Globalização, Democracia e Terrorismo

Globalização, Democracia e Terrorismo Eric J. Hobsbawm

Resenhas - Globalização, Democracia e Terrorismo

Marcos Bassini 17/03/2009

Ensaio Sobre a Cegueira
Somos cegos, todos. Atravessamos sozinhos a rua, lemos estes livros em nossa estante virtual sem o auxílio do tato, nossas bengalas permanecem invisíveis, mas ainda precisamos que nos digam o que acontece verdadeiramente à nossa volta. Nosso cachorro treinado, portanto, nos atende quando chamamos bem alto: Hobsbawn! Não por coincidência, claro, este é o nome do homem que melhor avaliou o epílogo do século XX, talvez por ter nascido quase ao mesmo tempo que este século demolido, há alguns anos, por dois aviões suicidas.

Jando 03/05/2009

aula de marxismo
Além de ser uma reunião de debates sobre acontecimentos ocorridos após o 11 de setembro, o livro torna- se uma sintese das teses levantas por hobsbawm na sua trilogia a "era do capital", "era dos imperios" e "era dos extremos", como o significado de Estado Nacional, imperialismo, Nacionalismo e o papel politico do Estado nas decições capitalista baseadas numa democracia liberal.
O autor desta bem claro no decorrer da obra que encara o fato ocorrido em 11 de setembro de 2001 nos EUA, como um divisor de águas na historiografia, uma nova formar de interpretar os acontecimentos mundias e a ligação deste acontecimento com o século XX, que a partir de 1914 abriu uma nova formar de relações entre os Estados nacionaias muindiais e como eles interiorizaram o aprendizados dsta relações.
Hobsbawm deixa bem claro o ceticimos que possui em relação ao futuro da humanidade e que não podemos entrar em esquicimentos em relações as decisões do passado.
Achei interesante o capitulo 3 em que o autor diferência o tipo de imperialismo desenvolvido entre a Inglterra do século XIX e o Estados Unidos do século XX e XXI, quais os intereses pessoais destes imperialismo e o que legitimavam, levando a um questionamento sobre a hegemonia americana na globalização mundial e até quando esta hegemonia irá persistir. O autor ainda descrever o papel da globalização no mundo atual, como o mesmo desenvolveu e detrui muitas coisas através do processo da desigualdade, que uma marca significativa do capitalismo e como esta globalização esta afetando na diversidade entre os Estados Nacionais e no interior destes Estados, levando a uma fragmentação dos intereses levando a formação de grupos especificos com defeas politicas e economicas propias que colocam a liderança do propio Estado em questionamento. O livro é uma ótima leitura, pricinpalmente para os fãs do autor e uma grande oprtunidade de refletir os ultimos acontecimentos mundiais de uma formar mais reflexiva.

4ndrewnunes 23/04/2020

#desafioSKOOB
Eu me interesso demais pela História moderna, e ter encontrado esse livro foi incrível. Eric Hobsbawm fala sobre o império estadunidense e sua megalomania, sobre as crises do mundo moderno e suas causas, etc. Explica os motivos da hegemonia americana, o papel da mídia na cultura do terror, as principais diferenças entre os impérios anteriores e o vigente, e ainda aborda possíveis futuros para um mundo polarizado e caótico. Se eu tivesse que introduzir alguém á Política no século XXI, em linguagem acadêmica porém acessível, esse seria o livro.

Amanda 17/02/2021

Uma ótima opção para quem quer iniciar leituras sobre Política no Séc. XXI
O livro é composto por dez ensaios baseados nas conferências ministradas pelo autor entre 2000 e 2006.

Com sobriedade e certo ceticismo em relação ao futuro da humanidade, Hobsbawm expõe uma série de relatos históricos que vão desde o surgimento e declínio dos impérios, passando pelas grandes guerras, inovações tecnológicas e globalização, as atuais hegemonias, o papel da mídia na cultura do terror, xenofobia, racismo e crises nas democracias dos países.

Hobsbawm nasceu no início do Séc. XX e faleceu em 2012 e a sua narrativa não poderia ser mais atual.

A forma como ele expõe a fragilidade dos pilares em que se apoiam os governos ditos como democráticos e a incapacidade destes de enfrentar os dilemas sociais e conter a violência e a barbárie, nos leva a uma profunda reflexão dos momentos vividos nos dias de hoje e o quanto estamos caminhando para um futuro cada vez mais polarizado e caótico.

