Viúva, porém honesta

Viúva, porém honesta Nelson Rodrigues




Resenhas - Viúva, porém honesta


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Clio0 14/11/2023

Poucas vezes li algo que transbordasse tanta raiva.

Em Viúva, Porém Honesta, Nelson Rodrigues destila seu desprezo por médicos charlatões, psicanalistas oportunistas, diretores de jornal corruptos e toda a massa que a forma a classe média brasileira - tema central de sua obra.

Uma menina de quinze anos é diagnosticada como grávida por seu médico. Surge então a figura do pai, o chefe de um grande jornal, que tenta lhe arranjar um marido. Após a morte deste, diante do luto inquebrável e impagável da filha, decide formar um comitê de especialistas para curá-la.

Pedofilia, homossexualidade, prostituição, adultério, canalhice na mais alta quantidade. Somente durante a presidência de Kubitschek é que tal poderia ser encenada.

Recomendo pela pura hilaridade de um texto que faz a crítica de si mesmo.
Pedróviz 14/11/2023minha estante
Tenho que ler esse livro! Só de ler sua resenha tive farfalhares de risos ahahah




mª paula 04/01/2022

no final eu entendi
provavelmente uma das peças mais diferentes do nelsinho questão de estrutura, até por se tratar de uma farsa, mas quando você entende o espírito do negócio, totalmente satírica e irreal, você consegue entender bem melhor tudo (mesmo que as refs sejam mais complexas)
comentários(0)comente



Fabio Shiva 30/08/2010

Já pelo título se percebe que o que virá é pura galhofa!
Nelson é um gênio do deboche, do cinismo, da sugestão indelével de coisas torpes que circulam na cabeça da maioria, mas que todos evitam falar. Menos Nelson Rodrigues, a “flor de obsessão” (como era chamado pelos amigos).
Dei muita risada lendo essa “farsa irresponsável em três atos”. Dá para perceber que um dos objetivos maiores de Nelson com essa peça é dar o troco na crítica teatral, que devia crucificá-lo seguramente a cada nova estreia. Mas sobram tijoladas de ironia para todos os lados. O próprio Nelson declara, em um momento da peça:

“E vou provar o seguinte, querem ver? Que é falsa a família, falsa a psicanálise, falso o jornalismo, falso o patriotismo, falsos os pudores, tudo falso!”

O destaque é o personagem Diabo da Fonseca, que traz na carteirinha a profissão: Belzebu. Imagino como foi a estreia da peça, com Jece Valadão no papel de capeta!

comentários(0)comente



Tamara Ferraz.As3Artes 13/09/2022

Texto irônico e com bom humor
Um texto irônico e com bom humor que vemos através das situações ridículas de seus personagens. Não tem como não gostar desse clássico de Nelson Rodrigues.
comentários(0)comente



Michel Pinto Costa 03/07/2022

Debochado de Irônico
Uma obra que expõe a hipocrisia reinante. Além disso, traz a tona a opressão comportamental que se vivia. É uma espécie de antítese do que se vê atualmente.
Nelson Rodrigues não tampa o sol com a peneira, ele escancara aos nossos olhos e diz verdades inconvenientes.
Talvez a única pessoa verdadeira nessa história seja Madame Cri Cri.
comentários(0)comente



k.mazzi 27/07/2023

Fui pego de surpresa quando vi que era uma peça teatral, escrito em atos e etc, me fez pensar em não ler, mas que bom que continuei. Uma farsa recheada de críticas sociais feitas nas cenas mais ironicamente cômicas possíveis. Muito diferente do que eu esperava mas gostei mais do que imaginei que fosse.
comentários(0)comente



Carol Pita 31/07/2021

Muito divertida!
Nada como uma boa peça do Nelson pra curar um mês de ressaca literária! Dinâmica e engraçada, essa peça conta com muito deboche a história de uma viúva fiel a memória do marido, e pra curar isso o pai dele chama especialistas: um psicanalista, um otorrino, uma ex cocote, e o próprio diabo (por que não?).

