Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

brentlejuice 24/08/2021

É uma historia incrível, fiquei encantada com a escrita do Jack London. Não estava esperando nada quando peguei, fui surpreendida e agora entendo o que tanto falam desse livro.
O começo me deixou tensa e não conseguia parar de ler, então veio a construção do Caninos Brancos e como ele se transforma um pouco por causa de quem "cria" ele (deus donos) e acaba se tornando um reflexo, mas sem perder sua essência.
Caninos brancos é realmente um lobo e ninguém tira isso dele por mais domesticado que ele seja.

Nanda Corpe 30/06/2023

Um mundo selvagem
Acompanhar a trajetória do cão-lobo foi emocionante e perturbadora, em alguns momentos. Ver o que o homem faz e as suas interferências na vida selvagem causou-me muitos sentimentos, principalmente de raiva, indignação e tristeza. É um livro que aborda ecologia e que obviamente tem suas limitações, mas vale a pena compreender um pouco mais como funciona a lógica do instinto e de sobrevivência no mundo selvagem.

Flávia 29/03/2013minha estante
Acho que já disse isso, eu não leio livros de animais desde q chorei horrores com Marley. E olha q era um livro alegre, hein?

Marta Skoober 03/04/2013minha estante
Acho que o livro não é o meu estilo, mas gostei bastante da resenha.
Parabéns!

Jessica 24/01/2016

Caninos Brancos
O motivo de eu ter abandonado a leitura não foi de forma alguma por falta de qualidade no desenrolar da história, mas pela descrição de certos acontecimentos. Não gosto de ver ou ler sobre maus-tratos contra animais. Fora isso, até onde eu li (página 100) a história é interessante e parte de mim não queria abandonar a leitura, mas o desconforto que estava me causando foi mais forte.

Suellen 26/02/2023

Oi, gente!

#resenha de Caninos Brancos, Jack London, editora LPM, tradução Rosaura Eichenberg

Um clássico da literatura estadunidense, acompanhamos a vida de Caninos Brancos, um metade lobo-cachorro, desde antes de nascer até a vida adulta.

De como tudo poderia ter sido diferente se desde filhote tivesse afeto.
Seu crescimento foi cristalizado no ferral pela sobrevivência, até o dia que foi encontrado e sentir a mudança pelo deus do amor.

Eu demorei um tempo para ler, não sei se vou conseguir expressar muito bem, pois achei que a felicidade para Caninos Brancos demorou muito.

Não tenho cãozinho em casa, mas tenho a minha gata, e quando lia Caninos Brancos sofrendo, seja por medo, seja porque alguém era muito mal com ele, dava aquele aperto no coração.

Foi nostálgico também, pois quando eu era criança, assisti ao filme. Porém, na leitura fiquei, não decepcionada, talvez intrigada?
No filme, os antigos donos não eram indiferentes com Caninos, e, sim, amorosos, um deles em especial, a ponto de querer resgatá-lo atravessando os EUA.

Por fim, gostei muito e recomendo, vi palavras que não conhecia, porém o contexto faz a gente entender.
Edição disponível no Kindleunlimited
#amoler #books #livros #libros

Magda.Marilise 10/02/2020

Danos
Livro brilhante para mostrar o quanto nossa convivência com a natureza pode ser danosa. No entanto, nos fala sobre a esperança, pois é possível sempre recomeçar e dar um novo sentido a nossa vida. Caninos Brancos, um herói sem voz mas com a cabeça cheia de pensamentos. Amei demais, apesar de ter tido dificuldades em perseverar.

Joao.Magalhaes 08/02/2020

Visão de lobo
Neste livro que se passa na visão do protagonista principal, que é um lobo que está sendo domesticado, London consegue nos prender do início ao fim nessa aventura "épica" de um lobo, enquanto ao longo de sua jornada se depara com o mundo selvagem, animal e humano.

Gabriel Farias Martins 12/03/2022

O Selvagem e o humano
Uma leitura de peso, conhecer caninos brancos foi ótimo, uma experiência de ligação entre o selvagem e o humano, é poder olhar seu cão com olhos diferentes.
É conhecer mais sobre a natureza e nossa própria história.
Fazia tempo que não me sentia tão próximo de um livro, caninos brancos é maravilhoso.

Nicole 20/04/2022

Um clássico da literatura
Li esse livro após o Chamado Selvagem também do mesmo autor e foi uma experiência interessante justamente por eles terem propostas contrárias.

A introdução do livro, escrita por Daniel Galera traz uma ótima reflexão sobre essa domesticação dos animais selvagens, aborda o tema da antropomorfização e nos levanta diversos questionamentos sobre até que ponto isso pode ser bom ou ruim - tanto para eles quanto para nós. O pretexto também retrata a ironia entre essa crítica à humanização dos bixinhos e o uso do autor do mesmo artifício para a narrativa, justamente para uma transcrição do personagem do lobo para algo que conseguimos nos conectar emocionalmente.

De fato me conectei muito com os personagens, desde o início acompanhando sua mãe e depois a descoberta do filhote na vida selvagem. Achei duro porém muito sincero o fato da mãe ter esquecido dele, faz todo o sentido biológico que ela já tenha dada a missão como completa e que se preocupe com a nova ninhada.

A narrativa te faz acompanhar pelos olhos do personagem e entender porque os lobos de tantos anos atrás optaram pela companhia humana e quais vantagens puderam tirar dessa aliança. Mas também mostra o outro lado dessa troca e como o ser humano pode ser cruel com os animais em busca de benefícios próprios.

O personagem é moldado pelas agressões e traumas que viveu e por isso se torna deveras agressivo e desconfiado de todos, o que me deixou bem comovida. O livro é muito preciso em descrever as emoções e por esse motivo fica fácil entender a impossibilidade do protagonista de sentir amor, visto tudo que ele passou e sentiu, o mesmo apenas respeita os deuses humanos por medo e reverência.

O livro ainda fecha contando um pouco da história do Jack London que é simplesmente fantástica. Um homem que viveu pouco, mas viveu sua vida ao máximo e que deixa um legado incrível para trás.

Foi uma leitura agradável, apesar de que em alguns momentos o livro é um pouco lento e cansativo. De maneira geral adquiri cultura e valeu a pena como um todo.

Pratique.Livrotera 22/05/2023

Sem dúvida, uma história surpreendente!

Cogitei a parar de ler várias vezes, achei que não daria conta por tamanha brutalidade, e sendo eu uma apaixonada por cães, estava com meu coração dilacerado.
Mas que bom que insisti.

É muito mais que um simples livro sobre um lobo-cão ou cão-lobo.

Caninos Brancos nos faz refletir muito sobre absolutamente tudo.
Sobre o ambiente que nos cerca e como esse ambiente nos molda, nos transforma.

Nós somos barro e a sociedade nos molda, e isso resulta em quem somos e quem nos tornamos.

Apesar de ler o tempo todo com o coração apertado, no fim, o coração alivia e percebemos que mesmo crescendo e vivendo em um ambiente hostil, cada um de nos tem algo bom e que só está esperando para ser desperto.
Às vezes tudo que precisamos é mudar de ?ares?.
Indico muito a leitura como uma forma de nova percepção de mundo.
Apesar de não ser uma leitura fácil, muitas vezes não é agradável e com certeza não é pra qualquer um, mas vale muito a pena.

Já se tornou um favorito.

Jefferson Nóbrega 12/07/2023

?Caninos Brancos? do autor Jack London em tese é uma continuação da obra ?O Chamado Selvagem?, em tese, por que não é uma continuação linear, o fato de ler ou não ?O chamado Selvagem? não vai interferir de forma nenhuma na leitura desse livro. A continuação se resume na paisagem e em insinuações de que ?Caninos Brancos?, nosso protagonista, faz parte da linhagem de Buck, o cachorro e personagem principal do livro anterior.

O livro aborda a transformação e domesticação de um lobo e todas as suas implicações. A visão do lobo e sua entrada no mundo humano é usado para explorar de forma filosófica a sociedade e seus aspectos, seja na relação bela homem-cão, ou seja, também na relação cruel que os homens podem ter com os animais.