O livro possui uma linguagem acadêmica, porém acessível.
Uma ótima opção para quem quer iniciar leituras sobre Política no Séc. XXI

site: https://www.instagram.com/biblioteque.and.co/

Clístines 22/02/2021

Essencial
Apesar de "antigo", é um tanto quanto premonitório. É assustador ver alguns avisos do autor se concretizando alguns anos depois, como a crise generalizada da democracia. O que me deixa com mais medo ainda de ler pessoas como Harari e imaginar que os temores dessa nova revolução industrial estão prestes a se concretizar tbm.

Barbara Diniz 26/08/2021

Estou certa que o Hobsbawm era um oráculo
Livro interessantíssimo sobre as perspectivas de um dos maiores historiadores do século XX sobre o que as próximas décadas do século XXI trariam para o mundo. Acertou todas as análises, a guerra civil na Síria, a retiradas das tropas estadunidenses do Afeganistão, a ascensão econômica chinesa e até mesmo a pandemia de SARS (covid). FML.

Annafh 05/01/2023

hobinho lindinho
amo como ele sempre dá tiradas ótimas pra cima dos eua, sutis e classudas mas muito certeiras. e a impressão que esse livro passa é de que ele sabe TUDO que já aconteceu no mundo cara, dos conflitos mais pequenos aos mais desastrosos. teve um olhar extremamente apurado de como a geopolítica se transformaria nesse século, comentando até o poder de impacto mundial do SARS-CoV. livro perfeito, leitura dinâmica e fácil de compreender, e te leva a pesquisar sobre mil outras coisas que ele cita e que você nunca se imaginaria sabendo.

Thalezito 26/01/2023

As consequências da globalização
Em textos leves e elegantes, escritos por um autor que possuía um domínio exímio do assunto sobre o qual se debruçava, Eric Hobsbawn articula sobre assuntos de extrema relevância para a política contemporânea, como a globalização comercial e cultural, a atuação dos Estados Unidos no mundo, as diferenças entre os conflitos armados no século XX e XXI e o fim dos impérios coloniais e suas consequências.
Longe de ter um postura otimista, Hobsbawn tinha uma postura crítica e cética em relação ao futuro do sistema econômico neoliberal chefiado pelos Estados Unidos, e como ele acaba por criar grandes desigualdades em regiões subdesenvolvidas do globo.
Um excelente livro, escrito por um dos meus historiadores favoritos, uma leitura obrigatória para aqueles que buscam se debruçar sobre a política contemporânea.

Andurin, o calvo 16/03/2023

Boa introdução à Era dos Extremos
O livro é um apanhado de textos produzidos pelo Hobsbawm em palestras e discursos. Os temas diversos são uma boa porta de entrada para conhecer o autor, seu modo de pensar e escrever. Alguns temas e conclusões são repetitivas, mas isso não chega a ser algo ruim, mas um reforço das afirmações básicas. Gostei do livro e gostei do autor, espero ler mais obras dele.

Daniel.Moreira 07/12/2023

Desordem Mundial
O historiador Eric Hobsbawm tem uma capacidade impressionante de perceber a realidade buscando traços do passado.

Muitos historiadores não se arriscam analisando o presente. Sabemos dos riscos dessa análise já que estamos muito próximos do tempo.

Quanto mais distante do tempo, temos uma percepção melhor do todo, mas ele tem uma percepção magistral.

Ele identifica os percalços da democracia atual e os desafios. O terror e as armas do imperialismo que buscam o pânico para justificar sua expansão.

Leitura essencial para entender o tempo presente.

Javalis de Chernobyl 27/02/2024

O livro é uma tentativa de um historiador de sumarizar e analisar alguns dos principais problemas políticos surgidos na virada do século XX pro XXI: A decadência da democracia, a crise dos sentimentos nacionalistas, a globalização sob os moldes neoliberais e o terror da violência generalizada, seja política ou urbana.
Hobsbawm critica muito os Estados Unidos e sua hegemonia imperialista, a forma "alucinada" como o país faz política (interna e externamente) e trás uma análise básica e panorâmica dos problemas políticos do mundo, após o fim da URSS.
Vale o destaque pra, dentre as várias análises interessantes do livro, a discussão sobre imperialismo econômico e neoliberalismo utilizando de futebol como objeto de debate.
Ótimo livro pra quem se interessa por História do Tempo Presente, apesar de estar levemente datado, sendo de 2007. Mas ainda assim, permanecem várias discussões que ele trás naquele momento, tão ou mais importantes nos dias de hoje.