Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Clio0 09/04/2020

Caninos Brancos é um livro sobre ecologia, embora esse não seja exatamente o tema principal escolhido pelo autor. É a história singular de um cachorro-lobo que experimenta a tríade trabalho-rinha-afeição pelas mãos do homem.

É triste e doloroso, pois boa parte do livro é contada do ponto de vista do animal. Embora seja um livro de aventuras, é quase impossível não passar a maior parte do tempo imaginando que a vida de Caninos Brancos poderia ser bem melhor sem a presença de seus donos.
Manuela do Prado 09/04/2020minha estante
Poxa, que triste!

Mawkitas 20/01/2022minha estante
No meu imaginário esse livro era totalmente diferente! Acho que não vou ler mais. Fico péssima com esse tipo de temática em que os bichos passam quase o livro todo sofrendo.

voracious 21/01/2022minha estante
se eu já sofri lendo o chamado selvagem, com esse aí eu vou virar um rio

Maria, lua do Lucy 22/10/2022minha estante
Livro que fala dos abusos dos cachorros, não me faz lembrar do meu que tenho em casa. Se alguém o machucasse ou se ele morresse, ia sentir muito.

mpettrus 22/10/2022minha estante
Nossa, caramba!!! Que resenha forte! Se o livro te impactou dessa forma, sua resenha me impactou igual. Fiquei curioso pra ler!!!

Diani Voulga 23/10/2022minha estante
Conversando contigo por telefone você me falou o quanto esse livro te abalou em muitas partes e sua resenha reforça ainda mais o impacto que foi.
Excelente resenha, amor. Mais um para minha eterna e sempre crescente lista de leitura ?

HenryClerval 23/10/2022minha estante
Concordo com o Pettrus, resenha forte e impactante.
Que bom que gostou dos outros livros do autor. Leremos juntos o chamado da floresta minha querida. ?

Regis 23/10/2022minha estante
Leia sim, mpettrus. Vai gostar e se indignar também com essa leitura. ?

Regis 23/10/2022minha estante
Leremos juntos sim, Leandro. É só dizer quando começamos. ??

Regis 24/10/2022minha estante
Sinto o mesmo, Maria. Livros com animais mexe muito comigo.

Regis 24/10/2022minha estante
Obrigada, Diani! O livro realmente abala, principalmente quem gosta de cachorro.

Alex 24/10/2022minha estante
Ahhhh o tipo de livro que me fará um efeito tremendo. Possivelmente dos mais tristes. Estou prevendo ?

Regis 24/10/2022minha estante
Sim, Alex. Esse livro pode ter um efeito tremendo.?

Tainara 13/07/2010

Quando peguei esse livro na biblioteca, nunca imaginei que iria gostar tanto dele. Tratando de Jack London, achem provável que eu iria apreciar a leitura dele, MAS NÃO TANTO! O livro é lindo, é contado mais ou menos do ponto de vista do Lobo, o que o torna simples e singular. A transformação do olhar de Caninos Brancos sobre os humanos, indo de deuses de servidão a um único deus do amor é comovente. Durante todo o livro senti somente a falta de uma coisa: Caninos Brancos com uma companheira. Mas, ao terminar o livro, entendi que isso só poderia acontecer no final, quando ele se tranformasse, do ódio para o amor. Super recomendado para quem gosta de animais, ajuda a entender melhor o ponto de vista e a simplicidade deles.
Morfindel 10/03/2011minha estante
Ótima resenha, me deu mais vontade ainda de relê-lo!

Pam 04/01/2013minha estante
Também me surpreendi, gostei bastante do livro. Ele é citado em New Girl por isso fiquei com vontade de ler. Recomendo também. :)

Luiz 06/02/2016minha estante
Tainara, o que você escreveu é a mais pura verdade. Surpreendente o livro, me conquistou desde a primeira página. Não senti a mesma angústia que você sobre a falta a companheira, porque creio que a solidão fosse, talvez, um ingrediente necessário para toda a jornada. Mas VALE MUITO A PENA!

Aline 19/12/2017minha estante
Recomendo "o chamado da floresta". Do mesmo autor e mesma temática, narrado por um lobo.

Isa bella 18/01/2022minha estante
Eu amei esse livro. Ele mostra muitos lados e fez algo bem realista que acontece muito. Pode não parecer mas animais tbm tem sentimentos e tbm pensam. Meu livro favorito

Vania.Cristina 18/03/2024

Vida moldada como barro
O livro me surpreendeu pela sua intensidade e violência. Me admira que seja considerado, por alguns, literatura infantil, porque ele possui gatilhos para maltrato em animais.

