Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

JP 30/04/2020

Redenção
Ótimo clássico para iniciantes. A escrita de Jack London tem a capacidade de prender o leitor de tal forma que, pelo menos para mim, foi difícil parar de ler o livro. A história acompanha um meio lobo/meio cão desde seu nascimento até a sua idade mais avançada. O escritor dá ao animal uma espécie de consciência e mostra como ele lida com cada situação apresentada. O livro trata sobre violência e sobre como um ambiente molda um indivíduo, e no final mostra a possibilidade de redenção que embora exista, muitas vezes é negada. É um livro que vale muito a pena ler, recomendo demais.

Eduardo394 22/03/2023

Caninos Brancos - ?
O livro é rápido de ler, tem uma boa escrita e possui muitos aspectos e pontos de reflexão.
Uma parte interessante é que a narrativa muda e fica com a perspectiva do lobo que é o personagem principal da história e isso não afeta nenhum pouco a história, pois ela não fica superficial e muito menos boba.
Sem dúvida é um clássico que merece ser lido. É uma história muito bem construída que nos traz muitos pontos de reflexão sobre a condição humana em relação aos animais, abordando temas como: medo, solidão, capacidade de adaptação, maus tratos, e sobretudo o amor e seu poder de recuperação e transformação.
Valeu muito a leitura ? desta indicação ?

Tito 14/06/2011

Sobre lobos e seus poderosos deuses bípedes, mas, principalmente, sobre a inefável capacidade do ambiente selvagem de moldá-los em bestas ferozes, para os quais "a vida [pode ser resumida] como um apetite voraz, e o mundo como (...) uma multidão de apetites, que perseguem e são perseguidos, caçam e são caçados, devoram e são devorados, tudo em meio a cegueira e confusão, num caos de glutonaria e morticínio governado pelo acaso, pela falta de compaixão, sem planejamento, sem fim".

Kanidia 09/07/2021

Muito Bom
"Um ser não pode desrespeitar os impulsos da sua própria natureza sem que essa natureza acabe se voltando contra si mesma*

@menos.uma.pagina 24/09/2022

O Chamado da Floresta ao Contrário
No remoto Alasca nasce um pequeno lobo que descobre logo nos primeiros momentos de vida as leis principais da natureza. Mas não tarda a conhecer também as leis do homem, os seres superiores que dominam a matéria, os deuses deste lobinho. E são estes deuses que deram a ele o nome de Caninos Brancos.
Depois de seu primeiro encontro com os homens, tudo muda. Ele aprende a tirania, as leis do porrete, a selvageria dos próprios deuses. E Caninos Brancos se transforma, o lobo selvagem se torna ainda mais selvagem, os homens tornaram-se monstros perante o lobo. Até que, como um lampejo de esperança, um bom deus mostra a Caninos Brancos o amor que há na humanidade.

A história se passa no velho Alasca da corrida do ouro, fins do século XIX. A mesma melancolia (que, não sei vocês, mas sinto sempre que leio/assisto algo relacionado ao Alasca), a mesma escrita rica em detalhes que me fizeram gostar de "O Chamado da Floresta", me fizeram gostar deste. A trajetória de Caninos Brancos é surreal e é impossível, em várias situações, não sentir nojo do ser humano. Jack London analisa os homens de seu tempo (e do nosso também) pela perspectiva do animal tido como irracional, para nos mostrar que nós mesmos somos criaturas capazes de uma selvageria surpreendente. Se em "O Chamado da Floresta" vimos Buck retomando seus instintos ancestrais e indo viver com os lobos nas florestas temperadas do Norte, neste livro vemos Caninos Brancos indo na contramão: saindo das florestas e indo parar na civilização, na propriedade de um juíz no Vale de Santa Clara, Califórnia (igualzinho onde o Buck morava), mas antes apanhando muito e de muitas formas pelo caminho. Uma história profunda, emocionante e linda.

anapno_ 09/07/2021

A escrita de Jack London é simplesmente fascinante!

É rica em detalhes, extremamente descritiva e palpável. Apesar de ter achado um pouco cansativa em algumas partes, a história é tão bem construída que é possível imaginar cada cena. Cada página do livro.

Me fez vivenciar com muita lucidez as experiências de Caninos Brancos, o lobo que é protagonista desta história.

Tive um apego por ele e me doía demais cada desafio que ele passava, cada momento de dor.

Me vi torcendo por ele a todo momento da narrativa. Acho que esse é um aspecto extremamente positivo na escrita de London, essa imersão ao mundo selvagem!

Sil 06/04/2020

Perfeito!
Livro simples e maravilhoso. Envolvente e muito bem escrito. Esse autor virou um dos meus favoritos da vida.

Nat 29/07/2013

Esse livro é diferente do que eu esperava, de várias maneiras. Jack London faz mais do que traçar um paralelo entre homem e animal, sua história é uma descrição visceral do homem e do animal enfrentando-se na natureza, cada um seguindo o instinto de sua própria espécie, sem considerar o outro. Confesso que em algumas partes fiquei chocada e tive vontade de chorar (parecia que eu estava assistindo um daqueles documentários sobre animais selvagens, que sempre me fazem cair no choro). Um clássico, realmente, que merece várias leituras.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2013/07/caninos-brancos-jack-london-dl-2013.html

Lobinha Sincera 02/02/2024

Caninos Brancos é uma obra de encher-lhe o coração de tal forma que a beleza do início e os terrores do meio indo com a leveza do fim Aiai amo

Jessé 21/09/2020

Uma aventura emocionante.
Quando peguei esse livro pra ler, eu não tinha noção do que iria encontrar. A minha única familiaridade quando decidi ler Caninos Brancos, era com os escrito Jack London, pois já tinha lido um outro livro dele ?O Lobo do mar? e não tinha gostado nenhum pouco. Então confesso que peguei esse livro com certo receio.

