Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Bruno.Martins 23/01/2023

Livro simples e puro
Muito boa a leitura, direto aos fatos sem muita enrolação. Uma ótima história, com seus dramas e vitórias.
Recomendo.

Alisson 20/01/2023

Tal pai, tal filho
Leitura suave, evolvente e com diversas passagens no decorrer do percurso da vida dos lobos. Muitos personagens intrigantes e de grande valia para o aprendizado do lobinho.

caiocorrea_art 05/01/2023

O que os lobos mostram sobre nós?
Caninos Brancos conta toda a história de um cão-lobo da região do norte americano desde seus antecedentes passando por diversas situações que moldaram a vida desse animal.
O que achei mais interessante do livro, além da forma incrível do autor descrever os sentimentos e sensações de um animal pouco racional, é como ele mostra como os animais (lembrando que nós somos animais também) são completamente moldados com o barro da sociedade que nos envolve e das influências que recebemos ao longo da vida. Ninguém nasce mal ou bom, apenas puros. Cada advento da vida talha um pouco mais e forma quem somos. Porém essa arte da vida é perene. Daí vem a reflexão constante ao longo do livro, como podemos interferir positiva ou negativamente na vida das pessoas. Como podemos sempre melhorar, aprender, crescer.
Me lembrou a história de muitos meninos ditos como delinquentes ou ?trombadinhas?, no Brasil. É fácil julgar, porém não é fácil entender que trombadas os levaram naquela direção.
Aos que dizem que que as pessoas nascem más ou que não tem salvação, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que gostam de entender novas formas de ver a vida natural, recomendo muito a leitura desse livro.
Aos que querem crescer e aprender mais, recomendo que escutem seu coração.
Livre-se.
Thais Franco 26/01/2023minha estante
Concordo em tudo que disse! Bela resenha

Manu 04/01/2023

?Caninos Brancos?,?Lobo Guerreiro?, Lobo Abençoado?
Esses são os diversos nomes que o nosso protagonista recebe e todos eles fazem jus ao seu ser. ?Caninos Brancos? é muito mais do que só um livro, é sobre filosofia e ecologia, mas não com a linguagem chata e usual dos livros escolares, é com uma linguagem leve e muito descritiva que Jack London nos narra a história desse lobo e nos ensina como o amor é capaz de educar melhor do que qualquer tapa. É com essa história que Jack London tenta descrever como é o início da vida, como a prendemos as coisas. O lobo Caninos Brancos passa por muitas aventuras e ao longo do livro vamos criando empatia por ele, vamos sofrendo e a cada aventura nos recuperando. Confesso que no começo estava desanimada, porque odeio história de cachorros, mas ?Caninos Brancos? não é uma história qualquer, tendo em vista que ele não é um animal qualquer. Atrevo dizer que Caninos Brancos é mais humano que muitas pessoas por aí. Com certeza é um livro que vale a leitura!

Thomas.Lincon 30/12/2022

Sensacional
Este livro é um dos meus preferidos, foi um dos primeiros e o que me fez gostar da leitura. Recomendo a todos.

Sarah.Porfírio 24/12/2022

Impossível ler Caninos Brancos e não lembrar da sensação nostálgica de quando assisti White Fang, levando em consideração que o filme foi inspirado no livro.
Inclusive Caninos entrou na lista de leituras pretendidas, por causa do filme, posso dizer que a experiência foi ainda melhor, o livro é muito bem escrito, é fluido até um certo ponto.
Envolvente e incrível.

Lorraynne Freitas 19/12/2022

Caninos Brancos de Jack London é um dos livros mais incríveis que eu já li. É o tipo de história que é capaz de despertar todo o tipo de emoção e nos remete a um debate filosófico importantíssimo.

Ao falarmos sobre a bondade e a maldade que habita o homem e suas atitudes, lembramos do embate entre Rousseau e Hobbes. Mais precisamente, a disputa entre a origem da maldade no homem. Ou seja, o homem é mal por natureza ou é o meio que o corrompe?

Narrada do ponto de vista de um lobo, London explora a construção do caráter de um ser e como o ambiente e as pessoas podem influenciar a forma como este caráter se estabelece. O lugar aonde nasce, as pessoas que encontra no seu caminho, as situações que passa constróem e destroem um ser, encaminhando para o bem ou para o mal.

?O deus sentou-se a pouca distância, e Caninos Brancos não viu perigo algum nisso. Quando os deuses castigavam, faziam-no de pé. De resto esse deus não trazia qualquer pau ou arma de fogo. Demais, ele estava solto; nenhuma corrente nem vara o prendia: poderia pôr-se a salvo, enquanto o deus se levantaria."

Julio.Cesar 26/11/2022

Um livro muito bom que me surpreendeu.
Mal havia acabado a leitura de "O Chamado Selvagem", que foi o primeiro livro do Jack London que eu li, e eu já queria ler mais do que o autor podia oferecer, e, foi assim, que cheguei em "Caninos Brancos".

