Nota falsa

Nota falsa Leon Tolstói

Resenhas - Nota Falsa

Fernanda.Rettore 22/11/2023

O Efeito Borboleta
"Nota Falsa" é um conto póstumo escrito por Liev Tolstói e publicado originalmente em 1911. Embora concebido nos últimos anos do século XIX, o autor retomou a escrita entre 1902 e 1904, mas não o concluiu até o ano de sua morte, em 1910. A narrativa discorre sobre uma complexa cadeia de reações desencadeadas após um jovem falsificar uma nota.

A trama se desdobra em duas partes distintas. A primeira, se inicia descrevendo um dia adverso do presidente do Tesouro, cujo mau-humor o leva a recusar auxílio financeiro ao filho, que busca quitar uma dívida feita para ir ao cinema. Diante da negativa dos cuidadores, o adolescente recorre a um amigo de moral ambígua, que o persuade a falsificar uma nota e trocá-la por dinheiro verdadeiro em uma vendinha local. O plano se concretiza, mas a mulher enganada é humilhada pelo marido, que descobre a fraude. Para evitar prejuízos, ele tapeia um vendedor de lenha, provocando assim uma série de eventos extremos que culminam em prisões, violência e mortes.

A segunda parte da obra oferece um contraponto à primeira. Após o rastro de desolação, um dos prisioneiros envolvido nos eventos violentos é assombrado pela culpa, arrepende-se de suas ações e converte-se ao cristianismo. Por meio de suas boas intenções, ele exerce uma influência positiva no mundo, desencadeando uma trajetória de redenção para os participantes dos crimes anteriormente descritos. Essa força do bem, assim como a negativa, reverbera até pessoas distantes.

Apesar do final abrupto, decorrente da não conclusão da obra pelo autor, Tolstói ilustra como uma única escolha pode transformar a vida de dezenas de pessoas: uma mentira ou um conselho, tem o poder de moldar destinos.

Em síntese, o livro apresenta uma escrita envolvente que instiga a reflexão sobre a responsabilidade das nossas ações, considerando as ramificações que estas podem ter, seja para destruir ou construir vidas. Tolstói, com maestria, nos conduz a este questionamento profundo sobre o impacto de nossas atitudes no intrincado tecido da existência.
AndrAa58 24/11/2023minha estante
??? adorei sua resenha. Quero ler ?

Fernanda.Rettore 24/11/2023minha estante
Você vai adorar, tenho certeza! Da para ler em um dia ??

Horroshow 15/09/2015

Genialidade
Resenha por Renato Fonseca

De Leon Tolstói, um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX, Nota Falsa é uma das obras menos conhecidas do autor. Dividida em duas partes, Nota Falsa traz na parte primeira uma série de problemas gerados por um pequeno e aparentemente simples e ingênuo ato de Mitia, à saber, falsificar uma nota para pagar sua dívida com um amigo. Sem imaginar, porém, que essa atitude seria a catalisadora de uma série de eventos que ocasionariam violência e morte. A parte segunda conta a história de Stepán, que encontramos deitado na sarjeta e que, mortificado por um montante de remorsos, sente-se completamente prostrado e sem vontade de fugir, acabando, por conseguinte, preso. Sua jornada de arrependimento, de enfrentamento dos fantasmas e maldições do passado começa na cadeia e, assim como no caso de Mitia, seus atos acabam desencadeando uma série de ações outras que ganham proporções maiores e chegam a influir no destino do Czar russo.

A obra é uma das últimas escritas pelo autor e, além de poder ser compreendida como uma espécie de demonstração do “efeito borboleta*”, observado no fato de que em ambas as partes da obra são simples gestos ou atitudes que modificam o destino de inúmeras pessoas, também é possível compreender a obra como uma reflexão que traz críticas a religião e ao ser humano. De certa maneira, a narrativa é uma maneira de Tolstói apresentar sua crença na capacidade do ser homem de encontrar o melhor caminho.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/08/nota-falsa-leon-tolstoi.html

Bruna Costa 13/11/2017

Soco no estômago em menos de 130 páginas
Nunca tinha lido nada do Tolstoi. Quando vi esta edição bonitinha da Arte&Letra, que vem numa caixinha de metal eu pensei em começar por esse livrinho. É pouco conhecido portanto achei que fosse melhor começar por algo menos conceituado. Quando comecei a ler a historinha deste menino que falsifica uma nota porque o pai não quer lhe dar mais dinheiro... pensei "comecei pelo livro errado, este livro tem cara de ser super fraco". Achei que fosse uma história rasa e sem conteúdo. Mas esse pequeno delito se desdobra numa cadeia de acontecimentos avassaladores. O livro vai crescendo numa dimensão que eu não imaginava, isso tudo na primeira parte. Na segunda, uma continuação singela e profunda. Mesmo sendo um livro "inacabado", porque ele morreu antes de terminá-lo, ele tem um final justo. Me dei conta de que não tem nada que o Tolstoi tenha escrito que possa ser "menor". Estou doida pra ler tudo que ele já escreveu. Não imaginava que seria uma das melhores (se não a melhor) leituras do ano. Acho um livro importante para pessoas de esquerda ou direita, religiosos ou não, porque ele te faz pensar e sentir mil coisas. Não se assuste com a quantidade ou nomes estranhos dos personagens, aos poucos a gente se acostuma e não é essencial se apegar a cada um deles. Não há um "principal", creio. É um pequeno romance sobre a sociedade, sobre a humanidade.
Dan 15/01/2018minha estante
Gostei de sua resenha, bem singela.

drikamath29 30/03/2021

Nota falsa
Um livrinho e uma história incrível. Tolstoi é maravilhoso. Uma simples nota...