Como o próprio Nelson chama, essa peça seria uma farsa irresponsável, e lança mão de caricaturas extremas dos personagens. Eu ri bastante, não é novidade que amoooooo a escrita do Nelson, né? Todo mundo devia ler! Tanto essa como o resto da obra dele!
comentários(0)comente



Andréia 17/11/2021

Não é incrível, mas vale a leitura
Entendo que o livro trata-se de uma crítica do autor, mas mesmo assim o livro é muito banal. Vale a leitura sem qualquer espectativa de conteúdo.
A crítica baseia-se em que todos tem opinião, porém, na hora do confronto ou de dar uma sugestão pro problema, todos "pulam" fora, o que acontece muito ainda hoje
comentários(0)comente



Hiago 23/03/2022

Mais uma excelente crítica!
As obras de Nelson Rodrigues são atuais por um fator simples: a verdade nunca sai de moda.
Nelson Rodrigues tinha o dom da escrita, despejando toda sua crítica através de ironias, sátiras, novelas e hipocrisia, tudo regado a um excelente humor ácido e muito deboche (o que me agrada demais, pois quase sempre as histórias não têm finais felizes).
Sempre dou risada com as obras dele.

Viúva, porém honesta é uma obra que mostra que na sociedade, quase todos tentam ser o que não são.

É o médico que usa barriga falsa par ter credibilidade, é o psicanalista que não fala nada, é o diretor de jornal sensacionalista, é a viúva honesta que... (sem spoiler).

No final das contas, você percebe que o personagem mais coerente (ou menos falso, diga-se de passagem) é o Diabo da Fonseca.

Tudo começa quando Ivonete, a filha de um dono(diretor) de jornal, fica viúva e decide nunca mais sentar, como forma de demonstrar sua fidelidade ao marido falecido.
Dr. JB, o dono do jornal, convoca várias pessoas para analisarem o problema da filha: um médico, um otorrino, uma madame, um psicanalista e o próprio diabo em pessoa.
comentários(0)comente



mi.sh 18/09/2023

Minha favorita
De todas a peças do nelson essa com certeza é minha favorita, é uma loucura onde nada parece fazer sentido mas ainda assim conta uma história de um jeito cheio de humor e críticas, muito feliz por poder fazer essa peça
comentários(0)comente



Dk 26/05/2020

Nelson Rodrigues é o autor que me dá saudades de ir ao teatro. Logo nas primeiras páginas um desavisado qualquer percebe que é preciso desprendimento para apreciar a obra, é galhofa, é crítica, é absurdamente real (se removermos os filtros sociais).
comentários(0)comente



divacr 15/07/2021

eu amei
eu amei a escrita, amei os personagens (Não no sentido deles serem amáveis), amei a ironia, o humor e a crítica.
eu ri demais com essa peça, e estou louca para ver as outras do Nelson. Espero que sejam tão boas quanto!!
comentários(0)comente



Caique 10/11/2021

Divertidíssimo
Nelson rodriguês sabe como escrever uma boa peça é uma leitura fácil rápido e
Com uma crítica que aparentemente sempre será atual vale muito apena
comentários(0)comente



Renato 06/06/2018

Eu costumava ler a Bíblia e me espantar com o quanto era atual, mas percebi que, se eu escrever hoje que o céu é azul, provavelmente ainda será daqui a mil anos. Verdades são sempre atuais. Difícil mesmo é o humor resistir ao teste do tempo, e ?Viúva, porém honesta? foi aprovado.
comentários(0)comente



Dábyne 30/10/2020

Crítica social
O livro trata-se de peça teatral cômica, mas recheada de críticas às hipocrisias sociais. Conta com personagens bem singulares, até o diabo entra em cena. Aliás, tem uma fala dele que resume bem o que a peça quer passar: "Que família? A tua? A dele? E vou provar o seguinte, querem ver? Que é falsa a família, falsa a psicanálise, falso o jornalismo, falso o patriotismo, falso os pudores, tudo falso!"
Leitura fluida, rápida e que vale a pena!!!
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR