simples, esperto, perspicaz, envolvente... caninos brancos é um personagem que ficou marcado para sempre em minha mente, um verdadeiro exemplo de "animal irracional" que supera e muito vários "animais racionais" que conheço...

Jeane 27/01/2010

Caninos Brancos é um cão-lobo dividido entre dois mundos, sem pertencer a nenhum. De um lado, a natureza selvagem com o apelo forte por liberdade, chamando o caçador solitário de volta a floresta. Do outro lado, a servidão ao deus-homem e a domesticação forçada através da violência. Caninos Brancos nunca fora tratado com amor, bondade ou carinho, nem mesmo quando filhote, e por isso transformou-se em uma criatura cruel e feroz, moldada pela mão do homem que não lhe permitiu outra forma de viver. Torci para que os homens parassem de maltratar Caninos Brancos e o tratassem com humanidade! O livro mostra a vida no ártico, a luta pela sobrevivência, o mundo dos lobos e a regeneração gradual e lenta de Caninos Brancos. Jack London conta uma historia tão naturalmente, que seu cão-lobo parece mesmo real.Adorei!

Douglas Emanuel 07/12/2010

Em seu livro Jack London mostra a luta pela sobrevivência tanto dos homens quanto dos lobos, que submetidos à fome e ao frio, muitas vezes se confundem diante da necessidade de lutar pela vida. Ora como deuses poderosos e ora como dominadores cruéis. É assim que o lobo Caninos Brancos passa a ver seu inimigo e ao mesmo tempo protetor, o homem. Um narrativa vigorosa, cheia de ação e ao mesmo tempo doce que demonstra que pode haver amizade entre um homem e um animal selvagem e muitas vezes tão maltratado.

“O deus sentou-se a pouca distância, e Caninos Brancos não viu perigo algum nisso. Quando os deuses castigavam, faziam-no de pé. De resto esse deus não trazia qualquer pau ou arma de fogo. Demais, ele estava solto; nenhuma corrente nem vara o prendia: poderia pôr-se a salvo, enquanto o deus se levantaria.”

Jéssica Aline Karoleski 27/06/2011

Quando comecei a lê-lo achei chato. Na parte em que Caninos nasce, comecei a pegar o embalo e li até a última página. A história prende o leitor.
Ela traz muitos ensinamentos, com sua trama de relação homem-animal, mostrando que mesmo ele sendo um lobo "maligno" foi capaz de encontrar uma pessoa que o amasse do jeito que ele era. Caninos acabou sentindo carinho e admiração pelo seu último e melhor dono.
Enfim, ótimo.

Tito 14/06/2011

Sobre lobos e seus poderosos deuses bípedes, mas, principalmente, sobre a inefável capacidade do ambiente selvagem de moldá-los em bestas ferozes, para os quais "a vida [pode ser resumida] como um apetite voraz, e o mundo como (...) uma multidão de apetites, que perseguem e são perseguidos, caçam e são caçados, devoram e são devorados, tudo em meio a cegueira e confusão, num caos de glutonaria e morticínio governado pelo acaso, pela falta de compaixão, sem planejamento, sem fim".

Franco 09/08/2011

O livro ganha seu leitor já nas primeiras páginas quando narra o sufocante cerco dos lobos a dois homens isolados do mundo. E se a pessoa não gostar desse 'prefácio' é porque não gosta de Jack London.

Indo adiante, a história toda se constrói em base de um argumento principal: as condições que a vida nos impõe são como inescapáveis forças a nos modelar, e adaptar-se é questão fundamental de sobrevivência.

É o argumento já presente em outras obras de London - O Lobo do Mar e O Chamado da Floresta, mais especificamente. Mas aqui há o diferencial: o argumento está mais intenso, cruel, brutal e sangrento.

Há também um detalhe curioso que, como nas outras obras dele, vale a pena perceber. Suas personagens, animais e homens, desenham uma alegoria, ou talvez metáfora, a respeito das relações entre dominados e dominantes. O que é, afinal, uma sacada social muito bem posta por Jack London, que as explora com inteligência e dinamismo.

Um ótimo livro que vale a leitura. O único problema é que depois de conhecer Caninos Brancos, algo como a compilação animal de todos os personagens mais durões de Clint Eastwood, será inevitável o olhar de desprezo para o seu dócil e bem talhado cãozinho doméstico.

92360 25/08/2011

É uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma. Longe se ser superficial, esse livro nos faz refletir sobre a nossa própria conduta frente aos outros.

Izandra 20/12/2012

Adoro este livro de Jack London. Nunca pensei que uma história do ponto de vista de um animal poderia ser tão interessante! Mas não pense que é um livro feito para crianças, ou mesmo que seu filho de 10 anos irá gostar. O que se encontra nesse livro é quase uma análise filosófica da vida a partir dos pensamentos não externalizados do animal, um lobo misturado com cachorro. Nos deparamos com o cerne da natureza humana, e como um ser puro e não racional como Caninos Brancos lida com isso.
Definitivamente, vale a pena ser lido até o final.

Marina 08/02/2013

Caninos Brancos é muito mais do que eu esperava. Jack London conseguiu ser penetrante/pungente no decorrer da história. Esse livro me tocou, fez com que eu me sentisse em determinados momentos dentro da narrativa; no primeiro capítulo que é retratada a fuga de dois homens por dias a fio dos lobos selvagens pude compreender a floresta "a selvagem floresta boreal de coração gelado."
Não estava esperando muito do livro por se tratar da história de um lobo, e por isso, ser narrado sob seu ponto de vista. Mas Caninos Brancos superou essa ideia: mostra o seu processo de adaptação, como a natureza molda os animais e o seu parecer sobre o homem (ora deus ora um ser odioso). Primeiro a raiva da submissão, a vontade de voltar para a mãe e para a floresta e num segundo momento a devoção, fidelidade, e amor que nutre pelo ser humano.
Jack London também faz um paralelo com a história de um criminoso, a qual pode ser comparada com os infortúnios que caninos brancos enfrenta ao longo da história; faz assim, uma analogia à regeneração social dos marginais de forma inteligente.

Livro excelente. Minha próxima meta é ler os outros romances de Jack London.
"Mas a cada infortúnio ele aprendia. Quanto mais caminhava, melhor caminhava. Estava se adaptando."

Isotilia 17/02/2013

Um livro surpreendente!
Este livro me surpreendeu. Eu esperava que o Jack London fosse um escritor depressivo e desiludido com a sociedade. No entanto, apesar de ele contar a história de um lobo, é surpreendente como podemos fazer paralelos com a nossa sociedade, com a redenção, a plasticidade da alma humana. Este livro é uma mensagem de amor e de esperança. Ele prega que sempre é possível mudar. Fiquei emocionada com a mensagem. Quase chorei com a leitura.