Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Thais.Carvalho 19/07/2022

Tive sentimentos bastante conflitantes ao ler este livro. Caninos brancos sofreu muito nas mãos dos humanos até que pudesse sentir o amor. Tenho a sensação de que teria sido mais feliz se nunca tivesse cruzado com a humanidade.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Filino 22/05/2022

Uma obra-prima, simplesmente
"Caninos brancos" é um livro genial. Jack London retraça a "psicologia" de um animal meio lobo/meio cão e nos desvela uma perspectiva riquíssima do reino animal e suas relações com os demais seres (ir)racionais. Sim; a batalha pela sobrevivência, a força dos instintos, as lutas (arranjadas ou não) entre os seres de quatro patas, e como os humanos são encarados por eles... todos esses elementos compõem um quadro magistral e despertam uma miríade de sentimentos no leitor.

É um livro difícil de largar. E digno de lamento porque termina...

TAIS.COUTINHO 12/05/2022

Me surpreendeu muito
Aqui nós vamos conhecer a trajetória de Caninos Brancos, uma mistura de lobo com cachorro, desde seu nascimento nas florestas geladas do norte dos EUA , e vamos acompanhando as dificuldades que ele e sua mãe enfrentam nas épocas de escassez de alimento. Até o dia que eles vão parar numa tribo indígena, e ali Caninos Brancos vai aprendendo a se submeter ao homem, as leis desse mundo que era tão diferente da floresta onde vivia, vai aprendendo a lidar com a inimizade dos outros cachorros dessa tribo, que aliás estava sempre mudando de lugar. Até que um dia Caninos Brancos vai parar nas mãos de um novo dono, que o coloca para lutar com cachorros de diferentes raças, onde tinha apostas de dinheiro, onde Caninos Brancos sempre ganhava. Então durante uma dessas lutas ele é resgatado por um homem branco chamado Weedon Scott e a partir daí começa uma nova vida para Caninos Brancos, que vai se apegando a esse novo dono e aos poucos vai desenvolvendo sentimentos de amor e afeto, ele que antes só conhecia o ódio.
Como eu já tinha falado o começo desse livro eu estava achando meio chato, mas aí o autor vai nos conduzindo pelas transformações que vão ocorrendo no desenvolvimento e na personalidade do jovem lobo nos diferentes lugares por onde ele vai passando ao longo de sua jornada, enfim. E o final desse livro é lindo. Eu já assisti o filme há muito tempo atrás, e o livro foi uma experiência maravilhosa para mim. Recomendo muito que leiam.

caiohlp 11/05/2022

Somos argila macia, esperando os moldes e transformações.
Um livro diferente de tudo que podemos imaginar, Caninos Brancos é o tipo de história que impressiona pelo caráter único, para o leitor desavisado uma simples história animal, mas um clássico não pode ser subestimado. A história vai fundo na interação homem-ambiente, a trama voraz nos mostra um ponto de vista sem precedentes, o lado amoral animalesco, a vivência pela sobrevivência, a vida e sua infinidade de apetites para conosco e também para os ditos seres irracionais. Mas qual será o motivo da cegueira, da confusão, da guerra, da carnificina e da gula provocarem tamanha repulsa ao homem quando manifestados em outras espécies? A sabedoria do livro está em escancarar a eterna futilidade da vida humana, o esplendor em questão está na impossibilidade de determinar se a história trata da mais profunda tristeza e falta de amor ou do último lampejo de esperança e sobriedade.

Nicole 20/04/2022

Um clássico da literatura
Li esse livro após o Chamado Selvagem também do mesmo autor e foi uma experiência interessante justamente por eles terem propostas contrárias.

A introdução do livro, escrita por Daniel Galera traz uma ótima reflexão sobre essa domesticação dos animais selvagens, aborda o tema da antropomorfização e nos levanta diversos questionamentos sobre até que ponto isso pode ser bom ou ruim - tanto para eles quanto para nós. O pretexto também retrata a ironia entre essa crítica à humanização dos bixinhos e o uso do autor do mesmo artifício para a narrativa, justamente para uma transcrição do personagem do lobo para algo que conseguimos nos conectar emocionalmente.

De fato me conectei muito com os personagens, desde o início acompanhando sua mãe e depois a descoberta do filhote na vida selvagem. Achei duro porém muito sincero o fato da mãe ter esquecido dele, faz todo o sentido biológico que ela já tenha dada a missão como completa e que se preocupe com a nova ninhada.

A narrativa te faz acompanhar pelos olhos do personagem e entender porque os lobos de tantos anos atrás optaram pela companhia humana e quais vantagens puderam tirar dessa aliança. Mas também mostra o outro lado dessa troca e como o ser humano pode ser cruel com os animais em busca de benefícios próprios.

O personagem é moldado pelas agressões e traumas que viveu e por isso se torna deveras agressivo e desconfiado de todos, o que me deixou bem comovida. O livro é muito preciso em descrever as emoções e por esse motivo fica fácil entender a impossibilidade do protagonista de sentir amor, visto tudo que ele passou e sentiu, o mesmo apenas respeita os deuses humanos por medo e reverência.

O livro ainda fecha contando um pouco da história do Jack London que é simplesmente fantástica. Um homem que viveu pouco, mas viveu sua vida ao máximo e que deixa um legado incrível para trás.