Esse é um clássico sensível, profundo e belo. A escrita de London é poética, cheia de imagens impactantes.

A narrativa retrata um período da história estadunidense: o da busca do ouro no Alaska, no final do século XIX. Começa na floresta selvagem, acompanha a vida dos índios, depois o mundo do homem branco.

O protagonista é um lobo selvagem em processo de domesticação, e toda a história vemos pelo ponto de vista dele. E isso é muito bem trabalhado, com empatia e objetividade racional, e nos guia a uma aventura por uma perspectiva diferente e única. A meu ver, antropológica e etológica. Acompanhamos como aprende o cérebro do lobo, diante dos desafios que lhe são apresentados.

Oportunidade de contrapor a natureza instintiva, ancestral e selvagem, que existe em cada um de nós, com o mundo humano das diferentes culturas.

A obra faz parte da corrente literária do naturalismo, influenciada pelas descobertas de Darwin, e propaga o pensamento de que o meio ambiente determina o caráter do indivíduo, seja ele um homem ou um lobo, mesmo diante de nossa natureza ancestral.

Na história, os índios dão ao protagonista o nome de Caninos Brancos. O mundo selvagem o moldou em meio à fome e à violência, isso o tornou um forte sobrevivente. Com a capacidade de resiliência desenvolvida, surge uma inteligência rápida e perspicaz. Em sua natureza selvagem encontra uma força descomunal. O isolamento e a solidão, tornam-se sua proteção. Força e inteligência fazem com que Caninos Brancos se destaque para os humanos diante dos outros animais.

Mas alguns homens podem ser muito cruéis, e estes, se não conseguem ser cruéis com outros homens, serão com os animais...

Através dos olhos de Caninos Brancos, vemos as diferentes classes sociais e etnias, e como vivem no Alaska, diante de tantas dificuldades.

Conhecemos a técnica dos trenós puxados por cães, e entendemos que esses animais, os únicos domésticos na região, não passam de meras ferramentas para o índio.

Percebemos como o ser humano parece um Deus aos olhos dos animais, pela sua capacidade de controlar os objetos inanimados e fazer deles ferramentas para mudar o mundo.

Para o animal, não importa o motivo das coisas acontecerem, apenas saber como elas acontecem para aprender como reagir a elas e sobreviver.

Com Caninos Brancos aprendemos que a vida é o exercício da liberdade, mas também é o das privações e limitações, que têm força incontestável de lei.

Ou seja, um belíssimo livro, um potente exercício de empatia.

Observação: Essa edição antiga ajuda muito a visualizar a época e as culturas, trazendo ilustrações, fotos e notas explicativas. Ela resistiu bem ao tempo porque é em papel couchet. Folhas brancas brilhantes, no entanto.
Ellen Seokjin 18/03/2024minha estante
tbm me surpreendeu. Comecei despretensiosamente a ler e acabou virando um favorito.

Vania.Cristina 18/03/2024minha estante
Bonito, né Ellen

Ellen Seokjin 18/03/2024minha estante
Muito!

Carla.Floores 18/03/2024minha estante
Parece emocionante! Resenha perfeita, Vânia!
Essa questão do gatilho está cada vez me incomodando mais. Acho uma falta de respeito e mesquinharia por parte das editoras e dos autores.
É que nem no YouTube, não é a plataforma que decide o que é conteúdo infantil, é responsabilidade dos produtores de conteúdo.

Vania.Cristina 18/03/2024minha estante
Concordo Carla. Acho que é um livro que até pode ser lido por crianças maiores, mas precisa da mediação de um adulto, eu acho. E era bom que as editoras assumissem o compromisso de alertar para essa questão. Não custava um aviso de gatilho. Tem livros excelentes que sem mediação podem ser traumáticos.

J. Silva 19/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha Vânia. O meu exemplar já está a caminho, em breve será a minha vez de mergulhar nessa fantástica história

Vania.Cristina 19/03/2024minha estante
Jairo, eu quero ler O Chamado Selvagem, acho que comecei ao contrário né...ts. Acho que os dois livros devem se comunicar diretamente

