Globalização, Democracia e Terrorismo

Globalização, Democracia e Terrorismo Eric J. Hobsbawm

Resenhas - Globalização, Democracia e Terrorismo

4ndrewnunes 23/04/2020

#desafioSKOOB
Eu me interesso demais pela História moderna, e ter encontrado esse livro foi incrível. Eric Hobsbawm fala sobre o império estadunidense e sua megalomania, sobre as crises do mundo moderno e suas causas, etc. Explica os motivos da hegemonia americana, o papel da mídia na cultura do terror, as principais diferenças entre os impérios anteriores e o vigente, e ainda aborda possíveis futuros para um mundo polarizado e caótico. Se eu tivesse que introduzir alguém á Política no século XXI, em linguagem acadêmica porém acessível, esse seria o livro.

Jando 03/05/2009

aula de marxismo
Além de ser uma reunião de debates sobre acontecimentos ocorridos após o 11 de setembro, o livro torna- se uma sintese das teses levantas por hobsbawm na sua trilogia a "era do capital", "era dos imperios" e "era dos extremos", como o significado de Estado Nacional, imperialismo, Nacionalismo e o papel politico do Estado nas decições capitalista baseadas numa democracia liberal.
O autor desta bem claro no decorrer da obra que encara o fato ocorrido em 11 de setembro de 2001 nos EUA, como um divisor de águas na historiografia, uma nova formar de interpretar os acontecimentos mundias e a ligação deste acontecimento com o século XX, que a partir de 1914 abriu uma nova formar de relações entre os Estados nacionaias muindiais e como eles interiorizaram o aprendizados dsta relações.
Hobsbawm deixa bem claro o ceticimos que possui em relação ao futuro da humanidade e que não podemos entrar em esquicimentos em relações as decisões do passado.
Achei interesante o capitulo 3 em que o autor diferência o tipo de imperialismo desenvolvido entre a Inglterra do século XIX e o Estados Unidos do século XX e XXI, quais os intereses pessoais destes imperialismo e o que legitimavam, levando a um questionamento sobre a hegemonia americana na globalização mundial e até quando esta hegemonia irá persistir. O autor ainda descrever o papel da globalização no mundo atual, como o mesmo desenvolveu e detrui muitas coisas através do processo da desigualdade, que uma marca significativa do capitalismo e como esta globalização esta afetando na diversidade entre os Estados Nacionais e no interior destes Estados, levando a uma fragmentação dos intereses levando a formação de grupos especificos com defeas politicas e economicas propias que colocam a liderança do propio Estado em questionamento. O livro é uma ótima leitura, pricinpalmente para os fãs do autor e uma grande oprtunidade de refletir os ultimos acontecimentos mundiais de uma formar mais reflexiva.

Marcos Bassini 17/03/2009

Ensaio Sobre a Cegueira
Somos cegos, todos. Atravessamos sozinhos a rua, lemos estes livros em nossa estante virtual sem o auxílio do tato, nossas bengalas permanecem invisíveis, mas ainda precisamos que nos digam o que acontece verdadeiramente à nossa volta. Nosso cachorro treinado, portanto, nos atende quando chamamos bem alto: Hobsbawn! Não por coincidência, claro, este é o nome do homem que melhor avaliou o epílogo do século XX, talvez por ter nascido quase ao mesmo tempo que este século demolido, há alguns anos, por dois aviões suicidas.