E como não tenho costume de assistir vídeos de pessoas falando sobre livros, ou de ler resenhas na contra capa, eu jamais imaginei que o protagonista dessa estória era um lobo!

Pois bem; nesse livro, vamos acompanhar a estória de Caninos Brancos, antes e depois de ele chegar ao mundo, e todo o processo de crescimento desse personagem e sua luta pela vida em meio à natureza que o cerca.

Sabe aqueles documentários sobre a vida animal como por exemplo Planeta terra? Então, é algo bem similar o que você irá encontrar aqui. O escritor mostra de maneira espetacular, e por muitas vezes de maneira violenta, como a sobrevivência no reino selvagem não é para os fracos. É tudo muito detalhado e escrito de maneira minuciosa. Durante a leitura, fiquei até me perguntando se esses documentários não se basearam nesse livro.

Mas não só isso. O livro também explora como Caninos Brancos enxerga a raça humana, e também os sentimentos que ele experimenta ao se deparar com vários tipos de personalidades dos homens que cruzam seu caminho, e as diferentes adaptações que esses encontros provocam nele, muitas das vezes indo diretamente contra os seus instintos.

Caninos Brancos é sensacional, e jamais imaginei que um livro que tem como protagonista um Lobo, iria se tornar um dos meus livros favoritos da vida. A relação que Jack London nos faz ter com Caninos Brancos é muito forte durante toda a leitura, e você sofre e se alegra com ele o tempo todo.

Essa estória vai ficar um bom tempo comigo, e é um daqueles livros que entraram naquela seleta lista de futuras releituras. Recomendadíssimo com certeza!

caiocorrea_art 05/01/2023

O que os lobos mostram sobre nós?
Caninos Brancos conta toda a história de um cão-lobo da região do norte americano desde seus antecedentes passando por diversas situações que moldaram a vida desse animal.
O que achei mais interessante do livro, além da forma incrível do autor descrever os sentimentos e sensações de um animal pouco racional, é como ele mostra como os animais (lembrando que nós somos animais também) são completamente moldados com o barro da sociedade que nos envolve e das influências que recebemos ao longo da vida. Ninguém nasce mal ou bom, apenas puros. Cada advento da vida talha um pouco mais e forma quem somos. Porém essa arte da vida é perene. Daí vem a reflexão constante ao longo do livro, como podemos interferir positiva ou negativamente na vida das pessoas. Como podemos sempre melhorar, aprender, crescer.
Me lembrou a história de muitos meninos ditos como delinquentes ou ?trombadinhas?, no Brasil. É fácil julgar, porém não é fácil entender que trombadas os levaram naquela direção.
Aos que dizem que que as pessoas nascem más ou que não tem salvação, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que gostam de entender novas formas de ver a vida natural, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que querem crescer e aprender mais, recomendo que escutem seu coração.
Livre-se.
Thais Franco 26/01/2023minha estante
Concordo em tudo que disse! Bela resenha

brentlejuice 24/08/2021

É uma historia incrível, fiquei encantada com a escrita do Jack London. Não estava esperando nada quando peguei, fui surpreendida e agora entendo o que tanto falam desse livro.
O começo me deixou tensa e não conseguia parar de ler, então veio a construção do Caninos Brancos e como ele se transforma um pouco por causa de quem "cria" ele (deus donos) e acaba se tornando um reflexo, mas sem perder sua essência.
Caninos brancos é realmente um lobo e ninguém tira isso dele por mais domesticado que ele seja.

Manu 04/01/2023

?Caninos Brancos?,?Lobo Guerreiro?, Lobo Abençoado?
Esses são os diversos nomes que o nosso protagonista recebe e todos eles fazem jus ao seu ser. ?Caninos Brancos? é muito mais do que só um livro, é sobre filosofia e ecologia, mas não com a linguagem chata e usual dos livros escolares, é com uma linguagem leve e muito descritiva que Jack London nos narra a história desse lobo e nos ensina como o amor é capaz de educar melhor do que qualquer tapa. É com essa história que Jack London tenta descrever como é o início da vida, como a prendemos as coisas. O lobo Caninos Brancos passa por muitas aventuras e ao longo do livro vamos criando empatia por ele, vamos sofrendo e a cada aventura nos recuperando. Confesso que no começo estava desanimada, porque odeio história de cachorros, mas ?Caninos Brancos? não é uma história qualquer, tendo em vista que ele não é um animal qualquer. Atrevo dizer que Caninos Brancos é mais humano que muitas pessoas por aí. Com certeza é um livro que vale a leitura!

Flávia 29/03/2013minha estante
Acho que já disse isso, eu não leio livros de animais desde q chorei horrores com Marley. E olha q era um livro alegre, hein?

Marta Skoober 03/04/2013minha estante
Acho que o livro não é o meu estilo, mas gostei bastante da resenha.
Parabéns!