The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde

The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde Robert Louis Stevenson

Resenhas - The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde

Cdmm 26/09/2021

Fragmentado
Uma história curta que é base para milhares de outras histórias. A escrita original é linda, vale a pena ler em inglês se possível. Apesar de saber sobre a história toda, fiquei bem surpresa de ainda encontrar reviravoltas na construção da narrativa.

melanieteles 18/01/2021

Surpreendentemente cativante. Comecei a leitura sem muitas expectativas e me surpreendi com uma narração envolvente, li tudo de uma vez só. O tamanho reduzido do livro o faz sucinto na medida certa. Lembra muito Frankenstein da Mary Shelley.

Fabiana 13/01/2021

Um clássico de terror (que não dá medo) que foi lançado em 1886 mas que contém uma escrita um tanto moderna para a época de lançamento. Achei que fosse ser uma leitura difícil pelo fato desse livro ter sido lançado há tanto tempo, mas foi bem tranquilo ler.

O médico e o monstro foi com certeza uma história que me manteve presa, querendo saber logo o que aconteceria, senti que o autor conseguiu contar em poucas páginas uma boa história sem precisar de muitos detalhes e com certeza não foi nada prolixa.

"Todos os seres humanos, conforme os encontramos, são compostos do bem e do mal...", através dessa citação do livro, percebemos que o livro se trata também do conflito entre o bem e o mal dentro de cada um de nós.

A narrativa foi muito interessante, por vezes contada através de cartas, e vou frisar aqui que estou gostando muito desse tipo de narração.

rhoudini 31/12/2020

Simply Amazing
I have no idea of how many times I have read this little book. It's simply amazing. Dr. Jekyll's duality is an example of how the evil battles within us, and if we don't fight it back, it becomes so much stronger than us, and dominates us. This is such a brilliant story, one of my favorites. Everybody who loves literature should read this book.

vasilisamorozko 15/12/2020

Pare De Reler Esse Livro Menina!
“Sou favorável à heresia de Caim - costumava dizer. - Deixo que meu irmão vá para inferno à sua maneira.”

#139 - Quando eu peguei esse livro pra ler pela terceira vez eu me peguei pensando “o que a com esse livro e eu?” eu até falei que só releria ele pela quarta vez este ano se encontrasse a versão da darkside na biblioteca mas tenho que dizer que tem uma outra duas versões que saíram esse ano (ou eu descobri esse ano) que eu já peguei pra poder ler... então sim estou feliz que o ano já está acabando, porque não vai dá tempo de eu reler pela quinta ou décima vez. Edward Hyde eu gosto de você e isso é uma droga, eu tenho outras coisas para ler, sabe? (eu também poderia ter prioridades mas vamos com calma)
Espera janeiro chegar pra eu poder pegar outra vez.

Ps: Minha resenha vai ficar em cima de outra resenha minha porque eu marco edições diferentes, estou achando muito engraçado, isso que dar reler o mesmo livro cem vezes.
Data de leituras foram 12/03 - 16/04 - 9/05 falar que esperei um mês é muito - mais engraçado é que no período de um mês eu li uma porrada de livros de 69 a 139 e muita coisa.

vasilisamorozko 22/11/2020

Gosto Tanto Do Livro Que Li Três Vezes Esse Ano
“Será que Hyde morrerá no cadafalso? Ou terá a coragem de se libertar no último instante? Só Deus sabe, e eu não me importo. Aqui, então, enquanto ponho de lado a pena e o selo minha confissão, a vida do infeliz Henry Jekyll chega ao fim.”