Apesar da lentidão presente no início do livro, o romance consegue recompensar essa monotonia no decorrer da narrativa, com o nascimento do nosso querido cão-lobo, Caninos Brancos, suas primeiras desventuras quando filhote e, posteriormente, a literal metamorfose pela qual passa nosso personagem-título durante sua estadia com Castor Cinza e outros índios (com o adendo de que esta parte foi, para mim, o ápice do livro, tanto que o livro já valeria por si só se apenas dependesse dela).

Mas, infelizmente, não posso dizer o mesmo do resto do livro, apesar de haverem algumas passagens muito boas. Foi um pouco desinteressante, apesar de decente. É isso, recomendo.

Eduardo1304 17/11/2022

Caninos Brancos
Uma história muito gostosa .
Gostei muito da descrição dos lugares por onde Caninos Brancos passa; a sua construção da sua origem; como um filhote de lobo entende o mundo e aprende as coisas; e por fim, como ele enxerga os humanos.

Marcelo.Castro 29/10/2022

O caminho inverso
Enquanto em O Chamado da Floresta temos um cão que segue para o caminho selvagem, em Caninos Brancos temos um lobo que segue o caminho da domesticação. No mais, temos um "livro espelho", mantendo as mesmas características (e até personagens) de O Chamado. Mais uma vez, algumas simplificações ou visões românticas do autor podem ser questionáveis, mas nada que prejudique o prazer da leitura, nem retire a recomendação do livro. Vale a pena seguir essa jornada.

Maria, lua do Lucy 22/10/2022minha estante
Livro que fala dos abusos dos cachorros, não me faz lembrar do meu que tenho em casa. Se alguém o machucasse ou se ele morresse, ia sentir muito.

mpettrus 22/10/2022minha estante
Nossa, caramba!!! Que resenha forte! Se o livro te impactou dessa forma, sua resenha me impactou igual. Fiquei curioso pra ler!!!

Diani Voulga 23/10/2022minha estante
Conversando contigo por telefone você me falou o quanto esse livro te abalou em muitas partes e sua resenha reforça ainda mais o impacto que foi.
Excelente resenha, amor. Mais um para minha eterna e sempre crescente lista de leitura ?

HenryClerval 23/10/2022minha estante
Concordo com o Pettrus, resenha forte e impactante.
Que bom que gostou dos outros livros do autor. Leremos juntos o chamado da floresta minha querida. ?

Regis 23/10/2022minha estante
Leia sim, mpettrus. Vai gostar e se indignar também com essa leitura. ?

Regis 23/10/2022minha estante
Leremos juntos sim, Leandro. É só dizer quando começamos. ??

Regis 24/10/2022minha estante
Sinto o mesmo, Maria. Livros com animais mexe muito comigo.

Regis 24/10/2022minha estante
Obrigada, Diani! O livro realmente abala, principalmente quem gosta de cachorro.

Alex 24/10/2022minha estante
Ahhhh o tipo de livro que me fará um efeito tremendo. Possivelmente dos mais tristes. Estou prevendo ?

Regis 24/10/2022minha estante
Sim, Alex. Esse livro pode ter um efeito tremendo.?

Nichele 25/09/2022

Eu realmente amei esse livro, o início é simplesmente perfeito, acompanhar o Caninos Brancos por tudo que passou, me deu muita raiva. Somente o final que achei muito jogado, sem sentido algum com a história. Mas recomendo por que o final é bem pouco em comparação com o resto. Uma ótima leitura!

@menos.uma.pagina 24/09/2022

O Chamado da Floresta ao Contrário
No remoto Alasca nasce um pequeno lobo que descobre logo nos primeiros momentos de vida as leis principais da natureza. Mas não tarda a conhecer também as leis do homem, os seres superiores que dominam a matéria, os deuses deste lobinho. E são estes deuses que deram a ele o nome de Caninos Brancos.
Depois de seu primeiro encontro com os homens, tudo muda. Ele aprende a tirania, as leis do porrete, a selvageria dos próprios deuses. E Caninos Brancos se transforma, o lobo selvagem se torna ainda mais selvagem, os homens tornaram-se monstros perante o lobo. Até que, como um lampejo de esperança, um bom deus mostra a Caninos Brancos o amor que há na humanidade.

A história se passa no velho Alasca da corrida do ouro, fins do século XIX. A mesma melancolia (que, não sei vocês, mas sinto sempre que leio/assisto algo relacionado ao Alasca), a mesma escrita rica em detalhes que me fizeram gostar de "O Chamado da Floresta", me fizeram gostar deste. A trajetória de Caninos Brancos é surreal e é impossível, em várias situações, não sentir nojo do ser humano. Jack London analisa os homens de seu tempo (e do nosso também) pela perspectiva do animal tido como irracional, para nos mostrar que nós mesmos somos criaturas capazes de uma selvageria surpreendente. Se em "O Chamado da Floresta" vimos Buck retomando seus instintos ancestrais e indo viver com os lobos nas florestas temperadas do Norte, neste livro vemos Caninos Brancos indo na contramão: saindo das florestas e indo parar na civilização, na propriedade de um juíz no Vale de Santa Clara, Califórnia (igualzinho onde o Buck morava), mas antes apanhando muito e de muitas formas pelo caminho. Uma história profunda, emocionante e linda.