Foi uma leitura agradável, apesar de que em alguns momentos o livro é um pouco lento e cansativo. De maneira geral adquiri cultura e valeu a pena como um todo.

Jessiana 09/04/2022

O cachorro lobo
Caninos brancos é um lobo que tem um parentesco com cachorro, que sofre muito ao longo da vida. A história é boa, mas tem uma carga de violência muito grande contra os animais. Tenho dois cachorros e essa narrativa foi muito dolorosa em alguns partes. Recomendo a leitura e o livro é muito envolvente.

Raquel1299 26/03/2022

Simplesmente perfeito
Ver tudo o q Caninos Brancos sofre em todo o livro pra finalmente encontrar paz e felicidade é muito emocionante...
As piores experiências com certeza marcaram no lobo um novo nível de sabedoria e foram responsáveis por torná-lo frio e solitário.
Mas com ajuda das pessoas certas, que realmente se importaram com ele, o lobo passou de assassino sanguinário para um lobo/cachorro que sabe que pode dormir tranquilo e ser feliz.

Duana Rocha 25/03/2022

Muito bom!
Um romance de formação sobre um lobo! Pode preparar o lencinho, seguir os passos de Caninos Brancos não é nada menos que emocionante.
Yves 25/03/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos até hoje!

Gabriel Farias Martins 12/03/2022

O Selvagem e o humano
Uma leitura de peso, conhecer caninos brancos foi ótimo, uma experiência de ligação entre o selvagem e o humano, é poder olhar seu cão com olhos diferentes.
É conhecer mais sobre a natureza e nossa própria história.
Fazia tempo que não me sentia tão próximo de um livro, caninos brancos é maravilhoso.

Verissimo 04/03/2022

O animal que encontra, reencontra e reproduz seus deuses.
Caninos Brancos machuca toda a lógica atribuída à superioridade da natureza sobre os animais (incluindo o animal homem) que vivem sobre a Terra. Aqui, o homem é um Deus, assim como os os lobos, os pássaros, os rios e os elementos da natureza.

Deuses nivelados de forma hierárquica.
Deuses que respeitam e respondem a outros deuses.
Deuses que rasgam peles como castigo e deuses que descansam sobre o sol.

Solitário 01/03/2022

Canino Branco
Um livro simplesmente fantástico. Aprendi muito. E me fez refletir sobre como cuido dos meus bichos. E quão importante e ser selvagem nos dias de hoje.

pipsgrlfriend 26/02/2022

não é horrivel
sou meio suspeita pra falar pq qualquer livro que a escola mande ler eu já não gosto, mas esse foi melhorando de acordo com o final

muitas cenas me deram agonia por citar maus tratos aos animais e incomodou bastante

outra coisa é a escrita que me fez demorar mais ainda pra terminar, a cada 5 palavras 3 eu não sabia o significado e ficava ??? sei que o intuito é ampliar o vocabulário mas eu já não aguentava mais

costadayanne 25/02/2022

Selvageria Humana x Humanidade Animal
Jack London, em seu livro, datado de 1906 fala sobre a história de Caninos brancos e sua jornada com os seres humanos, assim como a sua sobrevivência na natureza e a destreza em lidar com diferentes dificuldades.
Um lobo-cachorro que vai além das obviedades sobre instintos e também sobre domesticação, mas cria um espaço de aventura, empatia e dor sobre a necessidade de resistência de um animal moldado e desprezado pelos homens.
Por meio de uma série de desafios, compreender caninos brancos e a narrativa feita através dele, London reflete também sobre todas as divisões sociais, a dominação humana sobre os animais e outros homens.. e a humanidade, lealdade presentes com mais latência em animais ditos selvagens, do que seres humanos e sua suposta humanidade.
Refletir sobre o poder da natureza, dos diferentes povos e descrições dos ambientes selvagens, as dolorosas formas de agredir e subjugar animais ou não.
Sigo apaixonado por sua narrativa e capacidade reflexiva da selvageria, natureza e humanidade. Também recomendo a leitura de O Chamado Selvagem e o Lobo do Mar, obras que refletem temáticas as quais citei anteriormente.

Joao.Gabriel 15/02/2022

Assim quando li A Peste Escarlate, me faltam palavras para descrever a experiência que tive com Caninos Brancos.

Sendo o segundo livro de London que eu leio, ainda tenho uma inerente vontade de experimentar mais da sua narrativa impecável.
A construção é simplesmente perfeita, genial. A forma como ele conduz tofo o desenvolvimento é espetacular.

O livro é forte, para quem é apegado à vida animal. Eu sou bem apegado em cachorros mesmo, por exemplo. Então não é uma leitura fácil. Mas é uma leitura necessária. Acho que todos deviam passar por essa experiência, por mais sufocante que possa parecer as vezes.
Ellen256 28/02/2022minha estante
Eu também gosto muito desse livro, gostei muito das descrições do autor, e foi uma surpresa porque eu li sem esperar nada.

Joao.Gabriel 28/02/2022minha estante
Eu fui com uma expectativa meio alta porque adorei o primeiro livro que li dele
Uma pena não lançarem tantos dele aqui