Livia 23/05/2021

"Caninos Brancos" acabou sendo uma leitura surpreendente. Decidi dar oportunidade já que gosto de animais e a trama se desenvolve sobre a vida de Caninos Brancos que é uma mistura de lobo com cachorro.
Tudo começa antes mesmo do protagonista nascer, vamos acompanhar como os pais dele acabam se conhecendo, quando ele nasce na floresta, depois deixando esse local para viver em companhia dos humanos, e sua mudança de dono. E com essas mudanças, não somente de local é necessário do nosso "lobinho" uma adaptação as novas circunstâncias que lhe é imposto para assim conseguir sobreviver. Achei bem interessante a forma como o autor retrata a vida animal, e faz a comparação com o ser humano. Quem realmente é o monstro? O animal que é movido pelo extinto de sobrevivência ou o ser humano que tem a escolha e mesmo assim opta em fazer crueldades?
A leitura acabou arrancando algumas lágrimas, seja nos momentos de maus-tratos ou no melhor momento do livro quando o Caninos começa a desenvolver sentimentos pelo dono que antes não tinha desenvolvido ou sequer conhecido. É uma leitura que vou levar para a vida, espetacular.

Patrick 17/05/2020

Caninos Brancos...
Eu, desde criança, li histórias e assisti filmes onde a figura de um animal é humanizada. Em Caninos Brancos isso é feito e construído mediante uma narrativa tão bem feita, que o lobo "quase um humano" em nenhum momento deixa de ser o "lobo fera". Em alguns instantes o perfil psicológico de Caninos Brancos, descrito por seu criador, parece a descrição de um psicanalista acerca de seu paciente. Em outros momentos, a adaptação do lobo ao meio, é narrada como um pedagogo que acompanha a evolução de uma criança no mundo estranho que passa a descobrir. Fenomenal. Desperta no leitores uma gama de sentimentos e inúmeras reflexões.

DiegoN 04/02/2023

O lobo abençoado
Toda a trajetória de caninos brancos é apaixonante. fiquei extasiado em cada trecho de ação, ansioso em cada novo perigo enfrentado pelo cão/lobo, triste pelas derrotas e extremamente feliz em suas vitórias.
London consegue manter o protagonista no meio termo em cão e humano, isso devido as suas atitudes caninas de briga e raciocínio, e entre o emocional do cão.
London nos faz sentir como se fossemos o próprio protagonista. me senti machucado e cansado a cada luta e perseguição, mas me senti extremamente revigorado e forte a cada vitória lida.
Enfim, recomendo a tidos. caninos brancos é uma aula de escrita, emoção, paixão, raiva e de vida.
Com certeza lerei os outros clássicos de London.
super recomendo!
EstherWars 04/02/2023minha estante
Opa, já coloquei na lista!

dieizon 14/01/2022

Aqui conhecemos o mundo sob a perspectiva do lobo, desde a fase selvagem até se tornar domesticado em meio a inúmeros perigos a serem enfrentados.

Michele Boroh 18/08/2022

Nunca baratear o amor
Uma vontade imensa de ler Jack London e uma breve sinopse que foi mais do que suficiente para me convencer de por onde começar. Foi apenas com isso que eu abri 'Caninos Brancos'.

Não recebi indicações, não ouvi opiniões nem li a introdução. Iniciei quase às cegas. Ainda bem! Agora parece que foi uma intuição de que começar assim era exatamente o que esse livro exigia: adentrar 'Caninos Brancos' como Caninos Brancos.

Encarar o desconhecido sem "preparo" pode até dar mais trabalho, mas também nos reserva, por isso mesmo, uma gama muito maior de aprendizados.

E é aí que mora a genialidade de London: foi encantador perceber que eu estava lendo um romance de formação de um animal e que todas as reflexões provocadas pela vida desse lobo tocam profundamente a natureza humana.

É uma obra filosófica e com alcances também surpreendentes e até ousados para um livro de 1906. Determinismo, fé, conservação, sistema penal, urbanização, vício... São aforismos ricos numa escrita simples e sem afetação.

Mas não sem emoção. É impossível não se envolver com o protagonista. Eu o amei dos primeiros passos até a última página. Um amor justificado, exatamente como o próprio Caninos Brancos amava.
Alê | @alexandrejjr 04/09/2022minha estante
Belo texto, Michele!

Michele Boroh 05/09/2022minha estante
Muito obrigada, Alê! ???