Se no primeiro livro há ?o chamado da floresta?, aqui há ?o chamado da fogueira?, que está presente na mente de Caninos Brancos como uma marca de DNA herdada dos primeiros cachorros selvagens que deixaram a floresta e buscaram os homens.

A história de Caninos Brancos é repleta de dor, luta e violência. Apesar da romantização do autor sobre o poder do homem sobre os bichos Caninos Brancos, mostra toda essa interação das pessoas com seus animais, desde a crueldade das rinhas, ao despertar do amor incondicional.

Jack London é mestre em escrever um bom roteiro. E apesar de eu ter achado o início do livro meio arrastado quando a história engrenou, ficou ótima.

Vale bastante a leitura.

TAIS.COUTINHO 12/05/2022

Me surpreendeu muito
Aqui nós vamos conhecer a trajetória de Caninos Brancos, uma mistura de lobo com cachorro, desde seu nascimento nas florestas geladas do norte dos EUA , e vamos acompanhando as dificuldades que ele e sua mãe enfrentam nas épocas de escassez de alimento. Até o dia que eles vão parar numa tribo indígena, e ali Caninos Brancos vai aprendendo a se submeter ao homem, as leis desse mundo que era tão diferente da floresta onde vivia, vai aprendendo a lidar com a inimizade dos outros cachorros dessa tribo, que aliás estava sempre mudando de lugar. Até que um dia Caninos Brancos vai parar nas mãos de um novo dono, que o coloca para lutar com cachorros de diferentes raças, onde tinha apostas de dinheiro, onde Caninos Brancos sempre ganhava. Então durante uma dessas lutas ele é resgatado por um homem branco chamado Weedon Scott e a partir daí começa uma nova vida para Caninos Brancos, que vai se apegando a esse novo dono e aos poucos vai desenvolvendo sentimentos de amor e afeto, ele que antes só conhecia o ódio.
Como eu já tinha falado o começo desse livro eu estava achando meio chato, mas aí o autor vai nos conduzindo pelas transformações que vão ocorrendo no desenvolvimento e na personalidade do jovem lobo nos diferentes lugares por onde ele vai passando ao longo de sua jornada, enfim. E o final desse livro é lindo. Eu já assisti o filme há muito tempo atrás, e o livro foi uma experiência maravilhosa para mim. Recomendo muito que leiam.

Bu 02/08/2022

Coisa linda...
É uma história excepcional, muito bem feita, fluida e te deixa sempre apreensivo com os acontecimentos que sempre estão pra ocorrer, e quando acontece você se surpreende, um clássico que todo mundo deveria ler.

Quem for sensível a maus tratos a animais passe longe certo.

caiohlp 11/05/2022

Somos argila macia, esperando os moldes e transformações.
Um livro diferente de tudo que podemos imaginar, Caninos Brancos é o tipo de história que impressiona pelo caráter único, para o leitor desavisado uma simples história animal, mas um clássico não pode ser subestimado. A história vai fundo na interação homem-ambiente, a trama voraz nos mostra um ponto de vista sem precedentes, o lado amoral animalesco, a vivência pela sobrevivência, a vida e sua infinidade de apetites para conosco e também para os ditos seres irracionais. Mas qual será o motivo da cegueira, da confusão, da guerra, da carnificina e da gula provocarem tamanha repulsa ao homem quando manifestados em outras espécies? A sabedoria do livro está em escancarar a eterna futilidade da vida humana, o esplendor em questão está na impossibilidade de determinar se a história trata da mais profunda tristeza e falta de amor ou do último lampejo de esperança e sobriedade.

Clara 06/08/2023

Emocionante e envolvente.
"Caninos Brancos" me fez sentir medo, raiva e alegria. Fez-me chorar de tristeza em menos de 300 páginas, essa tarefa é para poucos!

O autor, Jack London, realmente foi um gênio ao escrever esse livro, senti que ele conseguiu com que eu sentisse exatamente o que ele queria por cada personagem e em cada situação.

De fato, é uma leitura que vai te fazer refletir e que você não vai se arrepender!