#69 - Eu Amo esse livro, antes mesmo de saber sobre o que se tratava, de Scooby - Doo a Arthur eu já era fã de Mr. Hyde - até hoje canto a musiquinha admito - eu sempre fui do time dos vilões e pessoa de índole duvidosa.
E mesmo que eu tenha crescido vendo os desenhos quando peguei pra ler pela primeira vez eu simplesmente não liguei os pontos e acabei me surpreendendo com o final e me apaixonado novamente por essa história. E até pode parecer estupidez eu reler uma vez todo ano (ou três vezes num período de um mês como aconteceu esse ano) mas eu simplesmente não posso evitar, se o tempo fica um pouco mais sombrio e eu tenho meus bolinhos de chuva prontos com certeza e esse livro que eu vou pegar para passar meu tempo. R. Louis Stevenson tem esse poder sobre mim, todas as obras que eu já li dele são minhas favoritas.

Lidi 08/06/2020

Um ótimo suspense/terror
Todo mundo conhece a história do "médico e o monstro", mesmo que não saiba: o médico que resolve fazer um experimento e se transforma num "monstro" (ou próximo disso). É um clássico que influenciou várias artes que vieram depois.
Gostei muito de todas as teorias de Dr. Jekyll - e, sinceramente, preferia ter visto mais dele. Se pudesse mudar algo, mudaria o narrador principal: do advogado (e amigo de longa data do Jekyll), Dr. Utterman; para o médico e personagem principal da história, o Dr. Jackyll. Queria ter visto mais do gradativo descobrimento de Jackyll, mas acho que esse não era o enfoque do autor, infelizmente. Adoraria ter visto alguns capítulos narrados pelo Mr. Hyde também, acho que teria sido interessante, mas talvez pudesse descaracterizar sua natureza "inumana" (então deixa como tá hahaha)
O livro divaga bastante sobre a natureza humana entre bem e mal, com uma ótima construção da ambientação do suspense. É bem curtinho, dá pra ser lido em um dia. Vale muito a pena pra quem gosta da temática.

Fernando Campos Kanigoski 05/05/2020

Desperta uma sensação de suspense e terror do começo ao fim da leitura.
Uma história boa para devorar em um final de semana.

knychalapabola 27/04/2020

aaa
eu ouvi o audiobook dele recentemente mas não sei se tava desconcentrada ou se não entendi coisa alguma... o fato é que não entendi coisa alguma e preciso reler, então esse é meu auto-lembrete de releitura.

Galli1 28/08/2018

Um clássico é como vinho, quanto mais velho...
Acredito que já história já foi tão adaptada tantas vezes a tantas mídias diferentes que o grande mistério da história não chega a ser um mistério realmente. Entretanto a beleza da história e o que a torna indispensável é o seu questionamento sobre a natureza humana, o lado racional, que segue as convenções sociais e tentar ser "Bom", e o lado egoísta e que segue seus impulsos, ou lado "mau".
Poderia escrever parágrafos e parágrafos sobre este livro mas nada faria jus a sua grandiosidade, digo apenas, se tiver a oportunidade leia este livro.

Livia1405 04/04/2018

Incrível como mesmo uma história da qual a gente sempre houve falar ainda consegue surpreender. O autor faz um questionamento muito interessante da natureza humana e da personalidade do homem.

Katharina 15/02/2016

Marquei como relido The Strange Case of Dr. Jenkyll and Mr. Hyde (Robert Louis Stevenson)
Grande alegoria da dualidade humana, essa que oscila entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre as trevas e a luz. É o conflitante maniqueísmo que causa instabilidade emocional, capazes de levar o homem a deixar prevalecer o lado mais vil, desumano e instintivo da sua personalidade, em detrimento da natureza racional e afetiva que o caracteriza e distingue dos seres irracionais. Parece que, no fim, tudo é uma questão de escolha.

Maitê 20/10/2015

bom
Primeira vez lendo algo do autor e realmente me surpreendi com a reviravolta da história, simplesmente não era o que eu esperava que fosse acontecer e achei o livro apesar de ser curto (talvez seria melhor dizer conto?) muito bom.

DIÓGENES ARAÚJO 30/01/2013

Clássico
Um clássico da literatura mundial.
Obrigatório para os fãs da literatura clássica.
Li em português, e reli essa versão em inglês.
Sempre bom reler coisas boas.