Marcelo.Pedroni 19/07/2023

Uma leitura que surpreende ao primeiro contato
Por nunca ter lido nada do autor, era difícil saber o que esperar de um livro que conta a peregrinação da vida de um lobo.
Confesso que no início pensei que seria pique filme da sessão da tarde em: "a aventura de um lobo muito louco", mas aos poucos fui entendendo porque muitos consideram uma obra relevante e até "clássica".
O autor, por meio do narrador que conta a história do ponto de vista externo, mas com bastante propriedade dos pensamentos e sentimentos dos animais, consegue captar a atenção do leitor, prendendo-o à sua escrita que em muito é descritiva, mas de forma alguma monótona.
A todo instante ocorrem fatos que surpreendem, me fazendo pensar do ponto de vista do animal e em como sua vida pode mudar drasticamente. E com toda mudança, a necessidade de adaptação para sua sobrevivência é o que torna a obra magnífica, pois parece realmente que o próprio lobo a está descrevendo.
Por fim, vi muitas pessoas correlacionando os aspectos da vida animal com as relações humanas, principalmente as relações entre família (mãe - filho principalmente), fazendo alusões aos sentimentos humanos e nosso instinto de preservação, mas acho sinceramente que o autor não teve essa pretensão, no meu ponto de vista ele apenas quis trazer a realidade do animal para o conhecimento do homem, mostrando muito mais a natureza humana que fere a do animal, que por sua vez é tido como "selvagem" por ser reativo às subsequentes malfeitorias humanas sobre ele.

girino 14/01/2009

White Fang
Acabei de ler uma edição de bolso de Caninos Brancos, do Jack London.

Desde criança que minha mãe sempre falava desse livro, e do filme subsequente, mas eu nunca tinha lido ou visto nenhum dos dois. Bom, eu nunca tinha sido um fã de cachórros até o advento da Lilica, então pressupunha uma história chata e piegas.

Porra, mas o livro é DUCARALHO. Tem lá suas pieguisses, admito, mas o modelo da "psicologia" canina que o autor monta é muito legal! Toda a construção do relacionamento do cão-lobo com os seus sucessivos donos é muito, mas muito bem feita. A idéia do homem como um "deus" é muito bem montada :)

E pior, minha esposa ainda me fala:
- Ah, eu vi esse filme, você vai chorar até porque ********************* (cortei essa parte pra não fazer spoilers)

Ai, quando chega no tal capítulo onde supostamente ********************* eu já desabo a chorar.
Chorei copiosamente de ter de parar de ler por alguns minutos pra poder enxugar o choro (sim, minha esposa sabe que eu sou manteiga derretida com histórias tristes). E quando volto a ler... NÃO ACONTECEU!!! Eu chorei que nem um retardado atoa! Damn it.

Mas sim, quem não leu, eu recomendo. É piegas mas é muito bom!

Eduardo1304 17/11/2022

Caninos Brancos
Uma história muito gostosa .
Gostei muito da descrição dos lugares por onde Caninos Brancos passa; a sua construção da sua origem; como um filhote de lobo entende o mundo e aprende as coisas; e por fim, como ele enxerga os humanos.

Francisco 05/03/2021

A jornada de um lobo até a "civilização"
A narrativa tem início muito antes do nascimento do protagonista, o lobo cinzento Caninos Brancos, com sua mãe, a loba ruiva Kiche e seu pai Zarolho, na época quando ainda viviam com uma alcatéia faminta nas estepes do Canadá por volta de 1895-1898, na época da corrida do ouro na região do rios Yukon e Mackenzie.

A partir do nascimento de Caninos Brancos, desenvolve-se a narrativa em sua forma de ver o mundo, o estabelecimento de leis para sua sobrevivência, sua convivência e início de sua domesticação com Castor Cinzento, um índio da região e sua família e com cães da aldeia como Lip-Lip e Baseek. A partir daí, compreende sob a ótica canina as atitudes e costumes de humanos e de animais ao seu redor, passando a temer os homens e odiar os seres de sua raça. Torna-se mais violento e taciturno com seu novo dono "Beleza" Smith, que o inicia no violento mundo das lutas de cães às margens dos rios Klondike e Yukon.

Caninos Brancos conhece a liberdade e o bom tratamento por parte de humanos somente quando Weedon Scott o compra o "Beleza" Smith. Dessa forma, passa a apreciar as boas qualidades humanas e como há diferenças entre os indivíduos.

Esse é um livro escrito de uma forma solidamente única, com um enredo contado sob a perspectiva do mundo animal que somente Jack London consegue apresentar. Consequentemente, esse torna-se um dos meus favoritos e uma leitura clássica mais que recomendada.

juliaememo 14/12/2021

Caninos Brancos - Um livro triste, mas com lições muito bonitas
Comecei esse livro com bastante expectativa, mas achei a história um pouco lenta.
Foi interessante acompanhar a história de Caninos Brancos, e o final me agradou bastante! Durante o livro, fiquei muito triste e nervosa, sentindo todas as emoções que o personagem sentiu.
Esta história é cheia de mensagens muito bonitas e importantes. Acho que vou entender mais coisas quando for mais velha.